quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Etapas da FAX, 6° Rápido e 2° Blitz!!

Imagina o Homer jogando xadrez?
Olá amigos, mais um resumo mensal das atividades que rolam nos bastidores do xadrez amazonense das quais eu o herói mogliano participa como jogador, árbitro ou organizador.

Bom, vamos ao que interessa:

6° Etapa do circuito Rápido FAX

Andrey Neves se segura na mesa 2 contra o Diretor Ajax, Nahuel Arenillas
Ocorreu dia 02/07 na sala da vila olímpica mais um sucesso de etapa se contarmos a presença de 33 jogadores que mistura quantidade e qualidade, fora a presença de 4 campeões Amazonenses entre eles: O pentacampeão Andrey Neves, os campeões Leonardo Gadelhas e Roberto Rocha e o atual e bicampeão Renan Reis.


O pupilo e o Mestre
Para o espanto da nação amazonense, Renan perde logo na 1° rodada para Sharles Mafra, jogador da vanguarda e não só ele "ressurgiu das cinzas" como Rudson Peixoto e o meu mestre (só ensinou mover as peças), ex-presidente da FAX e conhecido como "The best of the world", Seu Marcos Oliveira que não aguentou a pressão do herói mogliano e levou "peia", mas sem dor já que no final foi tranquilo com peão passado promovido e abandonou sem chances.


E/D:  Rudson Peixoto, mais conhecido como "Chefe"
Rudson foi sem dúvida a revelação do torneio, ficando em 4° perdendo apenas para  o mestre Andrey Neves e estava ganho no final, mas prevaleceu a experiência e ritmo de jogo do pentacampeão.

Bom, analisando meu desempenho no geral foi o torneio que melhor joguei se for listar:

1. Bati no seu Marcos e Elismar com certa facilidade, sendo que antes tinha dificuldade.
2. Contra o Andrey Neves e Gadelha, cheguei ficar melhor no final, mas ainda falta experiência de jogo para driblar a van guarda do xadrez Amazonense.
3. Contra Mafra, a partida foi muita boa e forcei de tudo que é jeito e acabou com um empate morto mesmo.

Ah, como poderão ver no link abaixo que tem a classificação final, quadro de confrontos e a nova parcial do circuito onde desta vez comecei na mesa 5 do torneio com o rating rápido calculado após as 5 etapas de 2041.

Apesar de ter ganho do Seu Marcos, o cara faz 4/6, batendo a última no nosso amigo Roberto Rocha que está mal que nem um pica-pau e fica na minha frente, pode um negócio desse?

E pra fechar, após esta última etapa assumi a 3° posição do circuito atrás apenas do Renan que mais uma vez venceu se recuperando da derrota do Mafra e ganhando do Andrey na última partida que está na vice-liderança também.

 Class, rating e parcial do circuito - FAX


2° Etapa do circuito Blitz FAX


Clube Ideal no centro perto do Teatro AM
Depois do rápido no sábado dia 02/07, na quinta-feira a FAX promoveu mais uma etapa do circuito Blitz em parceria com o Clube Ideal, onde o Diretor Sérgio Farias rege o local. 

Como disse na 1° etapa, além de atuar como jogador também estou na direção do circuito que possui os mesmos moldes do circuito rápido dirigido pelo mestre Andrey Neves.

Com um pouco mais de participantes nesta 2° etapa, 15 jogadores duelavam novamente nos tabuleiros agora no ritmo mais emocionante que é o de 5min, mais conhecido como ping, blitz ou relâmpago, onde apenas uma lance irregular o jogador perde a partida no ato.

E/D: Darkenwald contra o Diretor do Ideal, Sr. Cardoso
Dos 15 jogadores, apenas 6 participaram da 1° etapa com o destaque do campeão Juvenil AM Darkenwald que quase tira o título do campeão da 1° etapa Renan Reis perdendo apenas nos critérios de desempate.

E/D: Rena Reis  contra Elismar Benayon
Renan vence novamente a etapa blitz, fazendo "tribadinha" já que venceu no rápido e também vem vencendo os torneios pensados como o Zonal e os IRT's, mostrando que está em forma em qualquer ritmo de jogo.

É duro ser organizador e jogador!
Bom, apesar de estar organizando o circuito Blitz que é realmente cansativo, me esforcei bastante para entrar na premiação onde considero pelo menos o meu forte nesse ritmo relâmpago mesmo e deu certo! 


E não corri por fora não, visto que joguei contra:


1. Renan (1 a 1) 
2. Bernardinho (1 a 1) 
3. Andrey (esse não tem jeito, perde novamente de 2 a 0)
4. E mais uma "cacetada" no Elismar Benayon (tá virando freguês) 2 a 0 e com isso fiquei em 3° levando a graninha da pizza com 8/12.


Além disso, melhorei meu rating blitz agora com 1956 e estou também na 3° posição no circuito e novamente atrás do Renan e Andrey.


Class, rating e parcial do circuito - FAX


Próxima crônica

XXXIV Jogos Estudantis do Amazonas (JEAS), estarei atuando como árbitro juntamente com outros amigos na busca de novos talentos da nova geração de jogadores.