segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FPX 21min CDR São José 80 anos


Olá amigos, é com grande satisfação e prazer que participo novamente da etapa FPX 21min do clube São José no Ipiranga, edição aniversário de 80 anos do clube.

Retromogli – 2006

Em meados de setembro, ainda não membro oficial do AAS, fui convidado pelo presidente do AAS e árbitro do evento, Christian Avgoustopoulos mais conhecido como Grego. Será um teste para ser aprovado para o AAS?

Bom, fiz um bom torneio apesar da 14º posição na classificação geral do total de 38 jogadores. Mas como era o 28º na ordem de rating e entrei como bye ausente fazendo 3/5 e ganhando uma medalhinha de 3º melhor sub21, acho que entrei com um pé direito na 1º etapa FPX que tinha jogado e ainda para a aprovação do AAS, que é claro que todos sabem que hoje participo arduamente dos eventos com a agremiação. (veja crônica completa)

Dados estatísticos



Como viram na crônica, tivemos a vitoria do então MF Tsuboi seguido do MF Haro. Bom, como podem ver acima esta edição de 2009 foi bem mais forte que a edição de 2006 com 4 Mestres internacionais (Mauro, Tsuboi, Perdomo e Segal), 1 Mestre Fide (Haro) e 1 candidato a mestre (Terao que joga que nem MI no rápido FPX). Detalhe que segundo dados estatísticos, esta é umas das cinco etapas FPX 21min mais forte deste ano.

Dados do evento

Local: CDR São José - Ipiranga
Data: 29/08/09
Hora: 14h
Ritmo: 21min
Rating: FPX
Rodada: 6
Participantes: 47
Organização: CDR São José e Grego
Arbitragem: AN Cassius Alexandre

Fato curioso

Desde a união da força suína atacando todos os torneios desde o torneio do dia 31/01 de duplas na GXBG, tivemos as seguintes conquistas de medalhas e troféus:

- II Interbairros SP – Armen e Jorge – 8º lugar
- III Match AAS VS E.C Sírio – Vencemos o match de 3 a 2.
- Interclubes 2009 – Campeão da categoria C e 3º lugar na B.
- Regionais 2009 – Campeões masculinos e femininos da 2º divisão.
- I Torneio interno relâmpago – CDR São José – Reinier Freitas, campeão.
- AAS, 6 anos de existência – Japinha, campeão.
- 51º Torneio Memorial JG – Reinier campeão grupo A, Grego B e Roverso C.
- Aberto Wilson Maciel – Melhor sub20, Jorge / 3º lugar: Bob e 1º lugar Catozzo.

Ufa, são tantas conquistas e emoções neste ano glorioso para a agremiação e acho que não para por ai!

P.s: Se esqueci algum evento onde teve 4 membros do AAS e que alguém teve algum destaque, favor postar comentário.

O torneio

Novamente o AAS estava em peso com Japinha, Juca, Grego, Roverso, Armen, Diogo, Eu e Jorge no torneio.

Bom, na 1º rodada tivemos azar ou sorte se for pensar que não é todo dia que podemos jogar com um mestre de xadrez, digo tivemos, pois além de mim, Diogo e Roverso tiveram suas “pedreiras” pela frente como MI Tsuboi e MF Haro. Como podem ver na foto, enfrentei o nº 1 do torneio (2498), o MI Mauro de Souza. Já conheço o amigo dos torneios que participo na GXBG e, além disso, ele é fã declarado do blog moglichess. Mas apesar disso, não perdoou o pobre herói mogliano e meteu a “chibata” logo na abertura. Ao meu lado na mesa 2, Diogão chegou pelo menos no meio de jogo, mas também não suportou a pressão do mestre Tsuboi (dizem no corredor, que ele fez 5 normas de MI!).

Fotógrafo oficial do torneio
Mas o AAS não se rende tão fácil e conseguiu tirar pelo menos 0,5 pontos da equipe de mestre e quem conseguiu essa proeza foi o GM (grande músico) Leandro Roverso contra o MF Haro.

Na 2º rodada, tivemos mais conquistas do AAS como o empate do jovem promissor e membro da minha equipe MC, Armen Proudian diante do forte jogador Rodrigo Terao (n.4º do torneio). Além disso, nesta rodada, tivemos o empate de outro membro do AAS, o atual campeão do AAS (torneio fechado a membros do AAS), Japinha que empatou com o MI Segal. E mais, Juca Bala arrancou um empate com o grande Saito (2236).

Como sempre, a zebra rondou o torneio. Veja alguns acontecimentos que vi na 3º rodada:

- MI Edson Tsuboi (2476) 0 a 1 Felipe Gimenes Rodrigues (2236)

Agora alguns empates fora do comum:

- MI Mauro Guimarães (2498) e Joaquim de Deus (2283)
- Cristiano G. Souza (2241) e o AAS Juca (2038).

É o AAS tá dando dor de cabeça ao pessoal de 2200 de rating pra cima, a cada rodada temos destaques dos nossos membros, será que chega a minha vez de destacar? Até agora ganhei só de jogador com rating abaixo do meu e após a 3º rodada, estou com 2/3.

Na 4º rodada, destaque para a grande vitoria do Saito em cima do nº 1 do torneio, o MI Mauro de Souza.

Tive a minha chance de enfrentar alguém do rating acima dos 2200, o jogador Cristiano Souza (2241). Como Juca conseguiu a façanha de empatar com o carinha, também poderia conseguir certo? Não foi bem o que aconteceu, acabei perdendo num final feio de peão sem golpes táticos e grandes emoções.

Ah, tivemos confronto entre AAS como sempre e acabou empatando um perpétuo do Diogo em cima do Japinha.



Na 5º e penúltima rodada, mais um AAS brilha e é o nosso presidente do AAS e organizador do evento, Gregão que venceu Felipe Gimenes (2236). E novamente enfrentei o pai do meu companheiro de equipe, Vazken Proudian e acabei ganhando devido a alguns erros de combinação do amigo. Até a 5º rodada, o desempenho dos membros do AAS é:

- Grego com 4/5
- Juca com 3/5
- Reinier com 3/5
- Armen com 2,5/5
- Diogo com 2,5/5
- Japinha com 2,5/5
- Roverso com 2,5/5
- Jorge com 2/5

E somente os 3 primeiros tinham chances de ganhar alguma coisa como ficar entre os 5 melhores (somente o grego), melhor sub 2150 (no meu caso e do grego) e sub21 (no caso do Juca).

Na última e eletrizante rodada, enquanto os mestres se matavam para ficarmos entre os 5 primeiros, nós do AAS lutavam para beliscar alguma coisa. Roverso, Japinha, Armen, Juca e Grego até então conseguiram façanhas como empatar e ganhar de alguém com rating acima dos 2200 estava faltando eu, Diogo e Jorge acertarmos também alguma partida boa.


E para colocar mais lenha na fogueira, a façanha do ano: GREGO VENCE COM DIREITO A MATE 1 EM CIMA DO MF HARO. Sem dúvidas o nosso organizador, árbitro, dirigente, professor, presidente da agremiação AAS e ainda por cima, grande jogador está de parabéns e o merecido 4º lugar (poderia ficar em 2º, mas ficou na frente de 3 mestres como MI Mauro. MI Segal e MF Haro).



É lógico que o herói mogliano não ia ficar de fora, segui a mesma idéia “Grego venceu na 5º rodada o Felipe Gimenes (2236)”, logo posso também vencer e agora deu CERTO. E diga de passagem que foi com prêmio de beleza com direito 2 sacrifícios mais mate 1.

Prêmios e ganhos do AAS

Agora vamos ao desempenho dos nossos heróis:

Grego 5/6 – 4º (oncinha no bolso) e +18 = 2109
Reinier 4/6 – 12º (CD Escandinava) e +24 = 2061
Armen 3,5/6 – 17º e +6 = 2060
Japinha 3,5/6 – 18º e +22= 2012
Diogo 3,5/6 – 19º e +12= 2049
Roverso 3,5/6 – 20º e +30=2055
Juca – 3/6 – 24º e +4 = 2042
Jorge – 2/6 – 35º e -12=2012

* Jorjão deve ter gastado toda sua energia no sábado passado no sírio, onde foi o melhor sub20 e melhor AAS com 4/6, empatando com Saito e Paolucci.

Premiação e classificação geral



Classificação final > aqui

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aberto Wilson Maciel - Sírio


Olá amigos, tenho a honrar de organizar e arbitrar a convite dos jogadores internos do E.C. Sírio e do diretor do depto. Rodolpho Fares o torneio aberto de xadrez em homenagem a Wilson Maciel.

Quem é Wilson Maciel?


Esta pergunta até pode soar algo indelicado da minha parte, mas é de caráter informativo aos demais leitores de todo Brasil (cerca de 70 cidades já passaram por aqui).

Bom, é um pouco difícil falar, pois estou praticamente há 3 anos e meio na capital paulista. O que posso falar nestes 3 anos que participo dos torneios do Sírio é que Maciel é um dos mais carismático e gentil jogador de xadrez que eu conheço. Ainda, é o militante que todo clube queria ter, pois há 10 anos participa frequentemente das atividades internas e externas vestindo a camisa do clube Além disso, é um grande jogador de xadrez como pai de família.

Agradecimentos


Queria antes de iniciarmos a jornada de narrar os acontecimentos marcantes no aberto Wilson Maciel, deixo os meus pré-agradecimentos a Sérgio Melo que mesmo tendo outro torneio simultâneo na sua galeria de xadrez fez a divulgação no seu nobre site e AI Estevão que colaborou com a divulgação através de e-mails cadastrados no SESC e ainda, o mais novo membro da equipe Moglichess, o Webmaster André Fernandes que ajudou na montagem do folder para ser divulgado na web e na publicação da classificação final.

E o mais importante foi o belíssimo espaço com mesas e cadeiras, com direito a água e café sem custo adicional que foi cedido graças ao grande jogador e diretor do depto. Rodolpho Fares Jr.

Dados do evento
Local: Esporte Clube Sírio
Data: 22.08.09
Hora: 15h
Ritmo: 20min
Rodada: 6 Participantes: 35
Organização e Arbitragem: Reinier Freitas

O Torneio


Bom, como viram apesar de termos 4 eventos simultâneos como o tradicional Amador da liga de xadrez, o interno do paulistano, a simultânea do GM Vescovi no SESC São Caetano e a etapa 21min da FPX do Alphaville (premiação em dinheiro) e tivemos a incrível presença de 35 jogadores e não só isso, 7 jogadores tinham rating FPX Rápido superior aos 2100, ou seja, tanto em quantidade como em qualidade, o evento foi um sucesso.


Embora não tendo premiação em dinheiro, tivemos belíssimos troféus e medalhas personalizadas com inscrição cedidas pelo E.C. Sírio. No folder, até então estava distribuído 1º a 3º troféus e medalhas do 4º ao 10º. Mas analisando os jogadores presentes e conversando com a diretoria (jogadores e diretor de xadrez sírio) resolvermos premiar as seguintes categorias: Melhor sub14, Melhor feminino, Melhor sub 20, Melhor Sênior, Melhor Sírio, 4º e 5º melhor jogador.


Mais acho que faltou ainda uma categoria: Melhor visitante. Olha, vai ter paciência assim na china para esperar os filhos e irmão durante o torneio todo desde as 15h até 20h. Parabéns e grato pela compreensão.


Prestigiaram o torneio os amigos e companheiros da maior agremiação de enxadristas de SP: AAS, eles: Grego, Roverso e Juca Bala.

As rodadas


Iniciando às 15h (em ponto), tivemos a 1º rodada. O bom de estar somente organizando é que temos tempo suficiente para tirar fotos e observar algumas zebras ou capivaradas. Mas acho que não houve nenhum resultado do tipo “Ohhh”. Destaque para umas das últimas partidas da 1º rodada, entre André Fernandes e Vinicius Catozzo, que estava de “férias” do xadrez e venceu a partida num rápido lance tático ganhando a torre do webmaster. Esta rodada não teve nenhum empate!


Na 2º rodada, a coisa já começou ficar feia, pois tivemos 3 empates e destaque para o amigo e companheiro de equipe, Jorge Fakhouri que empatou com o nº5 do torneio, Ricardo Paolucci. Sem zebras por enquanto, prevalecendo à lógica da força dos jogadores.

Na 3º rodada, já teve mais emoções como pode ver no vídeo acima do confronto dos Vinicius (Catozzo sempre diz: “Vinicius VS Vinicius só podem dar 2 resultados, vitoria e empate”) e ainda da incrível “enrolada” que Bezerra fez no Lacerda, Prêmio de beleza. Veja abaixo.



Outra grande emoção foi à partida da 4º rodada entre Bezerra e Tads (Tiago Augusto dos Santos) com direito a setas caídas, ou melhor, relógio marcando 00:00 e mais um empate emocionante.


Na penúltima e 5º rodada, tínhamos 3 jogadores com 3,5/4 e são eles: Paolucci, Tads e Catozzo. Agora se confrontando na mesa 1 e 2, quem vencer fica mais perto de ser campeão do torneio. Paolucci vence Saito no apuro com 30segs, sendo que Saito tinha uns 2min, mas acabou levando mate 3 forçado. E catozzo sempre tranqüilo conduziu sua vantagem no meio de jogo e venceu no final também apurado como sempre.


Na ultima e 6º rodada, não teve emoção! Pelo menos na partida entre os possíveis campeões do torneio Catozzo e Paolucci que preferiram deixar para os milésimos decidir quem seria o campeão, mas Marcos Bob que havia perdido para o Bezerra na 2º rodada teve uma recuperação incrível e chegou também à mesma pontuação de 5/6, vencendo Pedro Paulo na ultima rodada.

Premiados

Com ajuda do arbitro oficial da CBX, Diretor do depto. de xadrez do CDR São José, Presidente do AAS e amigo, Grego, conseguimos separar os campeões por categorias e são eles:

Melhor sub14 – Eduardo Enrico 3/6


Melhor sub20 – Jorge Fakhouri Filho 4/6 (Melhor milésimo mediano do torneio, com 16,5)

Melhor Feminino – Stephanie Jorge 3/6


Melhor Sênior – Fernando Bueno 3/6


Melhor Jogador Sírio – Wilson Maciel 3/6


4º lugar – Tiago Augusto dos Santos e 5º lugar – Luis Carlos Rodrigues 4,5/6


3º lugar – Marcos Jorge Bob 5/6


2º lugar – Ricardo Paolucci 5/6


O grande campeão (ahh, o campeão voltou, o campeão voltoooou - Coro do SP)


Classificação final >
aqui<
Fotos gerais>veja<

terça-feira, 18 de agosto de 2009

51º Torneio Memorial JG – GXBG


Olá amigos, como prometido na crônica anterior, mais um evento tradicional e mensal que o herói mogliano participa na GXBG, o Memorial Júlio Guerra.

A briga está acirrada para ficar entre os 8 melhores na classificação geral do granprix que terá a grande final dos grupos A, B e C. O candidato que almeja chegar entre os finalistas não pode deixar de participar de nenhuma etapa e fora isso tem que ir bem a todas, ficando entre os 10 primeiros. Por enquanto, ainda estou na 3º classificação do graprinx, mas vamos ver se consigo ainda segurar esta posição nesta etapa.

Dados do evento

Local: Casa Amarela
Data: 16.08.09
Hora: 14h
Ritmo: 16min
Rodada: 6
Participante: 57
Arbitragem: Sérgio Melo

Fatos importantes

Antes de iniciarmos a jornada, quero relatar 2 episódios que podem fazer diferença nos resultados no torneio:


1º Conseguir a proeza de chamar os remanescentes da linhagem real suína, mais conhecida como AAS como: Grego, Roverso, Juca, Bob, Diogo, Jorge e Armen. Os 3 últimos mencionados são da minha equipe MC.


2º A desculpa dos resultados negativos que ocorrerem no andamento do torneio, foi por que a metade da convocação acima, inclusive o tio aqui, jogaram Poker no sábado das 10h até 05h da matina, dormimos até 11h indo direto para o combate na casa amarela.

O torneio

Bom, chega de conversa fiada e vamos ao que interessa: Blood on the board.


Na 1º rodada, enfrentei o pai do Armen (companheiro de equipe), Vazken Proudian (1794). Bom jogando de pretas com a velha caro kan, jogamos uma linha aparentemente tranqüila e tudo encaminhava para um jogo posicional para ser vencido no final de peões, quando do nada: Ca5?!


Bom, parece meio louco mais prefiro sangue a uma partida monótona e ai deu nisso, a sequência após Ca5, não lembro muito, mas foi:

1. DxBb4, DxTc1+
2. BxDc1, TxBc1+
3. Ra2, Ce-c6
4. DxCa5, CxDa5

Daí não lembro mais, mas acabei dando mate de cavalo! Talvez até seja furado a combinação de sacrifício de dama, quem achar pode postar no comentário.


Na 2º rodada, após a bonita vitoria no grande Vazken, enfrento a partida da minha possível revanche do SESC Interlagos, Ricardo Almeida (1814). Bom, o adversário parece ser da velha geração de enxadristas, pois pelo bate papo no carro do Dr. Rubens Trindade, mostrou que conhece historia de xadrez e, além disso, é um bom jogador, onde pude comprovar na partida. Desta vez estava de brancas, jogando uma partida bem posicional e levando para o apuro de tempo, o que eu faço de melhor. Enfim, quando você tem 10segs e o seu adversário tem 2min, os táticos surgem feito uma beleza e não só isso acabou a partida em mate!


Na 3º rodada, assumi a mesa 3, após a derrota do nº3 do torneio, Marcos Willian (1969) para o meu amigo e chefe da agremiação de amigos (AAS), Grego. E como sou o nº4 do torneio (1946) puxei o amigo suíno e ainda de pretas. E ai tive que acionar outra coisa que faço bem alem de enrolar no tempo, é a arte do xadrez falado, ou melhor, negociado (aprendi com o catozzo). Bom, conversa vai e vem, empatamos e fomos tomar um cafezinho. A estratégia era deixar os jogadores da mesa 1 (Marcos Bob AAS) e 2 (Tales) se matarem na 4º rodada e assim conseguirmos aumentar as chances de sermos campeões.


Na 4º rodada, acabou dando certa a estratégia dos tops 1 e 2 se enfrentarem, mas também “marmelaram” e empataram a partida. Bom, agora tinha que vencer o Dr. Rubens (1932) para poder aspirar alguma premiação.

Usei a mesma estratégia como na 2º partida e que como todo mundo sabe, o Trindade gosta, gosta mesmo de pensar e sempre fica apurado. Segundo estatísticas, ele sempre a maioria das partidas mesmo apurado no tempo, ou seja, ele joga muito rápido. Mas o que não falaram para ele é que o tio aqui também joga rápido e dificilmente fica apurado. Acho que foi a última partida da rodada, eu com 1min e trindade com 5segs, mas mesmo assim a partida foi difícil, apesar do peão a mais que eu tinha, mas era muita vantagem de tempo e a partida era delicada, não deu para o Dr.

TETRATABLAS

Na 5º rodada, apenas 4 estavam invictos com 3,5/4 e são eles: Marcos Bob, Tales, Grego e eu. Depois de muito blá blá blá, nós suínos conseguimos com regras e com muito poder de convencimento empatar sem ao menos mover uma peça com os tops do torneio.


Na última e decisiva rodada, não tinha mais como usar a lábia ou enrolar alguém mais no tempo, para ganhar alguma premiação ou até mesmo ser campeão do torneio teria que ser suado e sangrento. Grego na mesa 4 foi o primeiro a chegar aos 5/6 e esperava possíveis AAS também com a mesma pontuação como Bob, Diogo, Armen, Roverso e Eu. Tivemos algumas baixas nesta rodada sangrenta do AAS como: Jorge, Diogo e Armen. Mas pelo menos mais um AAS chega aos 5/6 e agora faltava o confronto suíno, Reinier VS Roverso. Antes dessa rodada, já havíamos tido confronto entre amigos AAS como:

- Bob e Juca: 1 a 0.
- Diogo e Roverso: Empate
- Grego e Reinier: Empate
- Bob e Reinier: Empate
- Bob e Armen: 1 a 0.

Tudo marmelada sim Srs., exceto na 1º e última rodada que não teve jeito, jorrando sangue dos amiguinhos Juquinha e Armen. Mais neste ultimo confronto AAS, não teve jeito, pois empatando ou perdendo para mim não ia mudar nada, pois concorria somente no grupo A, enquanto Roversão poderia ganhar o Grupo C mesmo perdendo, pois não tinha rating GXBG. Depois de muitos lances e ataques de tudo que é jeito, acabei vencendo o Grande Pianista, Leandro Roverso.

Premiação

Agora os olhos ficaram em volta dos 4 jogadores que conseguiram chegar aos 5/6, sendo 3 deles AAS: Bob, Grego e eu. Mais como imagem, foto e vídeo falam mais que mil palavras vejam abaixo:




Em resumo

Bom, enfim consegui ganhar uma etapa da casa amarela do Grupo A (ano passado ganhei 1 etapa da B e a grande final do ano) sendo que este ano fiquei em 3º, 6º, 16º, 5º, 7º e agora: CAMPEÃO. Somando na ultima etapa 17+10 desta e junto com o rating de 1946, no mês de agosto sairei com 1973: RUMO AOS 2000.

Classificação Final >
aqui<

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

2º Torneio blitz CCV e Pensado no Sírio


Olá amigos, a convite do amigo e organizador de torneios blitz, Jorge Fakhouri Filho, fui participar e arbitrar (tentar) mais uma etapa de blitz que está ocorrendo sempre às sextas-feiras a partir das 19h no espaço de xadrez do centro cultural vergueiro (metro vergueiro já sai dentro do local).

Dados do evento

Local: Centro Cultural Vergueiro
Data: 14.08.2009
Hora: 19h
Ritmo: 5min
Rodadas: 5
Participantes: 19
Organização: Jorge Fakhouri Fo.
Arbitragem: Reinier Freitas

O torneio


Tivemos um bom andamento do torneio, apesar na 3º rodada termos tido um curto circuito da iluminação do local que nos deixou “às cegas” cerca de 15min. Ainda tivemos presenças ilustre com o arbitro da CBX, diretor do depto. do CDR São José e ainda presidente da agremiação de amigos vulgo AAS, Christian Avgoustopollos (o de boné e camisa azul da seleção grega) mais conhecido como Grego.

Fiz um bom torneio julgando que estava arbitrando e jogando ao mesmo tempo, perdendo apenas para o grande “enrolador” de blitz Koga e o companheiro de clube, Juca Bala. E ainda ganhando uma medalhinha de 6º lugar, sendo que a premiação era de 1º ao 6º (quase o herói não consegue aumentar as suas conquistas moglianas).

Mais quem jogou muito e que apesar de está organizando, não deixando o seu chess para trás, foi ele o filhote de mamute (o cara tem 18 anos e tem quase 2 metros), Jorge Fakhouri Filho.

Classificação Final >aqui< (clique em cima do ícone do mundo)

Pensado no Sírio
No sábado, enfim consegui encaixar na minha agenda profissional e enxadrística após 3 anos que participo dos torneios promovidos pelo E.C. Sírio, o pensado anual.

Dados do evento

Local: E.C. Sírio
Data: 15.08.2009
Hora: 15h30
Ritmo: 1h20
Rodadas: 5
Participantes: 12
Organização e Arbitragem: Rodolpho Fares

O torneio

Tivemos a 1º rodada do pensado como podem ver acima distribuídos por ordem de Rating pensado FPX. Destaque para o Grande Gentleman Décio que venceu o Bezerra nº 2 do torneio. As partidas que não tiveram resultados, serão jogadas antes do dia 12/09 que será a 2º rodada.


Enfrentei o nº3 do torneio e como viram no placar acima, aconteceu o inacreditável: Venci! Detalhe que foi no pensado que digamos não é a minha especialidade, por isso que estou jogando 2 torneios pensados (CDR São José e E.C. Sírio) simultâneos para praticar e aprender a ter paciência no tempo.

Mas novamente acabei usando somente 20min do meu tempo, sendo que o amigo Konoshenko usou 1h10.