segunda-feira, 29 de setembro de 2008

IV Campeonato Amador da Liga de Xadrez


Olá amigos,

Mais um vez nas dependências da galeria de xadrez Borba Gato, participo do tradicional torneio amador da liga de xadrez (limite de rating fide até 2000). Desta vez, Sérgio Melo não será o árbitro pois irá participar e defender o seu título de campeão da etapa de 2007.

Curiosidade


O torneio estava repleto de jogadores escolares, que estavem em ritmo de treinamento devido a próximação do evento Brasileiro Escolar. Entre eles, estavam 2 conhecidos meus dos torneios interno realizados no Clube Paulistano, os irmãos João Paulo e Ana Cláudia Oba.

Além disso, os alunos de medicina da USP do MI Cícero Braga compareram em peso também no torneio.

Dados do torneio

Local: Clube do Macabi
Data: 30 e 31/08/2008
Árbitro: João Batista
Organizador: Sérgio Melo
Ritmo: 1 hora KO
Rodadas: 6
Participantes: 38


A minha participação foi razoável já que torneio nem estava tão assim "amador", fiquei em 12º lugar com 4/6, perdendo para um aluno da USP e para o campeão de 2007, Sérgio Melo. Destaque para este último jogador, pois me venceu numa partida quase perdida para ele, com peça e peão a mais, mas o "tático" prevaleceu e olha que ainda me ofereceu empate, mesmo sabendo que o golpe que eu iria levar seria inevitável.
Destaque

Quero deixar meus parabéns ao amigo André Resende que mesmo tendo cegueira, conseguiu ficar entre os 5 melhores do torneio disputando sempre nas 1º mesas, perdendo somente para o grande campeão do torneio, Gianni Baraldi.

Classificação Geral (Site Borba Gato)

domingo, 28 de setembro de 2008

AAS, 5 anos de existência

Olá, amigos

Desta vez participei da comemoração de 5 anos da Agremiação Athletica Suína, que a cada ano vem atuando e mostrando ao circuito paulista que veio para ficar. No último interclube, o AAS foi campeão do grupo C e ficou marcado na história do clube.

Breve história nas palavras do presidente



AAS é uma família, um grupo, uma irmandade, uma agremiação. Cada um vê o AAS de uma forma, sempre a melhor possível e a que combina mais com os ideais de cada um. Cada um de nós tem um objetivo aqui. Alguns vêm aqui por diversão, outros, por serem renegados de outros grupos com uma filosofia pobre e diferente da nossa. Outros, por amizade, ou simplesmente para ajudar no desafio de nos fazer grandes um dia.Além de jogarmos xadrez e futebol, temos uma ligação de amizade muito mais forte do que as pessoas podem absorver do esporte. A verdade é que o esporte é algo mágico, e a amizade, algo nobre. A gente junta isso aqui, com uma dose de humor e desafio e pronto, somos uma equipe!Somos poucos e pequenos, mas a união que fazemos e fortalecemos a cada dia nos faz cada vez menos pequenos. Vamos galgando cada vez mais passos e vamos nos tornando grandes de espírito. E assim vamos seguindo nosso caminho, da melhor maneira possível!


AAS! Be join this!

Christian Georges Avgoustopoulos



Visão geral da sala de xadrez do CDR.

Dados do torneio

Local: Clube São José
Data: 26/07/2008
Árbitro: Grego
Participantes: 14
Ritmo: 16 min.

Curiosidade

O esquema de emparceiramento foi algo bastante incomum comparando aos outros torneios que participei, foi um torneio com fase de grupos e eliminatória como se fosse uma copa do mundo. Não podia mesmo ser diferente já que os AAS são loucos por futebol e xadrez, uma mistura bem diferente, tinha até repescagem aos jogadores que foram eliminados nas fases do torneio.


Detalhes do torneio

Bem nesse dia estava inspirado e joguei como "alguém", na fase dos grupos conseguir classificar em 1º lugar, mas o negócio foi difícil já que tive que desempatar no relâmpago do Juca.

Na classificação dos 2 primeiros de cada grupo não houve muitas surpresas ou zebras, todos exceto Tikal que ficou fora da disputa.

Nas quartas de final, cai junto com o Paulinho de Guaíra, não é o sobrenome dele é o município de origem. A partida foi difícil e no final, conseguir aplicar um tático e venci a partida. Mas os olhos do torneio estavam ao redor da partida dos fundadores: Grego e Juca. A partida não tinha como ser dura, pois é o clássico do AAS. Na partida oficial, deu empate, mostrando o equilíbrio das forças dos jogadores. No desempate no relâmpago, Juca se deu melhor e seguiu a frente sendo o único representante legitimo AAS que terá disputar o “porquinho” com um guairense, um árbitro e amazonense.


Na semifinal, enfrentei o mais forte e favorito do torneio, o guairense Rafael “Oreia”. Sabia que seria uma partida cheia de táticos e que o jogador era muito forte, mas começamos a jogar “relâmpago”, embora o ritmo fosse de 16 min., como falei entramos num tático “louco” e por incrível que pareça venci o amigo com uns 20 lances! Pois é, não sei o que aconteceu com o Oreia, mas fiquei feliz pelo resultado e aliviado. Juca venceu AI Mauro Amaral de forma convincente e agora estávamos à prestes de disputar novamente, só que agora a briga era pelo título de campeão do AAS.


Na final, estava de pretas, mesmo assim tinha certo ar de vitória, pois o venci na etapa de classificação de grupo. A partida foi bem jogada indo do tático até o posicional, no começo estava atacando bem e conseguir um peão de vantagem na abertura, mas Juca igualou no meio de jogo e contra-atacou com uma linha agressiva das brancas e fiquei meio “encurralado” com as minhas peças, até tentei algo ameaçador caso ele tomasse o peão, levava uma ameaça de bispo forçando mate, caso não entregasse a dama, mas Juca jogou muito bem e o “porquinho” ficou na casa do AAS.

Há, não tem o jogador forte que ficou de fora na fase de classificação e que o torneio havia repescagem, pois é Tikal venceu o torneio repescagem.

E/D: Eu (Vice-Campeão), Oreia (3º Lugar), Tikal (Campeão repescagem) e Juca (Campeão AAS).

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Torneio Aberto Círculo Macabi


Olá, Amigos

Antes mais tarde do que nunca, irei atualizar o blog com uma séries de crônicas de torneios que participei nos meses de julho a setembro.

Desafio aos blogueiros
Primeiramente, gostaria de informar a grande leva de blogs que vem sendo criado atualmente e isso é um grande indicador de expansão e divulgação do xadrez pelo Brasil. A minha curiosidade é que eu acho que fui um dos pioneiros e motivador a criar um blog do blogspot em citar algo sobre xadrez e lanço o desafio de quem criou primeiro. A data de criação do meu blog é de 04/04/06.

Dados do torneio

Local: Clube do Macabi
Data: 13/07/2008
Árbitro: Sérgio Melo
Organizador: Milton Matone
Ritmo: 20 min KO
Rodadas: 6
Participantes: 61

Foi o 1º torneio organizado pela Liga que estava participando e fiquei surpreso pelo fato de ter conseguido o impossível, unir a quantidade e qualidade, é isso mesmo o torneio teve 8 mestres e a participação no total de 61 jogadores conhecidos do circuito paulista.



Revi "velhos amigos" de torneios como o Estácio Limberg, o chapolin, que agora ultrapassou a barreira dos 2300 de rating Fide, ou seja, pode solicitar o título de mestre Fide. Ainda encontrei amigos do Sírio, Diadema, CXSP, GXBG e outros.


A minha atuação no torneio foi mediana com 3/6, mas se não fosse o Torsani que estava com o rating "oculto" de 1797, pois ele tem força de 2000 para lá, eu seria o melhor rating abaixo de 1800 do torneio e ganharia o prêmio "melhor capivara" cedido gentilmente pela lenda MI Helder Câmara que prestigiou o evento cedendo 2 prêmios.
Classificação Geral - Site Liga de Xadrez