quarta-feira, 8 de junho de 2011

I Etapa Blitz e Zonal Amazonas 2011

Olá amigos,


A "batata tá assando" aqui na região amazônica com vários torneios acontecendo simultaneamente e quem leu a última crônica, viu a próxima narrativa que será sobre o tradicional torneio Zonal que acontece sabe Deus lá desde quando, rs.


Entretanto, antes de iniciar esta narrativa do Zonal, quero citar que enfim conseguir entrar na organização da Federação Amazonense e também a oficialização do título de árbitro oficial da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) sob id 557, isso por que desde 2001 achava que já era AA (árbitro auxiliar) num dos cursos que fiz e até tentei ano passado pleitear um status acima que é o AR (árbitro regional) aí que fui ver que não era nada na CBX!

I Etapa Blitz AM
Com a mesma idéia do circuito rápido formulado pelo diretor regional norte da CBX, Andrey Neves, o circuito relâmpago ou blitz tem a idéia de preencher ainda mais o calendário amazonense de xadrez na sede na vila olímpica e o mais importante é também ter o rating próprio da FAX assim como o rápido.

Apesar da pouca participação dos enxadristas (12) devido a vários fatores como: Torneio pago seguido do rápido e ocorrendo simultaneamente com o clube AJAX, tivemos uma ótima qualidade de jogadores entre eles 3 campeões Amazonenses.

É duro ser organizador e jogador ao mesmo tempo, mas até ia bem no torneio empatando em matchs (2 partidas de 5min ida e volta) com jogadores fortes como Mousse, Roberto e Ademir (jogador de Brasília), mas me descuidei com o Fabiano Bezerra e deixei de jogar com o Renan Reis campeão da etapa na última rodada.

O interessante que foi bem equilibrado como podem ver na classificação abaixo direto do site da FAX:


Zonal AM 2011 - 1 semana

1° Rodada
Começou no sábado dia 28/05 com ritmo de 2h KO ou 1h30min+30seg no relógio digital com 22 participantes que irão duelar durante 3 fins de semanas nas 9 rodadas. 

Como podem ver acima na tabela do swiss perfect (programa de emparceiramento de xadrez) já fui puxado direto para mesa 2 pra apanhar pra o pentacampeão Amazonense Andrey Neves, mas até que foi bom por vários motivos:
  1. A idéia para a grande maioria é formar bloco fide, onde o 1° bloco além de jogar com 3 jogadores fides tem que ao menos pontuar 0,5 com um deles.
  2. Como o 1° critério de desempate não é progressivo e sim milésimo totais, não ia ficar prejudicado e fora que o mestre andrey é um bom milésimo, rs.
  3. Com a derrota logo na 1° rodada, vou ter que correr por fora pra tentar chegar na mesa 1 e enfrentar o Renan nas rodadas finais.
2° Rodada
Já na 2° rodada por volta das 9h da manha do domingo (aja sono), joguei com a promessa amazonense mirim o Lórensen Willer Silveira e num descuido da ganância de ganhar um peão envenenado, acabou perdendo a partida. Mas é isso ai, a experiência vem com o tempo já que o garoto tem apenas 11 anos e já joga abertura melhor do que eu, rs.

- Veja a matéria do rapaz direto do site da SEDUC.

3° rodada

É amigos, na 3° rodada com quase 100 lances e última partida, foi o que tive que aguentar a tarde toda no domingão contra o tradicional e experiente jogador tático Elismar Benayon e muita emoção de golpes, erros e tudo mais, acabou num simpático empate.

Com isso termino com 1,5/3 com 50% de aproveitamento e jogado com o n° 2 e 8 do torneio, Renan e Andrey com 3/3 e o próximo fim de semana promete.

Veja também a matéria do AJAX que focou bastante no seus jogadores do clube que participam do Zonal.



* Fotos tiradas do site do AJAX

Zonal AM 2011 - 2 semana

4° rodada: Final Antecipada
Na 4° rodada, já temos um combate inevitável dos invictos "serious chess the universe" entre Renan Reis atual campeão AM e maior rating fide da região norte VS Andrey Neves que já foi 5x campeão Amazonense que tem uma vasta experiência.

A briga foi boa e com ligeira vantagem das brancas no meio pra o final de jogo, mas com a seta caindo e sem tempo para arrematar a partida, andrey abandona e Renan vence mais uma, agora líder isolado com 4/4!

Nessa rodada, conseguir ganhar do Sr. Sérgio Farias (presidente do clube IDEAL) que já tinha enfrentado e vencido em meados de 2005, antes de passar uma temporada em SP. Foi difícil na abertura e no meio de jogo resolvi sacrificar a qualidade para ganhar uns peões no final de jogo, mas seu Farias acabou entrando num "franco tiroteio" e perdeu mais rápido do que eu pensava.

5° rodada
Subindo de pouquinho a cada mesa, visto que na 1° rodada estava na mesa 2 e claro que puxado pelo adversário, fui pra mesa 8 e 6, permanecendo na mesa 5 e agora enfrentando mais uma promessa de categoria de base, aluno do La salle do ex-presidente da FAX Célio Barbosa, Igor Borges.

Tentei de brancas a famosa "super iniciativa" que é além de iniciar jogando e ainda dando um peão para ataques táticos e blefes para arrematar uma grande vantagem logo na abertura. Consegui pelo menos estragar o roque do nosso amigo, mas acabamos entrando num final de torres e dama, sendo que ainda estava com um peão a menos. Pressiona ali e cá, conseguir recuperar o peão e o nosso amigo ficando cada vez mais apurado (novamente a última partida do torneio), depois de muita manobra ele perde a paciência e acaba tomando um tático perdendo a torre e por conseqüência a partida.

O pessoal diz que enrolei o garoto, mas achei mesmo que estava com uma vantagem posicional e no tempo que poderiam me ajudar arrematar.

6° rodada:  Empate Soviético
Quem é do ramo do xadrez já conhece esse jargão que sonda nos torneios freqüentemente e é nada mais nada menos que um acordo de empate com poucos lances visando que o resultado de empate é bom para a competição e próxima rodada.

Foi o que acontece na partida na mesa 3 (subindo novamente) contra a próxima juvenil e atual campeão sub14 amazonense Ronnie Stone que vem jogando bonito o torneio, vencendo o forte e experiente jogador Levy Salviano Jr. (2001 CBX).



Veja também a matéria do AJAX que focou bastante no seus jogadores do clube que participam do Zonal.

AJAX: Semanal 2


* Fotos tiradas do site do AJAX

Próxima cobertura: Zonal AM 2011 - parte final


Ainda dizem por aí que estou na pior, se está na mesa 1 após a 6 rodadas jogando com o n° 1 e ainda sendo o que está mais ganhando rating no momento (35+), se isso é está na pior, PORRA!!!