terça-feira, 2 de junho de 2009

II Aberto clube Armênio “Tigran Petrosian”


Olá amigos, o blog ganhou em seus arquivos mais um grande evento do circuito paulista de xadrez, o tradicional torneio “Tigran Petrosian” promovido pelo clube Armênio.

Digo que ganhou, pois é a 1º vez que participo do evento que já ocorre desde 2007, onde teve a sua 1º edição (
fotos e classificação).

Quem é Trigan Petrosian?


Tigran Vartanovich Petrosian nasceu em 1929, em Tbilisi na República da Geórgia. Aprendeu as complexidades do jogo posicional estudando os livros de Nimzovich. Como resultado, tornou-se o maior mestre da profilaxia que o mundo já viu.

Petrosian foi o único jogador a ganhar um jogo a Bobby Fischer durante os últimos jogos do torneio de candidatos de 1971, acabando com a sequência impressionante de Fischer de dezenove vitórias consecutivas

Fonte: Wipedia e CEX

Novidade no blog

A partir de hoje teremos um canal no YouTube com os alguns vídeos dos bastidores do circuito paulista. Se uma imagem (fotos) fala mil palavras, imagina um vídeo?

Canal:
http://www.youtube.com/Reimogli

Dados do torneio

AI Marius Riemsdijk explicando as regras e detalhes do torneio

Local: Clube Armênio (Av. Prof. Ascendino Reis, 1450 - Vila Clementino)
Data: 31/05/09
Hora: 10h
Ritmo: 20min
Rodadas: 7
Participantes: 90
Árbitro: AI Marius Riemsdijk
Folder:
Blog do Krikor

O torneio

Visão da 1º rodada

Contando com nada mais que 90 jogadores do circuito paulista e entre eles temos a incrível participação de 2 GM´s, 8 MI´s, 2 MF´s e 3 WMF´s, ao todo 15 jogadores que possuem títulos de mestres.

Na 1º rodada, enfrentei o Sênior Rubens Basso (3,5/51º). Como já nos enfrentamos no Borba Gato e sabia da dificuldade do amigo nos táticos da vida, aproveitei a vantagem das brancas e iniciei um ataque feroz na ala do rei, acabei ganhando uma peça limpa e assim vencendo a partida.


Destaque para os sub14, Abdalilha e Awoki que após vencerem na 1º rodada, pularam para o 1º escalão na 2º rodada enfrentando mestres como Pelikian e Aranha respectivamente.

Na 2º rodada, também enfrentei um forte jogador, Rodrigo Terao (5,5/5º). Embora não sendo mestre, Terao tem se destacado nos últimos torneios abertos da FPX, sempre beliscando a premiação. Com os seus 2208 de rating Fide, acabei sentindo na partida que joguei e perdi um pouco depois da abertura.

Destaque para partida entre o atual campeão e GM André Diamant contra o ex-campeão Herbert de Carvalho, onde a partida praticamente empatada, tendo o resultado disputado no tempo.

Na 3º rodada, enfrentei o Roberto Poladian (2/77º). Pelo nome deve ser de origem armeniana, apesar do semblante de jogador frio e calculista, acabei vencendo facilmente com ameaça de mate 2 logo no meio de jogo.


Destaque para o combate da nova e velha geração de mestres (Fier, Diamant e Krikor VS Cristobal, Hermans e Pelikian), onde houve equilíbrio nas forças, pois o “match” acabou empatando com vitórias de Fier/Hermans e o empate de Krikor com Pelikian. Na 4º rodada, enfrentei o meu carrasco e clássico em torneios, Vinicius Saito (4/30º). Novamente jogamos uma partida meio destorcida, pois a minha única chance é fugir da teoria, já que Saito é “comedor” de livros. Mas não deu certo e acabei levando um xeque perdendo minha torre limpinha.


Enfim consegui que uma alma penada tirasse uma foto minha, já que o herói do blog sou eu (rsr). Até a 5º rodada, estava jogando mediano com 2/4 para este porte de torneio e aspirava os 4,5/7 que era a minha meta. Enfrentei o Elias Moises (4/37º) e ai que a casa caiu como podem ver na imagem acima, estou preste a levar um golpe na abertura perdendo o meu bispo ou peão+torre. Acabei “cedendo” o meu bispo e jogar com peão a mais.


Para o meu desespero, no final do jogo acabei criando uma esperança tentando empatar ou até mesmo ganhar se o amigo Elias colaborasse. Mas num descuido, acabei perdendo aquele peão passado com xeque do cavalo. E ainda assim, arrisquei tentando pegar os peões pretos que impediam a ida dos meus peões a 8º casa da promoção, mas Elias soube jogar com cautela, mesmo ambos apurados com 2min no tempo e venceu a partida. Apesar de tudo, foi a “melhor” partida que joguei e onde me esforcei mais.


Na 6º rodada, enfrentei Luiz Peroni (3,5/50º). Agora era tudo ou nada, para fazer pelo menos uns 4/7 no torneio, onde a minha meta antiga era 4,5/7. Quando vi que ia jogar com o Sênior Peroni, falei comigo mesmo (puts!), pois já sabia que o Peroni era um forte jogador, bastante conhecido pelo seu jogo tático e por freqüentar o famoso Bar da Gruta. E não deu outra, a partida foi totalmente tática da abertura ao final de jogo, onde ficamos com torre e 2 peões para ambos, mas o apuro no tempo de 2min. Embora a partida estivesse teoricamente empatada, tentei força e esperar que Peroni errasse devido ao apuro no tempo (estou com peso na consciência) e mesmo Peroni pedindo empate, estava esperando ele usar a regra dos 2min, onde o jogador pode chamar o arbitro e requerer o empate devido o adversário estar querendo usar a vantagem do tempo. E ai não teve jeito mesmo, acabou empatando a partida.


Na última rodada, enfrentei Felipe Maluf (2,5/70º). Será que estava jogando com o descendente da linhagem do polêmico político Paulo Maluf? Bem se é ou não, ali não iria mudar nada na partida que disputava quem iria ficar abaixo dos 50% da pontuação. Jogando mais tranqüilo e de brancas, como podem ver acima a partida estava bem disputada, mas o Maluf pensava muito e muito, até ficar apurado e tomar uma decisão: Trocar a sua dama pelas minhas 2 torres. E ai logo em seguida, abandonou a partida. É querido leitor, também não entendi, mas xadrez é assim mesmo.

Em resumo


Acabei ficando em 48º/90 com 3,5/7, ficando abaixo da metade dos jogadores. Realmente poderia ter feito um pouco melhor, quem sabe uns 4,5. Mas valeu pela cobertura e por conhecer este ótimo local que é o clube armênio e ainda por prestigiar o convite do também cronista e vice-campeão do torneio, MI Krikor Sevag.

Classificação geral >Hiperchess<

3 comentários:

  1. Esse Torneio me deu vontade de ir jogar. Mas como já tinhamos marcado presença em Barrinha não pude ir e de quebra, tive que cuidar da garotada.

    Reinier, o blog está ficando a cada postagem mais interativo e real... é isso que os bloguistas buscam. Parabéns!

    Cara, me sinto dentro do torneio, é demais!

    Bom, a performance eu num vou comentar não.. kkkkkk

    O problema que pra postar Vc precisa ir aos torneios...

    Hauhauahua, brincadeiras a parte, a nova cessão do Youtube ficou fantástica. Espero que tenha sempre esses momentos para os aficcionados.

    Acompanherei este blog!

    Forte Abraço e Obrigado pela ajuda e desenvolvimento do Blog. O Top Five vai bombando!

    Até breve.

    >>A próxima etapa do Circuito será dia 13 mesmo<<

    ResponderExcluir
  2. Uma dica:
    Como Jogar Bem Xadrez - Leonard Barden
    http://www.megaupload.com/?d=VOGIAKGL

    Jogue como um grande mestre - Kotov
    http://www.megaupload.com/?d=PZSVJC94

    Alexander Kotov - Piense como un Gran Maestro - Madrid 1981
    http://www.megaupload.com/?d=MX16Y3QL

    ResponderExcluir