sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Copa Sesc do Comércio e Serviços

Olá, amigos

No dia 27/10 (Sábado), fui participar em um novo local de torneio: Sesc São Caetano. Mas antes de falar sobre o torneio, vou contar a longa jornada que tive que fazer para chegar ao evento.
Jornada das estrelas
Bem, sabia logo de inicio que era no ABC (Siglas das 3 cidades: Santo André, São Bernardo e São Caetano), fui pesquisar no maplink (
www.maplink.com.br) para saber o local exato e o meio mais fácil de chegar. As informações não ficaram muito claras do site, logo perguntado boca a boca na parada de ônibus e me disseram que teria que ir ao terminal do tiete.
Chegando ao terminal tiete, fui direto a central de informações (todos os metrôs e terminais possuem), onde obtive informação de um atendente que disse para pegar um ônibus no metrô Santa Cruz. No metro Santa Cruz, descobrir que o tal ônibus não existia ou não saia do local, logo pedindo outras informações com cobradores e motoristas de ônibus falaram que teria que pegar o ônibus do terminal sacomã e de lá ir à parte de ônibus que saem para o ABC.

Enfim, saindo de casa às 07:30 (bela vista) indo para o terminal Tietê, depois para o metrô sacomã e por ultimo ao terminal sacomã, achei o ônibus que me levaria ao Sesc São Caetano chegando ao local às 09:30.

Sesc São Caetano – O torneio

O torneio foi promovido pela coordenadora Cristiane Ferrari com ajuda na arbitragem de Astolfo Corrêa e Albano Agostino. Foi organizado em 6º rodadas de 15 min KO. Confesso que achava que o torneio era entre funcionários de empresas privadas e públicas, mas me deparei com vários jogadores escolares e conhecidos absolutos de torneios a fora, entre eles: Paulo Afonso (ABS), Jayme Tortorello (VET), Massakatsu Niigaki (VET), Rodrigo Brandet (Escolar), Daniel Teidi (futura promessa no xadrez) e Renan Souza (Jogador que empatou com mequinho na simultânea no pq. Trianon). Iniciando a 1º Rodada, muitos jogadores não apareceram e acabei ganhando por WO. No tempo vago, fiz amizade com o nosso amigo Renan Souza e com Cleiton Silva que estava jogando, que também ganhou de WO, fomos tomar um cafezinho e conversar sobre a simultânea, torneios escolares e etc. Na conversa, vi que Renan sabia conscientemente cada lance com o GM Mequinho e que devido ao respeito ao mestre, aceitou o empate mesmo estando levemente superior. Quanto aos torneios escolares, Renan tinha recém jogado um torneio onde se classificou para a sul-americana de xadrez, mas infelizmente devido não ter conseguido um patrocínio a tempo, ficou sem recursos para competir.


Na 2º rodada, ganhei no sufoco! Destaque para Daniel Teidi que ganhou tomando “coca-cola” do adversário adulto.

Na 3º rodada, subi direto para mesa 1 do torneio e enfrentei um adversário conhecido dos torneios, jogamos até o final da partida até empatar por insuficiência de peças. Destaque para Massakatsu Niigaki (Avô de Tales adoni).

Na 4º Rodada, joguei com o veterano em torneios, Jayme Tortorello. Pesquisando no google, verifiquei que joguei com uma pessoa conhecida no ramo intelectual (Veja no site http://br.geocities.com/jayme_tortorello). Partida difícil e complica, meu adversário jogava muito rápido, digo muito rápido quase ao toque e lances fortes e complexos e na minha felicidade acertei um perpetua nele, embora a partida estivesse mais para empate mesmo.

Na 5º Rodada, estava com 3 em 4 (tenho empatado 2 vezes com adversários fortes), até ai estava jogando um bom torneio e tinha chances ainda de ser campeão, mas comecei a “erradrezar”. Joguei com a única jogadora do torneio e da casa (Sesc) Derli Franceli. No começo, fiquei muito superior na abertura com 2 peões e ainda quebrei o roque dela, mas devido ao ar de superioridade, num descuido entreguei minha torre limpinha no final da partida e até tentei chamar o arbitro para justificar a peça largada que não acionando o relógio poderia voltar no ritmo rápido (sei que a regra diz que peça tocada, peça jogada ou peça largada, lance feito), mas o arbitro Albano foi contundente e me explicou a regra correta. Enfim perdi a chance de brigar pelo titulo.
Na última rodada, apenas tinha chance de ganhar uma medalhinha entre os 10º primeiros, tinha que ganhar de qualquer jeito para ficar com 4 em 6. Mas para minha infelicidade, acabei jogando com Cleiton (amigo do Renan Souza) que era quase da mesma força que a minha. A briga foi boa até o final, sendo que o Cleiton estava dominando a partida desde a abertura e no final consegui igualar, mas novamente a cometi o “erradrez” e entreguei minha torre. Acabei de perder a minha medalha que para o Cleiton.
Mas o importante do blog era mesmo mostrar diferentes personagens e lugares do xadrez paulista, a fim de revelar as pessoas de fora do estado como é o circuito paulista, o maior do Brasil. É nem sempre, o herói aqui tem que ir bem, né?
Premiação dos 10º primeiros