domingo, 26 de novembro de 2006

Torneio CDR São José

Antes de começar a crônica, queria me desculpar pela “Teia de aranha” que o blog estava passando, devido alguns assuntos de trabalho e pessoal, acabei deixando os meus caros leitores e amigos ao vento...

Bem, amigos enxadristas de todo Brasil, primeiramente devo anunciar que blog virou “Mestre Fide” pois ultrapassaram os 2300 de acessos de todo o Brasil (Claro que só o meu acesso foi uns 2000. Rs!).

A convite do meu amigo Grego, fui jogar o interno do CDR São José. Estava estreando no CDR, onde meu amigo Grego já era veterano sendo uns dos 5 melhores pelo rating CDR. Quando me convidou pelo MSN, perguntei logo se tinha chance de vencer o torneio, pois era o meu 1º pensado aqui em Sampa, Grego com o seu palpite realista, falou-me que era difícil, já que o próprio nunca tenha sido campeão do interno do CDR, ficando sempre entre os 5º primeiros. Desanimei-me um pouco, mais topei o desafio. Reinier Freitas estava pronto para jogar o seu 1º Pensando em São Paulo, até ai minha força no pensado era desconhecida, por que desde quando cheguei a SP, só joguei torneios relâmpagos e rápidos e em Manaus o pensado era muito fraco sempre ficava entre os últimos dos torneios como podem ver o meu rating “CBX 1675”.

Chega o grande dia, sempre nas terças-feiras, vários jogadores veteranos, juvenis e absolutos se reúnem para jogar xadrez. Gostei muito do local, pois tinha várias pessoas para jogar e fortes, também por ser um clube de xadrez que dá preferência para o xadrez clássico ou pensado, que é o que importa na verdade. Entrando na sala, vejo mais um grande amigo, Leandro Roverso e Rodrigo Acquadro, todos do clube Agremiação Athletica Suína! – AAS, dirigido pelo Christian Avgoustopoulos, o Grego. O ritmo do torneio era 1:30 KO jogado em 5 rodadas, começando no dia 3/10 e terminando dia 31/10.

Na 1º rodada, joguei com Luis Gama (2009), segundo Grego, o sênior era considerado jogador sério, ou seja, difícil de ser batido, onde tive que jogar estrategicamente (A única, pois as outras entraram no tático que era o que mais me identificava) até o final do jogo, onde terminou com 3 piões e cavalo para mim e 3 piões e bispo para o Sr. Gama em uma posição aberta, ou seja, aparentemente o meu adversário levara vantagem por o bispo ser melhor em posição aberta, mas devido à experiência de jogar relâmpago no final, eu tinha 45 min para pensar, enquanto ao Sr. Gama tinha 3 min. Então comecei a manobrar, manobrar e manobrar o cavalo até conseguir ganhar um pião crucial do jogo, após muito esforço ganhei minha 1º partida no torneio. E com muita sorte pra mim é claro, Grego e Roverso, dois adversários fortes no torneio, travaram uma batalha épica, sendo a ultima partida do torneio e teve a vitória do Leandro, assim tirando Grego da briga pelo titulo.

Na 2º rodada, tive mais sorte com o meu adversário Sr. Raul 2037, que num lance de pura tática, acabei ganhando uma peça limpinha na abertura e o meu adversário abandonou a partida. Também tive sorte, pois Roverso que tivera ganhado de grego, não pode comparecer a 2º rodada, perdendo de WO. Assim, 2 dos mais fortes adversários saíram da briga por enquanto do titulo do CDR. Grego se recuperava da 1º rodada e ganhou a 2º e estava disposto a ganhar todas para poder brigar pelo titulo.

Na 3º rodada, novamente consegui aplicar “O golpe do Dragão” no meu adversário Gilson 2063 e ganhei com vários sacrifícios até o Mate. Roverso empata com Gama, assim saindo completamente da briga e Grego continuava ganhando, mantendo chances de vencer o torneio...

Na 4º rodada, Grego tinha me falado de um jogador que era bastante forte, era o atual campeão do CDR e estava a 13 partidas sem perder, Tenório 2076. Essa partida foi bastante interessante e profunda nos cálculos de lances antecipados. Foi a partida que tive mais dificuldade e bastante chance de perder desde a abertura até o final. No final, eu e Tenório tivemos que pensar bastante, pois um pequeno deslize poderia ser fatal para cada um de nós e ainda tinha uma seqüência de empate, bastante complexa. Tenório utilizou quase todo seu tempo analisando o lance que poderia decidir a partida e eu estava torcendo para ele não conseguir ver, pois na abertura e no meio jogo, conseguiu ver todos os meus lances táticos. Para minha felicidade, ele não viu e conseguir aplicar os lances que decidia partida. Ganhei mais uma, agora sou o líder do torneio com 4 em 4.

Chega a grande final e não podia ser mais emocionante, 1º Mesa Reinier Vs Grego. Não conseguia acreditar na ótima recuperação de Christian e temia por esse embate, já que tínhamos jogado várias vezes e conhecia seu estilo de jogo estratégico e fechado como se fosse um “Exercito Grego”, enquanto o meu era tático com muitos golpes como se fosse um “Kamikaze”. Claro que mesmo perdendo tinha muita chance de vencer o torneio, mas não podia arriscar, pois tinha outros jogadores que poderiam chegar a quatro pontos e ainda tinha o sentimento de jogar com amigo, que era muito difícil, pois poderia tirá-lo da briga pela premiação dos 3º primeiros lugares e se empatasse, também tirava o da briga, estava num grande problema. Resolvi jogar e vê o que vai dar. Joguei de brancas e comecei atacando, até que fiz um sacrifício furado, onde grego com sua calma, analisou e manteve até o final essa vantagem de peça, embora tenham ameaçado com vários ataques. 


Grego me venceu com merecimento e agora a decisão estava foi deixada para os “critérios de desempate”. Mas grego, não parou o “manauara” e ganhei o meu 1º pensado aqui em SP e para minha felicidade Grego também levara medalha pelo 3º lugar, sendo vencido por critério de desempate pelo Monteiro 2054, vencedor da melhor partida do torneio, “Prêmio de Beleza”. Fato curioso, o CDR foi uma potencia enxadristica na década de 80, era um clube muito respeitado. Muitos jogadores fortes, como por ex. Helder Câmara. Mas o que vingou mesmo foi à amizade e o entrosamento dos participantes do clube e carisma do meu amigo grego. Gostaria agradecer ao presidente e diretor de xadrez do clube, Sr. Sebastião Ruas e Sr. José Roberto Ottati pelo evento bem organizado e agradável.

Comentários de Christian Avgoustopoulos, o Grego.
AAS Domina torneio do CDR São José


Volto a ressuscitar esse tópico, simplesmente pq, mais uma vez, AAS mostrou a que veio! Nesta ultima terça houve a festa para a entrega dos troféus do torneio. E, obviamente, tinha que ter xadrez para a festa ser completa. Mais uma vez, como está se tornando tradição, na noite da entrega dos troféus é feito um torneio relâmpago comemorativo.

Muito bem. E mais uma vez, AAS dominou o torneio! A emocionante disputa entre eu e o companheiro suíno manauara, Reinier, não poderia ter sido de forma mais dramática! Nos enfrentamos logo na 1a. Rodada, numa partida espetacular. Joguei uma portuguesa, tranquilinha...Até o momento em que Reinier decide sacrificar um cavalo por 2 peões! Passados uns 5 lances, eu respondo com um sacrifício de Dama por 2 peças menores! Um jogo totalmente atípico, onde se viu uma luta de 3 peças pequenas pela Dama. E quando chegamos ao ping, uma sucessão de táticos e equívocos acabaram dando um justo empate a essa partida, que foi a ultima a terminar na rodada e assistida pelos demais participantes do torneio que se aglomeraram em torno da mesa! Sem duvidas, esse jogo foi à temática do torneio, que já havia sido repetida no pensado, quando Reinier e eu nos enfrentamos na mesa 1º na ultima rodada, com vantagem a seu favor.

Após essa rodada, uma sucessão de vitórias nossas haviam nos colocado com chances de titulo na ultima rodada, juntamente com Nilson, o único com 100% dos pontos até o momento.


E num jogo duro, acabei por vencer o Nilson no final de torres, onde consegui entrar com vantagem posicional e material (1 peão). Reinier foi derrotado por Cícero e acabou deixando escapar a oportunidade de empatar comigo nos pontos, e bem provavelmente nos critérios de desempate, o que poderia ter dado mais emoção ainda ao torneio, já que seria necessária uma partida extra pra definir o título.

Destacamos também a quase impecável atuação de Leandro Roverso, que perdeu uma de suas 2º primeiras partidas, mas fez um excelente torneio de recuperação e bateu os demais adversários, encerrando em 5o.

Talvez tenha sido mais notável ainda a campanha de Roverso devido ao fato de que, antes destes torneios, ele havia ficado 3 meses sem contato com o xadrez, o que mostra que mesmo fora de atividade, Roverso foi capaz de manter boa performance em torneios.

Alem destes, Rodrigo Acquadro também participou do torneio, finalizando com 1,5/4 sua performance.Também merece menção à participação de Zé Roberto, com 2/4, tendo enfrentado grandes jogadores e inclusive impondo grandes dificuldades ao Reinier neste torneio rápido e a mim no torneio pensado, o que certamente valorizou minha vitória e a de Reinier contra o "MI".


E assim como no torneio pensado, o AAS novamente colocou 3 atletas nas 6 primeiras posições, como mostram as tabelas classificatórias postadas na classificação abaixo.
Fico contente de ter a oportunidade de participar desta crônica, principalmente pelo fato de os 2º torneios do clube, tanto o rápido como o pensado, terem sido vencidos por membros da nossa querida Agremiação.

Classificação completa do torneio rapido

CHRISTIAN (AAS), 3.5
NILSON, 3
GALETTI, 3
CÍCERO, 3
LEANDRO (AAS), 3
REINIER (AAS), 2.5
RUAS, 2.5
TENÓRIO, 2
JOSÉ ROBERTO, 2
DAVID, 2
JOSÉ JOÃO, 2
SEDINEY, 1.5
RODRIGO (AAS), 1.5
LUCIO, 1.5
MONTEIRO, 1
CLAUDIO, 1
HONDA, 1
RAUL, 0

Classificação completa do torneio pensado

REINIER (AAS), 2000 4
MONTEIRO, 2054 4
CHRISTIAN (AAS), 2120 4
TENORIO, 2076 4
DAVID, 2095 3.5
LEANDRO (AAS), 2000 3.5
RUAS, 2017 3
NILSON, 2146 3
HONDA, 1988 3
GAMA, 2090 2.5
RAUL, 2037 2.5
JOSE JOAO, 1989 2.5
MEIRELLES, 1960 2.5
EIRAS, 2035 2
GILSON, 2063 2
PEDRO, 1936 2
LUCIO, 1934 2
RODRIGO (AAS), 2000 2
EVERTON, 2015 1
CARLUCCIO, 2001 1
JOSE ROBERTO, 1964 1