quarta-feira, 14 de setembro de 2011

7° Rápido FAX, Semifinal AM e II Aberto do Brasil



Olá amigos, a pedidos dos fãs locais (Fabiano, Mikhael, Stone, Hécio e Nahuel) volto a atualizar este velho canal de informações enxadristicas capivarianas (to vendendo o blog!) com as notícias agora da capital amazonense, Manaus.


Como está tão desatualizado, irei fazer um resumo, ok? Vamos lá:


7° ETAPA DO CIRCUITO RÁPIDO FAX




Lamentável e impressionante esta etapa, não só pela minha péssima colocação e ter enfrentado pela 1° desde que voltei de SP em 2010, o famoso "Bye", mas também por algumas zebritas abaixo:
  1. Andrey na 9° colocação, pois empatou com o "JEAS" Igor Borge e perdeu para o "empatachess" Mikhael Iwanon.
  2. Sr. Cardoso bate em mim e no Jordan Gomes (que deve sair com mais de 2050 de FIDE) no mesmo torneio com direito a massacre!
  3. O semi-aposentado Clóvis Souza (o peterpan) aparece no circuito pela 1° vez e fica em 2° empatado com o eterno campeão das etapas blitz, rápidas e pensado Renan Reis, perdendo somente nos milésimos!
E por fim e não menos importante, o meu lastimo desempenho e olha que estava indo bem na 3° colocação geral do torneio e com o 5 maior rating rápido do circuito com 2041, sendo que perdi 2 pontos na última etapa com 3,5/7, mas nesta 7° etapa me superei por vários motivos:
  1. Perdi pro Sr. Cardoso, sendo esmagado!
  2. Perdi pro pequeno Stone, até aí tudo bem por que o garoto tá melhorando o chess.
  3. Perdi pro meu clássico Jordan Gomes com direito a capivara de pegar duplo de cavalo perdendo a Queen.
  4. Perdi -55 Pontos e volto a barreira dos 1900.
  5. E por fim, peguei aquele que é o terror de quem saiu da zona dos capivaras, ele que mesmo perdendo sempre, estraga o milésimo e psicológico de qualquer jogador, "THE BYE".
Classificação Final e maiores informações: FAX

SEMIFINAL AMAZONENSE




Ocorreu nas dependências da vila olímpica de Manaus, sede da Federação Amazonense de Xadrez, a tradicional semifinal Amazonense que tem como objetivo apontar os finalistas da grande final, onde 10 jogadores duelaram com a finalidade de ser o campeão estadual Absoluto 2011.


Esta semifinal estava bem mais disputada que do ano passado, visto que as 6 vagas restantes para final sairá deste torneio, onde a distribuição das vagas está assim:
  • Os 3 maiores FIDES (Renan Reis, Pedro Moraes e Andrey Neves)
  • 1 convidado da FAX
  • 6 vagas da Semifinal
Que sacrifício furado de cavalo na abertura!
Apesar de ter tido um inicio meio complicado com empate na 1° rodada com Levy Salviano (2001)  e já com derrota 2° pro Sr. Geraldo (1832 e remanescente do antigo clube do Centro da cidade) acabei me classificando na última vaga, ou seja, na 6° posição por vários fatores de "sorte":
  1. Ganhei de WO do meu carrasco, o "JEAS" Victor Gabriel (1940).
  2. Ganhei do Dr. Hudson (2030) numa partida estilo "ping", totalmente perdido para mim e tive que contar com vários erros do amigo.
  3. Ganhei do Célio Barbosa (2068 FIDE e 2024 CBX), num cálculo impreciso do ex-presidente da FAX que ficou sem a peça e sem o ponto.
  4. A partida decisiva contra o promissor jogador "Rolling Stone", onde mais uma vez a sorte estava a meu favor, pois Mikhael e Levy que eram os únicos que poriam passar nos milésimos da gente se caso empatássemos, perderam e logo o empate foi o resultado lógico que classificaria eu e o Stone.
Em resumo, ganhei do n° 2 e 3 do torneio e empatei com o n° 4, perdendo somente para o campeão disparado Leonardo Gadelha com 6,5/7 e o 5° classificado, o experiente José Geraldo. 

Não sei tive mérito ou não, mas sei que irei jogar pela 1° vez na história desses 43 anos 
de final Amazonense e com a presença do maior campeão de todos os tempos, Pedro Moraes (16 vez campeão AM) e ainda de praxe, jogar a 1° Final valendo FIDE e assim tirando meu rating internacional de uma vez por todas.


Classificação Geral com os 6 finalistas: FAX


P.s: Vale apena acompanhar pelo excelente canal de informações de xadrez AM, o AJAX, veja as crônica no site (Parte 1 / Parte 2).


II ABERTO DE MANAUS


No ano de 2010, tivemos nosso I Aberto de Manaus valendo FIDE e com presenças ilustres do Grande Mestre Darcy Lima, o então Mestre Internacional Everaldo Matsura (hoje GM) e o árbitro Internacional Mauro Amaral. 

GM Darcy campeão do I Aberto de Manaus
Infelizmente por conflito de agenda de trabalho, não pude participar. Mas pelo visto foi um sucesso de participantes e de resultados, onde o nosso recordista de títulos estaduais que está voltando aos poucos ao xadrez, Pedro Moraes, que deixou sua marca batendo no MI Matsura, empatando com o GM Darcy Lima e ficando com o vice no aberto.

Foto quase no fim do evento, estou acabado!
Bom, desta vez no feriadão da 2 pátrias (aqui na região comemoramos no dia 05/09 a independência do Amazonas) consegui participar do maior torneio do ano em Manaus que contou com quase 60 jogadores com mais de 20 FIDES, entre eles: Novamente os GMS Darcy e Matsura e os MI Segal (o cara que mais levou TV do AM) e Lebredo (direto de cuba).
O paizão Marcos Oliveira com a filha MF (Maria Fernanda)
A arbitragem Geral ficou a cargo do AF Élcio Mourão (pai do meu amigo Igor que jogou nas nossas equipes do AAS no interclubes) junto com os AA's: Alterlan Sabino, Charles Paz e Lelis.
1°Rodada: Roberto Rocha (2089 FIDE)
E logo na 1° rodada, enfrento o meu amigo cabeludo e forte jogador com 2089 de FIDE, Roberto Rocha, que de tanto pedir empate acabou empatando após 60 lances bem jogados!.

Veja a partida: aqui

2°Rodada: Célio Barbosa (2078 FIDE)
Essa partida que foi a revanche do ex-presidente e professor do Lasalle, Célio Barbosa, onde ficou inferior no final com peão a menos e mesmo assim recusou empate e não é que ganhou após uma baita capivarada minha?

Veja a partida: aqui

3°Rodada: Jânio Célio Barbosa (1810 CBX)
Com 1 empate e 1 derrota, ainda não vi a vitória e quando vi o rating do "bichinho" de Roraima pensei "Agora vai" e não foi! Tive que "cagar" xadrez no final para empatar e infelizmente a sequencia final foi perdida, pois a arbitragem não colocou o tático lindo que teve para poder empatar a partida, vamos ver se lembro até o final desta semana, prometo postar como comentário.

Veja a partida: aqui

4°Rodada: Nahuel Arenillas do AJAX (1783 CBX)
Com 1/3 em plena 4° Rodada, mais um clássico Brasil e Argentina e também dos desesperados, onde quem perdesse ficaria com 1/4 e nem empate era possível, visto que é sangue esse clássico entre Reinier e Nahuel. Novamente Brasil se dá bem e com direito a uma partida sem táticos e totalmente posicional para calar boca do pessoal que acha que só jogo tudo doido, partida bonita!!

Veja a partida: aqui

5°Rodada: Jânio Lopes Ribeiro (2030 FIDE)
Oh desgraça de emparceiramento desse Swiss Manager hein, pelo amor de Deus, mais um "grande jogador" direto de Roraima com sangue nos olhos querendo me "esbagaçar", pois no Regional Norte 2010, fui o único que venceu o Jânio e ainda de quebra prejudiquei os milésimos dele, visto que abandonei as 2 última partidas do torneio.

Resultado: Fiquei com peão a mais na abertura e sem ataque, mas como tava de olho no bloco FIDE ofereci empate, mas o Homem estava com sangue nos olhos pelo desempenho no torneio e querendo revanche! Acabei sendo "esbagaçado" com direito a vários tipos de mate 1, 2, 3, 4 até 5!.

Veja a partida: aqui
6°Rodada: Artur Andrade (1791 CBX)
Agora quem estava com sangue nos olhos era eu e infelizmente peguei pela frente o pequeno e promissor jogador sub14 do AJAX e JEAS, Artur Andrade e acabei jogando que nem uma vaca louca para dar mate e não é que assustei o menino?

Veja a partida: aqui

7°Rodada: Pedro Moraes (2138 FIDE)
Mais uma vez o emparceiramento foi injusto com o nosso herói que mais uma vez acabou sendo "esbagaçado" pelo grande jogador Pedro Moraes e lá se foi meu 1. bloco FIDE.

Veja a partida: aqui


8°Rodada: Paulo Isaac (0 CBX)
Até a 7° estava indo dentro do esperado visto que joguei contra jogadores com força de rating maior e perdi, mas com jogadores com rating inferior ao meu fiz minha parte e ganhei. Ganhando esta partida que tudo levava a crer, pois estava de brancas e jogando mais concentrado para chegar aos 4/8 e ir com tudo para última rodada para tentar pelo menos o empate e terminar com 50% de aproveitamento neste fortíssimo evento. 

Mas ai de novo (parece redundante) o emparceiramento me "FD" e pego Paulo Isaac que obteve bons resultados no andamento do torneio, sendo que tinha parado há mais de 4 anos, nos bons tempos do juvenil Amazonense.

Partida boa, sem táticos (raro por que ambos somos jogadores agressivos) e no final meio inferior para as brancas jogo F4 e adeus ao ponto, pois sofri vários táticos seguidos sem chances para o "Rei do Tático".

Veja a partida: aqui

9°Rodada: Wesley Santos (1817 CBX)
É amigos, última rodada e nem tem jeito, outro jogador que pode dar dor de cabeça e deu! Pois tive que ganhar num final complicado de cavalo e peões, onde venci no sufoco terminando o aberto com 4/9 na 36° posição (sendo que era o n° 37 do torneio, então melhorei uma posição, rs).

E partida não postaram, o que será que houve?

Maiores informações com fotos, resultados e tudo mais na FAX

Próxima postagem - FINAL AMAZONENSE

43º. CAMPEONATO AMAZONENSE ABSOLUTO DE XADREZ
Lista de Participantes: Rating FIDE
1. Andrey M. Souza Neves 2109
2. Fabiano de Oliveira Bezerra -
3. Renan do Carmo Reis 2251
4. Ronnie Frank Pires Stone 1940
5. Nahuel Oliveira Arenillas -
6. Enrique Alberto Soto Gutierrez 1853
7. Mikhail Zoltan Iwanon Da Silva 1986
8. Jose Geraldo Pontes e Souza -
9. Reinier Alex de Oliveira Freitas -
10 Pedro Jorge de Moraes Pinto 2138

Programação no site da FAX