domingo, 30 de dezembro de 2007

Copa Franco Montoro 2007

Olá amigos, desculpe a demora mais enfim terminei de escrever a crônica do tradicional torneio de equipe de são paulo, Copa franco Montoro.

Quem é Franco Montoro?

Pesquisando na internet, achei alguns fatos interessantes para efeito de curiosidade para o publico:

Definição: Wikipédia

André Franco Montoro (São Paulo, 14 de julho de 1916 — São Paulo, 16 de julho de 1999) foi um político brasileiro e 15° governador de São Paulo entre 15 de março de 1983 e 15 de março de 1987. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em filosofia e pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento em 1938.

Teve uma longa carreira política tendo sido vereador, deputado estadual e entre 1959–1971 três vezes deputado federal. No governo do Primeiro-Ministro Tancredo Neves ocupou o Ministério do Trabalho e da Previdência Social (1961/1962). Foi também senador entre 1971 e 1983. Até 1965 era filiado ao PDC, extinto nesse ano pelo AI-2 ( assim como todas as legendas então existentes ). Com o bipartidarismo instituído pelo regime militar, ingressou no MDB, que reunia os opositores ao ciclo de governos militares inciado em 1964. Com o retorno do pluripartidarismo, optou pelo sucessor direto do MDB, o PMDB, em 1980.

Assumiu o Governo do Estado de São Paulo em 15 de março de 1983, após ganhar as eleições de 1982, vencendo Jânio Quadros, Reynaldo de Barros, Rogê Ferreira e Lula

Atualmente seu nome é homenageado no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.



Localização

O evento foi realizado no principal Ginásio de Esportes do Centro Esportivo Baby Barioni (Horácio "Baby" Barioni), fica no bairro paulistano da Água Branca, ao lado do Parque Dr. Fernando Costa (ou Parque da Água Branca, como é mais conhecido).

http://www.sejel.sp.gov.br/baby/comochegar.htm - Um bom roteiro fornecido pelo governo de SP.

Abaixo o mapa do ginásio


O Torneio

A Federação Paulista de Xadrez promoveu no sábado (11/11/07) a VII Copa Franco Montoro, tradicional torneio por equipes que ocorre todo ano, no mês de novembro. O torneio foi dividido em 7 rodadas de 21 min K.O com inicio previsto às 10:00 e término às 17:30, com cerimônia de premiação prevista às 18:00.

Bronislaw Trombolosk (polaco) ao lado de Christian Avgustopollos (Grego)

Fui convidado novamente pelo meu grande amigo “Grego”, presidente do AAS (associação atlética suína) a jogar pela equipe nº1 do clube cujo nome é AAS R3 (rating 2041), composta por ordem de tabuleiro: Rafael Favarin, Rodrigo Camargo e Reinier Freitas.

Equipe AAS R3

No evento, andando no ginásio encontrei vários conhecidos e amigos durante o percuso da meio enxadristico, entre eles: Vinicius Catozzo, Rafael Zakowicz, Marcos Jorge, Fernando Viana, Diogo Nakasawa, Jefferson Oliveira, MF Estácio Limberg, MF Ivan Nogueira, Fernando Torres, Gerson Peres, João Batista, Bronislaw Trombolosk, Tales Adoni e outros tantos.

Cheguei por volta das 10:25, realmente atrasei um pouco já que o torneio estava previsto começar às 10:00, mas como é de praxe para torneio de grande porte sempre há aquele atraso básico para ajustes técnicos com média de 30 a 45 min. Passado o sufoco, damos o inicio ao evento com 105 equipes participantes com média de 500 pessoas e grande disputa acirrada entre os jogadores e adrenalina a fim de levar o torneio, mas que o principal objetivo do torneio é o espirito esportivo e contagiante entre as equipes.

Destaque

Quero deixar aqui meus parabens a equipe Avulsa A que ganharam como “Melhor equipe sub-2150” e ficou em 4º na classificação geral.

Marcos Jorge, Rafael Zakowicz, Vinicius Catozzo e tny monti.

Cross Table e classificação final http://www.fpx.com.br/2007/Fm07/Absoluto.htm

Estatísticas por jogador


Estatísticas por equipe










sábado, 1 de dezembro de 2007

UNIP - I Campeonato Interno Absoluto de xadrez



Olá Amigos,

Na recém volta a SP direto do amazonas, no sábado (24) fui participar do I Campeonato Interno Absoluto de Xadrez. Pelas pesquisas que fiz achava que ia levar esse torneio nas costas, pois depois do Grande Mestre e nº. 1 brasileiro de xadrez, Giovanni Vescovi jogar pela Unip e ganhar todos os torneios que participava, achava que não tinha mais ninguém da elite do xadrez na competição. 


Mas estava enganado, chegando ao Clube de xadrez de SP, me deparei com 4 jogadores que já tinha jogado em torneios a fora: Arthur Farias (Forte jogador do ABC), o enfrentei no Sesc Itaquera e FM 2006, onde empatei e perdi; Tatiane Coelho (campeã paulista e brasileira universitária de 2007), a enfrentei na casa amarela e no largo 13, onde perdi e ganhei; Janine Martinez (filha do MI Carlos Martinez), a enfrentei num evento amistoso organizado por mim no juvenil brasileiro de 2005, onde ela bateu em todos os jogadores do AM e por ultimo Thiago Ferreira (integrante da Seleção Campineira, que foi vice-campeã da categoria até 21 anos, nos 71º Jogos Abertos do Interior), com esse adversário ainda não tinha jogado e não conhecia sua força até então.

E/D: Arthur Farias, Tatiane Coelho, Janine Martinez e Thiago Ferreira
Atlética Unip - Universidade Paulista
A competição contou com a participação de estudantes dos diversos Campus da capital e também do interior do estado, cerca de 17 jogadores e o grande objetivo era não apontar que era o melhor jogador da Unip, mas arrecadar alimentos que serão doadas para a comunidade Geração Nova, do jardim Aeroporto que a atlética da universidade paulista apoia.

O diretor da modalidade enxadrística coube a competência e experiência do Arbitro internacional Estevão Tavares Neto e a arbitragem da federação paulista, Eduardo Passos Pereira.
Thiago Vs Reinier
Na 1º Rodada, fui emparceirado com a jogadora Thais Marchiori, que não compareceu no torneio e acabei ganhando de WO, assim me ajudando e prejudicando o 1º ponto já que no critério de desempate me deixaria para trás na briga pela premiação do torneio. Os outros fortes jogadores ao titulo ganharam facilmente as suas partidas.

Na 2º rodada, novamente Arthur, Tatiane e Janine ganharam rapidamente suas partidas mostrando que realmente tinha chances ao titulo de campeão da Unip. Mas para completar a lista dos favoritos, joguei com Thiago Ferreira, que ainda não sabia que o mesmo já era jogador de torneios. Não deu outra, jogamos uma partida complicada da abertura até ao final do jogo, estávamos cercados pelos favoritos do torneio, já que um de nós perdendo estaria fora teoricamente da briga pelo título. Com muito esforço e atenção concentrada até nos últimos lances, devido a ganhar 1 peão no meio de jogo, acabei ganhando do forte jogador Thiago Ferreira, que depois de analise pós-morte, no meio de jogo para o final eu tinha lance decisivo para ganhar a partida.

Na 3º rodada, depois de uma grande partida com Thiago, tivemos o encontro dos favoritos, Arthur Vs Reinier e Janine Vs Tatiane. Sabia que com Arthur o combate seria duro e cansativo, jogamos igual à abertura, mas no meio de jogo numa combinação múltiplas de golpes e contra-jogo, acabei calculando mal e perdi uma peça. Mesmo assim, lutei até o final e dei um pouco de trabalho ao nosso amigo, tentando dar um “xeque carrapato”, mas não teve jeito e acabei perdendo novamente para Arthur Farias. Depois da nossa partida, fomos olhar a partida Janine e Tatiane, que por sinal tinha terminado primeiro que a nossa, sendo a vencedora a Janine que superou a campeã brasileira universitária Tatiane Coelho.

Na 4º rodada, achava que tinha chances mínimas ao titulo, mas para minha felicidade Arthur e Janine se pegaram e empataram rapidamente, pois ambos jogam muito rápido. Ganhei minha partida, assim como Thiago e Tatiane.

Na ultima rodada, o torneio estava emocionante, pois para eu ser campeão teria que ter uma serie de fatores: Tinha que ganhar da Janine, Arthur tinha que perder para Thiago e Tatiane teria que perder para um jogador desconhecido do meio e alem disso tinha que torcer pelos critérios de desempate com Thiago, ou seja, muito difíceis às combinações e a esperança era mínima. 

Mas por incrível que pareça, Janine encurralou sua Dama sozinha e acabou perdendo para mim, Tatiane Coelho que não estava nos seus melhores dias, acabou perdendo e nisso os olhos ficaram em volta da mesa 1º: Arthur Vs Thiago. A partida foi bastante equilibrada e trancada da abertura ao final, depois de muita luta e briga por peões isolados, Thiago vence Arthur e o torneio que foi emocionante do inicio ao fim ficaria a mercê dos critérios de desempates.

Depois fiquei tirando fotos do local e esperando ansiosamente o resultado que qual fosse já estava feliz por ter ficado entres os 1º da competição. Então, depois de quase 15 min de espera foi anunciado pelo AI Estevão o mais novo campeão do I Torneio da Unip de xadrez: Reinier Freitas, Mogli.



A foto não está muito boa (Celular) mais este ai sou eu com o AI Estevão
Fiquei muito feliz pelo campeonato, que foi o mais importante para mim até hoje em SP. Agradeço ao Estevão que me informou o torneio e pela divulgação que fizeram no site da unip.

Atlética Unip : http://www.atleticaunip.com.br/destaques_3.php?id=259