sábado, 27 de fevereiro de 2010

A despedida do herói mogliano de sampa – Parte 2


Olá amigos, se passou cerca de um mês desde o inicio desta difícil crônica direto da selva de pedra sobre a minha despedida dos bastidores do xadrez paulista e em pleno interclubes paulista 2010, tradicional torneio por equipe.

Peço desculpas pela demora, mais esse negócio de mudar de vida e se adaptar novamente toma bastante tempo como casa, transporte, trabalho, telefone e internet, família e etc. Venho terminar a 2°e final parte agora direto da selva original na qual reservei um espaço para esclarecimento, agradecimentos e futuro do blog.

Esclarecimento aos leitores


Na sexta-feira 05/02/10, 2 dias antes da viagem, fui me despedir do pessoal do Xadrez de Rua de Tatuapé, também como na 1°parte da crônica, um dos pontos para a prática do xadrez ao ar livre. O local é o berço enxadrístico do meu amigo e parceiro de equipe Diogo Leite, fora o pessoal gente fina como seu tio Paulo Lima, o cabeleireiro Toninho, Onias, Venâncio Mesquita, Mauricio Schindler, a lenda viva Jorge Hassen e outros carismáticos jogadores.

O tio do Diogo, Paulo Lima (leitor assíduo do blog), tocou num assunto importante que foi pedido de esclarecer os motivos que levaram o herói Mogliano a voltar para aldeia (Manaus-AM) e deixar claro se iria largar a brincadeira de narrar os bastidores dos torneios que participara.

Então, vou tentar resumir os motivos separando por 3 categorias:

 Profissional


- Como sabem na ultima crônica do ano, o Retromogli 2009, começando em meados de outubro uma nova empreitada que é ter meu próprio negocio (a Streamanager). E durante as férias em dezembro em Manaus, aproveitei a visita para sondar algum contato na área que a minha empresa atua. Para minha felicidade, dia 15/01/10 recebi um contato de interesse em uma parceria numa grande empresa da região.

Familiar

- Nas férias em dezembro em Manaus, relembrei de como é bom ter a familiar por perto, pois nos 4 anos em que vivi em SP somente minha esposa esteve ao meu lado e recentemente o quadro da família aumentou com a chegada do Max, o cão cachorro. Assim, pesou muito a volta pra Manaus para ficar mais perto da família que não é pequena (tenho 12 irmãos). 

Social

AAS - Franco Motoro 2008

- Por mais que eu tenho amigos e colegas em vários campos da minha vida, sem dúvidas é no xadrez que possuo a maioria tanto em qualidade como em quantidade. A imagem acima mostra tudo, mas do que amizade, uma família.

- A federação amazonense de xadrez (FAX) este ano terminará o mandato do meu grande amigo Marcos Oliveira que recentemente se tornou pai como poder ver na crônica Babychess. E nestes 4 anos em SP, aproveitei bem a estada e participei cerca de 100 eventos oficiais de xadrez seja como jogador, cronista, professor e coordenador (veja um pouco no blog moglichess desde a 1° crônica em 2006). E com isso, vou encarar o desafio de candidatar a presidência da FAX com o intuito de aplicar a experiência adquirida no maior pólo enxadrístico do Brasil, São Paulo.


Agradecimentos aos amigos


É sempre bom ter cautela quando vamos tocar num assunto delicado como à parte de agradecimentos, já que se eu esquecer alguém ou engrandecer demais uns e outros podem acabar em morte, rs.


Brincadeiras a parte, realmente é complicado falar sobre o assunto e depois de muita reflexão, resolvi fazer um pequeno plágio do nosso saudoso Raul Seixas com a música “Eu nasci há 10 mil anos atrás” e adaptar a letra com os jogadores, clubes e entidades por onde passei nestes 4 anos em SP:

Eu vivi, eu vivi
Há 4 anos em São Paulo
Eu vivi há 4 anos
E não tem nada neste mundo que eu não saiba demais


Eu vi o maior torneio das Américas, o Continental
Eu vi a renovação do maior clube de xadrez do Brasil, o CXSP
Eu vi os melhores jogadores do Brasil nos jogos aberto no interior em SP
Eu vi a despedida do tabuleiro da vida de grandes nomes como Bere e Fares
Eu vi a jovem promessa Christian (grego) assumir os deptos do CDR São José e E.C. Sírio
Eu vi um manauara assumir a CBX, Pablyto Robert


Eu vi o surgimento de vários blogs de xadrez do blogspot
Eu vi o blog do MI Krikor se tornar o mais visto do Brasil
Eu vi a criação do blog que mudou o xadrez paulista, o Underground, comandado por Salama e Cirilo
Eu vi o surgimento da rádio xadrez comandado por Tiago Augusto dos Santos, André Fernandes e Leandro Salles
Eu vi a renovação do blog de santos comandando por Janderson, João Danilo e Miguel
Eu vi o uso da nova tecnologia formspring.me (pergunte-me) ser usado por Fier e genialmente usado como entrevista pelo Xadrez Santista

Eu vi a expansão do AAS no circuito paulista e dominando o interclube
Eu vi o grego com as orelhas vermelhas após uma partida
Eu vi o Juca passando o carro nos jogadores
Eu vi a gentileza do amigo Fakhouri diante dos adversários
Eu vi o oreia enrolando jogadores completamente perdido na partida
Eu vi o catozzo se apurando no tempo e ganhando no final
Eu vi o saito dando aula de bispo e cavalo mau no final
Eu vi o Venâncio e Albano gritando “Mateeeeee”


Bom, com certeza esqueci alguém ou de vários fatos, na verdade não esqueci, somente não consegui encaixar nessa tentativa desastrosa de rimar a musica, rsr. Abaixo alguns nomes que me veio na cabeça e faço questão de anunciar publicamente o meu agradecimento e se caso cometer alguma fatalidade, vou tentar me redimir postando no comentário desta crônica.

Jogadores



- Moisés Arruda
- Christian Avgustopoullos, Grego
- Venâncio Mesquita, Pecho D'cabra
- Jorge Fakhouri e Diogo Leite / AAS
- Catozzo, Rafa e Bob / AAS
- Juca, Roverso, Japa e Greg / AAS
- Rafael Pimentel, Oreia / Blogs de xadrez
- André Fernandes e Tads / Rádio xadrez
- Salama e Cirilo / Xadrez Underground
- Renan Andrade / Xadrez Guarulhense
- Nilson Farias, Balboa e Carlúcio / CDR São José
- Vinicius Saito, Bezerra e Artur / Diadema
- Tales, Paulo César e Marcos Willian / GXBG
- Armando, Tikal e Jack / XR Ipiranga
- Mazetto, Koga, Bronislaw e André / CCV
- MF's Ivan, Estácio e Caldeira
- MI's Mauro, Perdomo, MI Krikor

Dirigentes, árbitros e editores


- Rodolpho Fares / E.C. Sírio
- Sérgio Melo/ GXBG
- Gerson Peres / Clube de xadrez on-line
- José Roberto Ottati / CDR São José
- Milton Matone / Macabi
- Norma Padilha / CAP
- Celso Freitas / CXSP
- AI Marius
- AI Estevão Tavares Neto
- AI Mauro Amaral
- AN Cassius Alexandre

Clubes e entidades


- CDR São José
- E.C. Sírio
- GXBG
- CAP
- CXSP
- CCV
- SESC Interlagos
- Virada esportiva
- XR Ipiranga
- XR Tatuapé
- Xadrez Santista
- Liga SBC

Futuro do blog


Havia citado na crônica do retromogli 2009 que iria me dedicar mais a escrever artigos diversos sempre com referência ao xadrez, mas jogando alguns bons torneios de vez em quando. Agora em Manaus, a coisa muda um pouco devido à talvez assumir a FAX ou no mínimo entrar na coordenação de eventos da entidade e assim dando ênfase mais a parte de gestão no xadrez. 

Quanto ao blog, mudei o titulo para “Xadrez Manauara” dando reinicio as informações e aventuras que o herói mogliano irá passar e mostrar aos amigos e admiradores que neste mundo a fora conquistei. E na próxima vez que nos encontrarmos através de canal de informações será para narrar a conquista do interclubes 2010 pelo AAS, onde estou inscrito em uma das equipes favoritas ao titulo da categoria C (AAS Bispo Mau) e enfim poderei levar uma premiação do torneio que busco há 3 anos e sempre batendo na trave, AGORA VAI!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A despedida do herói mogliano de sampa – Parte 1


Nobre amigos da rede enxadrística, após um longo tempo venho atualizar este canal de informações do xadrez paulista, onde a demora se deu ao simples motivo de "DE VOLTA PRA MINHA TERRA"  (parece o quadro do gugu, rsr).

Devido há vários motivos pessoais e profissionais, volto pra minha terra natal pra quem ainda não sabe, Manaus capital do estado do Amazonas localizado na região norte do Brasil.

Volto com uma bagagem profissional muito boa e com uma experiência de 100 torneios oficiais e amistosos que participei ao longo deste 4 anos em sampa. Pois bem, não podia ser diferente este ano e aproveitei o máximo da semana para fazer um tour enxadrísticas nos principais pólos de xadrez em SP que percorri nestes anos e logo abaixo um resumo ala Joca (Joaquim de Deus do blog xadrez e torneios).

Eventos amistosos: Blitz Liga SBC, Xadrez de Rua, Centro Cultural Vergueiro, CDR São José e E.C. Sírio.


Blitz SBC

Na terça, fui prestigiar a ínicio do depto. de xadrez da liga de São Bernardo dos Campos com a direção do GM SBC de Blitz, Eduardo Gerbelli. Este que foi logo na 1º rodada acertado pelo herói mogliano, mas que ao longo do torneio acabou voltando ao normal e fazendo os seus 5/9, não conseguindo o rating necessário de 2400 pra se tornar MI SBC, pois tenho 3 normas de MI e 1 de GM.


Cantina do mário - Ipiranga

Na quarta, fui bater uns pings com os amigos do AAS em um dos melhores point´s para praticar xadrez sem compromisso sempre as quartas e aos sábados a partir das 18:00. E lá estava o cara que levou 3 garrafas de cevado do herói mogliano, Lindolfo Silva, forte jogador do interior que faz o desafio de jogar 5/3 (vantagem de 2min para o adversário).

 
 Centro Cultural Vergueiro 

Na quinta, dei uma passada no tradicional point de xadrez de SP que fica localizado na Rua vergueiro com metro saindo direto no local. Fui rever os amigos de 3 anos como Miguel o argentino, Fala mansa, Torres, Xadrez moleque e outros. Se quiser jogar e conhecer essas figuras podem ir todos os dias a partir das 17h.

CDrR São José - Ipiranga

Na sexta, fui prestigiar o 1º pensado organizado pelo diretor e amigo Grego que mudou o dia da pratica de xadrez do clube que antes era na terça para sexta a noite a partir das 20h.

Acabei entrando na 2º rodada como by ausente, pois havia iniciado na sexta passada e logo de cara enfrentei o Rock Balboa, pai do amigo AAS Juca, numa partida muito boa e sufocante acabei levando o ponto. Mas já na 3º rodada, levei o troco e perdi para o ex-campeão e carrasco do Grego (nas palavras dele), Paulo Garcia. E assim finalizando com 1,5/3, pois não poderia dar prosseguimento ao evento devido a viagem nesta semana.

E.C. Sírio - Indianópolis

No sábado, também voltando as atividades enxadrísticas no departamento com uma novidade: GREGO FOI ELEITO O NOVO DIRETOR DE XADREZ DO CLUBE. E isso me faz muito feliz, pois está em boas mãos competente a prática amistosa do esporte.

E logo na 1º etapa, tivemos a presença ilustre do MF Ivan Nogueira que levou a caneca com 4,5/5, somente empatado com o grego, detalhe: perdido derrubando a seta do nosso diretor. Em 2º e 3º lugar tivemos Alessandro Bezerra com 4/5 e Grego com 3,5/5. Acabei fazendo 3/5 no torneio igual aos amigos Roverso e Juca do AAS.

Eventos oficiais: Aniversário SP no CXSP  e TASA no GXBG.

Clube de xadrez de SP - Fora do aquário (Capivaras)

Na segunda, em pleno aniversário de SP, participei pela 1º vez do tradicional Blitz do CXSP que ocorre 1 vez no ano e sempre no aniversário de SP. No sábado para domingo (olha a desculpa do capivara) fui pra balada com os amigos que foi uma espécie de despedida e no dormingo durmi pra 2800. Digo isso por que na segunda ainda o tico e teco não estava funcionando direito (se é que já funcinou um dia direito) E como gosto de jogar pela emoção do tático, acho que cometeria várias gafes e foi o que deu.

Foram 11 rodadas de 3min+2segs que tivesse relógio digital ou 5min no analógico. Comecei o torneio com o pé esquerdo e fiz os incríveis 0/3, detalhe que não era só eu que estava naqueles dias, na 3 rodada pegue nada mais nada menos que o forte jogador de santos, Gallo Ponce (2400 FPX dinâmico). Acabei dando uma recuperada vencendo 3 partidas seguindas e chegando a 50% com 3/6, mas ai terminei mesmo com os 4,5/11 na 39º de 56 jogadores.

Clube de xadrez de SP - Dentro do aquário (Peixes)

Mais uma vez tivemos a vitória do forte jogador de guarulhos e agora jogador de poker profissional, Fernando Viana com 8,5/11, vencendo nos milésimos outros 3 jogadores que não eram os MI´s Ovelha e Hermans que não foram muito bem no evento.

Maiores informações: CXSP


Ontem no domingo, fui também pela 1º participar do grande evento do ano da galeria de xadrez Borba Gato, o TASA (Torneio Aberto de Santo Amaro) com apoio da Liga de xadrez (veja o novo site da liga). Desta vez o atual e tri-campeão do evento, o MI Matsura não pode comparecer, pois foi estava jogando outro torneio em curitiba e simultânea). E assim as portas ficaram aberta para um novo campeão que venceu o torneio invicto com 5/6, cedendo apenas 2 empates, o MI Mauro Guimarães de Souza.


Precisava encerrar minha jornada paulista com pé direito, pois havia ido muito abaixo do esperado no aniversário de SP no CXSP. Pois bem, como podem ver conseguir chegar a mesa 3 e não fui puxado logo na 1º rodada, cheguei com 2,5/3 na 4º rodada pra enfrentar o MI Segal. Não sei de todos sabem, mas o meu score estava 1 a 0 em cima do mestre como podem ver na crônica VI Memorial “Maria Aparecida Guimarães”. E desta vez jogo de pretas contra Segal que começou espremendo e espremendo a partida posicional até que eu não resistir um tático ganhando a qualidade, mas acabei abrindo a posição que estava bem fechado fugindo da minha estratégia que era deixa o mestre apurado e esperar ele cometer algum erro fatal. Acabei sendo esmagado com direito a 2 damas com mate de Rei!

Mas sim, encerrei com pé direito os torneios em SP terminando em 11º/63º com 4/6, com 3 vitórias de brancas, 2 empates de pretas e 1 derrota de pretas somente para o MI Segal. Ainda ganhando 8 pts no rating Borba, assim somando no total 1969.

Maiores informações: GXBG, Xadrezunderground e Xadrez Pica-Pau.