quarta-feira, 23 de junho de 2010

Atividades enxadristicas - Competições Abril/Maio

Olá amigos,


Volto para terminar o resumo enxadristico do fim de abril e mês de maio, agora com foco nas competições onde pude participar no Amazonas.


Competições - Abril e Maio na AJAX


1. II Etapa



Campeão  da II etapa da AJAX


É minha gente, como podem ver na imagem acima mais uma vez me dei bem no mais novo clube de xadrez de Manaus, AJAX-CN. 


Digo mais uma vez, pois venci a I etapa mesmo perdendo 2 partidas em 10 e nesta II etapa, realizei o feito de vencer invicto com 5/5, somando mais 10 pts do circuito e ainda aumentando mais o rating AJAX, agora com 1884.


Maiores informações sobre a II etapa, acessem o site do AJAX


2. III Etapa



Campeão  da III etapa da AJAX

Mais vez fui campeão e pela 2° consecutiva invicto com 5/5, parece que o treinamento de 4 anos em SP fez algum efeito enfim até por que sempre ficava do meio da tabela para baixo ou mesmo na lanterna.

Detalhe que dos 17 jogadores que passaram pelas III etapas, 7 jogadores são da minha geração como: Daniel Leite, Antony Franco, Nahuel e Ramsés Arenillas, João Nunes, Bruno Ferreira e Ulisses Pereira. Ainda tem a presença de jogadores mais experientes como: Carlos Sotero e Charles Paz.

Maiores informações sobre a III etapa, acessem o site do AJAX

3. IV Etapa


Olha a minha cara de tristeza!

É mais nem só de triunfos vive um herói, digo isso devido a estar achando que está levando com "um pé na costa" as etapas do AJAX, resolvi convidar para participar da IV etapa os jogadores federados como os irmãos Martin e Clóvis Souza, outro jogador também da minha geração e um dos classificados para a grande final amazonense, Jordan Gomes.


O resultado foi que os "3 forasteiros" levaram tudo, sendo que até consegui segurar um ponto diante do Martin (vice-campeão) logo na 1° rodada, mas devido uma polêmica na 3° rodada contra Ramsés Arenillas, onde acabou empatando a partida, desequilibrou-me a minha parte emocional e acabei jogando muito mal contra Jordan (campeão da etapa) e Clóvis (3° colocado), não tirando o mérito de ambos jogadores, mas poderia ter dificultado mais a partida.

Maiores informações sobre a IV etapa, acessem o site do AJAX

Espaço de defesa da acusação

Como viram no próprio blog do AJAX, fui acusado injustamente pelo fato de tentar aproveitar pelo fato de ser um dos poucos do torneio de conhecer as regras e leis da FIDE (federação internacional de xadrez) e usar de forma, segundo os organizadores do AJAX, má fé diante do jogador Ramsés.

- Motivo da discussão

Na 3° etapa, houve uma questão polêmica da regra de empate (ritmo rápido) no final do tempo de 2min, onde o jogador achando que o adversário não tendo recurso de vencer a partida e tentando jogar somente para derrubar a seta, pode reivindicar empate desde que faça os seguintes procedimentos:

1. Pedir empate ao jogador durante a partida, onde o mesmo pode aceitar ou não.
2. Ocorrendo a situação de empate e o adversário recusando, o jogador tem que esperar chegar aos minutos finais (faltando 2min) e oferecer novamente ao adversário o empate. 
3. Havendo novamente uma resposta negativa, pare o relógio (realizando o pedido formal) chame o arbitro e explique que o adversário não tem como vencer a partida a não ser que use o fator do tempo.
4. O arbitro pode interpretar de 2 formas: a primeira é que o pedido tem fundamento e vai pedir aos jogadores para continuar a partida para poder observar o comportamento dos jogadores e mesmo caindo a seta do relógio, o arbitro pode dar empate. A segunda forma de interpretação é o pedido não tem fundamento e o arbitro pode advertir o solicitante com uma penalidade de somar mais 2min ao adversário.

Bom, expliquei isso mesmo sem solicitação de nenhum jogador  na III etapa (ao menos tentei), no caso Nahuel e Bruno, já para prevenir futuras complicações e ai deu o que deu na IV etapa.

4. V Etapa


Ainda meio tonto das polêmicas da IV etapa e das "chibatas", precisava retornar ao ritmo de vitórias e mesmo podendo levar mais "peias", convidei Sandro Dinelly (campeão universitário 2009).

Como podem ver na imagem acima, destaque para a 1° vitória do anfitrião e vice no circuito AJAX em cima do herói mogliano, sendo que na abertura e no meio de jogo fiquei sufocado devido a um ataque na ala do roque grande, mas que devido ao apuro de tempo conseguiu me ajeitar e fiquei ganho com torre a mais com ameaça de mate, mas gastei muito tempo para segurar o ataque do Nahuel e assim caiu a minha seta.


Mais uma vez fiquei de fora do pódio, mas subi 2 posições comparada a IV etapa ficando em 4° colocado. Nahuel num dia inspirado foi o grande campeão, vencendo o grande Dinelly que ficou com o vice. Detalhe que Ramsés também jogou muito bem até vencendo o líder do circuito.

Maiores informações sobre a V etapa, acessem o site do AJAX

Em resumo

Joguei 4 etapas Blitz e rápidas, vencendo 2 etapas invicto e ficando em 6° e 4° colocação. Mais no final, ainda liderando com 38 pts com 1878 de rating, apenas 4 pts a mais que o 2° colocado no circuito geral, Nahuel Arenillas com 1911 de rating AJAX.

Quanto aos torneios da FAX (federação amazonense de xadrez), estou me preparando para jogar o pensado da semi-final que irá ocorrer no período 03, 04, 05, 06, 12 e 13/06, onde terá 3 vagas para a final AM, que já possui 5 classificados como: Renan Reis (atual campeão AM), Andrey Neves (pentacampeão AM), Roberto Rocha (campeão AM 2007), Sebastião Mousse (campeão invicto com 6/6 do zonal norte 2010) e Jordan Gomes (promessa juvenil do AM).

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Atividades enxadristicas - Arbitragem / Maio

Olá amigos,


Após uma parada para ajustes profissionais e pessoais, venho narrar alguns fatos enxadristicos que pude prestigiar ao logo do fim de abril e mês de maio e dividirei em 3 partes nas seguintes categorias: Arbitragem, Competições, Coordenação e Torcidas. 


Arbitragem - Maio




1. Jogos da Policia Militar 


Bom, começando no mês de maio as atividades que ajudei ou cuidei da parte da arbitragem, posso dizer que me senti prestigiado em ser chamado para ajudar na arbitragem dos Jogos da Militares da Policia Militar do AM 2010, onde o arbitro principal era justamente o meu amigo e então presidente da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), Marcos Oliveira.


Dados do evento


Local: Clube do trabalhador SESI - Corado
Data: 01/05/10
Hora: 10h
Ritmo: 10min
Rodadas: 5
Arbitragem: Marcos Oliveira e Reinier Freitas
Organização: FAX


O Torneio




Além da modalidade xadrez, ocorria simultaneamente no SESI outras competições de variados esportes como Jiu-Jitsu, Futebol, Vôlei, Basquete, Judô e demais modalidades.


A competição enxadristica foi bem disputado sendo decidida no critério de desempate, pois nenhum competidor conseguiu vencer invicto as partidas e todos tiveram pelo menos uma derrota.


O grande campeão foi do Batalhão do Choque o militar Marcelo Silva que obteve o melhor critério de desempate diante 3 jogadores que possuíam também a mesma pontuação. 


Veja a classificação geral


2. Projeto Conhecer da Escola Aldeia do Conhecimento


Congresso técnico antes do início do torneio

E pra fechar o mês de maio com chave de ouro, fui chamado pela AJAX para arbitrar um evento especial apoiado pela entidade junto a Escola Aldeia do Conhecimento que através do projeto "Conhecer" idealizado pela Prof. Joice, estava tendo bons resultados com a prática do xadrez associando as aulas de matemática e diante de vários fatos positivos, foi realizado a competição neste último sábado de maio.

Dados do evento


Local: E.E. Aldeia do Conhecimento - Cidade Nova
Data: 29/05/10
Hora: 15h
Rodadas: 6
Arbitragem: Reinier Freitas e equipe AJAX
Organização: Prof. Joice e Mauro Batista
Participação: 49

O torneio


Eu e meu braço direito da arbitragem, Antony Franco

Apesar de ter sido passado a lista de 49 jogadores para serem inscritos na hora do torneio e de não possuirmos relógios analógicos ou digitais para marcar o tempo das rodadas, foi um sucesso se for pensar que iniciou por volta das 15h e terminou 18h em ponto! 

Agradeço a equipe de arbitragem formada no último momento num "mix" do pessoal do AJAX e da organização composta pelos pais Carlos Sotero e Mauro Batista e seus filhos Antony Franco e Mauro Filho respectivamente. 


O Diretor e um dos premiados do torneio

Tivemos também da colaboração e fornecimento da ótima estrutura que a Aldeia do Conhecimento possui através do seu representante.

Maiores informações detalhadas visitem o Blog do AJAX