segunda-feira, 28 de março de 2011

Campeonato Paulista Interclubes – 2011



Olá amigos,

Após exatamente 3 semanas que fui a São Paulo (daí a idéia do vídeo acima, no caso trocaria o título por "Saudoso Sampa" ) e muita espera, apelos no aguardo de recursos de mídias como fotos, vídeos, relatórios internos e outras atualizações extras como os blogs e sites enxadristico, venho neste canal terminar de narrar os bastidores do circuito paulista de xadrez, onde pude voltar a terra da garôa no período carnavalesco de 07 a 14/03.




Visão geral da Hebraica
Dados do evento

Data e Local: 26 e 27 no Clube Hebraica e 12 e 13/03  no E.C. Pinheiros
Rodadas: 7 (4 e 3 rodadas, respectivamente) 
Rating: FPX Pensado
Sistema: Categoria A – Shuring e Categoria B/C Suíço.
Ritmo: Categoria A 1h+30segs - Categoria B/C 1h20min.
Participação das equipes: 
Total de 74 equipes com 525 inscritos sendo: 
  • 08 na A (50 jogadores) 
  • 24 na B (180 jogadores)
  • 42 na C (295 jogadores)
Organização: Federação Paulista de Xadrez

As equipes

Agora uma pequena apresentação das equipes do clube que participo desde 2006 e o que mais cresce sem dúvida em todo SP e se não no Brasil!, o AAS (Veja o site).

* Ordem de categoria inscrita e depois nome da equipe.

E/D: AAS São José Guaíra FIP (Categoria A) - 2208
Rodrigo Hudson Watfe
Andre Luis Alexandrino Dias jogando com o n.1° do Brasil, o GM Vescovi)
Igor Amaral Conte Lofredo Mourão
Elbert Gallo Ponce
Felipe Alvarenga Massarioli
Rafael Zakowicz
Alan de Albuquerque Maranhão Reis

E/D: AAS São José Guaíra A (Categoria B) - 2300

Estácio Vermelho Limberg 
Ivan Kuhlmann Nogueira
Vinicius Ikezu Saito
Mauro Guimarães de Souza
Vinícius Catozzo Júnior que venceu Alan nesta rodada decisiva do torneio
Marcos Guilherme Monteiro Jorge (Bob) 

E/D: AAS São José Guaíra B (Categoria C) - 2096

Josef Ponec
Daniel Vaz Gomes
Sediney Junior (Juca) que deu prêmio de beleza nesta partida! (mesa 2)
Alessandro Bezerra da Silva
Christian Avgoustopoulos
Diogo Lima Leite

E/D: AAS São José Guaíra C (Categoria C) - 2014

Bruno de Oliveira Terra 
Paulo Aparecido Rezende
Thiago Valdes Paretti
Fabricio Sartori Trani
Reinier Alex de O. Freitas 3 horas para nada, rs. (mais detalhes logo mais)
Gregorio Sartori Garcia
Lais Amanda Ribeiro Pimentel

E/D: AAS São José Guaíra D (Categoria C) - 2057

Leandro Roverso
Artur Farias Lopes
Venancio Mesquita de Lima protagonista desta rodada com direito a mate!
Cassius Alexandre da Silva
Robson Somekawa
Rodrigo Martins Alves de Camargo (Tikal)

E/D: AAS São José Guaíra E (Categoria C) - 1978

Hugo Alberto da Silva
Janderson L. Cerqueira que segue invicto no interclubes há 2 anos!
Rebeca Fernanda Pereira
Eliel Cardoso
Rafael Monteiro de Oliveira
Laís Machado Ferraz

D/E: AAS São José Guaíra F (Categoria C) - 2010

Roberto da Silva Mauro
José Roberto da Silva
Fabio Bernardo (barba) único a premiar individualmente.
Sediney Mari da Silva
Antonio Gabriel Pacheco Villafuerte
Ruben Villafuerte Chocano

O torneio

Analisando rapidamente, vimos que houve baixa na categoria B com relação ao ano passado que foi de 29, mas em compensação tivemos um acréscimo de 14 equipes na C se comparado a 2010 que foi de 27, parte dessa mudança pode ter sido ocasionada pelo aumento do rating médio de equipes até 2100 e assim ficando mais competitiva a categoria.

Devido ao carnaval e não programação seguida de fim de semana como era nos outros anos, acabou tendo poucos jogadores e mestres (no nosso caso, não conseguimos agendar os GM's Milos e Leitão como ano passado), mas em compensação tivemos o retorno do n.1° do Brasil e atual campeão brasileiro, GM Giovanni Vescovi. Também outros mestres como:

Categoria A

GM Giovanni Vescovi
MI Jose Fernando B. Cubas
MI Luís Henrique Pinto Coelho 
MI Vinicius Moreira Santos 
MI Herman Claudius van Riemsdijk 
MI Leandro Daniel Perdomo 
MI Edson Kenji Tsuboi
MI Dragan Stamenkovic 

Categoria B

MI Martin Neubauer
MI Mauro Guimarães de Souza 
MF Ivan Kuhlmann Nogueira Marcus 
MF Luiz Guilherme Aurelli Abdalla 
MF Carlos Alberto Sega
Silvio Eduardo Camargo de Oliveira 
Estácio Vermelho Limberg
Allan Gattass

* Os 3 últimos jogadores ultrapassaram a marca dos 2300, mas não pediram o direito do título de Mestre Fide.

Categoria C

Alexandre de Oliveira Santos 2172 
André Cajal 2137
João Batista de Sousa Dias 2132 
Christian Avgoustopoulos 2124 
Adriano Dias 2115 
Daniel Vaz Gomes 2110 
Alessandro Bezerra da Silva 2109 
Bernardo Vizzotto 2109

* Jogadores que ultrapassaram os 2100 de FPX, limite do rating médio por equipe na C, sendo que os 3 destacados são do AAS.


Análise da minha equipe: AAS "C"


A equipe sensação que querer puxar sardinha realmente foram as equipes AAS FIP da A e a AAS C da C que mostrou garra e muita luta para obter resultados surpreendente como a melhor colocação na categoria A, no caso se consagra como o 3° melhor clube de São Paulo.


Como é de praxe, fiz um raio-x da nossa equipe com relação aos confrontos, infelizmente como participei somente do 2 final de semana, o máximo de dados que obtive foram esses abaixo:
Clique na imagem para visualizar melhor
Vou fazer uma tentativa de analisar rodada a rodada olhando o painel acima:


1. Rodada


- Pelo rating e pontuação no torneio, acho que começamos mal na competição visto que empatamos com equipe  com desempenho menor do que a nossa, mas temos que levar em consideração a tradição do Clube Circulo Militar que tem vários professores mestres como o MF Luciano Maia.


2. Rodada


- O engraçado do destino é que devido o resultado negativo acabamos pegando a pior equipe do interclubes, se for pensarmos que a mesma ficou em último lugar com os amargos 5/28! Fizemos nossa parte e carimbamos com 4/0.


3. Rodada


E/D: Jorge massacrando outro jogador (detalhe com a camisa do AAS)
- Agora o mais engraçado ainda e lógico é que pegamos uma baita equipe devido o bom desempenho da rodada anterior, que tinha formação bem parecida com a equipe jovial sensação da FM 2009 (Veja), só que devido a transição comercial dos jogadores AAS para Osasco (mais pelo amigo Jorge Fakhouri que joga seu último ano no juvenil nos abertos), tivemos essa dura batalha onde esta equipe já tinha passado o "carro" na equipe n.1° do torneio da categoria C e equipe do presidente do AAS, nosso gregão que fui esmagado pelo nobre amigo Jorjão.


- E mais drama, nossa equipe estava sem o nosso 1° tabuleiro o amigo em ascensão Bruno Terra que devido a dores intestinais não pode comparecer. Mas com muita luta, conseguimos empatar o match mesmo com 1 jogador a menos e mais uma vez Jorjão castigou o AAS, batendo no nosso amigo Gregório Sartori vulgo Greg.


4. Rodada


- Quem ver pensa que só por que esta equipe tem 1600 de rating médio joga nada tá enganado! Como podem ver esta equipe fez um ótimo torneio e quase sobe para a categoria B se não fosse 0,5 ponto, mas mesmo assim levou "lapada" da nossa equipe e assim terminamos com 11,5/16, 72% de aproveitamento, na 4° colocação e sendo lançado para a mesa 1 da categoria diante da fortíssima equipe do clube que ressurgir das cinzas, o Clube Xadrez de São Paulo.


5. Rodada




- Agora no 2° fim de semana, cheguei para dar uma força a equipe AAS C e tive até preparação contra o AI Edmundo e sua velha pirc, mas olha o que aconteceu abaixo:




Após essa lamentação acima, vamos a alegria que o nosso capitão paulinho que tirou a invencibilidade o temível Cajal que foi engolido pela inglesa do guairense. Até aí, estamos empatado em 1 a 1, sendo que fabrício estava melhor com peão a mais num final de torres e Greg um pouco inferior no tempo mais equilibrado no jogo. 


Comentando com o Paulinho, vi que ia empatar nas 2 partidas dos Sartori e aí quando fomos falar com o fabrício, ele cometeu uma capivarada devido o tempo de 1min e deu a partida pro enrolão do Vallejos que nunca abandona! Restava um dos membros fundadores do AAS, Greg que lutava bravamente diante do 4° colocado do Amador Brasileiro que ocorreu na semana do carnaval no CXSP e num pingão alucinante Greg leva um tático perdendo a peça, comete lance irregular dando 2min ao adversário também apurado e mesmo assim consegue a proeza de empatar e ganho hein!.


6. Rodada




É amigos, com a nossa 1° derrota no Match para equipe CXSP que a cada vez se distancia das demais rumo ao título da C que há 3 anos estava com a nossa agremiação e a equipe revelação do AAS tinha que brigar agora para entrar ao menos no pódio, pois as chances de título se fora.


Nesta penúltima rodada, mais uma boa briga pela frente a equipe de Rio preto que montou uma equipe de Mestres e estão na briga pelo título na B direto com a nossa equipe de mestres do AAS. A equipe da C não tinha mestres, mas estava complicado para a nossa equipe e começamos logo mal no Match quando o nosso 2° TVP "ofertou" 2 peças para o Polachini e 15min game over. Ainda bem que fabrício se recuperou da capivarada devido o tempo é claro na rodada anterior e arrematou bonito no 3° tabuleiro e novamente estávamos empatados no 1 a 1. 


Eu joguei a mesma idéia contra o Edmundo, que foi jogar sem roque e atacar na ala do rei preto do roque pequeno, mas fiquei a Ramello se defendeu bem e fiquei numa posição que era forçar e ganhar ou empatar a partida, mas estava na espera do capitão Paulinho que estava defendendo bem o nosso 1° tabuleiro com 4,5/5 e estava aparentemente empatado. 




Deixei passar 30min do meu tempo, assim igualando os 10min da minha adversária no aguardo na partida do paulinho que se ganhasse ou empatasse ia oferecer empate para podermos ficar pelo menos com o empate no Match, mas o "inacreditável xadrez clube" acontece, paulinho dá uma capivarada e perdi a partida.


Aí o capitão da equipe adversária falou com o paulinho se a gente queria empatar no último tabuleiro e aí depois de muita conversa entre a nossa equipe, falei " É duas ou uma, ou ela vai se apertar no tempo devido o ataque furado de sacrifício ou vai ficar com tempo no relógio mais vai levar mate!", agora vejam a partida na integra abaixo:


7. Rodada



Chegamos ao final batle e tinha 3 equipes do AAS concorrendo ao pódio, digo somente ao pódio, pois o título ia ficar entre o embate na mesa 1 do CXSP e Osasco A (aquela equipe da 3° rodada que conseguimos a proeza de empatar) e as equipes são: AAS B do Grego que teve uma recuperação incrível após o lamentável 1° fim de semana e agora estão com 15,5 com 0,5 a mais do que nossa, a outra equipe do Japinha era AAS D que tinha 14,5 também com chances remotas de entrar no pódio, mas podendo subir a equipe para a categoria B.


Torcendo para os amigos segurarem Jundiaí
O plano era o seguinte, a apesar de nossa equipe está com 0,5 a menos do que a AAS B, nós vamos enfrentar uma equipe escolar do paulistano também "comprada" pelo Osasco e todos são conhecidos meus na época que jogava no CAP (Clube Atlético Paulistano) diferente da equipe do Grego que ia ter uma briga sangrenta, pois era a 3° por ordem de rating da C. Também para ajudar a gente entrar no pódio, tinha a equipe do Japa que tinha que segurar a meninada de Suzano que tinha jogadores escolares famosos como o Daniel Awoki. Em resumo, 5 equipes iam se matar e a gente ia passar de todos entrando para o pódio na 3° colocação.




Bom, voltando o foco no Match decisivo contra o Osasco B que de meninada não tem nada, pois todos são alunos do MI Pelikian e sabem tudo de teoria. A partir dessa idéia, resolvi jogar o famoso "Chicken Chess" (apelido dado carinhosamente pelo Presidente do AAS após jogarmos umas 3mil partidas de ping na semana que fiquei na casa dele) que consiste numa técnica apurada de ficar "pertubando" o adversário tentando aplicar golpes sujos táticos atacando as peças sem fundamento até cometer um erro fatal ou apurar no tempo.


Como podem ver minha partida abaixo, usei a mesma idéia das 2 partidas contra o Edmundo e Vitória, mas acho que essa não tinha blefe e se um super mega ataque sem chance, rs.


Felizmente todos se saíram bem no Match e vencemos por 3,5 a 0,5, sendo que o Fabrício empatou talvez um pouco superior e assim terminamos com 18,5 e estávamos na espera dos resultados das nossas equipes AAS B e D que estavam se matando contra Jundiaí e Suzano.


Mas ai infelizmente, tivemos um lástimo WO na equipe do God of War (Venâncio Mesquita que deu um mate brilhante no apuro no tempo e ainda com peça a menos no Sérgio Freitas da equipe Kolping) que junto com o Tikal foram os único que compareceram ao Match, mas devido a regra que tem quer pelo menos 3 jogadores da equipe inscritos no Match, acabamos dando de bandeja os 4 pontos para Suzano que foram para 18,5 atrapalhando nossa ida ao pódio.




Quanto a equipe AAS B, lutaram os 4 tabuleiros só que acabaram sendo destronados com exceção de Juca que carimbou e mostrou que não é assim bagunçado e Daniel que empatou ganho, mas devido o tempo ofereceu o resultado mesmo e com isso, Jundiaí nos passam e chegam aos 19 pontos ficando com a nossa merecida medalha de 3° colocado.


Premiados AAS ou quase


Osasco A fica com o vice da C
AAS FIP fica com a 3° colocação (feito inédito na A pelo AAS) e aí todo mundo queria entrar na foto, rs.
AAS B fica com o vice da B (Juca como membro fundador pode ficar na foto e os carregadores oficiais do bandeirão eu e o Jorge)
Fabinho é o único a medalhar individualmente pelo desempenho 5/6
como melhor 3° tabuleiro pela equipe AAS F
Alguns destaques

PC que mesmo jogando na categoria A por outra entidade, 
fez questão de usar o mantro sagrado e ainda fez 3,5/7, que é bem difícil nesta categoria 
Ainda na categoria A, para a contratação do ano do AAS direito do RJ o carioca gente fina que joga muito xadrez, Igor Mourão que só nesse torneio bateu em 2 MI, inclusive no experiente mestre o "Rei dos peões".
Também na categoria A, destaque para Alexandrino "Karpov" que venceu no Match decisivo contra o nosso AAS de Santos o Bad Boy JD que passou na Universidade e por isso o tal corte de cabelo.
Para a chegada no momento da premiação da nossa integrante da equipe AAS C, Lais Pimentel, onde o Grego nem deixou a bichinha aparecer, rs.
E mais uma vez, festa na cantina com direito a chopp (que cara é essa juca) com a galera toda e em especial o Carioca, que fala puxando o S que nem o amazonense aqui, é noix!

Classificação Final e Mídias extras

Site da FPX > Veja
Fotos do torneio > Picasa
Vídeos no youtube > Ala Joca
Blogs que comentaram sobre o AAS > XU e XG

terça-feira, 1 de março de 2011

Interclubes 2011 e III Etapa FAX

Olá amigos, antes de narrar mais uma epopéia dos bastidores do xadrez amazonense, vou abrir um espaço para comentar sobre a luta que ocorre no momento que participo da 3 etapa do circuito de xadrez rápido da Federação Amazonense de Xadrez.

Interclubes 2011

12 e 13/03 no Clube Pinheiros

Simultaneamente estou participando do maior torneio interclubes (até mesmo do Brasil) que iniciou nesta sábado (26/02) em São Paulo. 

AAS - Agremiação Athletica Suína

Digo simultaneamente por que estou inscrito na equipe AAS C representando a cidade de Guaíra, mas só irei participar em "corpo" somente nas 3 últimas rodadas das 7 prevista no torneio que ocorrerá no final de semana após o carnaval (12 e 13/03). 

A boa notícia que nas 3 categorias do torneio, nossas equipes estão jogando muito e tem chances matemática de entrar no pódio ou até mesmo serem campeãs no caso da B e C, sendo que a última citada estou participando e torcendo para os amigos e integrantes da equipe: Bruno Terra, Paulo Rezende, Fabrício e Gregório Sartorio, TVP e Laís Pimentel que estão segurando todas as expectativas e estamos na classificação parcial após a 4° rodada (4 tabuleiros) com 11,5/16 e em 4° lugar.

Na 5° rodada enfrentaremos na mesa 1, a fortíssima equipe do clube de xadrez de SP e já vou estar lá pra ajudar nossos amigos enfrentando de brancas o amigo no 3. tabuleiro o AI Edmundo Aoyama.

* Maiores informações: Site FPX

III Etapa do Rápido - FAX

Sala da Federação Amazonense
É amigos, tá quente o cenário do xadrez amazonense se contarmos que este ano apareceram 2 clubes (fora o AJAX que retornou em 2009) neste ano próspero de atividades em 2010, o CXM (clube de xadrez de Manaus) e o IDEAL (Clube pertinho do Teatro AM), sendo que estou participando ativamente do CXM onde o forte é mais partidas Blitz.

E na FAX não poderia ser diferente, como podem ver estamos na 3 etapa do rápido e no feriadão do carnaval vamos ter nosso 1° IRT (infelizmente estarei em SP 07 a 14/3). Veja como está a classificação parcial após a II etapa:

Líder atual e diretor do evento
1 Andrey M. Souza Neves 25,5 pontos
2 Sebastião Mousse 23,5
3 Fabiano Bezerra 23,5
4 Mikhael Iwanon 16,0
5 Roberto Rocha 16,0
6 Reinier Freitas 13,0
7 Hugo Bernardino 9,0
8 Lazaro Miranda Carvalho 7,0
9 Sergio Cardoso Farias 7,0
10 Elismar Benayon 6,5

Sufoco logo na 1° rodada
Nas 2 primeiras bati na trave e nesta etapa tenho que me recuperar de qualquer jeito e foi o que fiz! Na 1° rodada na mesa 10 puxo um jogador veterano dá época que a Sede da FAX era no Clube Luso no centro da cidade (nem tinha nascido, rs). E logo na abertura meio estranha o meu adversário travou a partida e no meio de jogo após uns 20 lances estava tecnicamente empatada e não dava para entrar nenhuma peça para ambos lados! 

E ai fiquei pensando "Putz para quem queria melhorar na classificação parcial e entrar no pódio pra pegar uma medalha e um dinheirinho, empatar logo na 1°?". Foi aí que entrou o modo "enrolachess", resolvi brindar uma qualidade e depois deu a loucura de sacrificar uma peça com um blefe que poderia me dar uns 7 peões! A tentativa deu certo e conseguir levar para um final onde eu tinha um bispo e 7 peões contra 2 bispo e 1 peão, acabei ganhando no sufoco e com o tempo apurado, ufa!

Reinier e Mousse
Pulando direto para 3° rodada (acabei ganhando tão rápido na 2° que nem deu pra tirar foto, rs), novamente enfrento o n°3 e na mesma mesa de sempre, o Sebastião Alberto Mousse Neto e novamente o mesmo resultado, rs. Detalhe que desta vez fiz o carinha suar e me ganhou num erro no final, onde ele mesmo me disse que eu estava "ligeramente" superior, numa hora dessa eu ganho!

Meu amigo me desculpa, ok?
Na 4° rodada, enfrentei o Hélio Souza e precisa de qualquer jeito o ponto para me recuperar da derrota na rodada anterior. Iniciamos a partida e joga pra lá pra cá e entramos num final de damas e peões tecnicamente empatado de novo! E ai ele me oferece empate por causa do apuro no tempo (ainda tinha uns 5 min dos 21), como vi uma possível sequência de mate atribuído ao uma fraqueza no tempo do meu adversário, recusei o empate e tentei dar o mate mais sem vergonha do mundo. Não é que deu certo? Dei Mate, mas fiquei com  vergonha e olha que já fiz coisa pior dentro da legalidade das leis do xadrez é claro, rs.

6 ° rodada, a hora do vamos ver!
Pulando direto para última rodada (na 5° me vinguei do Mikael como podem ver na última crônica minha tristeza) e na mesa 2, enfrento o Paulo Isaac que até então estava invicto e estava retornando as atividades após 3 anos sem praticar (juvenil da minha época). 

Jogando de brancas (minha cor favorita, rs) forcei a partida para entrar no tático ( Interessante que nossos adversários foram quase os mesmos inclusive a derrota para o Mousse) e foi o que aconteceu, detalhe que Isaac também é chegado numa partida assim. E aí, chegou uma hora na abertura que ameacei um bispo, ele dá um contra-golpe ameaçando mate e eu contra-contra ataco defendendo o mate e ainda ameaçando outra peça! Pensa que acabou? Nada estava apenas começando...

Na mesa 1, a disputa do título estava entre Renan e Mousse, onde Renan cedeu apenas um empate para Roberto Rocha e o legal que ambos jogadores ganharam do temível Líder Andrey Neves que estava lá pra baixo, rs.

Bom, voltando a minha partida que estava cheia de emoções onde eu vencendo ficaria com 5/6 e entraria enfim para o pódio, por isso que tinha que ter cuidado apesar de ficar já ganho como citei acima. Mas o "inacreditável xadrez clube" acontece, Paulo consegue uma sequência brilhante e se salva do mate, recupera a peça e fomos para um final igual de peões com bispo e torre! Só que aí teve seqüelas do ataque na abertura que foi um ganho de tempo que tive no relógio e no jogo, onde acabei ganhando uns 3 peões no final, sendo que ele até segurou a posição com ameaças de mate, sacrifícios para empatar e até mesmo afogar o Rei! Mas como tinha mais tempo, joguei tranqüilo e arrematei a partida de uma por todas.

Serious Chess: Mousse em 3°, eu com o vice e Renan o grande campeão
É amigos, confesso que corri por fora como poderão ver nos milésimo na classificação abaixo, mas xadrez é assim mesmo, como dizem por aqui "Sou o Luck Player = Jogador sortudo".

Ganhando mais 13 pts no circuito e ficando com 26pts, que segundo o regulamento o jogador ganha pts como se fosse formula 1 e mais os pontos que fez no torneio. Engraçado que ganhei o total de pts somando a 1 e 2 etapa, rs. Agora é aguardar a FAX disponibilizar a classificação parcial após as 3 etapas e agora só teremos em abril a próxima.

Classificação final - FAX