domingo, 24 de fevereiro de 2008

35º Torneio Memorial Júlio Guerra

Olá, amigos

No ritmo de torneios "borbagatoguense", fui participar do tradicional torneio memorial Júlio guerra que todo ano ocorre na Casa Amarela organizado pelo Borba Gato. Pesquisando na internet, na verdade mais a agenda do Grande Newton Arruda, vi que teria o torneio do memorial e que estarei de folga do trabalho. Até ai tudo bem, mas verifiquei que o torneio seria dividido em 2 grupos: A e B (Jogadores com rating até 1800). Aproveitando que nos últimos torneios de 2007 jogados no Borba fui mal, assim caindo meu rating Borba para 1800 redondos, aproveitei para me inscrever no grupo B mesmo tendo o risco do pessoal da A me "zoar" por está jogando num grupo fácil. Na verdade queria mesmo era aparecer no clube de xadrez, o site.

Desta vez, foi minha vez de convidar o meu amigo e integrante da equipe do AAS, Jorge Fakhouri. Chegando ao evento junto com Fakhouri, fui logo conferir os jogadores inscritos no grupo B e vi que alguns jogadores iriam dá trabalho: Simanis Novickis, Alan pereira, Rubens Passo, Gabriel Pereira.

Quanto ao Grupo A, estava bem acirrada a disputa embora não tivesse nenhum mestre, o nível do torneio estava altura como alguns jogadores: Marcus Torsani, Marcus William, Arthur Farias, Rafael Zakowich, Valdinei Fialho e Vinicius Catozzo, que mais uma vez teria que suar muito para ganhar novamente mais uma etapa dos torneios realizados pelo Borba Gato.

Nas mesas 1, estava Vinicius Catozzo no Grupo A e eu no grupo B, lado a lado os amigos enfrentando 6 rodadas de 16 min com diferentes adversários a fim de chegar ao topo máximo do torneio, o 1º lugar.

Na 1º rodada, joguei com Giorgio Roberto (s14). Aparentemente achava que se tratava de um iniciante, mas prometi a mim mesmo que não iria subestimar nenhum jogador e iria jogar sério todas as partidas. Logo no inicio, Giorgio tentou psicologicamente me abalar citando "Pow você é jogador profissional, já ganhou várias medalhas e tal...", iniciando a partida, Giorgio começou a atacar duramente e mostrando que de iniciante não tinha nada, mas depois de tanto ataque que deixou suas peças penduradas, acabei ganhando a minha 1º partida.

Na 2º rodada, joguei com Luis Carlos (ABS). Já tinha jogado com ele em outros torneios do Borba e tinha levado a melhor, mas nem por isso poderia subestimar o adversário. Depois de vários lances, fiquei com peão na 6º com peça a mais no final de dama e torre, mas por incrível que pareça não consegui arrematar a partida e tive que enrolar no tempo, para ganhar 2º partida.

Na 3º rodada, encontro dos rating 1800, Reinier Freitas e Rubens Mesquita (ABS). Jogando de brancas, iniciei uma série de ataque na ala Rei e depois de uns vinte e poucos lances arrematei a partida com combinações e sacrifícios. 3º rodada, com 3 em 3 e já liderava com 0,5 a mais o torneio.

Na 4º rodada, me deparei com o professor do Borba Gato, Simanis Novickis. Acho que é o jogador que mais enfrentei em torneios realizados pelo Borba Gato, tendo um score um pouco favorável para mim. Depois de lances e lances, chegou uma situação onde estava planejando uma cravada na dama do Simanis que acabou levando por está focando no ataque que estava forte. Com dama a mais, ficou fácil para o mogli levar mais uma!

Na 5º rodada, joguei a partida mais difícil do torneio com Alan Pereira (ABS). Jogo duro e com bons lances para ambos, sendo destaque para Alan que salvou sua dama de vários ataques que quase resultou na captura da peça. Jogamos até ao final do tempo, onde ambos apurados e com partida empatada, levei a melhor no tempo, mas elogiei meu adversário pela boa partida. Agora com 5 em 5, estava mais perto do título, mas tinha que ganhar a última para garantir.

Na última partida, enfrentei Gabriel Pereira (s14). Gabriel estava invicto com apenas um empate. Sabia que a partida seria dura, pois já tinha o enfrentado no torneio de duplas e mesmo com apuro de tempo por causa do atraso, Gabriel deu trabalho para ganhar e também por que se ganhasse poderia ser campeão. Jogando de pretas, Gabriel partiu pra o ataque de tudo que é jeito, mas foi apenas com a dama, não desenvolvendo a abertura e acabou sofrendo de ameaças devido à captura do peão b2.

Vinicius Catozzo vence o grupo A e Reinier Freitas vence o grupo B, invictos!!!

OBS: Maior Destaque ao Catozzo por está voltando à forma dos 2220 conforme comprovam os torneios realizados no Borba Gato, onde ficou em 1º em torneio e em 2º (Atrás apenas de MI) nos torneios de feriados, ganhou o torneio de duplas e mais o Memorial Julio Guerra.

Apelido de superman devido a mecha de cabelo ou pela força do xadrez?

Classificação Geral

Site Borbagato

II Campeonato Interbairros de São Paulo

Jorge Fakhouri e Reinier Freitas

Fui participar do torneio de duplas organizado por Sérgio Melo do clube Borba Gato, graças ao meu amigo Jorge Fakhouri que me avisou do evento e nos inscreveu na internet. Como sempre, no dia do evento encontrei vários amigos e adversários de outros torneios que jogue em 2007, como: Vinicius Catozzo, Rafael Zakowicz, Marcos Jorge, irmão Vallejos, João Batista e outros. Com ritmo de 16 min divididos em 6 rodadas, o torneio teve a participação de 30 duplas de distintos bairros de SP e foi realizado no tradicional local Casa Amarela, em Santo Amaro.


Christian Avgustopollos (Grego) e Sediney filho (Juca)

O torneio também era mais ou menos uma seletiva para o nosso amigo Jorge que ainda estava sem equipe para o interclubes 2008 e para ajudá-lo apresentei ao Presidente do AAS (Associação atlética suína) e atual dirigente do depto. de xadrez do CDR (Clube São José), Christian Avgustopollos (Grego) que também estava participando do evento com outros compatriota do AAS: Sedinei Silva, Robson Somekawa e Sediney filho, este por final seu companheiro de equipe.

Sedinei Silva e Robson Somekawa (Japinha)

Na 1º rodada, pegamos logo de cara umas das duplas favoritas do torneio, meus amigos Catozzo e Bob (Marcos Jorge). Não deu outra, ganharam de 2 a 0, mas acabamos dando trabalho aos nossos amigos, inclusive a minha partida com o bob foi à última do torneio sendo vista por todos. Para se ter idéia, bob chegou a ter 3 damas e ainda assim recuperei e cheguei a quase dar perpétua, mas no super apuro de tempo de ambos, cerca de 10 segundos, bob leva a melhor jogando brilhantemente o final, digno do ídolo dele, Robert James Fisher.

Bob (EUA) e o nosso Bob (Brasil)

Agora resumindo, destaque para Jorge que fez 4 em 6, ganhando de 2 jogadores razoavelmente fortes: Marcos William e José Vallejos. Grande destaque a dupla do Jardim Paulista, formada pelo Vinicius Catozzo e Marcos Jorge que ganhou no critério de desempate da dupla favorita, Torsani e Abdalla.


OBS: Ficamos na frente dos nossos amigos do AAS e pelo desempenho de Jorge, Grego acabou o selecionado para integra na equipe A do AAS nos interclubes, Parabéns Jorge.

Classificação Geral
Site Borbagato

Match AAS vs Sírio

Olá amigos,

Com muito atraso nas crônicas, atualizarei o blog com os torneios que participei este ano, assim mantendo o objetivo principal de mostrar o cenário paulista de xadrez.

Começo 2008 com uma nova modalidade que ainda não tinha participado, Match. No sábado (16), fui convidado pelo Grego a participar do match contra o meu antigo clube onde era militante, Esporte Clube Sírio. Sendo antigo militante, conhecia os jogadores, local e consciência do clube que o objetivo principal não era competir e ganhar, mas reunir os amigos e trocar experiências; idéia bastante divulgada pelo Diretor e meu amigo que me ajudou muito quando cheguei a SP, Rodolpho Fares.

A última e decisiva partida ficou para o Presidente do AAS, Grego contra Thiago. A partida estava ocorrendo ao meu lado e vi que várias vezes o meu compatriota ficou superior, mas como sempre, Grego ficou apurado e ficou inferior no final, podendo empatar segundo Jorge Hassem com apenas um movimento do peão no final, mas deixou escapar e Thiago Prada levou a melhor, assim ganhando o ponto decisivo do match. Parabéns ao Gregão que lutou até o final como de praxe.

Minha partida para quem quiser análisar

Match Sírio Vs AAS - Reinier Freitas Vs Rafael Sampaio = ½

1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.c3 Cf6 4.d3 Cc6 5.h3 a6 6.Ae2 g6 7.Ae3 Ag7 8.Cbd2 0-0 9.0-0 b5 10.Ch2 b4 11.c4 Ce8 12.Tb1 f5 13.exf5 Axf5 14.Ce4 Cf6 15.Ag4 Cxg4 16.Cxg4 Dd7 17.Ch6+ Rh8 18.Cg3 Ae6 19.Ce4 Ce5 20.Rh2 a5 21.b3 a4 22.d4 cxd4 23.Ag5 axb3 24.axb3 Ta2 25.Ta1 Tfa8 26.Txa2 Txa2 27.Db1 Ta8 28.f4 Cf7 29.Cxf7+ Axf7 30.Cg3 Tf8 31.De4 e5 32.fxe5 dxe5 33.Af6 Dd6 34.Dh4 Ae8 35.Ce4 Dc7 36.Ad8 Da7 37.Txf8+ Axf8 38.Af6+ Ag7 39.Cd6 Ac6 40.Cc8 Df7 41.Axg7+ Rxg7 42.De1 Df4+ 43.Rh1 Df5 44.Rh2 Dxc8 45.Dxe5+ Rg8 46.Dxd4 De6 47.Dd8+ Rg7 48.Dd4+ Df6 49.Dd2 g5 50.Dxb4 Df4+ 51.Rg1 De3+ 52.Rh2 De5+ 53.Rg1 De3+

A idéia do match era treinar para disputar os interclubes que será em março.

Destaque para TVP (Camisa vermelha) e Jorge que ganharam suas partidas.

Cross Table do match







OBS: Gostei tanto do negócio de Match, que deixo aqui quem quiser desafiar o AAS podem deixar comentário ou mande e-mail no reinier.alex@gmail.com