sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

✩2003 ✞2012 - AJAX "E jaz um homem sortudo"


Iniciando a parte 1 das crônicas finais deste humilde Blog e com esse título triste, mas a vida é assim tudo que começa termina...

Foram bons momentos e boas conquistas como podem ver no quadro acima, onde tudo iniciou em 2003 na Rua "O" da Cidade Nova (acredito que ainda tenha mais uma medalha de prata aí, rs) e vingou até meados de 2005, quando o público ficou mesmo destinado a Federação Amazonense (FAX).


Casa do Nahuel ( Reinicio do clube no Quintal)
Em Fevereiro de 2010, retorno a minha terra natal após 4 anos morando em São Paulo e constato o incrível fato: Que só tínhamos ainda um só local para a prática de xadrez, bem diferente de SP que tinha mais de 100 lugares! Foi então que numa conversa via MSN com o futuro Clássico e Diretor Organizador do AJAX, Nahuel Arenillas, que tínhamos que voltar os torneios que eram feitos na Rua "O", mas agora com mais formalidade com os mesmos valores de boa amizade, preço acessível e premiações diferentes.


Nahuel não mudou nada após 3 anos, em compensação eu...
E assim, o AJAX ressurgia das cinzas iniciando sua 1º etapa dia 17/04/2010 com direito a um site personalizado, com fotos, rating do clube, tabela de classificação e com o seu 1º campeão Reinier e seu vice Nahuel, ali nascia o grande clássico do AJAX. 

Histórico da 1º etapa - Clique aqui

Retornando após a 3º etapa do 6º circuito AJAX

Bom, vou tentar ser o mais breve e claro possível até por que foram 14 participações até o fim e anuncio da minha aposentadoria no final de Agosto de 2012.


4º etapa do 6º circuito
Realmente não fechei o ano bem de 2011 no circuito, se contar que essa foi a minha pior etapa, sendo que:

- Fiquei na 8º colocação (pior da minha curta vida AJAX)
- Sai da lista dos jogadores que tinha rating do clube acima de 2000, algo difícil na época.

E meu rival Nahuel se consagra o 1º bicampeão do circuito!

Maiores informações da 4º etapa no site do AJAX - Clique aqui

Bicampeão do Chess secreto 2011
 Se Nahuel já era Bicampeão do circuito AJAX, restava pra o herói mogliano defender o título do tradicional e gratificante "Chess Secreto", idealizado pelo Sr. Carlos Sotero, um dos diretores do Clube, onde o intuito era distribuir um presente para seu último adversário do torneio.


Outro argentino tentando roubar meu título!
(Observe o Iwanon implorando empate)
Partida difícil contra o irmão mais novo de Nahuel, mas conseguir enrolar na seta como sempre, rs.


O irmão veio tirar a desforra!
Lá estava Nahuel, na penúltima rodada com rating acima de 2000 e recém campeão do circuito, joguei como ninguém e enrolei como ninguém e assim estava com 4/4!


Tu já vai levar o teu "verdadeiro presente"
Agora na última, como previsto no torneio aconteceu as trocas de presentes e para terminar o ano, carimbei o novo diretor do AJAX Hécio Souza e assim também terminava o ano com bicampeão! Uma pena não ter sido válido a contagem do rating, pois ganhei 32 pts e poderia terminar com 2028 e ficar na frente do Argentino, mas acabei ficando com 1996.

Maiores informações do Chess Secreto no site do AJAX - Clique aqui


AJAX Analytics?
A ideia do Hécio é promissora e nova no Amazonas, o que só sugeri que os dados sejam feitos por circuito, pois como podem ver no link abaixo, não contabilizado 2010 as minhas participações e aí só pegou a minha decadência no meio para o fim de 2011!

Reinier Analytics - Clique aqui


1º etapa do 7º circuito 2012 
Essa foto representa tudo, fiquei pensando como foi meu desempenho final de 2011 e que tinha que começar com o pé direito...


A volta do herói e o Argentino já na cola!
É valeu a pena a concentração e voltei a vencer uma etapa, mesmo nos critérios de desempate do Fabiano Bezerra que voltará ao circuito e ainda tomei um "coça" do Nahuel para variar!

Maiores informações da 1º etapa no site do AJAX - Clique aqui

2º etapa do 7º Circuito
A cara na foto não é uma das melhores e tem razões:

- 6º colocação e quase caindo para o grupo B (esse ano tinha essa novidade)
- A participação da elite da FAX, Sebastião Mousse que venceu o torneio.
- Mais uma paulada do Nahuel, oh vida!
- E perdendo 40 pts de rating e voltando para baixo dos 2000.

Maiores informações da 2º etapa no site do AJAX - Clique aqui

3º etapa do 7º circuito
Ufa, mais uma etapa vencida sendo que:

- Não peguei o Nahuel que estava se transformando um carrasco invés de clássico.
- Empatei sovieticamente com o meu amigo Sandro Dinelly.
- Voltando a ultrapassar os 2000 e agora com 2014!

Maiores informações da 3º etapa no site do AJAX - Clique aqui

4º, 5º e 6º etapas do 7º circuito
Apesar das visitas ilustres dos campeões estaduais MF Renan Reis e Leonardo Gadelha que venceram respectivamente as 4º e 5º etapas, mas acabei pontuando bem na penúltima etapa ficando com a prata.

Maiores informações da 4º etapa no site do AJAX - Clique aqui
Maiores informações da 5º etapa no site do AJAX - Clique aqui

Desta vez carimbei o Argentino e o novo rival
O bicampeonato estava próximo com a vitória da 6º etapa (sem Mousse, Reis, Gadelha) após fazer 4/4, mas acabei perdendo pro Russo Iwanon (é caboclo da terra mesmo) só que já era tarde demais, pois mais uma vez os milésimos me ajudaram e assim ultrapassando de vez no rating e nos pontos do meu arquirrival.

Ultimamente neste circuito, um jogador vem fazendo o herói comer unha, tremer as pernas e puxar o cabelo, o menino é JEAS (Jogador escolar) com pouco tempo de xadrez e está em ascendência, mas dei uma paulada no Victor Gabriel para aprender a respeitar os mais velhos. 

Maiores informações da 6º etapa no site do AJAX - Clique aqui


7º etapa do 7º circuito
Com visual que deu certo no 1º circuito de 2012, no estilo "Matrix" acabei carimbando o meu passaporte para igualar ao bicampeonato já conquistado por Nahuel, que de novo estava no meu pé ficando com os mesmos pontos 4,5/5 e ainda empatamos no torneio! 

Os afogados

Com direito a vídeo o empate, mas moralmente eu merecia mesmo ter vencido a etapa!

Bicampeão 2012 (Nahuel pensando "Como deixei acontecer isso")
Mas a verdade que lutei muito, visto que:

- Joguei 7 das 8 etapas previstas, onde só não joguei a última por que era campeão antecipado.
- Venci 4 das 7, onde só não venci com as presenças de Mousse, Renan e Gadelha.
- Conseguir passar o quadro de confronto com o Argentino, mas ainda tinha o JEAS que estava praticamente empatado o confronto, será um futuro rival?

E como de praxe, mais uma entrevista cedida ao site do AJAX (engraçado que fizeram com o Iwanon, Ramsés e comigo agora 2x, mas com o Nahuel não...)

Maiores informações da 7º etapa no site do AJAX - Clique aqui
Veja a entrevista na integra - Clique aqui

1º etapa do 8º circuito
Adotando a mesma estratégia do óculos e aproveitando que o Argentino não estava, resolvi caprichar e ganhar mais uma etapa, o problema que tinha o Mikhail Iwanon que também já foi campeão do circuito e um dos recordistas de rating ultrapassando a barreira dos 2070!

Putz, o maestro Gadelha chegou!
Calma pessoal, Leonardo só veio dar um passeio e ver as capivaradas da galera dando boas gargalhadas pra ele e pra mim, pois novamente venci a 2º seguida e nessa etapa quebrei o recorde do Russo chegando a 2076!

Maiores informações da 1º etapa no site do AJAX - Clique aqui

2º etapa do 8º circuito - Esse clássico já era, mas é saboroso!
Tinha tudo para se tornar o único tricampeão dos circuitos AJAX do jeito que estava indo, pois:

- Acertei mais uma no Argentino (carrrascocooooo)
- Mais um torneio com 5/5!
- 3º etapa seguida vencida!
- E mais um recorde ultrapassando a barreira dos 2100, chegando a 2102!

O legal de ter ultrapassado os 2100 (detalhe que terminei 2011 com 1996), é que o clube criou um título de "MA" ou Mestre AJAX e uma das normas era ultrapassar esse nível, sendo que tinha que permanecer 3 etapas seguidas acima de 2100!

Meus dois clássicos que estão ficando distantes....
Apesar de ter apanhando bastante em 2011 para os 2 acima, 2012 foi um ano promissor e vamos que vamos atrás o tri e se tornar o "Airton Senna" do AJAX.

Maiores informações da 2º etapa no site do AJAX - Clique aqui

5º etapa do 8º circuito

Não é bom ganhar 3 etapas seguidas, ter 2102 de rating e tá liderando o circuito com 20 pontos em 20 disputados, digo isso por que:

- Dei uma descansada da 3º e 4º etapa.
- Voltei e fui logo surpreendido na 2º rodada, empatando com um jogador com 300 pts a menos de rating!
- Fiquei meio tonto e ai pego a promessa juvenil (é o atual campeão AM juvenil), como viram no vídeo, tomei "coco"
- Perdi 10 de rating e lá se foi a norma de "MA"

Vai um vice ai?
Mesmo com todo esses fatores, acabei me recuperando e tive sorte que o Nahuel que é meu principal adversário na disputa do TRI foi mal também e ficou em 4º lugar atrás do árbitro e um dos diretores do AJAX, Daniel Leite que obteve melhor critério de desempate dos 3/5.

Maiores informações da 5º etapa no site do AJAX - Clique aqui

7º etapa do 8º circuito
Novamente não pude ir em mais uma etapa, neste caso a 6º e pra complicar mais o Argentino acabou levando a etapa, somando mais pontos e distanciado mais a diferencia entre os pontos do circuito, pois ele jogou as etapas que não joguei.

Esta etapa era fundamental pontuar e torcer pro Arenillas ir mal no torneio, na foto acima tive que enfrentar um novato que veio do nordeste para a Aeronáutica do AM, Emmanuel Córdova, que entrou com pé direito vencendo nada mais nada menos que o meu arquirrival logo na 1º rodada. Acabei vencendo uma dura partida, usando o velho golpe "Seta neles".

Pode até levar o Tri, mas vai levar um "Chupa Nahuel"

Como já viram o título do vídeo, mais um ponto positivo e aumentou mais o nosso quadro de confronto, mas não vou negar que todas as partidas são duras e a maioria acabo ganhando com a ajudinha do relógio e da sorte!

Esqueci de mencionar que o Mousse estava aqui!

Mais uma vez perdi pro Mousse, só que dessa vez o bichinho suou e também fiquei cansado, usei a estratégia errada se observarem no vídeo e até poderia ter ganho! Deixei escapar esta etapa e assim deixei de aproximar do líder do torneio.

Última premiação AJAX
Ainda assim, entrei no pódio com ajuda do meu amigo Dinelly que venceu a etapa carimbando o Mousse, Nahuel ficou em 6º e deixando a decisão para a 8º e última etapa do 8º circuito!

Maiores informações da 5º etapa no site do AJAX - Clique aqui

8º etapa do 8º circuito
Nesta etapa emocionante, chamei o bicampeão juvenil (2010 e 2011) Dark Warkenwald (é alemão o nome ) e fez seu papel vencendo a etapa.

O problema que tinha outro "veterano de guerra" no torneio, David Barroso e logo na primeira rodada tive que "cagar" xadrez para empatar a partida, até aí tudo bem e estava na briga pelo circuito, embora Nahuel havia vencido também na 1º rodada.

Na 2º rodada, Nahuel perdi para Dark e era minha chance de passar dele, mas acabei me deparando com Luis Eduardo num dia inspirado me venceu (com a minha ajuda na partida) e até entrou no pódio.

As próximas rodadas, tanto eu como Nahuel estávamos na luta dos desesperados e conseguimos se recuperar e terminamos com 3,5/5, mas não teve jeito e ficamos fora do último pódio do circuito.

Quem se tornou tricampeão do AJAX?
Vejam com seus próprios olhos no site AJAX - Clique aqui

E assim termina essa longa jornada e brilhante carreira (sou recordista de premiações, etapas vencidas e rating até o momento) na Associação dos Jogadores Amigos do Xadrez, vulgo AJAX!!!

Ps.: Essa crônica saiu do forno, graças ao atual campeão estadual absoluto do AM e fã assumido do blog, a jovem promessa Ronnie Stone.