sábado, 22 de julho de 2006

Tower Chess Club

Olá amigos,

Há pouco tempo conheci um novo point do xadrez paulista: Tower Chess Club. Convidado pelo meu amigo e clássico dos torneios Valdinei Fialho, fui até ao clube do engenheiro e enxadrista Fernando Torres, que está construindo um mini-clube de xadrez na própria casa e já conseguiu reunir mais de 100 livros de xadrez, jogos e relógios. A estrutura do clube é boa e ainda tem computador com internet de banda larga para quem quiser usar e ver os eventos do xadrez paulista e do mundo, alem disso para quem quiser atualizar site como Newton Arruda e é claro aqui o Jungle.

O local fica perto da paulista, na Brigadeiro para ser mais exato. Bem, teve um torneio no qual teve a presença de 6 jogadores, ritmo 5 min ida e volta. Foi bastante acirrado como podem ver na classificação abaixo. Não conhecia a maioria dos jogadores com exceção de Torres e Fialho.

Parabéns a iniciativa de Fernando para incentivar o xadrez paulista e o mais importante : A amizade e o lado social que promove o clube reunindo amigos.

Classificação Final

1. Reinier 8
2. André 7
3. Fala mansa 6
4. Fialho 4,5
5. Torres 2,5
6. Bahia 2

Renan Reis, a força amazonense.

Bem amigos, vou lhes contar desde o começo da história desse rapaz chamado Renan Reis.

Em 2003, no calor de 40 graus no amazonas, ocorria o campeonato amazonense sub-18 no qual participavam vários jogadores juvenis de destaque entre eles: Lucio Barbosa, que era o favorito ao titulo do sub-18; Paulo César, Bruno dos santos, Daniel Leite, Reinier Freitas e o desconhecido jogador Renan Reis. Até então, Renan não tinha participado de nenhum torneio oficial e essa era a sua 1º participação no xadrez amazonense. Mas nem por isso se intimidou e ficou em 2º lugar perdendo somente por critério de desempate pra Lucio Barbosa, ali começava o clássico amazonense juvenil.

Desde então, Renan ia conquista vários torneios e admiradores no meio amazonense. Sempre jogando com o seu rival clássico Lucio Barbosa, os dois dividiam o 1º e 2º lugar nas categorias juvenis e ate mesmo no absoluto. Renan foi campeão universitário varias vezes e campeão sub-18, sub-20. Em 2005, o seu rating CBX já atingia a incrível marca de 2043, que até então somente alguns enxadristas do amazonas tinham passado da marca dos 2000. Renan por ter ganhado torneios de categoria, teve direito de viajar pra representar o Amazonas nos torneios nacionais, assim ganhando ainda mais experiência e aumentando o seu nível.

No campeonato Absoluto Amazonense, o mais forte da região em que jogavam Candidato a mestre FIDE Andrey Neves 2220; Pedro Moraes, recordista amazonense com 17 campeonatos e outros diversos jogadores fortes. Renan juntamente com a equipe juvenil: Sebastião Mousse, Lucio Barbosa, Martin Paulus, Clovis Ely, Jordan Gomes não faziam feio com o pessoal mais experiente, sendo que as melhores colocações foram de Renan e Mousse (que agora é o seu clássico nos torneios) em 2005 com 4º e 5º lugares respectivamente.

Apesar de já estar entre os maiores jogadores do amazonas, Renan sempre manteve a qualidade mais admirada em um mestre de verdade: A humildade. Lembro muito bem quando organizava alguns torneios pequenos na praça do P.10 chamado "Torneio amigos do xadrez". Renan sempre prestigiava o torneio mesmo morando muito distante do local e sendo à noite, Renan vinha pagava a inscrição e é claro ganhava o torneio que tinha vários jogadores conhecidos e fortes do circuito amazonense.

No brasileiro juvenil de 2005, ano que foi a maior e mais forte delegação amazonense de xadrez. Apesar do resultado mediano no brasileiro, na volta ao hotel era é de praxe: todos os 7 irem tomar banho e se encontrar no meu quarto e do Martin para comermos umas pizzas, analisar as partidas e é claro jogar ping de 2min. Renan nesses encontros mostrou uma nova personalidade da qual desconhecíamos, um cara engraçado que faz piada e que tira sarro do outro, ou seja, um Renan mais aberto e transparente.

Já em 2006, na 1º etapa classificatória do campeonato amazonense, Renan Reis ganha invicto e se classifica para grande final do amazonense. Também em 2006, ganhou o campeonato universitário e ganhou o campeonato juvenil se classificando para o brasileiro juvenil.

Então, voltamos para o campeonato brasileiro juvenil 2006, no qual o Amazonas foi representado pelos enxadristas Renan Reis e MF Thalita Cincinato. O torneio mais forte de todos os tempos, tinha 3 mestre internacionais: Alexander Fier, Krikor Sevag e Diego Di Berardino que já tinha as 3 normas de MI, faltando somente rating de 2400 pra a oficialização do titulo de mestre internacional.

Renan teve uma difícil tarefa de enfrentar os melhores jogadores juvenis do Brasil e bater o melhor desempenho de classificação do Amazonas que foi de 18ºlugar do Anderson???? e Clovis Sousa no ano passado com 19º lugar de 59 jogadores. Renan foi mediano no ano de 2005, estava indo bem nas primeiras rodadas até que o inesperado aconteceu: O celular dele tocou, O adversário estava ligeiramente inferior e com a ótima oportunidade, aproveitou e acusou o celular, que segundo a recente regra da FIDE é proibido tocar o celular ou atender permanentemente. Com isso o nosso herói ficou desanimado, encerrado o torneio com 4,0 em 9, terminando em 24º lugar.

Mas Renan aprendeu com os erros e desde então começou a treinar intensivamente para este ano e deu certo! Renan jogou o melhor torneio de sua vida e quebrou todo os recordes do Amazonas como a M]melhor classificação de todos os tempos, ganhando do meu amigo aqui em Sampa Diogo Nakasawa, MI krikor e empatando com o atual campeão brasileiro MI Fier Takeda e ainda ficando em 5º lugar na classificação geral.

Parabéns Renan continue sempre humilde como você tem sido que chegará aonde quiser. Aqui são os votos do seu amigo e admirador Reinier Freitas.

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Xadrez Sesc Interlagos

Novamente prestigiando os Sesc de São Paulo, estive agora no Sesc Interlagos, gostei muito da estrutura do Sesc, também por ficar de frente para a Represa Guarapiranga, dando uma belíssima vista.

Foi um pouco difícil a minha jornada até lá devido o local ser um pouco distante de onde moro. Parti de pinheiros as 07h30min e milagrosamente, depois de pegar 03 ônibus conseguir chegar bem na hora do evento que começara as 09h00min.

O torneio ocorreu no ginásio com área para 30 jogadores no evento. A competência da arbitragem do evento esteve a cargo do Arbitro Internacional Estevão Tavares Neto que recentemente fez uma bela participação como arbitro principal do brasileiro juvenil 2006. Teve a presença de 8 jogadores, com ritmo de 10 min, incluindo jogadores conhecidos no circuito paulista: Artur Farias Lopes,e o meu clássico dos torneios Valdinei Fialho que conseguiu empatar no score no ultimo torneio do Memorial Julio Guerra, assim tendo o placar de 2 a 2. Agora tenho minha chance de desempatar esse confronto.
Comecei bem, ganhando a 1º e a 2º partida, os meus adversários mais fortes Arthur e Valdinei também foram bem também. Na 3º rodada, enfrentei logo de o jogador mais forte do torneio Arthur Lopes. A partida foi muito equilibrada com uma variante das trocas, rapidamente fomos para o final. Vi logo que a partida estava teoricamente empatada, final de cavalo e pião na casa preta contra Bispo branco e pião na casa branca e ofereci empate ao meu adversário que recusou o empate. Depois de alguns minutos, ofereci novamente empate, pois o meu tempo estava muito apurado, como "a regra do xadrez rápido diz que se o jogador está tentando ganhar pelo tempo e não pelo jogo, é declarada empatada a partida", chamei o arbitro Estevão para auxiliar o que devia ser feito, pois o meu tempo tinha caído. Estevão tomou a medida correta conforme as leis da FIDE e colocou alguns segundos para ambos para eu provar que era empate e para o meu adversário provar que estava ganho. Arthur começou a forçar a partida vendo que o arbitro observara que estávamos repetindo lance, tomou uma decisão meio arriscando de tirar o cavalo que estava protegendo o pião, assim caindo e ficando perdido na partida, uma pena que o meu tempo caiu e é claro o arbitro declarou empatado a partida, pois Arthur não conseguiu demonstrar os lances para ganhar. Valdinei perdeu para um jogador sem muita expressão e me deu a chance de lutar pelo titulo, já que empatei com Arthur.

Na 4º partida, peguei o Valdinei Fialho. A partida foi boa, foi cheia de golpes táticos como as outras partidas nossas e logo fiquei melhor com um pião e qualidade de vantagem, mas Valdinei contra-atacou com uma ótima combinação e no final ficamos assim: Duas torres e bisbo preto com 3 piões para mim e Dama com 4 piões para Fialho, ou seja, ainda estava ganho a não ser pelos lances próximos que cometi um erro posicional pegando um tático de Dama xeque e ganha Bispo. Então, pedi empate, pois as torres estão próximas uma da outra e com pião passado, mas Fialho estava me dando uma serie de xeque e ele aceitou. Assim o confronto do clássico permanece equilibrado: 2,5 a 2,5.

Fiquei um pouco distante agora do primeiro lugar, mas praticamente estava garantido no 2º, pois já tinha empatado com os mais fortes jogadores do torneio, Fialho e Arthur. Mas o inacreditável aconteceu, na 5º rodada perdi para um jogador desconhecido, tudo por causa da arrogância e por subestimar o adversário, aprendi outra lição: NÃO SUBESTIMAR NINGUEM.
Na sexta, ganhei rápido a minha partida e fui observar a partida que, mas me interessava: Fialho e Arthur. Aconteceu o previsto, empataram e agora eu, Fialho e Leandro, jogador que ganhou de Fialho, ficamos empatado com 4 pontos, disputando os 2º e 3º lugares.
Graças ao Critério do Berg, fiquei em 3º ganhando um belíssimo troféu do Sesc Interlagos, atrás de Valdinei Fialho e Arthur que foi campeão invicto, só empatando comigo e o Fialho.

Classificação Final

1 Artur Farias Lopes 5
2 Valdinei Fialho 4 9.50
3 Reinier Alex de O. Freitas 4 8.50
4 Michael Fernando A. Barre 4 8.00
5 Fernando Lacerda 3
6 Samuel Medeiros 1
7 Vitor Zan 0