quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cobertura Final do Regional Norte 2010




Olá amigos, demorei um pouco para postar sobre os acontecimentos da 5, 6 e 7 rodada do Regional Norte 2010, pois estive "meditando" sobre o fato lamentável que ocorreu comigo e que já deve ter ocorrido com o querido leitor, tomar um WO (Walkover ou vitória fácil ao pé da letra na tradução do inglês) em um torneio, no caso acabei tomando DUPLO WO nas 6 e 7 rodadas, tudo devido há:
  1. Não olhar direito o folder do torneio.
  2. Não ter perguntado após a 5 rodada, que horas seria a próxima?
  3. Não ter confirmado com outra fonte, no caso até perguntei até para um dos árbitros e o mesmo acabou confundindo 17 com 3 horas da tarde!
  4. Não ter dormido mais cedo para jogar a 6. rodada das 9!
Após esse choro todo, and now for the 5 round!

5 Rodada



Visão geral da 5 rodada

O interessante desta foto acima que os 2 jogadores em destaques Jânio Ribeiro de RR do lado esquerdo e do lado direito Andrey Neves do AM, terão uma batalha na última e decisiva rodada pelo título de campeão do Regional Norte 2010.


Reinier VS Rui Barbosa

Após iniciar o 1. dia da competição com 2/2 e terminar o 2. com 2/4, ou seja, tomei 2 "coros na cabeça". Agora é pontuar e pontuar para chegar aos 5/7 e entrar na zona de premiação. 


Pois bem, na mesa 13 joguei com o Escolar Rui Barbosa (o cara já tem um bom nome, rs) joguei bem concentrado para não fazer nenhuma besteira até que do nada o amiguinho me deu de presente um "cavalito" e aí ficou fácil arrematar a partida.


Resultados da 5 rodada

6 Rodada


Dr. Hudson Pessoa VS Reinier Freitas

Pulando direto para a mesa 11, quase enfrento o Dr. Hudson pela briga dos 4/6, digo "quase" por que como citei no início desta crônica, acabei perdendo o horário e por consequência a partida por WO.


Resultados da 6 rodada

7 Rodada



Normalmente, o jogador que dá WO num torneio sem ter uma boa explicação é "ELIMINADO" da próxima rodada, mas pelas boas amizades de alguns arbitros, onde um deles me ligou após a queda da seta (o bom seria se ligasse após o atraso de 15min), perguntando o que houve e se eu iria jogar a última rodada e eu disse que iria para pelo menos pontuar e fazer 4/7 mais que 50% de aproveitamento, foi quando indaguei "Que horas inicia a última rodada" e o  amigo arbitro infelizmente confundiu 17hs com 3 horas da tarde e assim tomei mais um WO perdendo para o jogador escolar Lucas Smith.


Resultados da 7 rodada

Fato curioso


Moglichess fez a diferença pro Amazonas

O fato que ocorreu nas 6 e 7 rodadas, foi que o jogador Jânio Ribeiro de Roraima que venci na 2. rodada acabou "batendo" em todos os jogadores inclusive no campeão do Regional Norte 2010 Andrey Neves, que só foi campeão do evento graças ao critério de desempate que devido aos meus WO's acabei sem querer prejudicando o critério de desempate do Jânio Ribeiro.

Agora como prometido veja a partida que herói mogliano conseguiu a façanha de vencer o vice-campeão e "campeão moral", Jânio Ribeiro.


domingo, 10 de outubro de 2010

3 e 4 - Regional Norte 2010


Olá amigos, após a última atualização do blog (23h50 de ontem) bem após a finalização da última partida no espaço do Hotel Taj Mahal, venho agora publicar algumas fotos e resultados da 3 e 4 rodada.


Como citei anteriormente, venci a 2 partida após uma luta dramática nas 64 casas com mais de 64 lances e tinha terminado o 1° dia de batalha com 100% com 2/2.


3 Rodada



Reinier VS Mousse

Prosseguindo o 2° dia da competição em novo local mais apropriado e tradicional para a modalidade, no auditório da vila olímpica. E indo direto para a mesa 3 do torneio (claro que fui puxado novamente, rs) enfrento o n° 3 da competição o amigo e forte jogador, Sebastião Mousse (2124), clássico do Renan Reis.

Dei uma canseira no amigo que teve que usar 1h40 do seu tempo (2h KO) e mesmo com alguma vantagem na abertura pela iniciativa que consegui por ter barrado o bendito da "Dragão" do Mousse que massacrou anteriormente na final AM o atual campeão estadual, Renan Reis, acabei cedendo a experiência de visão de jogo do nosso amigo Mousse.


* Em breve a partida com tabuleirinho e tudo.


Resultados da 3 rodada


4 Rodada



 Alan VS Reinier

Depois da "pancada" que levei do Moussão, cai direto com o cara que me espancou na semi-final AM e assim me tirando a chance de competir na grande final, o jogador Alan Costa (1930).

A REGRA É CLARA

Mas antes de contar alguns detalhes da partida, quero citar um acontecimento lamentável que ocorreu com o meu amigo Jordan Gomes, que logo no início desta rodada ele esqueceu de uma regra mortal que é a questão do uso do celular, onde a regra é clara "É proibido qualquer uso de equipamento ou acessório eletrônico durante a partida e em caso de qualquer barulho, o jogador perde no ato". 


Fica triste não Jordan, por que até o GM e atual campeão brasileiro Giovanni Vescovi já passou por isso e recentemente.

Bom, voltando ao jogo que alias está rodada joguei "como nunca e perdi como sempre", dei uma capivarada novamente na abertura e aí comecei a jogar rápido para a dor passar logo. 


Agora é esperar pelo emparceiramento da 5 rodada e bola pra frente por que ainda temos bastante jogo e ainda posso fazer 5/7 entrando na premiação.

Resultados da 4 rodada
Fotos da 3 e 4

sábado, 9 de outubro de 2010

1 e 2 - Regional Norte 2010


Olá amigos, como prometido venho narrar os bastidores do maior evento da região norte, o Regional Norte 2010.


Visão Geral no congresso técnico

Com a participação  inicial de 49 participantes (digo isso por que alguns sairiam na 2. rodada) e com as palavras do Diretor do torneio Andrey Neves foram explicados alguns detalhes do evento.


Lista Geral dos Jogadores


Reinier VS Yama

Como número 24 do torneio com o rating 1817 CBX (sem zueira com o número!) joguei com a jogadora escolar Yama e tive a facilidade pra conduzir a partida para o mate e assim resultado positivo na 1. rodada.



Jânio VS Reinier

Indo direto para mesa 11 e enfrentando o n.11 do torneio, o adversário de Roraima Jânio Ribeiro (1946). Aguarde em breve a partida heróica do nosso protagonista que venceu após mais de 60 lances!


Resultados e fotos


Fotos 1 e 2 rodada
1 rodada 

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Regional Norte 2010


Olá amigos, mais uma novidade no Blog a pedido dos queridos leitores, o nosso herói mogliano estará cobrindo o evento mais importante da região norte de xadrez, o Regional Norte 2010.

Trajetória

É a 1° vez que participo do evento, sendo os torneios mais importantes que participei no Amazonas foram as Semi-finais de 2004, 2005 e 2010 e o Zonal do AM em 2003. Todos com resultados lamentáveis, mas com algumas pérolas como a vitória no Zonal em cima do Sr. Marcos Oliveira, Presidente da FAX 2006 a 2010, onde o mesmo havia pronunciado em voz alta que se perdesse para mim iria "andar pelado e arrancar o braço", até hoje ainda deve a promessa...

Estatísticas do evento

O registro do evento ocorre desde 1996 e o Amazonas encabeça na lista de maior estado com títulos no total 8, seguido pelo Pará 2 e por últimos empatados por Acre e Rondônia com 1 título obtido. 


Eu e o Renan no pódio (ops, fui campeão - veja)

Detalhe que o atual campeão do evento Renan Reis (FIDE 2245) é também o atual campeão Amazonense que protege seu título neste momento na Final Amazonense 2010 que está a 2 rodadas do término onde terá uma pausa devido ao Regional Norte 2010. Veja abaixo a lista dos campeões do evento:



  • 2009 – Renan Reis (AM)
  • 2008 - Renan Reis (AM)
  • 2007 - Andrey Neves (AM)
  • 2006 - Andrey Neves (AM)
  • 2004 - Ricardo Benares (RO)
  • 2003 - Andrey Neves (AM)
  • 2002 - Bianor Dantas (PA)
  • 2001 - Bianor Dantas (PA)
  • 2000 - Pedro Moraes (AM)
  • 1999 - Andrey Neves (AM)
  • 1998 - Pedro Moraes (AM)
  • 1996 - Cleobis Nogueira (AC)
Expectativa

     
AM, AP, AC, RO, RR e PA

Bom, amanhã (sábado) começa a nova jornada do herói mogliano de jogar num evento deste porte e de quebra tentar fazer uma cobertura digna com fotos, vídeos e comentários hinários dos bastidores do evento para os amigos conterrâneos e amigos paulistas e do Brasil a fora que tive a sorte de conhecer.


Com 7 rodadas e com o humilde rating CBX de 1817, espero poder pelo menos fazer 50%, pois estou me enferrujado diante do pensadão e é claro há busca pelo sonhado bloco Fide (jogar com pelo menos 3 FIDES) que até o momento se tem notícia que Andrey, Renan e a WMF Talita estarão participando e todos tem rating FIDE.


Folder do evento
Site do evento
Lista Geral dos Jogadores

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atividades enxadrísticas - Agosto (Final)


Olá amigos, é com imenso satisfação que retorno a postar no blog e detalhe: Após uma semana da última publicação! Isso por que neste ano acabei fixando um período mensal de postagem, ou seja, um resumo mensal das atividades amazonenses no meio enxadrístico.

Pois bem, como viram o vídeo acima e também havia comentado no final da 1 parte desta crônica, o herói mogliano se consagra campeão do 1° Circuito Blitz do 1° Clube da Cidade Nova, AJAX.


E de praxe, acabei realizando minha 1° entrevista enxadristica (sempre esperei...) e o pessoal do AJAX fez esta surpresa.

AJAX - 2° Circuito Rápido

1. I Etapa

Nahuel Arenillas, Campeão da I Etapa

Após o grande sucesso do 1° Gran-Prix, o AJAX retoma as atividades e com mudança no ritmo de jogo que antes era Blitz e agora passa a ser rápido a partir de 15min. 

O herói mogliano já com o peso da responsabilidade de manter o ritmo das conquistas (foram bastante como podem ver no conquistas moglianas) e acabei tropeçando mais algo normal até por que perdi somente para o atual campeão universitário Sandro Dinelly e empatando com o jovem ramsés que está me dando dor de cabeça a cada confronto, rs.

Veja mais direto do site do AJAX - I Etapa

2. II Etapa


Nesta etapa tivemos a visita inusitada do campeão absoluto do Amazonas, Renan Reis (FIDE 2245) e pelo jeito a minha ida ao pódio ia ficar cada vez mais difícil, é duro hein! Ainda bem que eu era o n°1 do torneio (1958 rating AJAX) e ficando longe do Renan que ainda estava abaixo dos 1900. 

E ai a corrida era escapar do Renan, mas como? Eu ganhava, ele ganhava e ai cada vez mais estava chegando a hora do confronto, detalhe que o "Darth Vader" entrou como bye-ausente na 2° rodada com 0,5 a menos.


Chegando na penúltima rodada, enfrentei forte e experiente jogador Fabiano Bezerra (uma geração antes da minha) e ai comecei bem na abertura, indo pra um meio de jogo superior, foi quando ele me ofereceu empate e aí veio "o estalo". Fiz um cálculo de emparceiramento de cores das peças, rating e vi que empatando com o "Fabixa" ia escapar do Renan Reis e se caso ambos ganhassem na última rodada, eu venceria pelo melhor critério de desempate. Bom, empatei a partida e fiquei na espera do adversário da última rodada.


Acabei sendo emparceirado com o nosso russo do AM, Mikael Iwanon que está classificado para a final AM 2010, mostrando que tem força para vencer o herói mogliano. Na verdade já tivemos alguns confrontos este ano e no placar geral está 1,5 a 1,5, sendo uma vitória minha na vila olímpica, uma dele e empate no AJAX. Era o tira-tema e decisiva partida para o herói mogliano que no final da partida com tempo do relógio caindo para ambos, acabei vencendo mesmo estando meio inferior no meio de jogo.

João "Johnny Bravo" ficou em 3°, eu, Renan e o AA Daniel Leite


E assim, após uma batalha nas 5 mesas e com 4,5/5 mesma pontuação do atual campeão AM Renan Reis, levei o título da 2 etapa usando estratégica maquiavélica, mas como diz o ditado "Nem sempre o melhor vence". 


Veja mais direto do site do AJAX - II Etapa


3. III Etapa


Mais uma dor de cabeça para o herói mogliano foi a visita do também campeão Amazonense Absoluto (2006), Leonardo Gadelha ou como os amigos o chamam "Gadelhachess".


 
  Homenagem ao campeão

Em resumo, pois no site da AJAX ainda não temos a cobertura do evento com as fotos, Gadelhachess leva o caneco máximo vencendo fortes jogadores como Sebastião Mousse, Ramsés e até mesmo o herói mogliano que perdeu também para o forte "Chessbase" como é conhecido o Mousse, mas vencendo brilhantemente com direto a mate no amigo Jordan Gomes que foi o único que tirou 0,5 ponto do campeão da etapa.


Próxima postagem


Cobertura e fotos do I JIFAM (Jogos seletivos dos Insitutos Federais do AM), IV e V etapa do AJAX, AAS na MTV e início da final AM.