sábado, 25 de abril de 2009

Torneio Blitz 2º etapa – SBC


Olá, amigos

Há convite do amigo e carrasco, Vínicius Saito (o Saitek), fui “viajar” direto para o 1º torneio blitz que participo em 2009 em São Bernardo dos Campos, interior de SP. Digo viajar, pois realmente tive que fazer um percurso fora do comum das rotinhas do blog, mas como a idéia é mostrar aos queridos leitores os eventos enxadrísticos paulista, vale à pena conferir a jornada.

Fato interessante



O torneio funciona como Gran-Prix, onde a cada etapa o jogador soma pontos até o final do ano, sendo que os 10 melhores disputam um formato de copa do mundo de futebol com quartas de final, semifinal e final.

E mais uma peculiaridade do evento, além de somar pontos a cada etapa, o jogador tem como chegar ao status de GM (Grande Mestre) e a MI (Mestre internacional) de blitz de SBC. Como o SBC tem rating interno, o jogador tem que fazer 3 normas de MI vencendo os jogadores que já possuem o título e fazer uma boa pontuação no torneio.

Além de tudo isso, o evento tem outra curiosidade, o software de emparceiramento e organização do torneio não é o swiss perfect, como na maioria dos torneios a fora usam, na verdade é um programa baseado na linguagem do Excel (se não estou enganado, foi feito pelo irmão do famoso Giuseppe Caporalle diretamente da Itália).

Retrospectiva

Como todos sabem, há sempre uma pequena retrospectiva dos eventos correlacionados com o titulo da crônica citada, no caso o tema “interior de SP”.

2006

- Poá, 57º Aniversário da Estância de Poá, 3/6 e 14º/30º.
- Jundiaí, V Circuito Regional de Xadrez, 1,5/5 e 29º/34º.

2008

- Diadema, Jogos da primavera Diadema 2008, 3/5 e 9º/25º.


A jornada

Saindo da 14 Bis (Bela Vista) da capital São Paulo, indo ao metrô consolação com destino ao último ponto da linha verde, Alto do Ipiranga.



Ao chegar ao ponto Alto do Ipiranga, peguei uma baldeação (troca de transporte) no ônibus gratuito que me levaria a ponte da O.R.C.A para ir pegar o trem Tamanduateí sentido a estação Santo André, onde me encontraria com o Amigo Saitek que trabalha lá perto e ainda sim a viagem continuou, pois pegamos mais um ônibus com destino final a estação São Bernardo dos Campos.

Dados do torneio

Local: Liga de xadrez de SBC (sede em SBC)
Data: 14/04/09
Horário: 20:00
Ritmo: 5min
Rodadas: 9
Árbitro: Eduardo Gerbelli
Participantes: 23

O torneio


Citarei algumas rodadas do torneio, pois não me lembro muito (já que faz mais de uma semana), além disso, foram 9 rodadas que a classificação final não mostra o quadro geral dos jogadores.


Na 1º rodada, enfrentei o MI Cassius Alexandre (2484). A partida seria dura já que tivemos alguns confrontos no decorrer dos torneios paulistas como no 77 anos CDR São José (21min) e no interclubes 2007 (pensado), onde venci no 1º e perdi 2º retrospectivamente. Agora no ritmo relâmpago seria o tie-break do nosso match e pela minha felicidade venci a partida. Começava ali o “torneio dos tie-breks”.


Na 2º rodada, enfrentei outro clássico em torneios, o também MI Giuseppe Caporale (2398). Mas fuçando no nosso amigo Google para buscar uma foto de italiano e olha que eu achei no site da globo (
clique aqui), não irei falar nada respeito, podem ficar a vontade para comentar. No placar do nosso match está em 2 a 0 para mim, sendo 1 vitória em Poá e outra recentemente no clube Monte Líbano e desta vez, acabei aumentando o placar com outra vitória no blitz e mais uma vez vencendo um MI de SBC.


Em alguma rodada no passado, enfrentei agora a remessa de GM´s de SBC, começando com o meu carrasco em torneios (acho que 5,5 a 05,), GM Vinicius Saito (2635). E não teve jeito mesmo, levei outra pancada e logo na abertura, pois fui aplicar um tático para ganhar 1 peão e acabei levando um intermediário e perdi o meu pobre cavalinho e daí pro final foi fácil me vencer que nem tirar sorvete de criancinha.

Em mais uma rodada esquecida (somente o nº é claro), enfrentei mais um GM, talvez o mais rápido de SBC, segundo o Saitek, GM Ricardo Paolucci. No torneio de feriado da páscoa, consegui o feito inédito de ter ganhado dele (acho que foi o jogador mais forte que venci em torneio oficial), mas já apanhei feio no torneio do xadrez de rua que ocorreu em meados de fevereiro. Enfim mais um tie-break que se decidia no blitz, jogamos uma partida sem golpes táticos sendo posicional da abertura ao fim. Eu tentei usar a estratégia de “enrolar” no tempo o jogador mais rápido do SBC, parecia um plano errôneo, mas ao final do jogo por incrível que pareça derrubei a seta do nosso amigo que pensou que tinha mais tempo, realmente o relógio estava com a seta um pouco adiantada, mas enfim a sorte existe também no xadrez.

Agora mais um GM SBC e quase MF (Mestre Fide) de verdade, enfrentava o GM Eduardo Gerbelli (2731). O nosso amigo Gerbelli além de estar participando do torneio, também era o árbitro e organizador do evento (me lembrava os meus grandes amigos Rodolpho Fares, Christian Avgustopoullos e o Rafae Favarin de Guairá). A partida foi boa e bem posicional, claro que fiquei inferior na abertura, mas no meio de jogo consegui equilibrar e no final com tempo 2min e ele com 30segs, achava que estava ganho a partida, mas acabei cometendo um erro posicional e deixei Gerbelli aplicar um perpetua e assim acabamos empatando, o que é uma vitoria para mim.

Na rodada X, enfrentei o clássico de jogador de Diadema, GM Albano Agostinho (2473). Após 4 confrontos em torneio a fora, estou com 2,5 a 1,5 no placar com nosso amigo (que alega que esqueci 1 derrota numa das etapas do SESC Interlagos, ainda estou esperando a classificação Albano). Até poderia ser mais um tie-break que seria decidido no relâmpago, a partida foi dura e foi uma das poucas partidas no torneio que fiquei inferior da abertura ao final de jogo. Mas ai eu tive que apelar para o “enrola chess” muito usado no Centro Cultural Vergueiro e quem me ajudou muito foi o pequeno pônei que aplicou xeque de tudo que é jeito e tomou os “peãozitos” do Albano que segurava a ida triunfal dos meus peões a 8º casa da promoção. Enfim, mais uma vitória e o placar aumentou para 3,5 a 1,5 para o herói do blog.

Em resumo
Fiz 7,5/9, fiquei em 2º lugar do torneio e ainda fiz norma de GM, formando o rating SBC de 2294. Gostei muito do local que é um clube de xadrez de primeira e, além disso, o pessoal é muita gente boa (exceto o saito que sempre me enrola). Brincadeiras a parte, abaixo tem o brilhante relatório do torneio e da classificação geral do gran-prix feita pelo o Eduardo Gerbelli.

Classificação da 2º etapa >clique aqui<

Classificação parcial SBC >clique aqui<

segunda-feira, 20 de abril de 2009

47º Torneio Memorial JG – GXBG


Olá, amigos

Novamente participo do tradicional torneio filantrópico organizado pelo GXBG que ocorre todo o mês, exceto janeiro e dezembro. Agora tem um item competitivo novo que é a classificação para a etapa final em vez de ser somente para os campeões das etapas, agora será no formato de GRAN-PRIX (estilo F1). Não pude participar da 1º etapa do JG (Júlio Guerra), mas na 2º etapa somei 15 pontos (fiquei em 3º lugar) subtraindo 2(1º e 2º colocados) -17 (nº participante). Então deixando os cálculos pra trás, participei neste domingo de grandes emoções (ocorria paralelamente à semifinal do paulistano, Corinthians e São Paulo) do 47º etapa do Memorial Júlio Guerra.

Novidade no blog

Como podem ver abaixo do espaço do vídeo, coloquei um espaço chamado "Conquistas Moglianas", como o próprio nome diz, mostra algumas pequenas conquistas em medalhas, troféus e outras premiações que fui conseguindo ao longo deste quase 10 anos de xadrez. E sempre será atualizado quando houver alguma premiação.

Dados do torneio

Local: Casa Amarela (S. Amaro)
Data: 19/04/09
Horário: 14:00
Rodadas: 6
Ritmo: 16min
Participantes: 59 jogadores
Organização e Árbitrtagem: GXBG - Sérgio Melo

O torneio


Acabei chegando atrasado (como sempre) e entrei direto na 2º rodada, enfrentando a pequena Agatha Hurba Nunes (19º/1649). Todo mundo conhece a família “Nunes” e sabem como são atuantes nos eventos organizados pelo GXBG. Tenho até um clássico com o irmão de Agatha, Allan Nunes (2 empates se não me engano) e com o pai, Adilson Nunes, estou superior com 1/1. Então vamos à partida, logo na abertura a pequena Agatha e o seu fiel companheiro, a Tartaruga (parece uma cabeça de cavalinho, não?) sofreram um tático e depois de alguns lances, ameaça de mate 2. Começava ali o torneio “meninas superpoderosas”.


Na 3º rodada, enfrentei Álvaro Mendes (57º/1785). Logo na abertura, já inventei como podem ver na foto acima e o jogador acabou ficando um pouco “acanhado”. Mas seguro a posição de ataque das pretas até o meio de jogo, quando levou um tático trocando dama por cavalo e torre. Mesmo assim ficou difícil de arrematar a partida, onde tive que ganhar no tempo, embora numa troca final fosse ficar com 2 peões passados.


Na 4º rodada, enfrentei o cara que empatou com o GM Mequinho em simultânea, Renan Souza (1825/12º). Já tinha jogado com o amigo e perdi. Desta vez jogando com mais cautela e com mais experiência de jogo, jogamos uma partida muito acirrada na abertura, mas Renan conseguiu ganhar um peão. Mesmo assim, houve seqüelas na tomada do peão que foi ter deixado o seu peão isolado e a partida pulou do posicional para tático (tudo o que eu queria). Logo no meio de jogo, Renan levou uma seqüência de táticos e acabou abandonando a partida.


Na 5º rodada na mesa 3, enfrentei a Tiffany Motomatsu (2º 1808). Essa era rodada decisiva e quem perdesse ia ficar de fora do pódio. Analisando outros jogadores que estavam nas 3 mesas: Paulo César (1º/1899), Antônio Vallejos (18º/1979) e Joaquim de Deus (3º/2077) achava que tive sorte no emparceiramento e que iria disputar tranquilamente na ultima rodada o torneio. Logo na abertura, sacrifiquei 2 peões ter iniciativa no ataque das pretas, até tive um pequeno ataque de torre na ala do roque pequeno das brancas, mas a Tiffany jogou duro e forçou todas as trocas possíveis. No final, aqueles peões que sacrifiquei logo na abertura me fizeram falta e como fizeram, estava completamente perdido, tentei até aplicar um “carrapato”, mas não obtive êxito e a pequena Tiffany venceu com merecimento.


Na ultima rodada, enfrentei novamente um naipe feminino (por isso o nome, torneio “meninas super poderosas”), Érica Asato (17º/1793). Já traumatizado de meninas e ainda de origem japonesa, joguei uma partida totalmente posicional (e olha que eu tava de brancas) até ficando apurado no tempo. Levei bastante ataque e até sacrifico pela jogadora nipônica, mas acabei trocando tudo e vencendo com uma peça a mais e no tempo.

Em resumo




Fiz 4,5/6 ficando em 6º colocado de 59 participantes e ganhando 6 pontos no rating. Somando agora mais 53 pontos e ficando no total após 3 etapas no JG, 68 pontos.

Destaques


1. Para o PC, que venceu invicto o torneio (embora desse algumas enroladas no pessoal). O detalhe com podem ver nas fotos acima, que todas as meninas que enfrentei ganharam alguma medalha ou trófeu.


2. Para as meninas que estava com tudo no torneio, sendo o 2º colocado preenchido pelo naipe feminino e no total de 59 participantes, 14 eram meninas.



Classificação e fotos - Site Borba Gato >Clique aqui<

segunda-feira, 13 de abril de 2009

IV Torneio Aberto de Páscoa – GXBG


Olá amigos,

Peço desculpas por não atualizar o blog desde o torneio do monte Líbano (21/03), mas no último final de semana fui acometido novamente pela virose “dengripe”, que ataca a maioria dos paulistas devido à rápida virada de tempo e logo não puder participar do torneio em Mogi das cruzes, Sírio ou o aberto de Botucatu. Mas também encarei como um pequeno descanso, já que desde 31/01 até então, estava participando pontualmente em vários torneios diferentes em locais distintos.

* Dengripe = Fusão de gripe com dengue, na verdade é uma baita de uma virose que tem os efeitos parecidos com o da dengue.


Esclarecimento a parte, volto neste sábado (11/04) de páscoa a participar dos circuitos de feriados promovido pela galeria de xadrez Borba Gato, IV torneio Aberto de Páscoa.

Dados do torneio

Local: Galeria Borba Gato
Data: 11/04/09
Horário: 14h30min
Ritmo: 20min
Rodadas: 6
Árbitro e organizador: Sérgio Melo

O Torneio


Na 1º rodada, enfrentei o meu amigo Jefferson Corrêa (1738). O Jefferson foi muito gentil, pois como chegamos atrasado para 1º rodada, teríamos que jogar um contra o outro ou entrar com 0,5 na 2º rodada, mesmo sabendo que teria poucas chances em me vencer, topou em jogar comigo e num descuido na abertura, acabou levando outro tático na cabeça. Digo que teria poucas chances, por que como citei na ultima crônica, ele ainda é iniciante na modalidade, mas já mostra claras evidências que será um bom jogador, já que gosta que nem eu de “pancadaria” no tabuleiro.


Na 2º rodada, pulando da última para a 2º mesa do torneio e entrando na “sala da justiça”, onde só os melhores acabam jogando por lá nas 4 primeiras mesas, enfrento pela 1º vez em torneio no Borba Gato, um mestre internacional, no caso acima, o presidente da liga de xadrez e leitor assumido do blog Moglichess, Mauro Guimarães de Souza (2335). É claro que só empurrei as peças no jogo, ainda bem que o Mestre não “esmaga” suas vítimas rapidamente, deixando-as “brincar” um pouco antes de perder a partida por completo.


Na 3º rodada, enfrentei o Vagner Chaves (1795). Acabei saindo da sala da justiça e indo para a mesa 9, mas começara ali o torneio das “revanches”, pois o Chaves havia me enrolado no último torneio (Monte Líbano) e quase que acabou com o meu torneio. Desta vez, tomei mais cuidado e jogamos uma partida tranqüila até o meio de jogo quando numa séria de troca-troca (opa, de peças) e o pobre chaves acabou perdendo uma peça limpinha e não pode segurar mais a posição, logo obtive a minha revanche.

Na 4º rodada, novamente na mesa 9, enfrentara o Renato Santana (1806). Até então não havia enfrentado o jogador, mas joguei a minha sempre karo-kan e num descuido do amigo, acabou levando 2 táticos seguidos, perdendo uma torre limpinha e não teve chance.


Na 5º rodada, voltando à sala da justiça direto para mesa 3, enfrentava o forte jogador do ABC, Ricardo Paolucci (2041). Ali poderia ter a minha revanche da “pancada” que levei no
Xadrez de Rua 2009. A partida era decisiva para poder sonhar em ganhar alguma coisa no torneio, iniciou a partida e já fiquei mal com peão isolado numa seqüência de trocas na abertura, mas ainda tinha o par de bispos e talvez pudesse igualar mais tarde. No meio de jogo, acabei juntando o peão isolado e numa certa posição, acho que estava empatado, mas era uma partida perigosa sujeita a táticos. E ai, em que surgi o meu salvador, Marcos William. Digo salvador, por que Marcos começou a discutir com o Antônio Vallejos (Mau) e nessa discussão o Paolucci acabou desconcentrando-se e no lance seguinte acabou me ajudando num tático que estava preparando para ganhar uma qualidade. Mesmo assim a partida foi dura até o final com ambos apurados e todos em volta assistindo, acredito que era a ultima partida do torneio. Mas como eu estava superior tanto em material como no tempo (1min) e Paolucci com apenas 10segs, acabou levando mais um tático e perdendo mais uma peça, assim entregando a partida enfim.


Na ultima e decisiva rodada, enfrentei o pequeno Daniel Awoki. Awoki tinha ganhado na penúltima rodada do forte jogador do Borba Gato, João Batista. Eu tinha medo até então do garotinho, pois tinha o semblante de jogador frio e calculista. Na abertura fiquei mal e fui obrigado a ceder à qualidade, mesmo assim continuei mal na posição. No meio de jogo, acabei melhorando e ganhei um peão. No final de jogo, ambos com 3 peões e dama, mas uma torre para o Awoki e um cavalo para mim, sendo que a única chance era derrubar a seta (1min) ou dar um xeque-duplo na dama e rei. Num lance brilhante de Awoki, fui obrigado a trocar a dama pela torre, se não levaria mate. Com mais apuro no tempo, acabamos trocando todos os peões e num descuido por causa do tempo, acabei aplicando o ultimo recurso dando um xeque-duplo e assim empatando a partida.


Em resumo


Fiz 4,5/6 e fiquei em 4º lugar, assim levando pela 1º vez um “dinheiro” pra casa (R$ 30,00). Joguei 3 de brancas, sendo 3 vitórias e 3 pretas, sendo 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. E ainda, ganhei 16 pontinhos no rating, chegando agora 1931.

Destaques


1. Para o pequeno Daniel Awoki, que fez também 4,5/6 e ficou em 5º lugar levando também o dinheiro do Ovo da Páscoa.


2. Para o campeão do torneio, MI Mauro de Souza, que venceu todos os jogadores de forma contundente apenas empatando com o MI Leandro Perdomo.


3. “Para os sortudos que foram presenteados com brindes pascoalinos”, da esquerda p/ direita: Gianni Baraldi, Bruno Ramos, Luiz Espinosa e Antônio Vallejos.


Classificação final e fotos > Site Borba Gato >