sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Franco Montoro 2010


Olá amigos, é com grande satisfação que volto a narrar os bastidores do circuito paulista após exatamente 9 meses, desde que retornei as minhas origens em meados de fevereiro deste ano, mas ainda "brinco" de escrever no Blog com atividades enxadristicas agora direto da floresta amazônica.


E não é qualquer evento não Srs. leitores, é "O evento", nada mais nada menos que o tradicional e maior torneio por equipe na modalidade dinâmica (creio eu que seja também do Brasil), a 12a. Edição da Copa Franco Montoro 2010.


Símbolo máximo do AAS


Mas antes de iniciarmos a epopéia do FM 2010, vou citar alguns feitos que realizei para poder participar pelo 5º ano consecutivo pela equipe, clube e nação AAS:


1. Viagem de mais 2mil Km's.




É amigos, creio eu que das 17 equipes inscritas do AAS, com mais de 50 jogadores que vieram de várias partes do Brasil: Guaíra, Blumenal, Campinas, Ribeirão Preto e por último e não menos importante, nosso herói mogliano direto de Manaus/AM. Olha é mais barato daqui para o EUA lar do tio Sam do que ir para Sampa!




Chegando no sábado (dia 12/11), por volta das 14h fui direto para a concentração dos suínos, a Cantina do Mário no Ipiranga, espaço oficial do Xadrez de Rua e início do AAS. 


Fiquei jogando australiana com o parceiro Roversito (que dupla hein, ganhamos umas 10 seguidas) até altas horas e depois fui descansar enfim após estar acordado desde 5 da manha (partir de Manaus 7h) na Casa do "Maior" Jogador do AAS, Vínicius Ikezu Saito, mas conhecido como Saito, Saitek e recentemente apelidado carinhosamente pelo Roverso de "China" (detalhe que o cara é japoca, rs).


2. Passar 3hs numa crisma na igreja Católica.




No domingão com tempo frio por volta dos 15 graus, soube que Saitek foi convidado a ser padrinho de Crisma da sua querida irmã caçula e o evento iria ocorrer numa igreja perto do shopping de diadema a tarde.


Como leigo na religião católica, não sabia que ia levar "tantttttttttto" tempo e resolvi acompanhar o nosso amigo com a sua familia. Nada contra a igreja, mas o índio aqui não está acostumado a frequentar nenhuma religião, mas creio em Deus é claro.


Gostei das músicas que tocaram durante o processo de crisma, detalhe que as assistentes do Padre deram um folheto que tinha todos os hinos que tocariam na igreja (umas 15) só que cantaram bem mais e acabei pagando todos os meus pecados e assim com a alma "limpa" para competir na segunda a FM 2010.

Dados do evento


Local: Clube Atlético Ypiranga
Data: 15/11/2010
Período: 9h-18h
Modalidade: Por equipe (3 tabuleiros e 1 reserva)
Categorias: Especial, Absoluto, Rating sub 2150, Feminino, Sub-18, Sub-14 e Escolar.
Ritmo: 21min KO
Rodadas: 7
Rating: 21min FPX
Organização e Arbitragem: Federação Paulista de xadrez - FPX
Regulamento do torneio: Aqui
Equipes inscritas: 75
Participação: Cerca de 250 jogadores


Apresentação das equipes AAS (Por ordem de Rating)

AAS "vibs" (Vínicius, Ivan, Bob e Saito) - 2305 Rating Médio

AAS "Bar do Zé" (Bezerra, Venâncio, Albano e Artur) - 2149 Rating Médio

AAS "A" (Massinha, Pedro, Armen) - 2187 Rating Médio

AAS "K" (Lindolfo, Edson, Aroldo e Japinha) - 2144 Rating Médio


AAS "Sírio" (Cassião, Grego, Juca e Ponec) - 2143 Rating Médio

AAS "J" (Reinier, Jorge, Tales e PC) - 2087 Rating Médio

AAS "B" (Oreia, Diogo e Roverso) - 2072 Rating Médio

AAS "*.*" (Daphne, Líria, Janine e Lais) - 2052 Rating Médio

Sírio "Atibaia" (Alejandro, Caporalle, Paulo e Roberto) - 2042 Rating Médio

Sírio "A" (Godelli, Decio, Heraldo e Ivan) - 2026 Rating Médio

S'rio "B" (Schindler, Prada, Rafael e Hassen) - 2021 Rating Médio

AAS "E" (Fabrício, TVP, Roberto e Eliel) - 2019 Rating Médio

AAS "D" (Vazken, Fabio, Sediney "Balboa", José João) - 1986 Rating Médio

AAS sem fotos (Por ordem de rating)

AAS "H" (Alexandrino, Desideri e João Batista) - 2122 Rating Médio
AAS "São José" - (Bruno, Antonio e Ruben Villafuerte) - 1999 Rating Médio
AAS "F" (Danielle, Nathaly e Vanessa) - 1998 Rating Médio
AAS "Da Silva" (José Roberto, Hugo e Thiago) - 1960 Rating Médio

O torneio


Com 17 equipes e com ajuda do MF Ivan Nogueira que participa pela 2º vez consecutiva pela agremiação, tínhamos tudo para levar os "canecos" de quase todas as categorias, exceto escolar e sub14 isso por que não levamos equipes nas mesmas.


A equipe de arbitragem da FPX não poderia ser melhor e não ocorreu nenhum tipo de problema pelo menos que eu me lembre, só a sugestão de usarem para ano que vem o programa de emparceiramento Swiss Manager, que tem relatórios detalhados por equipe e individual por tabuleiro, assim dava um descanso para o herói mogliano que tem se virar com ajuda do excelzinho.


O bom que o local do evento, O Clube Ypiranga era do lado da casa do Grego (Presidente do AAS), onde fiquei hospedado de domingo a quarta e que bem embaixo da casa, tinha um botequinho com um churrasquito muito bom e foi palco do almoço do AAS no dia do torneio.

Desempenho da equipe AAS J

 Bartolomeu-Sub 14 Masc. Vs AAS "J" - 2º Rodada = 0,5 a 2,5

Bom, após a churrascada na foto acima, a nossa equipe estava bem após as 3 primeiras rodadas com 2 vitórias e 1 empate no match justamente com o primeiro confronto AAS que era inevitável com tantas equipes e força equilibrada, quase ganhamos da equipe AAS Bar do Zé se não fosse o lance irregular do Tales contra o Artur, onde o nosso 3 tabuleiro tinha mais tempo no apuro de ambos.

AAS "B" Vs AAS "J" - 3º Rodada = 1 a 2

Na 4º rodada após o almoço, mais um confronto AAS e um clássico suíno contra o meu amigo e companheiro de equipe (jogamos juntos em 2006 e 2007, nas equipes AAS R4 e R3). A minha equipe deste ano é bem parecida o do ano passado (que tinha o Juca) e com a lendária equipe MC, composta por Diogo Leitte, Jorge Fakhouri, Reinier e convidados, mas este ano Diogão vira-casaca foi para equipe do Oreia. 

Demoramos muito no almoço devido ao ajuste de contas que ficou pro Gregão e ai ficamos lá pra tentar ajudar, fora que meu cartão de débito não passou (não é por falta de dinheiro, rs) por causa da senha incorreta. Aí chegando atrasado no torneio comecei a jogar rápido e Oreia foi no embalo só aproveitando as debilidades na minha abertura de pretas (odeio jogar de pretas, rs) e acabou dando a lógica, me venceu com uns 5min de jogo com direito a mate 1! Fiquei meio tonto, mas ele tava merecendo esta vitória por que nas últimas vezes o titio o machucou, rs. Ainda bem que o restante da minha equipe não ficou abalada pela derrota do seu 1 tabuleiro e lascaram a "porrada" nos demais, assim ganhamos mais um match de 2 a 1.

Mached Vs AAS "J" - 5º Rodada = 1,5 a 1,5

Nesta rodada, pegamos outra pedreira mas pelo menos não era AAS, que já tínhamos confrontados 2x. A equipe do Quintiliano deu trabalho e só não perdeu o match por que o Jorge não viu um lance ganhador (detalhe que eu tava do lado vendo a partida e comecei a pular, rir ou sei lá mais o que para o Jorjão se ligar que tinha coisa aí, mas ele não viu e perdeu a sua unica partida no torneio, para quem dizia que o Fakhouri tava aposentado por causa da nova namorada, se deu mal.

AAS "J" Vs AAS "Sírio" - 6º Rodada = ?

Em véspera de iniciar a 6º e penúltima rodada, estávamos brigando pelo título ou mínimo entrar na premiação da categoria sub2150, com 10,5/15 sendo que eu havia perdido uma e empatado outra, tales e Jorge perdemos uma também e PC havia empatado 2x.

 
Juca Bala Vs Tales Dohani

E mais uma vez nos deparamos com mais uma equipe do AAS (3 do dia) e está não é qualquer equipe, isso por que tinha os 2 membros fundadores do AAS: Grego e Juca.

Grego fugiu da raia do tabuleiro 1º e colocou o AN Cassius Alexandre, o Cassião. Aliás, o nosso amigo Cassião "passou o carro" no pobre Jungle "boi", oh vida difícil esse primeiro tabuleiro. Tales e PC que estavam com partidas praticamente empatadas e que devido a derrota do capitão foram obrigados a força as partidas e sabe o velho ditado "Quem força perde" e lamentavelmente  tomamos de 3 a 0 e amargura-mos a nossa primeira derrota de Match no torneio.

AAS "J" Vs "Sírio B" - 7º Rodada = 2,5 a 0,5

Na última e 7º rodada, só nos restava vencer e tentar ultrapassar os 13 pontos de 2009. E pra "ajudar" mais uma equipe AAS, mas não "pura" e é da parceria Sírio, da equipe do Shindler, Prada, Rafael e Hassen (é amigos, este barbudão aí na foto é o nosso Jorge). Mesmo com barba de papai noel ganhou um "presente" do nosso amigo PC, um matovisk! Já Jorjão que estava num dia inspirado acabou se irritando com o jeito que o Rafael Sampaio move as peças e tacou a "porrada" e  assim terminou o evento com o desempenho da equipe com 4/5.

Mais um clássico sangrento: Reinier Vs Shindler

Agora resta ao capitão salvar a equipe diante do forte jogador tático (já foi forte né, rs) e era sempre uma emoção jogar com o cara que come as peças com a "boca" (curioso fato que ocorre se não me engano em 2009 no interclubes, no qual o elemento disse "Tô com uma fome, vou comer todas as suas peças!").

Como sabia que era duro jogar neste estilo agressivo, resolvi trocar as peças e travar o jogo rapidamente, assim ficamos do meio de jogo até o final jogando com final de cavalos e "pinos".
Só que o meu tempo foi apurando, apurando e foi o segundo feito realizado na FM de alguém me apurar já que jogo sem "pensar" o ou outro foi o Venâncio também no estilo agressivo e final de cavalo e peão, onde tive que usar até o recurso dos 2min, por que meu tempo caiu e mesmo assim consegui empatar a partida!


E num ato de desespero com 3segs no tempo, o meu cavalo acabou "andando mais do que deveria" e conseguiu dar não sei como um xeque duplo e tomando o peão e caindo a seta sem mais material suficiente para dar mate e assim mais um empate no sufoco.


Como podem ver acima tem detalhes bem interessante com relação das equipes que enfrentamos como:

- Ficamos em 14º de 75 equipes.
- Fomos a 6º melhor equipe das 17 do AAS.
- 5 foram premiadas no torneio.
- Enfrentamos 3 equipes com rating médio de mais 2140 (55 pontos a mais do que a nossa).
- 4 equipes eram do nosso clube AAS e parcerias.
- Enfrentamos uma equipe sub14, uma juvenil e uma feminino.
- Contra equipes com rating menores do que o nosso, fizemos nossa parte e vencemos todas.

Desempenho individual da equipe AAS J


Como podem ver no relatório acima, quem matou a equipe foi o herói mogliano que deve perder rating segundo cálculos preciso dos amigos Grego e Oreia, cerca de 7 pontos FPX. Abaixo um resumo da equipe:

- Pior da equipe e capitão: Reinier Freitas.
- Melhor da equipe: Jorge Fakhouri.
- Quem mais jogou na equipe: Tales Dohani.
- Quem mais empatou: Reinier e PC (2x).

Desempenho individual - Reinier


Agora, uma tentativa de esclarecer meu desempenho diante dos fatos:

1. Todos os meus adversários tinha "Sangue nos zóios", ou seja, jogadores táticos.
2. Todos estavam num dia "inspirados" e tiveram ótimos resultados, sendo o "pior" deles fez 5/7 e foi o Oreia.
3. Passei o ano inteiro jogando blitz, por que em Manaus raramente tem torneio no ritmo rápido e 21min nem existe aqui, assim tô meio fora de forma.
4. Se a análise de cálculo de rating fosse somente dos jogadores que têm rating, na verdade eu ganharia 10 pontos pela média dos meus adversários que foi alta, mas infelizmente jogador sem rating tem como base 2000 e a Thauane só perdeu para mim.

Premiação AAS

Bom chega de "chororo" e vamos as conquistas, isso por que este ano ficamos do 1º  ao último, mais detalhes abaixo:


Detalhe que só não levamos a categoria sub2150 por que a equipe AAS Bar do Zé ficou com a 3º colocação sendo que a mesma tem 2149 de rating médio e assim foi também a melhor equipe desta categoria. E mais, ganhamos todas as categorias que o AAS participou com exceção do sub14 e escola por que não tínhamos equipes inscritas.

Agora vamos ver "a cara" dos premiados por ordem decrescente:


Maior delegação com 17 equipes com grego segurando o troféu ao lado do Diretor do Clube Ypiranga.


Campeão Absoluto com 17 pontos 1º na história do AAS, a equipe AAS "Vibs" composta por Vinicius Catozzo, MF Ivan Nogueira, Saito Ikezu e Marcos "Bob" Monteiro.


3º colocação do absoluto com "gosto" de campeão sub2150, a equipe AAS "Bar do Zé" composta por Alessandro Bezerra, Venâncio Mesquita, Albano Agostinho e Artur Farias.


2º colocação do sub2150, a equipe AAS "Sírio" composta por Cassius Alexandre, Grego, Juca e Ponec (com os incríveis 6,5/7).


Campeão Juvenil, a equipe AAS "A" composta por Massinha, Armen (destaco os únicos empate com um MI argentino, juntamente com o MF Ivan) e Pedro.


Campeã Feminino pela 1º na história do AAS, a equipe AAS "*.*" composta por Daphne, Líria, Janine (Destaco a garra que este menina tem que mesmo com pneumonia que começou no universitário em Blumenau, teve um brilhante desempenho) e Lais Pimentel.

Agradecimentos


Bom, só me restou juntamente com o jorge para entrar na premiação é segurar o bandeirão do AAS, no qual tenho orgulho e espero ganhar um dia medalinha na FM.

Agora os agradecimentos que é sempre complicado que é muita gente, quem eu esquecer "sorry":

Saito e Grego - Pela estadia e acolhimento do índio.
Roverso - Pelas vitórias na australiana no sábado.
Juca - Pelos Pings na cantina e na casa do Grego.
Venâncio - Por ter trazido o restantes das minhas que estava na casa dele desde fevereiro.
MF Ivan Nogueira - Pela carona no dia do 15/11 que estava marcada minha passagem, mas infelizmente pelo um equivoco de horário acabei perdendo o avião.
Lais - Por ter acompanhando essa loucura de SP a Guarulhos.

Japinha - Pela carona até o aeroporto na quarta pela manhã 06h.
Jorge Fakhouri - Por ter mandado mensagem de sms que estava chegando, por ter carregado a equipe nas costas e por ter mandado as fotos que estava precisando.
Oreia e Grego - Pela ajuda em dados estatísticos nos relatórios que fiz na crônica.
Catozzo, PC e Paulo Montagner - Por ter pedido a crônica do FM 2010.

Bom, acho que já escrevi o suficiente e dúvido alguém leia toda esta crônica, rs. Espero ter pelos menos alguns comentários após 8hs de empenho em concluir enfim esta humilde narração dos bastidores do circuito paulista de xadrez.

Fotos de Jorge, Juca, Dapnhe, Venâncio, Oreia e XU - Picasa
Classificação final - FPX e Mediafire
Sites que comentaram sobre o AAS na FM - SitedoaasXU e CX

4 comentários:

  1. Fala Reinier!!!
    Como sempre suas matérias são ótimas e completas!!!
    Ficou mto e foi uma grande honra tê-lo em minha equipe, e nós fomos bem!!!
    Mesmo jogando todas de negras, eu dei sorte, mas meu xadrez ta mto fraco.

    Aguardo para ler os proximos posts.
    Grande abraço,

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Só para dizer que eu li, hahaha.

    Abraços

    Ellen

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana ter alguem que narre esses acontecimentos que ficarão na história!
    Espero que voce continue com o blog e que tenha sempre tempo e atenção para publicar essas matérias super interessantes!
    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Grande Jungle Boy!

    Antes de tudo, devo mencionar que foi muito bom revê-lo, e que é com muita felicidade que o recebemos aqui. Sabemos que o bom filho a casa torna, e nossa grande família AAS espera que logo isso aconteça.

    Sobre a crônica, as 8h de trabalho certamente foram bem investidas. A saga do FM 2010 foi sensacional, com aquela magia no ar, magia que apenas nós temos e que certamente deu outra cara ao xadrez paulistano.

    Os títulos foram consequencia de um grande trabalho coletivo, da união de nossos membros e também pela garra e determinação apresentadas por todos nossos enxadristas em todas as partidas disputadas.

    Vale um complemento: a equipe vice campeã, "Bar Vero - Itapetininga" finalizou o torneio com 16,5 pontos, em 21 possíveis. Os 4,5 pontos perdidos por eles foram:

    0,5 para a equipe AAS *.* (Boa Janineee!)
    1,0 para a equipe AAS Sírio
    1,5 para a equipe AAS "A"
    1,5 para a equipe AAS VIBS.

    Ou seja: Apenas as equipes do AAS foram capazes de tirar pontos da equipe em tese favorita para o título, por ser a única com 1 MI e 1 MF no plantel, disputando a categoria geral.

    Creio que esse fato ilustre bem o espírito suíno, de muita luta, garra, entrega e determinação, mostrando que um grupo forte e unido sempre faz a diferença.

    Gostaria de agradecer aos membros de todas as equipes pelos momentos mágicos vividos no dia 15/11. O FM é um evento de muita importância para mim e para a história da Agremiação, uma vez que foi a 1a. disputa oficial que o AAS participou, em 2003, com uma equipe com apenas 3 jogadores (Juca, Greg e eu), totalizando 11 pontos muito celebrados, pelo feito de ficarmos na metade de cima da tabela, com mais de 50% de aproveitamento.

    E agora, 7 anos depois, o bandeirão já gasto de tantas exibições e as vozes roucas de tanto ecoarmos nosso hino, retratam da melhor forma nossa apaixonante agremiação.

    Parabéns pelos relatos e mais uma vez, obrigado por todos os esforços.

    AAS, AAS, AAS!!!

    Christian Avgoustopoulos, o Grego
    Presidente da Agremiação Athlética Suína

    ResponderExcluir