terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aniversário de 1 ano fora do ar!

Olá amigos, 



Que saudade dessa tradicional abertura que ao longo desses 7 anos com mais de 130 crônicas entre São Paulo e agora voltando as raízes desde 2010 no Amazonas venho escrevendo minhas impressões sobre o circuito de xadrez.

Bom como observaram no título desta postagem, faz um ano que não "escrevo" nenhuma crônica no blog, agora por que as "aspas"? 


Alguns motivos da "teia de aranha"



Diferente do principal pólo de xadrez do Brasil, minha querida Sampa, no Amazonas ou melhor, especificamente só tem xadrez na capital em Manaus, só aí você tem um ideia da diferença de SP que tem torneios e atividades em várias cidades do Estado e não só na capital.

Continuando, em 2010 diminui consideravelmente de 45 para 17 crônicas se comparado a 2009 quando ainda morava em SP, embora as crônicas do Amazonas são mais um resumo mensal das atividades que ocorre por aqui.



Devido a poucos lugares (praticamente 2 oficial) que tem torneios e também pelos moldes que sempre tem o mesmo estilo de competição, acabei me desmotivando e foi então que após 1 mês parado, resolvi "mudar" o jeito de interação do canal de notícias do xadrez amazonense, embora temos o site oficial da federação amazonense (FAX), mas precisávamos de um maior contato e rapidez na informação com público, assim "surfando" com as tendências de comunicação, foi criado o grupo do "Xadrez Amazonense" no Facebook em medos de Dezembro de 2011.



Embora a FAX sempre acompanhou as tendências, uma delas foram as comunidades do Orkut em meados de 2003 a 2005, como:

  • Federação Amazonense de Xadrez - 52 / em 2005
  • Xadrez Manauara - 48 / em 2005
  • Xadrez Manaus Amazonas - 145 membros / em 2006
  • Confraria do Xadrez Amazonense - em 2007

Mas como todos sabem, o Orkut foi superado pelo Facebook já em 2010 aqui no Brasil. Atualmente contamos com 123 usuários ativos tanto como jogadores como internautas que postam suas comentários seja sugestões, dúvidas e críticas construtivas ou polêmicas. Fora que a FAX usa com um dos meios para divulgar torneios e notas oficiais diretamente da Federação para o público final que quase instantaneamente interagi.

Claro que muda o formato da mídia, no meu caso postagens longas com fotos, vídeos e aplicativos com tabuleiro e etc, já não seria agradável a rapidez na mensagem para informar os membros do grupo, onde os recursos que temos são:


  • Sobre - Informações do grupo.
  • Eventos - Cadastro e convite de torneios e outras ocasiões enxadrísticas.
  • Fotos e Vídeos - Todas as fotos e vídeos enviados e compartilhados no grupo.
  • Arquivos - Partidas em PGN, anotações em TXT e outros docs. para download. 
  • Enquetes - Podemos lançar enquetes como de quem seria o campeão 2012
Perfil Falso
Outra observação é que priorizamos que somente usuários identificados, jogadores que residem no AM ou que fazem parte da história são aceitos e podem interagir com o grupo, por que como diz o velho ditado "A roupa suja se resolve em casa", ou seja, de vez em quando surgi discussões polêmicas com situações do cotidiano amazonense de xadrez e ficaria com uma imagem ruim para o pessoal de fora.

Preparação para a mega postagem 2012

Após todo esse histórico e esclarecimento aos que passaram pelo blog, abaixo um resumo das crônicas que irei dividir em 3 partes nos tópicos abaixo:

AJAX-CN - Associação dos Jogadores Amigos do Xadrez da Cidade Nova

- Sobre o final do 6º circuito
- Disputa do 7º circuito
- Norma de Mestre e Aposentadoria AJAX.

FAX - Federação Amazonense de Xadrez

- Regional/Aberto do Brasil
- Jogos da SEDUC 2012 - JESSED
- Semifinais e Finais do Relâmpago e Rápido 2012
- Ratings FIDE Clássico, Standard e Blitz.
- Jogos do Servidor Público 2012 - JOSPAM



Match comemorativo dos 10 anos do AAS - Grego VS Mogli

Objetivo: Promover o reencontro de um dos maiores clássicos da história do AAS e iniciar as festividades de 10 anos desta cultuada agremiação, entreter e munir de novidades teóricas a comunidade enxadrística, bem como incentivar a prática do desporto em todo solo nacional.

Sistema de disputa: Match de 100 partidas de cores alternadas, com tempo de reflexão de 5 min para cada jogador. O jogador que alcançar 51 pontos é declarado campeão, sem a necessidade de se jogar o restante das partidas. Caso o Match termine em empate (50-50), será disputada uma partida em sistema Armagedom com cores sorteadas. (5 minutos para as brancas e 4 para as pretas).


Maiores informações: http://gregovsmogli.blogspot.com.br/