terça-feira, 28 de julho de 2009

AAS, 6 anos de existência

Olá amigos,

Neste domingo (26/07), ocorreu na dependência do clube CDR São José mais um grande evento das organizações AAS CDR São José Guairá, o II Suinão.

“Abrindo aspas”


É claro que não poderia ficar de fora a menção diante dos fatos que ocorrem neste momento no maior clube de xadrez do Brasil (CXSP), o continental das Américas.


Até queria comentar algo a respeito, pois estou praticamente indo “sapiar” quase todo santo dia e ainda mencionar os “blogueiros” que enfrentam a dura jornada de jogar e escrever sobre suas partidas e comentários nesse longo evento, mas o meu grande amigo e cronista do CX Guairá Rafael Pimentel, sempre ligado no xadrez nacional e internacional, escreveu uma brilhante matéria com tudo que citei acima e muito mais >
Veja<.

Voltando ao torneio


Em busca do “porquinho”, o evento entrou na agenda do AAS como interclubes, regionais e Franco Montoro. Infelizmente a equipe de Guairá não pode prestigiar o evento devido recentemente estarem participando dos jogos regionais.


Apesar do desfalque, o torneio teve a participação de 14 jogadores, 1 a mais do que o ano passado (ver no
I Suinão). Destaque para a presença do presidente do Copichess, André Fernandes e para o recém chegado diretamente da Hungria e 1º AAS citado no chessbase, Leandro Roverso.

Como leram a crônica do I Suinão, o evento tem moldes iguais a uma copa do mundo de futebol sendo dividido por ordem de grupos, onde os 2 primeiros se classificam para a fase eliminatória. Através de sorteio e tendo os “cabeças-chaves” os membros AAS mais antigos presentes no local, os grupos ficaram nessa forma abaixo:


Antes da fase eliminatória, tivemos 3 rodadas de 16min, tendo o Grupo A e C com 2 rodadas. Lembrando que os 2 melhores se classificam para as quartas de finais. Vejam os confrontos dos grupos abaixo:

E após 3 rodadas de 16min e de muita luta tivemos os seguintes classificados:


* No desempate para decidir o 1º e 2º no relâmpago no grupo A, Grego venceu Nikolic.
* No desempate para decidir o 1º e 2º no relâmpago no grupo C, Reinier e Roverso empataram e este resultado prevalece para as pretas.


Como viram os quase todos os “cabeças-chaves” se classificaram para as quartas com exceção de TVP que amargou a última posição no Grupo D. Apesar disso, não houve zebras e os mais preparados jogadores AAS passaram para a fase eliminatória.

Mata-mata

Nesta fase, o torneio fica mais eletrizante e emocionante, pois agora é tudo ou nada. É claro que o organizador e presidente do AAS Grego não deixou os derrotados a toa, pois haveria um torneio a parte entre eles disputando do 5º ao 14º lugar.

É amigos, diferente do ano passado, infelizmente não conseguir obter o mesmo êxito de chegar à grande final e fui eliminado pelo pupilo do MI Perdomo, Robson Somekawa mais conhecido como japinha. Todas as partidas foram dignas de quartas de finais, tendo mais um desempate para decidir quem iria para as semifinais, André e Grego empataram e este resultado prevalece para as pretas.


Grego mais uma vez surpreende e venceu o amigão do peito e jogador em ascendência, Jorge Fakhouri. E a grande surpresa do torneio, sem dúvidas foi o japinha que além de vencer o vice-campeão do ano passado (eu), venceu o atual campeão do evento, o gente boa, Juca Bala.


E na disputa do 3º lugar, já um pouco abatido, Juquinha acabou entregando a rainha e perdeu facilmente para Jorge.

A grande final foi também digna e bem equilibrada, como podem ver no empate no ritmo de 16min. Mas uma vez, o nosso Sr. Presidente tentou a proeza de ganhar mais uma vez no desempate no relâmpago, mas dessa vez pegou alguém a altura e não segurou a pressão dos ataques do japinha.


De ordem crescente (pela altura): Japinha (campeão), Grego (vice) e Jorge em 3º lugar.

Ressurgindo das cinzas

Como citei acima, os eliminados tiveram também a sua disputa mesmo não tendo premiação, mas a honra de poder ficar ainda um pouco melhor na classificação final, agora disponível do 5º ao 14º.


Pude me redimir vencendo o mata a mata do 5º ao 8º, vencendo na final o quase imbatível Leandro Roverso que na fase de grupo havíamos empatado 2 vezes.

E outra TVP também se redimiu vencendo o mata a mata de 9º ao 14º.

A partida


Tentarei assumir mais um compromisso ao amigo leitor do blog, de sempre publicar pelo menos uma partida do torneio, mesmo que este seja de ritmo rápido. Abaixo a minha partida da semifinal do 5º lugar com o Famoso ator do SBT (Vende-se um véu de noiva) Jovane Nikolic.





Em resumo


Fiz 3,5/5 aproveitamento de 70%, com 3 vitórias de brancas, 1 empate e 1 derrota de pretas, perdendo apenas para o grande campeão Japinha. E ainda, como tinha pelo menos 3 membros do Copichess, consegui enfim o rating de 2044 (inicial 2000) e assim estou apto a participar do fechado que ocorrerá nos dias 8 e 9/8.

Relatório Geral, vídeos e fotos.

Pokerchess AAS


E a festa dos 6 anos do AAS não para por ai. Após o torneio, fomos direto para a mansão da pizza comer um baita de um rodízio de carnes (parece estranho, eu sei). E como a noite é uma criança, fomos para a casa do suíno Roverso para jogar o tradicional poker do AAS.


E depois de muito jogo com direito a vários “All in”, como podem ver acima do jogo da direita para esquerda do Roverso VS Grego. Mas novamente, depois de muito jogo e beirando a 00:00, Japinha vence mais uma vez, seguido de grego e Roverso.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Maratona enxadristica: CCV, Sírio, SI e JG


Olá amigos,

Como viram nos últmos post no blog, o herói mogliano estava de férias e são justas devido ao alto índice de participações de eventos enxadristicos deste ano (cerca de 30), mas foi dada a largada ao 2º semestre para os grandes eventos que teremos em breve como o Amador da GXBG, FG do Sesc Itaquera, Interequipes da liga de xadrez e FPX.

Mas antes, voltando aos palcos do circuito paulista, começo os abertos de julho nos seguintes locais: Centro cultural vergueiro, E.C. Sírio, Sesc Interlagos e Julio Guerra da GXBG.

CCV


Apesar de não ter sido um torneio oficial, mas pelo fato de divulgar e tentar virar moda que sempre nas sextas-feira haverá um torneio shuring ou suíço de 5min dependendo da participação do pessoal. E ainda, pela ótima organização do amigo e companheiro de equipe MC (moglichess) Jorge Fakhouri Filho, resolvi abrir um pequeno espaço ao evento.


Ocorreu na sexta-feira (17/07) às 19:00, o torneio shuring com a presença de 8 jogadores entre eles: Sr. Otávio, Vicentão, Fala-Mansa, Xadrez Moleque, Marcelo do vôlei, Nilsão do CDR São José, Jorge Fakhouri e eu.

O torneio foi bem equilibrado, pois 4 jogadores conseguiram alcançar os 10/14 e tiveram que desempatar no match de ida e volta de 3min, onde sem marmelada, Jorge Fakhouri venceu o torneio e eu fiquei em vice. Veja a bem desenhada tabela do organizador abaixo:


* O interessante é que ele ainda conseguir encaixar uma espécie de palavras cruzadas nos quadrados encaixando os nomes dos jogadores.

E.C Sírio


Como citei na última crônica do Sírio que iria comentar uma análise geral somente no final do GranPrix, mas que abri algumas exceções como a 1º e 3º etapa que participei. Agora no 13º TX (torneio de xadrez), abrirei mais uma exceção, pois tivemos uma ilustre presença no torneio do jogador e também cronista (blog pracinha e pessoal), Janderson Cerqueira (foto acima). E ainda, também a presença de mais um membro da equipe MC, Diogo Leite, que mesmo estando meio gripado (não é suína, calma amigos) venceu o torneio perdendo apenas para Décio Ashcar e vencendo o capitão do MC. Classificação abaixo:


SESC Interlagos

Fiz questão de tirar uma foto tomando um cafezinho, pois tivemos que acordar ás 7h no domingão frio de Sampa para poder pegar o metro até o Jabaquara e de lá o bus para o SESC Interlagos. Digo “tivemos”, pois mais uma vez o companheiro de equipe e amigo Jorge Fakhouri esteve presente. Mas infelizmente devido a uma forte gripe, o Diogo Leite não pode ir junto tirar o trono do matador de Interlagos, Vinicius Saito.


O evento sempre tendo a ótima e competente organização do AI Estevão Tavares Neto, contou com pouco mais de 20 jogadores (ainda não saiu à classificação final no site do clube de xadrez) com 5 rodadas e ritmo de 15min. Citei acima “matador de Interlagos”, devido ao apelido dado por Albano Agostinho ao Vinicius Saito por sempre vencer quase invicto as etapas do SESC. E justamente neste domingo, resolveu aparecer outros jogadores fortes do circuito paulista como: Rubens Trindade, Valdinei Fialho, e o amigo do CAP, Armên Prourdian que foi o 3º colocado do brasileiro sub16 de 2009.


Com boa premiação (segundo o Jorge, os troféus valem R$ 40,00) para os 3 primeiros no absoluto, ainda melhor sub16 e melhor >=50 anos. E outra noticia, o Saito amarelou e não esteve presente no evento. Mais uma vez acabei “pipocando” na última rodada, deixando de ficar entre os 3 primeiros, mas pelo menos o amigo Armên venceu o torneio invicto com 4,5/5 e ainda, Jorge pode também ficar entre os 3 primeiros, pois fez 4/5 e estar na disputa com outros 2 jogadores também com a mesma pontuação.

Classificação final >Aqui<

50º Torneio Memorial JG – GXBG



No mesmo domingo, acabando o torneio do SESC Interlagos às 13h30, conseguimos eu e o Jorge pegar uma carona com o Dr. Rubens Trindade (Neurologista) para a Casa Amarela, sendo que ligamos para Sérgio Melo para fazer as nossas inscrições ainda na 1º rodada.

Dados do evento

Local: Casa Amarela (S. Amaro)
Data: 19/07/2009
Hora: 14h
Rodadas: 6
Ritmo: 16min
Participantes: 48
Organização: GXBG
Arbitragem: Sérgio Melo

Nas primeiras rodadas, enfrentei 3 crianças de origem japonesa (acredito eu): Karina Awoki, Tiffany Motomatsu e Daniel Teidi Awoki. Tive facilidade em vencer a irmãzinha (1782/40º) do Teidi que acho deve estar começando na modalidade, mas como é de família de tradição enxadrística como o seu irmão, com certeza irá se desenvolver em pouco tempo.
Mas já para esquentar o torneio, tive da revanche contra a pequena Tiffany (1838/11º). A partida foi à última do torneio com muita emoção e graça ao registro em vídeo do amigo blogueiro Janderson, abaixo o link vídeo da “enrolação”.
Link do vídeo: Veja!

E pulando para a mesa 3, enfrentei o atual campeão do torneio de inverno pensado, Daniel Awoki (1848/10º). Novamente fui espancado na abertura pelo pupilo do MI Matsura, tive que tentar igualar no meio de jogo como sempre e foi quando consegui aplicar um tático ganhando uma qualidade, mas como estava muito pressionado acabei trocando bispo e cavalo pela torre. Assim, novamente a última partida do torneio com público em volta, entra o “enrolachess”. Ambos jogadores com apuro de tempo (1min), fiquei dando xeque até que num descuido o pequeno Teidi cometeu lance irregular, assim recebi 2min e podendo respirar no tempo. Após a penalidade, o Teidi ficou meio desconcentrado e levou um tático fatal perdendo a dama por conseqüência a partida.


Na 4º rodada, invicto com 3/3 pulo direito para a mesa 2 enfrentando o clássico, Adolfo Vallejos (1936/4º). Novamente fiquei pressionado de pretas pelo Vallejos que fica tentando aplicar golpes táticos da abertura ao final do jogo. Logo, resolvi adotar a estratégia de trocar as peças e levar para um final mais posicional. Deu certo, pude respirar mais ainda tava perigosa a posição para ambos com final de dama e bispo, podendo a qualquer hora alguém levar mate. Enfim, ambos com medo acabaram empatando.


Na 5º e penúltima rodada na mesa 1, enfrentei o único jogador com 4/4 e até então desconhecido pelos dados do moglichess, Plínio Márcio (1993/1º). Como podem ver na foto acima, acho que estava dormindo na partida devido ter jogado o torneio do SESC e ter gasto bastante energia nas primeiras rodadas. Perdi no meio de jogo com ameaça de mate forçado, mas acho que mesmo se tivesse bem iria perder para o jogador que venceu o torneio em cima de grandes jogadores como Paulo César e ainda ele era o nº 1 do torneio com o rating de 1993.


Na 6º e última rodada, enfrentei Luan Ribeiro (1822/13º). Mais uma partida difícil para o herói mogliano e de novo foi a última partida bem parecida com o do Daniel Awoki na 3º rodada, pois ficamos apurados e o amigo Luan cometeu um lance irregular, novamente ganhei 2min e em seguida apliquei um xeque duplo ganhando o bispo. Mas mesmo assim era um final complicado e acabei empatando. Como podem ver abaixo a partida, quem tiver uma boa seqüência para vencer favor postar no comentário (lembrando que quem joga são as brancas).


Classificação Final e fotos >GXBG<
Em resumo


Ufa, a maratona de sexta a domingo acaba por aqui, agora vamos ao desempenho do herói mogliano. Bem após 14 partidas de 5min do CCV+5 de 15min no Sírio+5 de 15min do SESC+6 de 16min= 30 partidas, fiz 10+3,5+3+4=20,5 tendo 8 derrotas, 3 empates e 19 vitórias.

Destaque


1. Para o amigo e companheiro de equipe Jorge Fakhouri que teve um ótimo desempenho nessa maratona, vencendo o blitz na sexta, ficando em 4º no Sírio, podendo ficar em 2º, 3º ou 4º no SESC e ficou em 3º invicto na casa amarela.

domingo, 12 de julho de 2009

Xadrez na Web

Olá amigos,

Apesar das férias anunciadas no último post, o blog não pode deixar os leitores na mão e por isso, irei comentar sobre um aspecto em geral e minha enxadrística na web.

Aspecto Mundial

Irei tentar catalogar alguns sites especializados na prática enxadrística de origem inglesa e espanhola.

* Origem: Inglesa.

Pesquisando no Google da vida e opiniões de amigos da área, os melhores sites renomados escolhidos foram: ICC, Playchess e WCL.

ICC: Internet chess clube, é sem dúvida o maior site da prática de xadrez do mundo. Atualmente conta com 200 mil membros e é pago. Além de reunir essa grande nação enxadrista, entre eles existem usuários titulados como mestres de xadrez como MF, MI e GM.

Playchess: Já tem um “paitrocinio” que é do chessbase (pai também do Fritz), logo a formula também é de sucesso tanto em quantidade com qualidade, pois há vários GM´s presentes no site.

WCL: Word chess Live, é o que o site busca fazer de melhor: Jogar xadrez ao vivo. Ótima plataforma com chat, música e ainda além do Windows, funciona muito bem nos sistemas operacionais Mac e Linux.

* Origem: Espanhola.




Nesses sites até posso falar com mais propriedade, já que sou usuário e devidamente cadastrado com rating e tudo.

Ajedrez21: O ajedrez21 atualmente foi comprado pelo ICC, mas teve o seu auge na década de 90, onde era gratuito e com ótima plataforma, se tornou o maior site especializado em jogar xadrez na América latina. Mas há um grande misterioso na sua falência, dizem até que foi invadido por hackers.

Jaquemate: Em 1998, foi criado pela telefônica o site jaquemate para preencher a lacuna de site latino gratuito. Mas diferente do ajedrez21 que era jogado diretamente no browser (navegador), para jogar o jaquemate teria que cadastrar como todos os sites e ainda baixar o programa que é muito fácil de instalar e rápido. A plataforma é bem parecida com o do ICC.

Buho21: Também surgido no final da década de 90, o buho21 acreditou novamente na plataforma do ajedrez21 que é inspirado diretamente no navegador. Um dos diferenciais quanto ao Jaquemate é que diariamente ou em certos horários há a possibilidade de participar de torneio online podendo ganhar medalhas e outros prêmios. Começou como gratuito, mas como sabem tudo que é bom um dia acaba e atualmente você até pode jogar de graça desde os VIPS (pagantes) não estejam preenchendo a vaga.

* Origem: Games.




Agora alguns sites que além de proporcionar a prática do xadrez, com um leque de jogos para diversão de todos como: dama, gamão, cinuca, xudoku e outros.

Flyordie: Agora focando no xadrez, o Flyordie tem como diferencial o rating que foge do padrão, sendo que você pode ter 100 a 600 pontos, estipulando ainda o seu título de jogador. Segundo as más línguas, o site é cheio de “programeiros” (usuários que usam programa de xadrez para vencerem suas partidas) e isso ocorrer com freqüência no ritmo acima de 5min, onde é mais cômodo ao jogador que além de jogar no site tem que manipular o programa em beneficio próprio.

Playok: O playok é o novo nome do site Kurnik de origem polonesa. O site tem ótima plataforma, sendo possível criar salas fechadas ou abertas (ótimo para organizar torneios) com ritmo a partir de 3min.

Yahoogames: O poderoso grupo Yahoo não poderia ficar fora dessa e também tem um ótimo espaço aos adeptos de xadrez. Mas infelizmente é um site com muitos programeiros, se bem que não tem como fugir deste estereotipo.

Aspecto Nacional

É claro que o Brasil não poderia estar de fora desse mercado que a cada vez cresce no mundo e na web. Pesquisando novamente com amigos e Google, os sites abaixo merecem destaques nas seguintes categorias:

* Origem: Brasileira.




IXC: É sem dúvida o melhor lugar para Brasileiros jogarem Xadrez pela internet e teve uma época como o buho21 que foi gratuito por certo tempo. O IXC adquiriu bastante know how e adeptos além de brasileiros como também jogadores de diversos Países como: Uruguai, Japão, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia, Itália, Rússia.

UOL: O site UOL tem um grande leque de ferramentas de noticias, isso todos nós sabemos, mas vocês sabiam que tinha um espaço destacado ao xadrez? É isso mesmo e com a poderosa ferramenta que deixou o UOL bem famoso: O chat ou bate-papo. Baseando em salas, o xadrez no UOL pode estender além da prática de jogar xadrez para uma boa amizade ou quem sabe mais...

* Origem: Caseiro.




CIT e CC: Quando disse acima que pesquisei no Google da vida e pedi opiniões de amigos, estava me referindo ao André Fernandes. Abaixo um texto extraído do texto de um dos membros do Copichess.

“Uma idéia na cabeça e um tabuleiro na mão. Assim nascia o Copichess em 18 de Março de 2002, com a intenção despretensiosa de animar os intervalos de aula do Colégio Paulista.”

André Fernandes que além de atleta, dirigente, cronista e organizador de eventos de xadrez, possui formação sólida na área de informática na parte de desenvolvimento de software, mas os conhecimentos na parte de programação na web e mais o de xadrez fizeram a desevolver o site CIT (Chess internet Tournament) que é um sistema de organização de torneio online e por isso merece o destaque no blog.

Mogli no xadrez online



É mais não só escrevo sobre o xadrez online como participo e abaixo sites que costumo jogar ou que já joguei.

IXC, Ajedrez21 e Kurnik: Faz muito tempo que nem lembro direito os Nicks e rating. Recordo um pouco do ajedrez21 que possuía o nick “golpe do dragão” e rating blitz de 1845. Já no Kurnik tinha o nick reinier e rating por volta de 1600 (cor laranja).

Jaquemate e Buho21: Nestes sites é onde atualmente costumo jogar e na maioria das vezes no ritmo de 3min, quando match com algum amigo 5min e para treinar a rapidez 1min. No buho21 uso o sampachess e no JQ uso moglichess. Abaixo estatística dos jogos:

quarta-feira, 8 de julho de 2009

I Torneio interno relâmpago – CDR São José


Com viram nesse último fim de semana (4 a 5/7) não participei de nenhum evento do circuito paulista, onde em busca de mais um torneio, achei somente em ribeirão preto e é bem longe para o mogli aqui.

Mas como veio a calhar esse pequeno intervalo de torneios, já que venho desde janeiro deste ano participando de eventos como match, simultânea, duplas, equipes, relâmpago, rápido e pensado em diversos clubes tais como: Sírio, Macabi, Monte Líbano, Pinheiros, Hebraica, Paulistano, CDR São José, Borba Gato, Armênia, Xadrez de Rua, Centro Cultural Vergueiro e ainda cidades como São Bernardo dos Campos e Diadema.

Enfim como também coincidiu com as férias do trabalho e o término da pós-graduação, resolvi pular na “rede” e voltar aos tabuleiros somente nos dias 25 e 26/07, onde haverá o II Suinão (fechado a membros do AAS).

Toda regra tem exceção



É amigos, pensando que ia tirar umas boas férias, o meu amigão e dirigente do depto. de xadrez do CDR São José, Christian Avgoustopoulos (Grego) me convidou nesta terça (ontem) para a premiação dos torneios pensados que ocorrem neste ano (fiquei em 3º no 1º pensado) e de praxe haveria um torneio relâmpago de 10min. E ai fui pelo menos pegar a minha medalhinha de 3º lugar, aumentar um pouco mais o “Conquistas Moglianas” e é claro que tentarei alguma coisa no relâmpago também.

Dados do torneio


Local: Clube CDR São José (Ipiranga)
Data: 07/07/09
Hora: 20h30
Ritmo: 10min
Rodadas: 5
Arbitragem: Grego
Organização: CDR São José
Participantes: 12

O torneio

Zé João VS Paulo Lima

Na 1º rodada, enfrentei o Paulo Lima (1970/8º). Com disse o próprio amigo, o forte dele não era relâmpago, logo aproveitei isso e joguei atacando com golpes táticos, onde Paulo teria que pensar um pouco mais do necessário para não sofrer alguma “baixa” do seu material. E ai o tempo ficou apurado do amigo que não pode mais segurar mais a posição e levou um tático quase que fatal.

Fabrício Sartori VS Diogo Lima

Na 2º rodada, enfrentei Diogo Lima (2051/7º). Após enfrentar o tio, agora vem pela frente o sobrinho Diogo que estava meio parado devido à faculdade/trabalho e aos poucos volta para o xadrez (não prisão, por favor). É a partida foi boa e difícil, pois “Dioguito” é um jogador extremamente posicional e também joga rápido podendo atacar com golpes táticos. Mas possui a mesma fraqueza do seu tio, a não adaptação do ritmo rápido e acabou cometendo pequenos erros que comprometeu a partida.

Na 3º rodada, enfrentei o amigo AAS, Fabrício Sartori (2021/9º). Lembrando que Fabrício vinha de bons resultados como o vice do 1º pensado do CDR e o melhor 3º tabuleiro da minha equipe no interclubes com 4/4. Vai soar meio que repetitivo, mas Fabrício também não era adepto do xadrez rápido (todos os jogadores acima são ótimos jogadores pensados) e logo o tempo não perdoa, assim venci mais uma agora com 3/3.


Na 4º e penúltima rodada, o encontro dos líderes invictos com 3/3/, enfrentei também amigo AAS Robson Somekawa vulgo japinha (2027/5º). Este sim era o jogador adaptado para o xadrez rápido, tão adaptado que joga bastante bem o ritmo bullet (1min). Além de jogar rápido, bem tático e ainda por cima estava de brancas, o negócio ficou feio para o herói mogliano. Adotei a seguinte estratégia: Plantinha. O estilo Plantinha era ficar parado, jogando estrategicamente se defendendo dos táticos e aproveitando as deixas na posição para ficar um pouco melhor. E foi indo até o final onde estávamos com tempo apurado (2min) e igualdade de material, a partida seria decidida de quem teria “o nervo de aço”. A estratégia de dominar as melhoras casas na abertura e meio de jogo deu certo, no final conseguir capturar o bispo e assim arrematar de uma vez por toda a dura partida.


Na 5º e última rodada decisiva, enfrentei o meu clássico e maior campeão do CDR São José, Nilson (2166/2º). Clássico não pelos milhares de blitz que jogamos no centro cultural e na própria sede do amigo, mas pelos confrontos em torneios rápidos e pensado. Segunda as minhas contas, possuo 1 vitória (pensado), 1 vitória e derrota no ritmo rápido. E jogando a minha “carokanzinha” de sempre já buscando empatar com o experiente jogador Nilsão que joga tudo fora da teoria e sempre na intuição. Mas com estilo de jogo dele, travando tudo e manobrando com os cavalos nas casas vazias, desta vez não deu certo e eu ajudei a travar de vez a partida, quase que nos deixando em "Zugzwang” e assim empatei a partida.

* Zugzwang: A posição de “zug” surge especialmente no final da partida quando os números das peças diminuem na mesma proporção que as possibilidades de fazer bons lances.

Em resumo

Nilson (2º colocado), Reinier (Campeão) e Bruno (3º colocado).

Não poderia começar melhor o mês de julho, sendo campeão invicto com 4,5/5 do 1º torneio relâmpago do CDR São José e aguardem o II Suinão do AAS previsto para o dia 25 e 26/7.

Destaque

Nilson, Robson, Grego, Bruno e Fabrício.


1. Para os premiados do ano dos torneios pensados CDR São José.

Vídeo novo no Reimogli (Youtube)

Como lembrado do amigão do peito e assíduo leitor do blog moglichess Rafael Pimentel, voltei a filmar os bastidores do xadrez paulista e como destaque vejam no canal Reimogli do Youtube, o final da partida do diretor do depto. de xadrez Grego VS Diogo Lima.