quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

II Etapa do Circuito Rápido FAX

I IRT da FAX

Olá amigos, antes de narrar mais uma etapa do Circuito Rápido da FAX (tava forte esse hein!), o FAX orgulhosamente anuncia o I IRT (International Rating Tournament) do Estado do Amazonas que vem com grandes novidades desde ano passado, quando tivemos também nosso 1° Aberto do Brasil.

O torneio vai ocorrer bem na época do carnaval e até o momento conta com 6 jogadores FIDE entre eles: 
  1. Renan do Carmo Reis (AM) – 2227
  2. Rodrigo Chaves da Silva (PA) – 2212
  3. Andrey M. Souza Neves (AM) – 2126
  4. Janio Ribeiro Lopes (RR) – 2027
  5. WMF Thalita Ariane Cincinato (AM) – 2015
  6. Clauber F. Martins (PA) – 1898
Provavelmente irei participar mesmo estando com o baixo rating CBX de 1847 (pra quem já teve 1673 até que tá bom, rs), mais ainda não confirmei e ainda restam 12 vagas, pois se trata de um semi-aberto com 20 vagas para jogadores sem FIDE.


* Maiores informações - FAX


Circuito Rápido FAX


Novamente nas dependências da sala de xadrez da FAX sediada na Vila Olímpica de Manaus, a II etapa contou com 34 jogadores lotando a sala e presenças de vários jogadores de renomes entre eles 4 campeões Amazonense, incluindo o Atual Renan Reis com o recém rating FIDE tirado de 2227.


Na 1°rodada das 5 primeiras mesas, 4 estão sendo ocupadas por campeões AM (emparceiramento feito com base no rating CBX), exceto na 3 mesa que é ocupada por Sebastião Mousse que ainda não foi campeão por acaso e teve score positivo diante do atual campeão AM no passado no confronto do pensado.

5 Mesa: Nahuel VS Gadelha
Também nesta rodada e a última partida foi a do campeão Amazonense (2006) contra o forte jogador do clube AJAX, Nahuel Arenillas que chegou ficar superior na partida, mas devido a sua deficiência do tempo acabou sendo vencido pela experiência do jogador de óculos escuro.





Tivemos também a presença de um jogador de outro estado que está temporiamente morando em Manaus, o piauiense e mestre em química Lázaro Miranda que já mostrou um pouco do seu xadrez vencendo de forma invicta na I Semanal 2011 do AJAX (veja a matéria) e agora irá testar seus conhecimentos diante do torneio mais forte até agora. 


2° Rodada: Pelotão das 5 mesas
E já conseguiu  a façanha de tirar 0,5 ponto do atual campeão e mesa 1 do torneio, Renan Reis (que estava daqueles dias, já explico o por que), o restante o 1° pelotão venceram suas partidas como de praxe.




Sebastião Mousse VS Reinier Freitas
Bom como n°12 do torneio, desta vez não fui "puxado" e conseguir pontuar na 1° rodada com tranquilidade e na 2° rodada como podem ver na imagem acima, cai na mesa 3 e novamente enfrento Sebastião Mousse e novamente perco a partida, que sina!



3° Rodada: Confronto de campeões AM
Como podem ver tivemos mudanças nas primeiras mesas com a saída da mesa 1 do Renan e a subida do Leonardo Gadelha junto com o Andrey Neves, onde temos o clássico combate entre os campeões Amazonense que acabou num justo empate.


Lá mesa 4, quando disse que o Renan estava num dia daqueles é por que ele perdeu para o Fabiano Bezerra que estava muito superior, mais apesar disso Renan conseguiu a proeza de reverter a posição no final só que perdeu bastante tempo para isso e diante disso, Fabiano uso o fato tempo pra ganhar sacrificando até a dama e ainda assim, Renan tinha a chance de tomar o último peão do Fabiano deixando o empate certo, só que na gana de ganhar a partida acabou perdendo no tempo (olha que a gula faz, rs).


Resumo 4° e 5° rodada


Bons confrontos, um deles foi a vitória do "Piauí" diante do forte jogador que está retornando as atividades, David Barroso.


Na 5°e penúltima rodada, consegui me recuperar com 3/4 e agora enfrento o Russo Amazonense, Mikael Iwanon. No nosso confronto de 2010, fiquei com uma larga vantagem e estava com ar já de "superioridade" e Mikael vinha na gana de melhorar seu último desempenho, no qual fez 2,5/6. 


A partida foi bem jogada e cheguei a ficar com 2 peões passados, fora a vantagem de 1, mas acabei errando e fui para um final com 1 peão menos de dama e torre. Mikael chegou a me oferecer empate por causa do apuro do tempo, mas eu tinha que vencer de qualquer jeito para entrar no pódio e recusei o empate. A partida foi indo, Mikael ficando mais apurado e eu também entrei no apuro, bate peça pra lá e pra cá, teve um lance que o Mikael "blefou", onde tinha ameaça eminente de mate, só que um detalhe: Deixou a torre limpinha para tomar, mas devido o apuro no tempo não vi e acabei levando mate 1!.


Confronto final: Mesa 1 e 2
Na 6° e última rodada, o quadricular acima são os jogadores invictos até então do torneio e tinha chances de serem campeões da etapa (era pra tá no lugar do Mikael, rs). Engraçado que só temos um campeão amazonense nas primeiras mesas que mostrou que é um campeão vencendo Fabiano Bezerra que estava num dia inspirado batendo novamente no seu "filho" mousse e batendo no atual campeão AM Renan Reis, mas não conseguiu segurar a pressão do mestre Andrey.


Mikael que enfrenta agora o desconhecido jogador de Piaui Lázaro Miranda, travou uma luta daquelas e apesar de eu ter perdido pra ele, fiquei na torcida já que o amigo é do AM e levou a melhor num final complicadíssimo, agora resta saber quem levará a II etapa e os R$ 100,00 de premiação, Mikael ou Andrey, ambos com 5/6 e 2 empates.


Veja no site da FAX: Classificação final e parcial após 2 etapas.
Fotos do circuito: Veja


A vida do nosso herói


Bom, nas 2 etapas bati na trave perdendo para Elismar e pro Mikael, partidas que estava melhor e perdi. Apesar disso, fiquei em 5° e 8° respectivamente com 4/6 e na 6° colocação parcial do circuito rápido FAX.


Fora isso, estou também na corrida no blitz de 5min no Clube de Xadrez de Manaus (CXM) e estou concorrendo entre os 3 melhores do circuito que tá bem parecido com relação aos jogadores do circuito rápido da FAX.


E para inaugurar o ritmo pensado, se tudo der certo vou jogar o IRT e ainda de praxe jogar um torneio por equipe em SP, o Interclubes 2011 pelo sempre e bom AAS.




Até mais,

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

I Etapa do Circuito Rápido FAX


Xadrez 2011



Olá amigos, é com imenso prazer que retorno com grandes novidades para 2011 com relação as atividades enxadristicas direto do coração da floresta Amazônica e abaixo algumas delas do calendário da Federação Amazonense de Xadrez (FAX) como:


I IRT - 04 a 08 de março (ID do Torneio: 1174/11)
II IRT - 22 a 26 de junho (A definir)
II Aberto Internacional - 03 a 07 de setembro (A definir)


* Veja o calendário completo no site da FAX


Novo Clube 2011 - O CXM


Visão da II Etapa do CXM
Fora todas as atividades da FAX, teremos outros locais para a prática como foi iniciado as atividades no Bairro da Cidade Nova, o AJAX. O CXM nome provisório do Clube de Xadrez de Manaus que tem como objetivo estabelecer a prática esportiva do Xadrez num dos bairros mais tradicionais de Manaus, o Parque 10, que tem tradição nas escolas estaduais como Alice Salerno e Leonilla Marinho (veja), além de vários residentes jogadores como Roberto Rocha (Campeão AM 2007), Dr. Hudson Pessoa (Presidente do clube), Sandro Dinelly (Campeão universitário 2009) entre os outros jogadores como o que vos narra.




Apesar de não termos ainda uma sede física oficial, estamos provisoriamente disputando na casa do Presidente do Clube, onde já temos dados interessantes com base nas 2 etapas Blitz que terá como premiação ao final do circuito (10 etapas), troféus  aos 3 melhores jogadores Blitz do Clube.


* Acompanhe as atividades do clube pelo site Manauschess.


I Torneio do Ano


Visão geral da sala de xadrez da FAX
Fora as novidades da FAX que postei acima deste ano, temos a novidade de termos um circuito exclusivo do ritmo rápido (será bom para treinar para a Copa Franco Montoro 2011, pois é o mesmo ritmo de SP, ous seja, 21min) e será nos mesmos moldes da Formula 1 como o AJAX e o CXM.


Alterlan Sabino, Arbitro
O congresso técnico do 1° torneio oficial da Federação foi detalhado pelo Arbitro Alterlan que explicou as regras e tirou dúvidas que surgiram no local.


A outra novidade do circuito, é que faz algum tempo que não tínhamos com premiação em dinheiro, ainda mais no valor de R$ 200,00 distribuídos entre os 3° primeiros. (Veja o Folder do torneio)


As rodadas


1° Rodada : Reinier Freitas e Andrey Neves
Com o emparceiramento feito com base no rating CBX pensado, já que não temos rating da FAX, como n° 11 do torneio de 22 jogadores, acabei sendo puxado direto para mesa 1 e já enfrentando o experiente e forte jogador do Amazonas (Pentacampeão Estadual), Andrey Neves que vem melhorando cada vez mais seu xadrez visto que é o atual campeão do Regional Norte e do Rápido AM.


Bom, posso considerar que esta foi a minha melhor partida do torneio, sendo que tive oportunidades de vantagens decisivas no meio de jogo segundo o próprio Roberto Rocha que acompanhou atentamente a partida. Mais a "alegria de capivara dura pouco" e acabei perdendo no final com a seta apurada.


2° Rodada : Andrey Neves e Fabiano Bezerra
Andrey não estava tendo vida fácil e já puxou outro jogador que pode dar dor de cabeça, Fabiano Bezerra que o tirou título do Relâmpago AM 2010. Mais depois de algum tempo de partida, as brancas vence um final com direito a zug!


Nesta rodada, consegui encontrar a vitória e agora é correr por fora para tentar entrar no pódio.


3° Rodada : Roberto Rocha e Andrey Neves
Agora é briga de "cachorro grande", pois Andrey que luta para segurar a mesa 1, enfrenta o campeão estadual de 2007 jogador que tem o maior cabelo do AM, Roberto Rocha. Como  todos já sabia, foi a última partida a terminar da rodada e depois de vantagens passadas um para o outro, acabou num resultado justo apesar de Roberto ter tido a opção de "enrolar" no tempo o mestre Andrey: Empate.


Nesta rodada, mais  uma vez encontrei a vitória e foi em tempo recorde, acho que uns 10 lances, uma miniatura em cima do amigo que tá voltando PC (Paulo César) que fez a gentileza de dá um cavalo na abertura e elegantemente abandonou.


4° Rodada : Andrey Neves e Alberto Mousse
Andrey escapando que nem sabonete (oh bixo, enrolão) agora enfrenta o único com 3/3, o forte jogador e atual campeão do Zonal Norte, Alberto Mousse. Andrey até que tentou e segundo "Cabelo Rocha" até tinha uma sequencia de ganho no final do jogo, mais que devido o apuro no tempo, acabou perdendo enfim para o novo líder do torneio Mousse agora com 4/4 e mais perto de tascar os 100 pilas.


Mais uma vez, consegui vencer agora o estudante da fundação Nokia Luan Menezes que jogou de forma meio "bêbado" por que entregou muito rápido a partida sendo que tem "chess" o garoto. Com esta vitória, agora com 3/4, estava mais perto das primeiras mesas e do pódio.


5° Rodada : Alberto Mousse e Fabiano Bezerra
Agora com novos jogadores na mesa 1, esta rodada eu poderia dizer que foi a "Zebrachess", já explico. Alguns lances depois já superior na partida, Mousse "oferta" do nada um cavalo e de quebra acaba prendendo o outro e sem jeito de salvar o pequeno pônei, resolve abandonar. 


Enfrentei na mesa 5, o Elismar "Tubarãozinho" que sempre chamo de capivara bravo, mais que no torneio havia perdido somente para o Mousse e batido no Mikael "o russo" que estava indo direto pra lanterna, rs. Comecei bem na abertura, ganhando logo alguns pinos e Tubarão sempre ameaçando uns mates toscos ou até mesmo mates bem na cara como estilingue ou algo do gênero. E ai a partida vai indo pro meio de jogo e vou tomando mais peões e do nada levo MATE 2. Enfim dou adeus ao pódio, só me resta fazer 4 em 6 e rezar pelos resultados dos outros para pelo menos ter uma colocação digna.


Última Rodada: Quadricular do título
Chegamos a última e decisiva rodada do torneio, vários resultados meio que inesperado, somente 3 jogadores não tinha CBX e participação da "velha guarda" como os veteranos Sr. Sérgio Cardoso e Darkenwald Rebouças. 


A imagem acima mostra as mesas 1 e 2, onde o título e boa parte do pódio se confirmava partindo destes confrontos: Fabiano Bezerra VS Hugo Bernardino e Alberto Mousse VS Roberto Rocha. Na mesa 2, era mais um confronto amistoso, pois os amigos ficaram batendo papo até Mousse vencer e ficar no aguardo do resultado da mesa 1 que para o azar dele, Fabiano Bezerra vence Hugo num final de damas e assim ficando para os critérios de desempate.


Antes de narrar a minha partida, na mesa 3 aconteceu um fato engraçado para todos exceto para o Tubarão que deve ter ficado mordido depois que seu celular tocou durante a partida contra Andrey Neves, rs. 


Bom, na mesa 5 enfrentei o Peruano Enrique Soto Gutierrez (segundo os boatos, era MI do Peru, mais tenho quase certeza que o título é vitalício) e vendo as derrotas dele vi que tinha dificuldade com relação ao tempo, mais tinha que ter cuidado. A estratégia deu tão certo que até ganhei na partida também, pois ficou apurado e entregou uma torre no final por descuido.


Mousse vence nos critérios de desempate do Fabiano e Andrey fica com o 3° lugar. Por sorte nos milésimos fiquei em 5° e com isso devo ficar com 4 pts no circuito, agora no aguardo na próxima etapa prevista para dia 11 de Fevereiro.


* Veja a Classificação final no site da FAX