quarta-feira, 26 de abril de 2006

Moisés Arruda é o AM em SP

Moisés Arruda (AM), Sérgio Freitas (Presidente CBX), Fernando Lessa (CE), GM Darcy Lima e Pablyto Ribeiro (ES)

Agora é oficial. Moisés Arruda, meu conterrâneo residente em Sampa há duas décadas e ativo no circuito paulista de xadrez há muitos anos, recebeu procuração da Federação Amazonense de Xadrez (FAX) para representar a entidade em São Paulo. Além disso, o estatuto da FAX será alterado exclusivamente para a criação de um cargo ao Arruda, com o mesmo fim. E ele já teve sua primeira missão oficial como representante baré (é assim que se autodenominam os amazonenses, em referência a uma antiga tribo indígena da região). Marcou presença na reunião da CBX realizada na última segunda-feira, no CXSP, onde estiveram mais 9 estados representados, a saber: PE, ES, GO, CE, RS, RN, PR, PI e naturalmente SP, de 14 federações credenciadas. As ausentes foram BA, MG, DF e RJ.

Enquanto isso...

Reinier Freitas e GM Darcy Lima

Também estive lá fazendo o papel de fotógrafo. Mas durante a reunião, impedido de participar, aproveitei para jogar uns “pings” com o AI Marius van Riemsdijk e nesse primeiro “match” levei a melhor sobre talvez o principal árbitro do Brasil! Iniciamos o que promete ser uma ótima amizade. Pena que perdi a oportunidade de uma foto com o Marius. Em compensação, no último suspiro da bateria da máquina fotográfica, foi registrado meu encontro com o GM Darcy Lima, ex-presidente da CBX.

Novo presidente na FAX

O mandato do atual presidente da FAX, Célio de Oliveira Barbosa, expira daqui a poucos dias, exatamente em 30 de abril. Em maio, uma nova gestão e um novo presidente, Marcos Cavalcante de Oliveira, alguém que de longa data contribui para o progresso e defende os interesses do xadrez amazonense.

terça-feira, 25 de abril de 2006

Torneio Tiradentes na GXBG

E/D: Adolfo Vallejos, Vinicius Saito, MF Ivan Nogueira, Alexandre Simoni, Gianni Baraldi e Rubens Freitas. Fotos: GXBG.

Prestigiei mais um torneio na Galeria de Xadrez Borba Gato, desta vez vencido pelo MF Ivan Nogueira, seguido de Alexandre Simoni, Adolfo Vallejos e Vinicius Saito. Meus amigos Diogo “Ninja” Nakazawa de Lima (5º) e Vitor de Lima Quaia (32º) também estiveram presentes, assim como muitos outros que já posso considerar como habitués da Galeria: Gianni Baraldi (campeoníssimo da categoria Sênior), João Batista Dias (meu carrasco, sempre me tira um pontinho importante), Bronislaw Tondowski (o “mestre polaco”), Valdinei Fialho (um adversário freqüente, contra quem tenho pequena vantagem até aqui), entre outros que aos poucos vou identificando, afinal estou há menos de 2 meses na capital paulista. Foram no total 37 jogadores, que se enfrentaram num suíço de 8 rodadas, ritmo 10 KO. Fui mediano, como quase sempre, obtendo 4 pontos e a 17ª colocação. Veja a classificação final no site do Borba Gato: http://www.clubedexadrez.com.br/portal/borbagato

Aproveitaram-se da nobreza do Chapolin
Nosso amigo “Chapolin” (Estácio Limberg) preferiu tentar a sorte no fortíssimo torneio de Botucatu, que teve como campeão o MI Cícero Braga. Infelizmente, aproveitaram-se da nobreza do “Vermelhinho” e ele fez apenas 3 em 6, terminando no 66º lugar de 164 jogadores. Esse “apenas” é relativo, uma vez que muitos fortes jogadores fizeram pontuação semelhante e porque sei da força de jogo dele e que seria capaz de muito mais. Uma pena. Para compensar, um outro amigo, Jefferson dos Santos Oliveira, mandou muito bem e terminou no 9º lugar, com 5 pontos!

Decisão polêmica, mas Melo acertou de novo

Comentei em crônica anterior sobre um incidente ocorrido em partida minha no Torneio de Páscoa na mesma GXBG, na qual o árbitro Sérgio Melo, diante de um impasse e na impossibilidade de conferir qual dos jogadores dizia a verdade, decidiu-se pelo empate, numa decisão acertada, conforme pude confirmar junto ao amigo AI Mauro Amaral. Um novo incidente ocorreu, desta vez envolvendo dois jogadores até então desconhecidos para mim mas que pareciam velhos amigos. Eles bateram boca e quase foram além das acusações verbais devido a uma situação de difícil solução para a arbitragem, mas que, mais uma vez, teve a decisão correta do Melo, segundo me informei com os meus amigos árbitros auxiliares oficiais da CBX Moisés Arruda e Christian Avgustopoulos e novamente a confirmação inquestionável do AI Mauro. Ocorreu que um dos jogadores anunciou mate, porém o adversário alegou que acusou a queda de seta antes, havendo “testemunhas” a favor de ambas as partes. Melo didaticamente informou que nesses casos o mate prevalece e assim o fez. Para felicidade de todos e bem geral do torneio, prevaleceu a amizade e o desentendimento momentâneo foi superado.

Vencendo uma lenda

Ele é um remanescente de uma geração lendária do xadrez brasileiro, que inclui Márcio Elísio de Freitas, Antonio Rocha, Eugênio German, Souza Mendes, entre outros. Alguém que conheceu de perto monstros sagrados do xadrez mundial, como Smyslov. Campeão paulista por diversas vezes, vencedor de inúmeros torneios, ex-presidente da FPX e do CXSP. Lourenço Cordioli, apesar dos seus quase 90 anos de idade, ainda é um jogador ativo, a quem tive a honra de enfrentar no Torneio Tiradentes. A partida foi dura do início ao fim e já no apuro de tempo o velho mestre ficou ganho. Jogar com figura tão proeminente do xadrez brasileiro já era uma enorme satisfação, mas minha estrela brilhou um pouco mais e o tempo dele esgotou e venci a histórica partida.

Seniorkiller
Na comédia Ladykillers, traduzida como “Matadores de Velhinha”, 5 perigosos assassinos são vencidos por uma simpática e ingênua velhinha. Coincidente e curiosamente, muitas de minhas vitórias têm acontecido sobre jogadores da categoria sênior, o que talvez me torne um seniorkiller. Além do mítico Cordioli, minha lista de vítimas inclui: Hideo Suzuki, Giuseppe Caporale, Rubens Basso, Dante Honda e Ojars Laipnieks. Felizmente tenho tido melhor sorte do que os killer do filme, até porque meus adversários foram muitos simpáticos, mas não eram nada ingênuos.

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Torneios da Semana da Páscoa

Diogo Nakazawa(2º), Estácio Limberg (1º) e MF Ivan Nogueira (3º). Fotos GXBG

Na semana de Páscoa, participei de mais 2 torneios, promovidos pela Galeria de Xadrez Borba Gato, mais um espaço de xadrez tradicional de São Paulo, localizado no bairro de Santo Amaro. No sábado teve uma etapa do Circuito Relâmpago nos Feriados 2006, nas próprias dependências da GXBG, com a participação de 43 jogadores, com ritmo de 10 KO, 8 rodadas. Entre outros fortes jogadores, a presença do MF Ivan Nogueira, que terminou na 3ª colocação, com 6 pontos. Neste torneio, obtive um lastimável 32º lugar, num dia infeliz por diversos motivos. Entre outras coisas, fui enganado por um adversário que venci e que se prontificou a avisar o árbitro, mas que passou o resultado como sendo de empate. Percebi o problema a tempo, mas minhas queixas para a arbitragem foram inúteis. Até então mantinha 50% de aproveitamento e as esperanças de um bom resultado final. Após isso, o desânimo tomou conta e perdi quase todas as partidas seguintes.

No domingo, desta vez na "Casa Amarela", que fica no Espaço Cultural Júlio Guerra, também em Santo Amaro, realizou-se o XIV Memorial Júlio Guerra, 2ª etapa do Circuito Solidário 2006, 44 jogadores, ritmo de 16 KO, 6 rodadas. Desta vez alcancei um resultado melhor, ficando no final com 3,5 pontos e o 19º lugar. Interessante deste torneio foi o propósito filantrópico. A taxa de inscrição era ao menos 1kg de alimento, em prol da Associação Beneficente da 3ª Idade São Francisco, iniciativa bastante louvável e algo novo para mim. Sérgio Melo, dirigente do GXBG, foi o árbitro dos dois torneios.

Fim de semana produtivo de Estácio “Chapolin”

Os dois torneios citados acima tiveram o mesmo vencedor e, curiosamente, o mesmo vice-campeão também. Respectivamente, os amigos e parceiros em inumeráveis torneios: Estácio “Chapolin” Vermelho Limberg e Diogo Nakazawa de Lima. Os outros favoritos dos torneios não contavam com a astúcia desses jovens talentosos, mas eu suspeitei desde o princípio desse resultado porque tive a felicidade de firmar boa amizade com ambos e, desde o evento no Clube Monte Líbano, trocado informações e formado um trio com eles.

Veja a classificação final dos torneios abaixo.

http://www.clubedexadrez.com.br/portal/borbagato.asp

segunda-feira, 10 de abril de 2006

Torneio Clube Sírio 2006

Maciel(6º), Árbitro Christian, Reinier(3º), Saliba(5º), Catozzo(2º), Fernando(4º), Diretor Rodolpho e o Campeão Romulo Bere.

No sábado, 08/abril, foi promovido pelo esporte clube Sírio mais um evento enxadristico, com o apoio do diretor do depto de xadrez Rodolpho Fares, 21 jogadores, com 05 rodadas, ritmo de 21min.

A arbitragem esteve à competência do jovem Christian Avgoustopoulos que esta estreando como arbitro oficial da CBX, que manteve o alto nível que o torneio pedia. Apesar da pequena quantidade, a qualidade fez o equilíbrio da competição. Como podem ver na classificação, o torneio foi acirrado, sem favoritos e foi lutado ponto a ponto sendo que o campeão foi decidido por critério de desempate.

Tive a felicidade de ficar em 3º lugar, que foi uma façanha já que tinha varias personalidades do meio enxadristico e que foi o meu primeiro torneio no clube que me acolhe como militante. Fiquei também satisfeito de mais uma vez representar bem o meu estado, o Amazonas.

Classificação Final
www.dcc.ufam.edu.br/~rcr1/torneio_sirio

terça-feira, 4 de abril de 2006

Torneios Monte Libano e Poá


Estácio Limberg, eu e MI Krikor Sevag (Campeão dos 2 torneios)

No sábado, participei do I Torneio Aberto do Clube Atlético Monte Libano, dia 01/04. Foram 06 rodadas, ritmo de 21 min, 73 jogadores, entre os quais 8 Mestres Fides e internacionais. Fiz 3 pontos e terminei em 34º lugar, entre jogadores que joguei posso citar O Sr. Hideo Suzuki, que é um jogador Senior considerável forte pela sua idade e no qual tive a felicidade de ganhar numa partida cheio de golpes táticos.

Classificação Final http://www.ligadexadrez.com.br

E no domingo, participei do Torneio Aberto 57º Aniversário da Estância de Poá, dia 02/04. Foram 06 rodadas, ritmo de 21 min, 31 jogadores, entre os quais 2 Mestres internacionais Krikor e Matsura. Fiz também 3 pontos e terminei em 14º lugar, entre jogadores que joguei posso citar O Sr. Giuseppe Caporalle, que é um jogador Senior bastante engraçado por suas pérolas no xadrez e é forte como podem ver nas classificações dos 2 torneios, também tive a sorte de ganhar.

Classificação Final http://www.clubedexadrez.com.br/portal/borbagato/notaschess/2006/060402_poa_class.html

Torneio Judith Polgar no CXSP

Moises Arruda e André Cajal no CXSP ( Clube de xadrez de SP)

Estreando em torneios no Clube de Xadrez São Paulo (CXSP), participei do Judith Polgar, dia 25/03. Foram 11 rodadas, ritmo de 3min + 2s, 38 jogadores, entre os quais 3 MFs. Fiz 6 pontos e terminei em 18º lugar, o que considero razoável, uma vez que não estava acostumado com o ritmo adotado e que outros jogadores supostamente mais fortes alcançaram a mesma pontuação ou próxima.

Muitas coisas me impressionaram, como a força do campeão, Estácio Limberg - com quem fiz amizade -, o bom nível das crianças participantes, assim como dos idosos e, acima de tudo, a vitalidade para o jogo de André Cajal* (foto acima), que com sua aparência debilitada engana muitos, inclusive a mim.

Classificação Final
http://www.cxsp.com.br/Resultados/Relampago20060325JuditPolgar.htm

Enfrentando 3 Grandes Mestres

GMs Rafael Leitão, Giovanni Vescovi e Gilberto Milos
A Federação Paulista de Xadrez promoveu uma simultânea gigante com os 3 primeiros do ranking brasileiro, os GMs Vescovi, Leitão e Milos, realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Compareceram cerca de 50 desafiantes, entre eles alguns jogadores tradicionais da cidade e algumas meninas que participaram do Pré-Olimpico Feminino.Não resisti à tentação de enfrentar de uma vez só as 3 maiores feras do xadrez brasileiro e também compareci ao evento.A partida abaixo me deu uma satisfação pessoal pela resistência demonstrada diante de tão qualificados adversários. Esclareço que a ordem dos GMs foi Leitão, Milos e Vescovi e que fiquei entre os 5 últimos jogadores.

GMs Leitão (2575), Milos (2599) e Vescovi (2633) –
Reinier Freitas Simultânea Interlagos – São Paulo, 18/03/2006


1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cxd4 5.Dxd4 e6 6.Cc3 Ce7 7.Bg5 f6 8.Be3 Cc6 9.Dd2 Bb4 10.a3 Bxc3 11.Dxc3 0-0 12.0-0-0 Da5 13.Dxa5 Cxa5 14.Bc5 Te8 15.Bb5 Cc6 16.Td2 a6 17.Bxc6 bxc6 18.Td6 Tb8 19.Thd1 Rf7 20.b4 Ta8 21.Rb2 a5 22.c3 h6 23.f4 e5 24.f5 Tg8 25.Txd7+ Bxd7 26.Txd7+ Re8 27.Tb7 axb4 28.cxb4 Rd8 29.Tf7 Re8 30.Tc7 g6 31.g3 gxf5 32.exf5 Tg5 33.Th7 Tc8 34.a4 Txf5 35.a5 e4 36.a6 Txc5 37.bxc5 e3 38.Rc2 Td8 39.Th8+ Re7 40.Txd8 Rxd8 41.a7 1-0

A resistência de um amazonense

Reinier Freitas Vs MF Dragan Stamenkovic

No dia 11/março participei da simultânea ministrada pelo MF sérvio Dragan Stamenkovic, realizada em São Paulo no clube Paineiras do Morumby. Participaram 16 jogadores, inclusive 3 ex-campeões do clube e outros bons jogadores. No entanto, consegui resistir durante 54 lances em 2 horas e fui último a ser vencido. Veja a partida abaixo:

Simultânea Clube Paineiras do Morumby –SP 11/03/06
MF Dragan Stamenkovic (FIDE 2334) – Reinier Freitas


1.c4 e5 2.Cc3 Cf6 3.g3 c6 4.Bg2 Bb4 5.Db3 De7 6.d3 0–0 7.Bg5 h6 8.Bxf6 Bxc3+ 9.Dxc3 Dxf6 10.Cf3 d6 11.c5 Te8 12.cxd6 Dxd6 13.0–0 Bg4 14.b4 Cd7 15.Tab1 Tac8 16.Tfc1 Cf6 17.Dc5 Dxc5 18.bxc5 Te7 19.h3 Bxf3 20.Bxf3 Td8 21.Tc4 a6 22.Tcb4 Tdd7 23.Rf1 Cd5 24.Bxd5 cxd5 25.Tb6 Tc7 26.c6 Txc6 27.Txc6 bxc6 28.a4 a5 29.Tb8+ Rh7 30.Tb6 Tc7 31.Re1 Rg6 32.Rd2 Rf6 33.Ta6 Re6 34.Txa5 d4 35.e4 dxe3+ 36.fxe3 g6 37.e4 f5 38.Ta6 Rf6 39.Re3 Rg5 40.Rf3 Td7 41.h4+ Rh5 42.Re3 f4+ 43.gxf4 exf4+ 44.Rxf4 Rxh4 45.Txc6 g5+ 46.Re3 h5 47.Tg6 g4 48.e5 Tf7 49.d4 Tf3+ 50.Re4 Tf7 51.e6 Te7 52.d5 g3 53.d6 Th7 54.d7 1-0