segunda-feira, 28 de novembro de 2011

3º semanal do 6º circuito AJAX

Olá amigos, 




Com a pausa na Federação Amazonense de Xadrez (FAX) após a a Final do Circuito Rápido, retorno ao Clube AJAX que está em seu 6º circuito desde o seu recomeço em meados de 2010.

Digo retorno, pois após o 3º circuito fui dando uma parada devido ao excesso de torneio que a FAX estava promovendo mais no ritmo pensado e participei de 1 ou 2 etapa nos circuitos seguintes.

Agora volto para narrar mais uma etapa emocionante com participações especiais e novamente o desempenho autor deste blog está cada vez mais decadente...Férias antecipadas?

3º Semanal do 6º Circuito

Marcus Ruan quer ser meu pupilo?
Iniciando como nº1 e vencendo Marcus Ruan na rodada inicial não podia ser melhor, mas algo me dizia que ia levar "coro" de novo até por que dei uma mini-enrolada no amigo, rs. 


Como podem ver ainda estou com o uniforme da SEDUC devido ter participado do JOSPAM (Jogos do Servidor Público) que ocorreu na manha deste dia e após o almoço conseguir convencer alguns "veteranos de guerra" como:
  • Marcos Oliveira - Ex-presidente da FAX e o cara que me colocou nessa vida...
  • Os irmão souza - Martin e Clóvis que foram destaques Juvenis e encerram por causa do Poker, ops digo, por causa do trabalho público e concursos (fazem certo!)
E no último momento, aparece 2 personalidades importantes do Xadrez, os finalistas do rápido, Fabiano Bezerra e Sandro Dinelly (que ganhou a vaga pelas ausências) que trocaram a final pela etapa do AJAX que é bem mais emocionante e barata, rs. 


Iwanon que está concorrendo ao título também deste circuito, preferiu jogar a final do rápido e foi bem ficando em 3º lugar ganhando seus R$ 10,00, mas o que importa é que ele é em tese "o terceiro melhor do Estado neste ritmo".

P.s: Marcos Oliveira dá um coro daqueles no Bezerrachess!! O retorno do Jedi? Vamos ver os acontecimentos a seguir.


Na 2º rodada já peguei o "curumim" do Clóvis e numa dura partida partida com seta caindo como sempre dos meus adversários, conseguir empatar com o * na mão! 

Nahuel que a cada dia aumenta seu nível de jogo drasticamente vence o eterno campeão do JEAS Martin Paulus e assumi o posto da mesa 1.


Na 3º rodada, teve o confronto dos curumins e da equipe do La Salle, onde acabaram num justo empate. Mas como podem ver ali atrás na mesa 2, enfrento o amigo e derrubador de seta do !W!@$ (esse sim joga pra isso), Sandro Dinelly que me "engrupi-ou" e levou a melhor e assim me deixando mais distante do pódio e do meu belo rating acima de 2000.


Na 4º rodada, joguei a partida mais estranha do mundo (da minha parte), pois joguei bem na abertura e no meio de jogo acontece um negócio estranho:
  • Dei xeque ameaçando a torre do Hudson ao mesmo tempo, só que poderia voltar a torre tirando as 2 ameaças, mas ele não viu e fez um "quase gesto de abandono" e aí do nada viu o lance e voltou atrás, mas olhando pra mim com aquela cara "E aí vai deixar voltar?"  Acabei deixando mesmo estando um pouco cansado pra continuar numa dura partida.
Foi aí que no final de jogo ficamos apurado e ai peça para cá e pra lá, acontece outro caso estranho:
  • Acabei dando xeque e tirando minha torre cravada e em seguida ainda cai meu tempo! Perdi a partida pensei...Eis que Hudson fala "Você ganhou a partida" tomei um susto, mas falei que não e que ele era o vencedor. Mas ficou no disse e disse, até que aceitei pelo menos o empate oferecido gentilmente pelo recém árbitro da CBX.


Na 5º rodada, quem lembra do "Onde está o Wally?" no qual altero para "Onde está o Mogli"  onde era pra tá ali na mesa 3 na luta contra o também cronista do AJAX Hécio, mas acabou sendo voraz a minha partida onde rapidamente meu adversário resolveu ir tirar fotos do torneios, rs.

Vejam só "The Best of the World The Universe Chess" (isso tudo é o apelido do Sr. Marcos Oliveira) já na mesa 1 e o único invicto com 4/4, onde havia vencido o diretor do AJAX Nahuel que lutava com unhas e dentes para manter o título em casa devido o ataque dos forasteiros! 


Mas alegria de capivara dura pouco e acabou levando um coro do curumim que salvou a honra do seu irmão Martin que havia também perdido para o TBOTWTUC (sigla do apelido).


Na última rodada, Nahuel e Marcos com 4/5 disparavam rumo ao pódio máximo da etapa, enquanto eu e Fabiano lutávamos pra chegar aos 4 pontos e assim ficando pelo menos em 3º lugar.



Novamente enfrento meu "mestre" Sr. Marcos Oliveira, digo isso por que o enfrentei numa das etapas do circuito rápido da FAX e o venci tranquilamente barrado seus "táticos mirabolantes", só que desta fez não conseguir segurar o ataque e no fim do jogo com todos olhando e levei uma sequencia de mate inevitável!




Nahuel vence Clóvis e segundo ele "usando o meu manual do enrolachess" e nos critérios de desempate com Sr. Marcos se consagra mais uma vez campeão da etapa e assim encaminhando pra o Bi do circuito AJAX.


Foto da galera (tava mesmo pedindo pra levar chifre, rs)
* Toda as fotos foram tiradas do site AJAX. Maiores informações desta etapa, acessem aqui.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Final AM Pensado e Rápido, JESED e JOSPAM

Olá amigos,


Após um período de ajustes profissionais e pessoal, retorno com vários eventos enxadrísticos  como podem ver no título do Post!




Estou testando esse novo visual do Blog com recursos mais interativos e dinâmicos atualizados pela gigante Google, fico aberto a sugestões e críticas.


XLIII Campeonato Amazonense Absoluto de Xadrez




Mais uma vez fiz um péssimo torneio pensado demonstrando que realmente meu negócio é jogar ritmo rápido (até 30min) e blitz, visto que meu estilo de jogo é "blefático" ou seja, o famoso se colar colou e isso não dá certo no pensado...


Classificação final - FAX


A única coisa boa (se é que isso é referência) que fiz um bloco de 1879 empatando 3 partidas dos 5 FIDE presentes na final, onde era a previsão era isso mesmo só que antes o torneio estava no modo "Shuring FIDE", ou seja, todas as partidas entrariam para o bloco neste caso 9 partidas e assim saindo com o rating internacional definitivo, mas infelizmente devido a ausência de 60% de partidas não contabilizadas do recordista estadual Pedro Moraes, o torneio ficou como "Swiss FIDE" e assim contando bloco somente com os jogadores abaixo.




Como viram na classificação final, Renan mais uma vez "exagerou" e fez 9/9, sendo que se tivesse contabilizado a presença de mais de 50% do Pedro Moraes, já teria saído MF, sendo assim 1º Mestre do Amazonas no naipe masculino, já que temos 2 WMF (quase inativas) Tatiana Duarte e Talita Cincinato.




Ainda sobre rating FIDE, saiu recentemente uma nova regra onde a partir de 1/07/11, será contabilizado qualquer partida contra FIDE um bloco independente, sendo que será contabilizado a partir do 2º torneio FIDE do jogador! Como podem ver acima, fiz um bloco (e que bloco!) de 1761 contra 4 jogadores e após o mês de julho, era pra já estar o rating FIDE definitivo juntando as 9 partidas, mas como o Zonal (veja abaixo) ocorre no mês de junho e na prática foi o meu 1º torneio internacional, acabou não na nova regra e assim ficará para bem longe e em breve o meu rating definitivo, pois tão cedo vou jogar pensado!!!




Maiores informações - FIDE


Circuito Amazonense de Xadrez Rápido - Resultados das etapas 8 e 10

Última rodada decisiva! Paulo Isaac X Reinier

Após uma péssima campanha na 7 etapa como viram no último post, conseguir me redimir e fiz 5/6 na 8 etapa e de novo como na 3a etapa na última rodada enfrentando o Professor do Adalberto Valle Paulo Isaac que novamente foi sucumbido com direito a golpes táticos e mate de peão! Mas desta vez não consegui a proeza de entrar no pódio.


Classificação Final - FAX


Única derrota do prodígio do AM

Bom amigos, como ainda não foi saiu a classificação da 10a etapa que sem dúvida foi A MAIS DISPUTADA DE TODO O CIRCUITO e não é pra menos já que era a última oportunidade para pontuar e entrar para o "hall da fama", ou seja, os 10 finalistas para da grande final do rápido Amazonense.


Na última rodada a situação era a seguinte:


Mesa 1: Sandro (4) e Mikhail (4)
Mesa 2: Roberto (3,5) e Reinier (4)
Mesa 3: Andrey (3,5) e Ronnie Stone (3,5)


Na mesa 1 terminou em empate e ai era só acertar o "Cabeludo Rocha" na mesa 2 que eu era matematicamente campeão, mas isso não era uma tarefa fácil e acabei perdendo.


Foi quando das cinzas veio a vitória do pupilo diante do mestre, Stone com pouco mais de 1 ano de xadrez vence seu professor e treinador o forte jogador Andrey Neves e fica com o 1º lugar da etapa na frente de Roberto e Mikhail.


Andrey estava naquele dias e até levou mate do Mikhail, algo que nunca vi nessa vida enxadrística de 13 anos! É duro organizar e jogar ao mesmo tempo um evento...


Maiores informações - FAX



Já teve a final do rápido Amazonense, os 10 melhores do circuito somando somente os 7 melhores resultados foram:


1. Renan Reis - 98 Pts
2. Andrey Neves - 97 Pts
3. Fabiano Bezerra - 63 Pts
4. Roberto Rocha - 62 Pts
5. Mikhael Iwanon - 61,5 Pts
6. Reinier Freitas - 60,5 Pts
7. Sebastião Mousse - 47 Pts
8. Leonardo Gadelha - 36 Pts
9. Ronnie Stone - 33 Pts
10. Elismar Benayon - 30 Pts


* Os jogadores em destaques não participaram da final, foram substituídos por Luiz Eduardo e Igor Borges, sendo que não houve suplentes nas outras 2 vagas.


Segundo Mikhail Iwanon, a classificação final do circuito rápido foi:


1. Renan Reis
2. Andrey Neves
3. Mikhail Iwanon
4. Elismar Benayon
5. Ronnie Stone
6. Leonardo Gadelha
7. Luiz Eduardo
8. Igor Borges


Em resumo, para mim o mais importante foi ter conseguido classificar para final e ficar com rating acima de 2000, acredito que atualizando com a 10a etapa irei ficar por volta dos 2020 e 2030, pois venci nesta etapa Fabiano e Mikhail jogadores acima de 2000 e finalistas também.


Jogos da SEDUC - Classificatório para o JOSPAM


Joguei dormindo na Arena, rs
Ocorreu na Arena Amadeu Teixeira o tradicional jogos da SEDUC (JESED), sendo que é a 1a vez que participo, pois em 2010 atuava como prestador de serviço e este ano foi convidado a participar do quadro de efetivos do órgão e assim me habilitando a participar do evento.
Presença Ilustre do Edson Melo (Diretor da SEDUC)
Torneio bem organizado pelo AA Jorge Lelis e teve a participação aproximadamente de 14 jogadores entre eles alguns conhecidos do meio como Ednelson (foi professor do Renan Reis, atual campeão AM) e Carlos França (o cara que bateu no Roberto Rocha no JOSPAM 2010).

Os classificados para o JOSPAM 2011
Bom, para fiz a obrigação já que era o único jogador ativo profissional dos inscritos e fiz 5/5 no torneio, mas tive dificuldade contra França e até mesmo o Sr. Edson Melo que ganhei derrubando a Seta (de praxe) embora estando levemente superior na partida.

Jogos do Servidor Público Estadual do Amazonas - JOSPAM

Jogadores e jogadoras do Estado
O evento foi novamente arbitrado por Jorge Lelis agora nas dependências do auditório da vila olímpica de Manaus, local tradicionalmente que ocorre torneio de xadrez importantes como o JEAS, Regional e Aberto. 

Estava praticamente em casa, visto que a Sala da Federação Amazonense é logo ao lado no hotal da Vila e ainda pelas presenças de vários amigos do meio como: Ricardo Câmara (Atual campeão do JOSPAM), Roberto Rocha, Marcos Oliveira (ex-presidente da FAX), Bruno Silva (Juvenil da minha época), Martin Paulus (Campeão do JEAS) entre outros.

Quem disse que não nerd bonita?
Tínhamos até "Musa do Xadrez no JOSPAM", direto do TJ! mas não só beleza ela tinha como também joga muito bem Xadrez, ficando na 4a colocação das 6 meninas inscritas.

Vice-campeão do JOSPAM -  SEDUC
É amigos, não conseguimos segurar o TJ que tinha na equipe Ricardo, Roberto e o Dr. Ronnie que foram novamente campeões do JOSPAM. Fiz um torneio mediano e fiquei em 4º lugar atrás de Roberto (que enfim realizou seu sonho após 3 anos consecutivo), Ricardo e a revelação do torneio Marcos Oliveira que terminou com a mesma pontuação que a minha (4,5), inclusive empatados "sovieticamente" e ele acabou levando a melhor nos milésimos e também tivemos o mesmo carrasco que foi o Rocha.

Todos os premiados do JOSPAM
Próxima postagem
  • 3º Semanal do 6º Circuito do Clube AJAX
  • 4º Semanal do 6º Circuito do Clube AJAX