sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Torneio Semanal -CXSP




Olá amigos, após um pequeno repouso diante dos tabuleiros desde os Jogos Abertos, voltei neste domingo (25.10) participando do maior e mais antigo clube de xadrez (clube só de xadrez), o CXSP.





Com patrocínio renovado agora com a Semp Toshiba, este ano teve o maior evento enxadrístico nas dependências do clube, o continental das Américas que além de ter uma “gorda” premiação, valia 6 vagas para o mundial de xadrez na Rússia.

Dados do evento



Local: CXSP, Rua Araujo 154 - 3º Andar – Centro
Data/Hora: 25.10.09 às 15h30
Ritmo: 15min KO
Rodada: 5
Arbitragem: Edu Passos

As rodadas



Tivemos a presença ilustre do Presidente do CXSP, Celso Freitas, que mostrou que não é só um gestor do clube, mas é um bom jogador e isso pode ver que logo na 1º rodada venceu o Tales Dohani, Maior campeão da casa Amarela (GXBG) deste ano. E ainda, foi o grande campeão com 4/5, melhor milésimo que Diego Estanislaw que voltou aos tabuleiros também.


E direto de Mogi das Cruzes, a família Tamarozi estava em peso e infelizmente o pobre Isaque caiu logo na 1º mesa com o filho renegado de Bob Fisher, o nosso Marcos “Bob” brasileiro que acabou ficando em 3º lugar, perdendo na última rodada pra Diego. Veja o clube de Mogi das Cruzes


Também nesta 1º rodada, o webdesginer do novo site do CXSP (aguardem ainda esta semana) Venâncio Mesquita enfrenta outro “carequinha” e também forte jogador da casa amarela, Paulo César Vasconcelos. Nunca tinha visto um jogador de mais 2100 de FPX 21min apanhar tanto em torneio, o "Pecho" fez 2/5.



Enfrentei a caçula da família Tamarozi, Isabelle que é atual campeã paulista sub10 e vice-campeã brasileira, mas não foi páreo para os golpes táticos do herói mogliano. Comecei bem o torneio e n 4º rodada estava com 2,5/3, onde tinha empatado com o nº1 do torneio, Bob. Mas ai peguei 2 pedreiras que foi o Estanislaw e Tales (que jogará na minha equipe no FM, aguardem esta equipe) e ai acabei ficando com 2,5/5.

Maiores informações no novo site www.cxsp.com.br, aguardem!

sábado, 17 de outubro de 2009

73º Jogos Abertos do interior


Olá amigos, o blog do xadrez paulista cobrindo a mais de 3 anos inúmeros eventos enxadrísticos em diferentes locais como clubes e cidades, não poderia ser um Sr. Blog se não narrasse os bastidores do maior e mais tradicional evento do esporte do estado de SP (uma espécie de olimpíada entre as cidades de SP), os Jogos Abertos do Interior.

Sede escolhida


A cidade São Caetano do Sul foi eleita a sede do 73º Jogos abertos do interior (JAI), como o vídeo cita muito bem, SCS também foi eleita a melhor cidade do Brasil com todos os atribuídos mencionados acima.

Com a cidade tendo simultaneamente várias competições espalhadas pela cidade do JAI, faltava saber onde seria o local do mais nobre esporte da competição, O jogo dos Reis. E a escolha foi altura da cidade, o espaço do ginásio de esporte do clube da General Motors, localizado na av. Goiás (tipo av. paulista de SCS), o local da “GM é GM” de conforto e estrutura adaptada para os atletas.

Organização e arbitragem

Com apoio do governo do estado de SP, não podia ficar abaixo de nenhuma competição a nível nacional. E cabe a Federação Paulista de Xadrez (FPX), organizar e arbitrar este grande evento com os melhores jogadores da atualidade do circuito paulista (ou até mesmo a nível nacional).


E estes heróis acima que ficaram responsáveis pela organização e arbitragem da FPX, tiveram como líder o AN Cassius Alexandre (de camisa branca).

O torneio


O evento contou a participação aproximadamente de 300 enxadristas, onde a disputa ocorreu no período de 7 a 12/10, distribuídos nas seguintes categorias: Especial, Masculino livre 1º e 2º divisão, Feminino livre 1º e 2º divisão, Masculino sub21 1º e 2º divisão e Feminino sub21 1º e 2º divisão. O ritmo de jogo foi de 1h30min KO e rodadas foram de acordo com o número de equipes, teve categoria com apenas 4 rodadas (no caso do masculino livre da 1º divisão) e categorias com até 7 rodadas, ou seja, foram adotados os sistemas: Suíço e Shuring.

Categoria 2º divisão – Masculino


Bem, vou narrar os acontecimentos da categoria 2º divisão, onde as cidades que se enfrentaram no tabuleiro estão acima.

A cidade e equipe que orgulhosamente representei foi Guaíra com a parceria do AAS, onde temos feito o intercâmbio no seguinte esquema: No Interclubes e Franco Montoro na capital o pessoal de Guairá nos defende e nos regionais/abertos (quando conseguimos a proeza de classificar) os paulistas (no meu caso, amazonense) os defendem com unhas e dentes.

A equipe oficial (a mais forte) de Guaíra, infelizmente não pode estar que era: José “Tekinho” Roberto, Rafael “Oreia” Pimentel, Cléber “Crebim” e Frutal. Somente o residente e também da equipe oficial, Paulinho Resende (5) pode estar lutando nos abertos junto com: Leandro Roverso (1), Vinicius Catozzo (2) Christian “Grego” (3) Jorge Fakhouri (4), Reinier Freitas (5).

As rodadas


1º Rodada: Guarujá x Guaíra

1º Tabuleiro: Roverso que ficou ganho com qualidade a mais logo no meio de jogo, mas acabou relaxando na partida e perdeu com mate de dama, sendo que o adversário tinha 1segs!

2º Tabuleiro: Jorge vence uma partida duríssima, pois mesmo tendo peão e peça a mais teve que manobrar de tudo que foi jeito pra abria a fechada posição aparentemente empatada.
3º Tabuleiro: Venci numa partida que fiquei inferior na abertura (sempre fico inferior na variante da caro kan do avanço do peão), mas num blefe quase no final do jogo sacrificando um peão, conseguir enfim usar as minhas peças e arrematar o jogo ganhando a dama e quase derrubando a seta.
4º Tabuleiro: Paulinho a força de Guaíra vence de forma convincente, mostrando que não veio pra brincar não e ganhou com peça a mais, tranquilamente a partida.

Placar: Guarujá 1 x 3 Guaíra

2º rodada: Guaíra x Botucatu

1º Tabuleiro: Roverso (tadinho) nem viu a cor das peças, mas não teve culpa já que enfrentou o MI espanhol Horacio Dayer (2400).
2º Tabuleiro: Jorge numa partida rápida de poucos lances consegue mais um bom resultado e empata com o forte jogador de Botucatu.
3º Tabuleiro: Eu enfrentei o carioca gente boa, Arthur Santa Cruz (2253) e apesar de ter ficado um pouco superior na abertura, resolvi pedir empate e o amigo carioca até pensou em aceitar se não fosse o capitão da equipe que pediu pra forçar a partida e sabe como é que é capivara sempre erra e não deu outra, acabei perdendo uma seqüência de trocas.
4º Tabuleiro: Paulinho tinha perdido um peão logo na abertura e o adversário dele forçou as trocas levando para um final rápido. Mas até dava pra segurar e arrancar um empate, mas acabou cedendo à pressão.

Placar: Guaíra 0,5 x 3,5 Botucatu

3º rodada: Guaíra x Bauru

Nesta 3º rodada, tivemos o reforço do presidente e MF Killer, Christian “Grego”. Grego teve que antecipar sua participação que seria no sábado, pois antes do congresso estava decidida uma rodada por dia, de quarta (07) a terça (13/10). Mas no congresso houve algumas mudanças e uma delas foi a “rodada dupla” na sexta para antecipar o termino da modalidade do xadrez de terça para segunda (feriado 12/10, dia das crianças). E nesta rodada, o herói mogliano com 1/2 ficou de folga.

O placar não foi favorável a Guaíra que levou o mesmo placar contra Botucatu e quem salvou a honra foi o destaque da equipe, Jorge Fakhouri.

Placar: Guaíra 0,5 x 3,5 Bauru

Ps.: A gente queira comer “Bauru”, mas acabaram passando a maionese na salsicha mesmo.

Boliche no clube da GM por R$ 30,00/hora, ótimo lazer!


Nesta rodada, tivemos mais um grande reforço: Vinicius Catozzo. Agora vocês devem estar pensando com a imagem acima, o que o AAS está fazendo no boliche? Então, só pelo fato do Catozzo reforça a equipe junto com o gregão, a equipe de Lucélia abandonou o torneio? Brincadeira, mas os 4 a 0 são bem-vindos.

Placar: Lucélia 0 x 4 Guaíra

5º rodada: Guaíra x Itu

Nesta rodada tivemos uma grande surpresa, deixo aos atentos leitores adivinharem. Bom, nesta rodada descanso novamente com a tranqüila vitoria sobre Lucélia e estava com os bons 2/3, assim como Paulinho que estava um pouco mal com 1/3. Agora com força total com os reforços de Catozzo e Grego, a equipe de Guaíra enfrenta mais uma equipe liderada por um MI e também de origem latina, Carlos Martinez (2483).

E Roverso ganha mais uma grande experiência se fortalecendo mais a cada derrota, fechando o torneio com 0/4. Catozzo e Grego conseguem arrancar 2 empates e agora a responsabilidade fica para o destaque da equipe, Jorge que estava com 2 vitórias e 2 empates.

Mas o último tabuleiro tinha estilo de jogo parecido com o meu, de bagunça a partida e Jorge não foi páreo para o jogador de Itu. De repente se tivesse jogado, talvez conseguisse aplicar os meus táticos da vida numa partida bagunçada.

Placar: Guaíra 1 x 3 Bauru

6º rodada: Rio Claro x Guaíra

Nesta rodada, tínhamos que ganhar de qualquer jeito para pelo menos ficar entre as 5 melhores equipes, isso se também ganharmos o último match. Jorge agora dá uma descansada, já que jogou as 5 rodadas e com o desempenho de 2 vitórias 2 empates e 1 derrota: 3/5.

Grego ia enfrentar o seu maior clássico do xadrez (desde os 5 anos, os caras se conhecem) contra João Duarte, digo “ia” por que acabou ganhando de WO e após passar o limite de espera, João ainda liga pra o seu amigo lamentando não estar presente para o grande clássico. Grego que havia empatado com o grande Joca no match da 5º rodada, tinha 2 vitórias mais fáceis do mundo que foi o WO de Lucélia e agora de Rio Claro, perdendo somente uma única partida.

Paulinho retorna e vence quase parecido com a sua 1º partida, só que agora foi com duas peças a mais! Catozzo venceu super apurado no tempo (1min) a sua partida e eu, acabei subestimando bom velhinho e olha o que deu:

Mais o que importa é que ganhamos o match e assim estamos na briga de ficar entre as 5 melhores cidade da 2º divisão, isso é muito bom já que as outras cidades apelaram contratando jogadores muito forte como mestres ou até mesmo nível de mestre. E eu encerrei a minha jornada com 2/4, tendo uma vitória de WO.

7º rodada: Guaíra x Bragança Paulista

Nesta última rodada, não pude estar presente apoiando os membros suínos e tive que retornar para “oca”. Guaíra tinha que vencer para poder fica bem na tabela e aparentemente, éramos favoritos contra Bragança Paulista, onde tínhamos o rating médio maior.

Os jogos regionais, assim com os abertos, têm uma peculiaridade que é ter jogadores desconhecidos do circuito paulista de xadrez, onde só aparecem para representar suas cidades locais. E assim sem saber a força real dos jogadores, temos que jogar com cautela.

Paulinho vence e se recupera no desempenho, terminando a competição com 3/5 sendo o melhor da equipe. Jorge empata no 3º tabuleiro e encerra também com bom desempenho de 3,5/6. Com 1,5 pra Guaíra bastava Grego e Catozzo empatarem para vencermos o match. Mas os 2 perderam pendurando peões, coisa que dificilmente poderia acontecer com jogadores posicionais que são. Assim Catozzo encerra com 2,5/4, tendo uma vitória de WO e Grego com 2,5/5, tendo as 2 vitórias de WO.

A nossa cidade de Guaíra ficou com a 9º colocação de 21 equipes com 12,5/21 partidas, no cálculo estilo campeonato brasileiro, ficamos com 24,5/49.

Mídias e outras informações


Confiram mais informações nos blogs do Krikor, Joca, Cxguaíra e Underground.

Site oficial do evento >
FPX<

Fotos >Picasa<

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

II Torneio interno pensado – CDR São José


Olá amigos, mais um torneio pensado para o herói mogliano que quer largar o vício de jogar relâmpago e acabo ficando sem paciência.

Digo mais um, pois já joguei 4 pensados neste ano (o que é muito) entre eles: Match AAS X Sírio, I Torneio interno CDR São José, Interclubes, Match AAS X Diadema e agora o II Torneio interno pensado do clube, onde o diretor do depto. é o atual nº1 do torneio e presidente do AAS, Christian Avgoustopoullos o nosso popular Grego.

Dados do evento

Local: CDR São José – Ipiranga
Data: 11/08 a 6/10/09
Ritmo: 1h30min
Grupo: A
Rodada: 8
Participantes: 17

O Torneio



O torneio tem o objetivo de preparar nossos heróis Reinier, Grego, Jorge e Roverso para a dura batalha que estavam prestes a enfrentar no período de 7 a 13/10 (aguardem crônica, ainda nesta semana), o 73º Jogos Abertos do interior na modalidade xadrez e representando a cidade de Guaíra (perto de MG).

Como observaram nos dados, o organizador e árbitro do evento Grego, resolveu dividir por categoria A, B e C por ordem de rating. E diante disso, os 4 heróis citados acima do AAS se enfrentaram junto com o maior campeão de todos os tempos do CDR São José, Nilson Farias.

As rodadas – 1º Turno

Assim, o Grupo A jogou 8 partidas sendo ida e volta, alternando as cores. A 1º e 2º partida minha contra o Jorge e Nilson, não teve PGN, pois empatei sem jogar com o Jorge (estávamos participando de outro evento no dia) e o Nilson, como queria de qualquer jeito voltar a jogar com os seus amigos de “dominó”, sugeri pra jogarmos blitz de 5min e eu o venci. Abaixo as 2 partidas do 1º turno contra os amigos Roverso e Grego.

Comentário: Nesta partida, tentei usar a estratégia “Vem pra cima, que te dou uma porrada”, ao menos tentei! Digo isso, pois jogando de pretas com um jogador posicional, era o único jeito de trazer para um jogo aberto e tático que é o estilo que me agrada. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro e perdi, embora ficasse ameaçando golpes e até mesmo mate.


Mas o GM (grande músico) pianista Leandro Roverso foi cauteloso e venceu de forma convincente.


Comentário: Agora de brancas, jogo agora diante do meu maior clássico do AAS, o nº1 do torneio e invicto no grupo com 3/3, Christian “Grego”. Esta partida a estratégia era bagunçar tudo e “blefar” como sempre, na esperança do adversário não ver algum golpe tático.


E depois de ficar perdido logo na abertura, fui bastante corajoso em tomar o Cxa7! Por fim, o golpe “Louva-Deus” Cxc6 e assim arrematando a partida com os lances seguintes do jogo.


Bem, ao final do 1º turno, a classificação acima mostra o equilíbrio entre 3 jogadores do AAS e o estranho desempenho de Jorge e Nilson que estavam com 1/4!

As rodadas – 2º Turno


Após ter vencido o imbatível Grego no 1º turno, estava mais confiante e com esperança de ser campeão do torneio, mas para isso teria que fazer uma campanha melhor do que 2,5/4 do 1º turno. E para isso, fui forçado à contra gosto de enfrentar o amigo e companheiro Jorge Fakhouri. Além disso, havia desperdiçado 0,5 ponto para o Nilson sem jogar, pois não consegui ir no dia da partida e assim combinamos empate.


Comentário: No lance 35, havia pedido empate ao Jorge, pois achava que tava mesmo empatada a partida e não queria força contra um amigo do peito, mas Jorge recusou já que tinha que forçar e ganhar todas as partidas devido à péssima campanha do 1º turno, 1/4. Mas como sabem o velho ditado “Quem força, perde”.


Comentário: Na 3º partida do 2º turno, agora de brancas enfrentei novamente o GM Roverso. Esta é uma partida que o Shirov teria um orgasmo na tomada do cavalo dos 2 peões logo na abertura (segundo o André Fernandes). Com 2 peões a menos, ficou difícil pra Roversito segurar a posição e após levar mais um tático TxC no final, forçando a promoção do peão e acabando a partida.


Comentário: Na última e decisiva partida, enfrentava o grego jogando pelo empate, já que ele havia sido derrotado por Jorge e empatado com o Roverso. Grego jogou sem medo a sua popular abertura "portuguesa” e ai entramos numa seqüência de trocas, onde ele até poderia ganhar 1 ou 2 peões, mas preferiu seguir a linha mais cautelosa para ir pro final de peões, onde é o seu forte (teve aula com o MI Herman, autor de “Peões mágicos”). E ai, eu jogo “G6” e deixo os detalhes para o amigo Grego que tá louco para comentar (me zuar mesmo).


Assim, fiquei novamente em 2º no 2º turno. Destaque para a recuperação de Jorge que fez 3/4, poderia até mesmo ter feito 3,5/4 se não forçasse a nossa partida. Agora fica a questão de saber, quem foi o grande campeão da categoria A do torneio assiduidade 2009 do clube São José.

Premiação e classificação final

Como podem ver na tabela, foi muito acirrado (pelo menos entre os AAS) e foi de bom agrado aos membros suínos como treinamento para os jogos abertos em São Caetano do Sul.


É amigos, Grego mostrou que é o nº1, não só pelo rating e sim pelo desempenho e estratégia diante dos confrontos. Eu fiz 5/8 sendo de brancas 3,5/4 e de pretas 1,5/4, o que é ótimo já que não sou um jogador de pensado e fiquei com o vice. Jorge que tinha ido mal no 1º turno, se recuperou e ficou com a 3º posição, ganhando nos critérios de desempate do GM Roverso, que acabou cansando diante dos amigos AAS no 2º turno. Nilsão mostrou mesmo que a presença é o que vale e que sempre a tempo de mudar de esporte, no seu caso dele foi pro Dominó.


Como disse logo no inicio desta crônica, o torneio tradicional do CDR São José “Assiduidade” que ocorre anualmente, teve 3 categorias A, B e C sendo os grandes campeões: Carlúcio (C), Bruno (B) e Grego (A).

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Match AAS X Diadema

Olá amigos,

Como é de praxe, neste sabadão ensolarado o AAS organizou um torneio de treinamento para o grande evento que iniciará nesta quarta (07/10), os abertos da 2º divisão em São Caetano do Sul. E desafiamos para um match pensado uma grande equipe de Diadema e são eles:


E/D: Vinicius Saito, AN Cassius Alexandre, Artur Farias, Diogo Oliveira, Alessandro Bezerra e os agachados Anderson Willians e José Roberto.

A nossa equipe da E/D: Jorge Fakhouri, Grego, Diogo Leite, Greg e os agachados Juca Bala, Reinier Freitas e André Fernandes. (O encontro raro dos 3 membros fundadores do AAS: Grego, Juca e Greg).

Vamos ao sangue!


Por sorteio de cores das peças, o AAS já começou com pé direito ficando de brancas, só que alternando tabuleiro 1 de brancas, tabuleiro 2 de pretas e assim por diante. Olhando e analisando superficialmente, acho que a equipe de Diadema escalou por ordem de força de jogadores (não pelo rating), mas por atividade e resultados atuais.

A nossa foi estrategicamente escalada pelo nosso capitão Gregão, não só pela ordem de força dos jogadores, mas pelo estilo de jogo, onde os mais posicionais jogam nos primeiros tabuleiros segurando com empates e os últimos tabuleiros mais táticos têm o compromisso de ganhar o ponto.


Visão dos 3 primeiros tabuleiros (engraçado que o lance do 1º tabuleiro é do Saito, mas o André tá se matando para que?). Diogão concentrado com o São paulino, Bezerrachess e Grego já observando outras partidas, deve tá fácil pra ele, hein!


Visão dos 4 últimos tabuleiros (Artur tomando “suco de limão”, Jorge arrumando uma caneta pro Cassião que não trouxe e os demais guerreiros já travavam grande batalhas. Digo isso, pois a 1º partida que terminou foi a do Greg e com derrota para o AAS com cerca de 20 lances.

E alguns lances depois, Diogo havia também sido derrotado pelo grande bezerra e o placar no momento era: AAS 0 X 2 Diadema. Nisso, os “táticosmen” Juca e Eu tínhamos que ganhar de qualquer jeito para igualar o placar e conseguimos o feito, abaixo a minha partida:

Comentário: Fiquei bem superior com 2 peões a mais, 1 ganho na abertura e outro no meio de jogo, mas acabei devolvendo no final e ficou dura a partida que graças a um erro fatal do nosso amigo Willians que tomou o peão com a peça errada bem no finalzinho e assim ficou mais fácil ganhar.

E assim o placar atualizado era: AAS 2,5 X 2,5 Diadema, pois Jorge e Cassius acabaram empatando com final de peões, bispos e cavalo.


André embora conseguiu travar o jogo todo sem trocas de peças na aberturas, havia sacrificado um peão contra Saitek que digamos é um cara que não “devolve” o peão e gosta muito do jogo posicional bem travado e nisso “martelando e martelando” a vantagem ficou muito grande e o pobre André (que sempre é jogado aos tubarões no 1º tabuleiro) não conseguiu mais segurar a pressão.

Novamente (como sempre) a última partida ficou para o nosso capitão que tinha a partida meio empatada, mas foi obrigado a forçar para ganhar e assim empatando o match. O velho ditado “Quem força partida empatada, a maioria das vezes perde” e não deu outra.

Placa final

Após a briga, vem a recompensa


Depois de 2h2min (o ritmo de jogo era 1h1min), o match que iniciou às 14h e terminou por volta das 16h teve uma grande recompensa aos heróis tanto de Diadema como o AAS que foi uma bela duma churrascada com direito a carne, lingüiça, frango e é claro para acompanhar umas cervinhas.


Ah, tivemos uma ilustre presença da lista, Mauricio Shindler.

Fotos de Juca, Cassião, Saito e as minhas >Aqui<