domingo, 27 de agosto de 2006

I Open shopping center SP

Hey friends,

Depois de umas longas férias, The Wolf Boy (Menino lobo, apelido dado carinhosamente pelo meu amigo Vinicius Catozzo, o italiano) volta ao palco do xadrez paulista. E logo de cara fui prestigiar o torneio organizado pelo meu amigo Newton Arruda, que por sinal estava bem acompanhado pelo Arbitro internacional do torneio Marius (o resto do nome eu sempre esqueço!). Bem, o torneio teve 40 participantes, ritmo de 21 min em 7 rodadas.

O local não podia ser melhor, tudo bem que era bem no centro da praça de alimentação de um shopping center, bem no centro de SP, alguns jogadores preferem silencio e sala fechada, mas o diferencial do torneio é simplesmente colocar o publico (que por sinal a maioria era chinesa) a mostra dessa rica cultura que é o xadrez.

Bem, o torneio foi bem acirrado e empolgante como podem ver na classificação geral, tinha vários mestres entre eles: Ivan Nogueira, Paulo Haro, Tsuboy, Segal e Aranha. E claro que tinha outros muitos jogadores fortes como: Estácio, Diogo, Vinicius, Cajal, Gallo, Leandro e André Alexandrino mais conhecido como “karpov”.

E nesse torneio estava levando os meus alunos da ONG Aprendiz na praça, no qual sou voluntário. Os alunos Paulo Catani e Glauber Faria (ambos com 10 anos) pisavam primeira vez num torneio oficial de xadrez e estavam disputando a categoria sub-10 com o “vallerinho”, filho do Adolfo Valleros, jogador espanhol muito forte também.

Na primeira rodada, confrontei logo de cara com Leandro Campelo, forte jogador de minas. Ate que joguei bem, levando pra um final complicado e com linha de empate, mas a experiência de Leandro prevaleceu e levou a melhor no mogli. Meus amigos Estácio, Diogo e Vinicius foram bem e ganharam também. Esse tal de “Karpov” levou a melhor e ganhando do MF Carlos. A parti daí o torneio começa tomar outro rumo, eu ia fazendo os meus pontinhos e os meus amigos iam bem também, o torneio estava na mão dos Mestres VS Jogadores com nível de mestre.

No meio do torneio, fomos almoçar todo mundo: Estácio, Diogo, Ivan, Vinicius, Alexandrino e os “aprendizes” no Mcdonald. Depois de um descanso, fomos direto para o torneio que começara a disputa dos 4 primeiros lugares que tinha premiação em dinheiro.

Após a ultima rodada, o apelido do Alexandrino deixara de ser Karpov passando a ser Masterkiller (Matador de Mestres), podem acreditar! Alexandrino bateu em 4 mestres Fide e um com força de mestre, confira a lista do abate: MF Alvaro Aranha, MF Paulo Haro, MF Ivan Nogueira, Gallo Ponce e por ultimo MI Segal. Os outros amigos foram mais ou menos, o melhor foi Estácio que ficou com o 3ºlugar e Gallo em 4º. A briga pelo primeiro lugar estava entre Masterkiller e MF Edson Tsuboy. Enquanto o “computador” decide o torneio, vejamos fatos interessantes: em primeiro lugar, parabéns ao aprendiz Paulo Catani que ganhou a medalha de primeiro lugar na categoria sub-10 e Glauber pela sua participação, lembrando que às vezes perdemos ou ganhamos, o que importa é contribuir para o aprendizado e nunca desistir, sempre persistir ate a realização. Outro caso engraçado foi um menino chinês de 2 a 3 anos que ficava apertando no relógio dos jogadores durante as partidas e uma dessas partidas prejudicou o nosso amigo Cajal, que na premiação do torneio fez questão de tirar uma foto com o garotinho chinês.

Então, após muita conversa chega o resultado: MF Tsuboy leva a melhor e ganha o I Open shopping center SP. É amigos, mesmo ganhando de 4 MF´s e 1 com força de mestre e olha que isso é difícil de ser feito por um jogador que não é profissional e nem ativo nos abertos a fora. O vice-campeão com gosto de campeão André Alexandrino estava inspirado nesse dia, parabéns Karpov, ops... Masterkiller.

Classificação Geral

http://www.hiperchess.com.br/