terça-feira, 29 de abril de 2008

Xadrez 100 anos da imigração japonesa no Brasil

Olá amigos, devido a esperada de fotos de colaboradores acabei atrasando um pouco mais escrevo agora sobre o “torneio de xadrez” em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Os Japoneses no Brasil

A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Hoje, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhões de pessoas. O uso do termo nikkei (日系) é, atualmente, usado para denominar os japoneses e seus descendentes.

Fonte Wikipédia


Dados do torneio

Local: Colégio Jardim Paulista
Data: 20.04.08
Arbitro Principal: Cláudio Yamamoto
Organizador: Fábio Kazuo
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 7
Participantes: 189

Fato interessante


No torneio repleto de descendentes de japoneses era lógico que a maioria dos emparceiramentos seria contra 1 pelo menos, mas aconteceu comigo 4x!

1º Henrique Hissataka:Vitória
2º Andrea Koga: Vitória
3º Vinicius Saito: Derrota
4º Aloísio Barbosa: Vitória
5º Silvio Hitishi: Empate
6º Guilherme Bianchi: Vitória
7º Alessandro Bezerra: Derrota

Escore final: 4,5/7
Reinier Vs Japoneses: 2,5/4


Se tivesse ganhado de Bezerra teria ficado entre os 15 melhores do torneio de quase 200 participantes.

Destaques

1. O Empate do Paulo San Ruan com o Joaquim de Deus.

2. A atuação do Venâncio Mesquita que fez 6/7 e ficou em 8º lugar.

3. O 5º lugar de Marcos Jorge (Bob) 6/7 e assim ganhando a inscrição no Aberto de Registro.

4. A performace de André de 5/7 que de ceguinho não tem nada, o cara vê tudo.

5. A minha 3 partida com o Saito, que fiquei superior por um tempo, mas no final acabei facilitando o equilíbrio ficando complemente empatado, mas acabei perdendo no tempo para o experiente jogador de blitz.


6. Ao pessoal do centro cultural vergueiro que compareceu em peso.

Agradecimentos

Quero deixa aqui meus agradecimentos a Jorge Fakhouri e Fábio Koga pelas boas fotos do torneio. Além disso, a grande organização montada juntamente a equipe impecável de arbitros como toda a estrutura e o melhor tudo de graça! Acho que fica aqui um exemplo de organização de torneio para chamar mais e mais jogadores e adeptos da modadalidade, não com o intuito de "lucrar" ou "status", mais simplesmente de massificar esse querido esporte que vem crescendo a cada dia.

Classificação geral - Site Borba Gato > Clique aqui<

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Grand-Prix de xadrez - CAP


Olá amigos, realizando mais um desejo de conhecer novos locais e adeptos de xadrez conheci mais um tradicional local, O Club Athletico Paulistano (CAP). O convite foi do amigo Jorge Fakhouri, o torneio é fechado somente para sócios e alunos de outros colégios respeitados na modalidade como o Colégio Dante Alighieri, coordenado pelo MI Pelikian. Jorge já foi aluno do Dante e freqüentava o CAP em Grand-prix de xadrez que era realizado todo ano, onde no final das etapas ganhava o jogador com maior somatória de pontos.


Além disso, o CAP junto com o clube Hebraico é o clube que mais tem conquistas de xadrez em SP, onde podemos ver a rixa no interclube (Maior torneio de equipes de SP). Vários Grandes mestres passaram por lá como Leitão, Fier e Vescovi (1º do Brasil) e outros grandes jogadores.

Dados do torneio

Local: Clube Paulistano
Data: 12.04.08
Etapa: 3º
Arbitro: Norma Adília
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 6
Participantes: 28

Breve comentário da 2º Etapa

No dia 29/03/08, novamente convidado pelo amigo Jorge, participei da 2º etapa do Grand-Prix do CAP onde teve mais ou menos 16 jogadores (não tive acesso aos dados do torneio). Fiz 3/5, perdendo para grandes promessas do xadrez, Bernado Vizzotto (sub12) e Jorge Fakhouri (sub16). Mas apesar disso, fiquei em 6º lugar, ganhando 2 pontinhos na corrida do Grand-prix.

CAP - 3º Etapa

Katherine junto com a família Vescovi

Na 1º rodada joguei com nada mais nada menos que a filha do 1º do Brasil, Katherine Vescovi (sub10). O que me deixou intrigante nesta partida foi à percepção da pequena Vescovi que viu quase todos os táticos que apliquei, sendo que acabei ganhando uma peça na abertura e mesmo assim ficou um pouco difícil e no bem no final do jogo, mesmo completamente ganho a Katherine ainda estava com a idéia de “afogar” a partida, colocando seu Rei em posições estratégicas para tentar empatar o jogo, mas prevaleceu a minha experiência no jogo.

Na 2º rodada, troquei com o nível de experiência de 1/10, pois enfrentei o Sr. Edmundo Lacerda (Categoria Sênior). Jorge havia falado sobre o Sr. Edmundo que era perigoso se caso entrasse no tático, além disso, era muito teórico o nosso amigo e ainda toda vez trazia desafios para a garotada tentar resolver, tipo “As brancas jogam e ganham”. Mas mesmo com todo esse receio, entrei no tático com seu Edmundo logo na abertura e num momento D do jogo, o meu celular começa a tocar e veio logo o pensamento “Seu Edmundo vai acusar o celular e irei a perder a partida”, mas para minha felicidade, ele nem ligou e retomamos a partida. Entretanto como citei acima, era momento D da partida, ou seja, um lance errado de ambos poderia decidir a partida que acabei me distraindo por causa do celular, errei no calculo e acabei perdendo a partida com méritos também ao seu Edmundo que arrematou bem os táticos.

Na 3º rodada, joguei com Pedro Sadi. Estava meio abalado por causa da derrota para seu Edmundo, mas Jorge me encorajou e disse que ainda tinha chance para ser campeão. Depois da motivação, iniciei a partida com Pedro que foi disputada e bem estruturada desde o inicio até ao fim do jogo e que ambos entregaram peças no meio de jogo, sendo que eu entreguei um cavalo e ele felizmente devolveu a peça com ameaça de mate. Ainda bem que Pedro como disse para mim, estava fora de ritmo.

Na 4º rodada, joguei com Caio Maia. Caio é aluno do MI Pelikian e fiquei meio grilado quando Jorge falou que o carinha era duro na queda. Mas iniciamos a partida e jogamos rápidos até ao meio de jogo quando num lance aparentemente inofensivo, acabei arrematando a partida e ganhando. Acho que se Caio tivesse jogado com mais calma, tivesse empatado a partida.

Na 5º rodada, Jorge e Bernado estavam invictos e a partida foi muito boa, já que Bernado queria a revanche, pois Jorge havia vencido na etapa anterior. Bernado estava melhor com 1 par de bispos contra 1 par de cavalos de Jorge, mas brilhantemente Jorge consegue empatar uma partida mesmo no final tendo 1 peão a menos. Voltando a minha partida, joguei novamente com um aluno do Dante, desta vez enfrentei Ana Cláudia. Na partida, a aluna do Dante mostrou um conhecido razoável de abertura e igualou a rapidamente apesar de estar de pretas, mas num lance de combinação de 4 lances seguidos, consegui sem querer na verdade uma combinação mortal, já que ameacei mate 2.


Na última e decisiva rodada, enfrentei o meu amigo Jorge que estava jogando um torneio brilhante mostrando cada vez mais superação em seus jogos. Desta vez, bolei um plano de jogo contra a abertura Zurketot, que dá última vez fui massacrado pelo Jorge usando esta abertura. O plano era trocar as peças o mais rápido possível para Jorge não montar uma estratégia de combinação, comum dele, mas para a minha felicidade, Jorge tinha ido depois da 5º rodada jogar bola, assim chegou a ultima rodada ofegante e começou a jogar rápido, mal sabia que tinha preparado um plano do jogo contra a abertura dele. Num lance tático, arrematei com sucesso a partida e assim acabei vencendo o torneio com uma série de combinações, já que todos os que podiam passar de mim nos critérios de desempate, acabaram empatando.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Sesc Interlagos 3ºetapa

Olá amigos, mais uma vez participei em mais uma etapa do torneio mensal do Sesc Interlagos que é realizado sempre no último domingo do mês. A última vez que fui ao Sesc Interlagos foi em julho de 2007 onde tive a felicidade de ficar em 3º lugar obtendo um belíssimo troféu cedido pela organização do clube. Na última vez contei que havia sofrido para chegar ao local (Ver crônica Xadrez Sesc Interlagos) e desta vez resolvi busca mais informações para chegar ao local e achei uma ótima forma de chegar: Ir até ao Terminal do metrô Jabaquara e em seguida ir à plataforma 5º, logo pegando o ônibus direto para o Sesc Interlagos. Também lembro da última vez que teve a presença de apenas 11 jogadores e que o local do torneio era na verdade uma quadra poli esportiva, não tendo um local adaptado para o xadrez. Mas nesta 3º etapa de 2008 que participei as coisas estavam bem diferentes na parte da estrutura que agora tem um espaço especial para o xadrez assim como o público participante que agora tem média de 30 participantes por etapa.

Agora deixando de lado as comparações e o lado histórico, vamos aos detalhes do torneio:

Local: Sesc Interlagos
Data: 30.03.08
Arbitro: AI Estevão
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 5
Participantes: 35


AI Estevão e um dos organizadores do Sesc

Dentre os celebres e conhecidos participantes estavam alguns conhecidos meus: Jorge Hassein, Albano Agostinho, Valdinei Fialho (Clássico) e meu amigo de torneios Jorge Fakhouri. Como você vêem este seleto grupo, o torneio não será fácil para ganhar ou ficar entre os 3 primeiros para ganhar os troféus.

Na 1º rodada, joguei com Felipe Bueno (Algumas fotos são dele) e acabei ganhando facilmente devido o mesmo ter-me “oferecido” seu cavalo. Detalhe, na 1º rodada como não tem Rating Sesc (fica como idéia de unificar os Sesc´s) o AI Estevão teve que criar um rating de expectativa da força de alguns jogadores para fazer tipo “uma boa final”. Logo na 5 primeiras mesas ficou respectivamente: Albano, Maurino Moraes, Jorge Hassein, Valdinei Fialho e eu fiquei como o 5º mais forte.

Na 2º rodada, todos os “eleitos mais fortes” venceram suas respectivas partidas inclusive o amigo Fakhouri. Nesta rodada tive que enrolar o meu adversário o Sr. Luiz Martins, que ficou muito superior na abertura, mas num tático acabou perdendo uma qualidade, mas mesmo assim sofri para ganhar pois me apurei no tempo devido ao massacre que sofri na abertura. Também nesta rodada, houve o conflito dos jorges Hassein e Fakhouri. Infelizmente por não ter a malicia do Hassein, Fakhouri acabou perdendo e se distanciando dos demais jogadores que tinham chances de vencer o torneio, que alias venceram também nesta rodada.


Valdinei Fialho observando a minha partida com Luiz Martins

Na 3º rodada, enfrentei o Sr. Marino (quase fomos parceiros de equipe nos regionais), numa partida eletrizante e extremante tático, quando comecei atacar de tudo que é jeito faltando apenas o meu Rei para “enfiar” na cara do Rei dele, mas mesmo depois de tanto ataque, acabei ficando com 2 peças a menos devido as sacrifícios “meio furado”, digo isso pois ele se defendeu muito bem. Mais com uma “cajalada” acabei ganhando a dama dele e levei para um final tranqüilo trocando tudo e vencendo a partida. Fialho se deu mal perdendo para Albano que estava invicto junto comigo e um tal de Vinicius Larceda que ainda não o conhecia, mas ainda tinha 2 jogadores com 2,5, Hassein e Luis Carlos. Fakhouri venceu também e estava na briga pelo melhor sub-18.

Na 4º rodada, enfrentei o adversário Luis Carlos que “humilhou” o hassein, mas acabou afogando devido ao tempo. Mesmo relevando isso, como estava de brancas fui para cima e comecei a atacar de tudo que é forma e ficando melhor na partida toda e deixando Carlos no apuro do tempo, tudo indicava que iria ganhar, mas no desespero de arrematar logo a partida, acabei cedendo um peão chave do jogo onde Carlos forçou as trocas e também fiquei mais apurado que ele, acabando perdendo no jogo e no tempo, que reviravolta!. Ainda bem que o Lacerda também perdeu para o Albano, assim o único invicto e líder do torneio.


Reinier Freitas Vs Luis Carlos

Na última rodada, estava praticamente fora da disputa permanecendo apenas com chances de ficar em 2º ou 3º lugar. Enfrentei o Marcos Cardoso que ganhei rapidamente com o ataque da variante do dragão acelerada da siciliana de tanta raiva que eu tava, coitado do nosso amigo. Vencendo, fui olhar as partidas decisivas que ocorria nas 3º primeiras mesas, torcendo por alguns empatarem e outros perderem para ficar entre os 3º.

Enfim, Albano com 5 pontos vence o torneio invicto e fica critério de desempate vários jogadores com 4 pontos entre eles: Os jorges Hassein e Fakhouri, Vinicius Lacerda e eu. Por incrível que pareça jogando um bom torneio e melhor do que o último Sesc Interlagos que participei, acabei ficando em 4º lugar, ganhando no crité acabei ficando em 4º lugar, ganhando no crit o e alguns empaterem e outros perderem para ficar entre os 3icios que sofri na ario de desempate somente do meu amigo Jorge Fakhouri que levou o melhor sub-18.

Jorge Fakhouri Filho – Melhor Sub-18 e no 5º no absoluto

4º Lugar devido aos critério do desempate do bendito do swiss perfect

Campeão: Albano, Vice: Hassein e 3ºlugar: Vinicius.
Classificação Geral - Site clube de xadrez

domingo, 13 de abril de 2008

Interclubes Paulista 2008

Olá amigos, começo aqui a escrever sobre o maior e tradicional de equipes de SP (ou do Brasil), interclubes paulista. Na verdade é minha 2º participação no torneio, embora não citei no blog no ano passado, pois a minha participação foi singela e pouca expressiva não só na minha performace mais como a presença, pois joguei apenas 2 rodadas de 7.

Breve comentário do interclubes 2007

No interclubes 2007, joguei pela equipe do AAS do clube São José, novamente convidado pelo amigo Grego. A nossa equipe chegou a ficar entre as 3 melhores equipes na classificação do grupo C e ficou perto do título se tivesse ganhado o match na última rodada de pelo menos 3 a 1. Os adversários que enfrentei foram jogadores conhecidos e expressivos no meio paulista, Taís Julião (Rating 2048) e Cassius Alexandre (Rating 2147), as partidas foram boas e lutadas até o fim, onde acabei perdendo para Tais por causa de não conhecer a força da adversária, apenas a conhecendo devido a ser também cronista de xadrez dos blog
xadrez feminino e xadrez de quinta perdi também para Cassius, pelo fato de ter jogado com ele no torneio do CDR 2006 e ter ganho, acabando ignorando o adversário (ver na crônica 16º etapa FPX - CDR).


Interclubes 2008Novamente realizado nos tradicionais clubes de SP Hebraica e Pinheiros localizados perto de umas das principais avenidas de SP, Av. Brigadeiro Faria Lima e perto também de um dos mais luxuoso shopping da cidade, Iguatemi.

Foi realizado em dois finais de semanas, 01 e 02 (Hebraica) / 08 e 09/03 (Pinheiros). O ritmo do torneio foi de 1h:30min K.O realizados em 7 rodadas. Teve a participação no grupo C (rating médio de equipe até 2050) de 36 equipes com 244 competidores inscritos.

Abaixo alguns dados estatísticos do torneio em relação a nossa equipe:
























Classificação das equipes que subirão p/ o grupo B em 2009.











Performace da AAS São José Guaíra “A”.


Ps. Desconsiderei o empate na 6º rodada combinado com a equipe AAS São José Guairá “C”.

* RM - Rating Médio
* PM - Pontos Médio
* ADV. – Adversários

Destaques

1º. A medalha de melhor 5º tabuleiro para Ana Vitória da equipe AAS São José Guairá “C”.


2º. O aproveitamento de Jorge Fakhouri do AAS São José Guairá “A” que foi de 100% na 3º rodadas que jogou e 1º pensado na FPX.


3º. O meu empate com o Irair de Jesus de 94 lances, com perpetua!

4º. O 3º lugar no grupo C da equipe Kolping D, organizada e comandada pelo amigo Bronislaw Tondowski e a performace de André.


AAS - Agremiação Athletica Suína!

O AAS é uma família, um grupo, uma irmandade, uma agremiação. Cada um vê o AAS de uma forma, sempre a melhor possível e a que combina mais com os ideais de cada um. Cada um de nós tem um objetivo aqui. Alguns vêm aqui por diversão, outros, por serem renegados de outros grupos com uma filosofia pobre e diferente da nossa. Outros, por amizade, ou simplesmente para ajudar no desafio de nos fazer grande um dia. Além de jogarmos xadrez e futebol, temos uma ligação de amizade muito mais forte do que as pessoas podem absorver do esporte. A verdade é que o esporte é algo mágico, e a amizade, algo nobre. A gente junta isso aqui, com uma dose de humor e desafio e pronto, somos uma equipe!Somos poucos e pequenos, mas a união que fazemos e fortalecemos a cada dia nos faz cada vez menos pequenos. Vamos galgando cada vez mais passos e vamos nos tornando grandes de espírito. E assim vamos seguindo nosso caminho, da melhor maneira possível!


AAS! Be join this! – Palavras do Presidente e fundador, Christian Avgoustopoulos – O Grego.

Considerações finais

Parabéns ao AAS pelo feito de ser campeão 2008 do grupo C do interclubes paulista, de subir mais 1 equipe com o 4º lugar que por pouco não ficou fez a dobradinha e ainda de ter as 3 equipes inscritas no grupo C entre as 10º melhores do torneio.