sexta-feira, 23 de maio de 2008

IV Memorial Júlio Guerra


Olá Amigos, novamente participando de mais um evento promovido pelo tradicional Clube Borba gato, dirigido e arbitrado por Sérgio Melo, IV Etapa do memorial Júlio guerra.

Dados do torneio

Local: Casa Amarela – Santo amaro
Data: 18.05.08
Arbitro: Sérgio Melo
Ritmo: 16 min KO
Rodadas: 6
Grupo: A
Participantes: 23

Desta vez fui não pude jogar o grupo B, pois o meu rating 1842 havia ultrapassado o limite de até 1800, logo teria que enfrentar o difícil e acirrado grupo A que dessa vez os favoritos eram os amigos Vinicius Catozzo, Rafael Zakovicz e Marcos Jorge.

Resumo das rodadas

Na 1º rodada, joguei contra o “bye ausente”. Pois é cheguei atrasado e acabei “ganhando” 0,5 pontos do bye ausente. Sérgio Melo é um dos poucos organizadores que segue fielmente o regulamento, mas necessariamente a questão do inicio da rodada, se todos fossem assim os torneios seriam mais sérios e organizados.

Na 2º rodada, joguei contra Demétrio Brocco. A partida foi boa com variante das trocas e direto para um final de dama e torre com alguns peões para cada lado, mas é ai que entra o “enrolachess” no tempo, pois caiu a seta do relógio do nosso amigo Demétrio.

Demétrio Brocco

Na 3º rodada, joguei contra Lucas Abdalla. Novamente jogando com o forte sub-14, como sabia que o garoto era forte pedi logo empate e já fui avisando que eu ia aplicar o perpétua novamente como da nossa última partida, infelizmente ele não topou e me venceu no final devido a perda de 2 peões meus.

Reinier Freitas VS Lucas Abdalla

Na 4ºrodada, joguei contra André Magalhães. Nunca tinha jogado até então contra o jogador que mostrava um semblante de grande jogador, mas jogando na abertura acabei ganhando uma peça numa ótima combinação e com um erro de calculo do nosso amigo, ganhei outra assim vencendo mais uma.

André Magalhães

Na 5º rodada, joguei contra Marcos “Bob” Jorge. Como todos podem ver na foto abaixo, o nosso amigo possui um ar de “grande jogador” pela pose na foto, não é para tanto, Bob tem rating BG de 1950 e costuma “bater” em vários jogadores de peso e conhecidos. Confesso que quase sempre sou massacrado por Bob, digo quase por que desta vez a história foi diferente, pois numa partida no começo falada por ambos, tipo: Bob disse “Vamos Melo, bate logo a foto, pois o mogli vai acabar perdendo antes de 5 lances”, coisa do gênero. Acabei usando a magia contra o feiticeiro e entrei na catinga. Mas ai o jogo começou a ficar bom para mim e nosso amigo não queria mais brincar não e ficou caladinho e quando conseguir superioridade de posição e peça tomando um peão, boom! O cara pirou e começou a gritar me chamando de mau-caráter, ladrão e outras baixarias, chamou o arbitro dizendo que eu tava agindo de má fé, ai aproveitei a situação e o publico, ganhei de forma digna ameaçando mate 1.


Marcos Jorge (Bob) VS Reinier Freitas (Mogli)

Moral da historia

“Acho que apesar ser forte como jogador, nunca pode menosprezar o seu adversário e ainda humilha-lo, pois um dia pode voltar contra você.”

Na ultima e decisiva rodada, joguei contra Vinicius Catozzo. Sabia que seria difícil o milagre de ganhar do Catozzo, mas ainda por que dependia da vitória para ser campeão, isso se Batista perdesse para Júlio César, pois segundo calculo de milésimo feito pelo Vinicius, Batista venceria o torneio mesmo tendo à mesma pontuação do Catozzo. Detalhe que estávamos jogando na mesa 1 ao lado da partida do Batista contra Júlio. Depois de muito e muitos lances, Batista venceu uma partida muito difícil de analisar, pensando nisso o Catozzo mesmo com muita superioridade na nossa partida, me ofereceu graciosamente o empate já que para ele não fazia muita diferença, mas que para mim seria um pulo do 7º lugar para o 4º lugar.

Lucas Abdalla (3º lugar), João Batista (Campeão) e Vinicius Catozzo (2º lugar)


*Observem o "carinho" do Batista mostrado no círculo vermelho ao Catozzo.


Destaques

1. Júlio César que apesar o rating 1854, venceu Marcos Jorge (1950) e vem vencendo várias etapas do torneio em Mogi das cruzes.


Classificação geral

Site Borba Gato > Clique aqui <

*Fotos: Site borba gato

terça-feira, 20 de maio de 2008

Campeonato Paulista Universitário 2008


Olá amigos, desta vez participo de um evento especial que acontece em todos os anos, campeonato universitário 2008.

Dados do torneio

Local: Clube de xadrez
Data: 17.05.08
Arbitro: Eduardo Passos
Ritmo: 21 min KO
Rodadas: 5
Participantes: 11


A principio realmente achava que teria chance em classificar entre os 3º primeiros, assim ganhando a vaga para o JUBS (Jogos universitários brasileiros), pois venci o I torneio interno da UNIP no ano passado (Ver crônica UNIP - I Campeonato xadrez). Mas ao chegar ao local, vi que o negócio não seria assim tão fácil, pois tinha só 2 MI´S (mestres internacionais de xadrez): Krikor (Mackenzie) e Perdomo (UNIP). Além disso, outros jogadores conhecidos e fortes do circuito paulista como Shannon, Cominato, Ademar Evangelista e outros jogadores que possuem rating fide (Pontuação internacional).

Enfim agora o negocio era para não ficar em ultimo!

Resumo das rodadas

Na 1º rodada, joguei contra Shannon. Conhecia o jogador devido ao meu amigo Vinicius Catozzo ter-lo chamado para jogar na sua equipe do interclubes deste ano, a partida iniciou e Shannon mostrou ser um jogador de temperamento forte, pois jogava rápido e usava força em excesso ao acionar o relógio e efetuar o lance. Após vários lances, havia perdido apenas um peão e Shannon começara a apurar no tempo tendo 3 min apenas e enquanto eu tinha 10 min. Tentei enrolar o nosso amigo, mas a vantagem do peão e ainda ter outro passado foi forte demais para segurar e assim acabei perdendo a partida.

Na 2º rodada, joguei contra Ademar. Ademar é o típico jogador humilde e em ascendência no xadrez, perdi em 5 lances, acabei levando um tático em cima de tático devido ter desenvolvido uma má abertura que foi depois explicada na analise “pós-morte” por Ademar.

Na 3º rodada, “venci” o Bye. Bye para quem não conhece, é quando temos um torneio onde o nº. de participantes é impar, ou seja, o ultimo jogador ganha 1 ponto ao ser emparceirado contra o bye.

Na 4º rodada, joguei contra o MI Leandro Perdomo. Acho que é a 1º vez que enfrento um mestre internacional em torneio, fora é claro as simultâneas que já joguei contra vários MI´S. Como sabia que a probabilidade de empatar ou ainda vencer era muito, mais muito pequena comecei a jogar ao toque a cada lance feito pelo mestre. Depois de vários lances, incrivelmente ainda tava vivo na partida e conforme o próprio mestre estava com leve superioridade na partida e isso por que estava com 16 min no relógio contra 3 min do mestre, mas ai vem o lance do “Anti-mestre” e perdi uma peça limpinha que resultou na minha derrota. Alegria de capivara dura pouco!

Na última rodada, joguei contra Eduardo Lisboa. O jogador era o mais simpático do torneio e engraçado com o jeito natural do Carioca, mas não resistiu aos lances do mogli e enfim venci pelo menos 1 partida.

Fiquei em 8º lugar de 11 participantes, mas o propósito era jogar em equipe e ajudar pelo menos 1 de cada gênero masculino e feminino a ir ao JUBS 2008, que foram os jogadores Janine Martinez e MI Leandro Perdomo.

Destaque

1. Para o combate de 2 mestres internacionais, Krikor e Perdomo.



MI Krikor Mekhitarian VS MI Leandro Perdomo


2. Para a boa atuação do AI Estevão Tavares Neto que apesar de não ser um jogador atuante no circuito paulista, fez 2,5 em 5 num torneio muito forte.

AI Estevão Neto
Classificação Geral
Clique aqui

Outras informações

Clube de xadrez: www.clubedexadrez.com.br
Blog do Krikor: http://krikorsm.blogspot.com/

Blog Xadrez feminino: http://xadrezfemininobrasil.blogspot.com/
Atlética Unip: http://www.atleticaunip.com.br/destaques_3.php?id=389

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Aberto dia do trabalhador – CXBG


Olá Amigos, novamente participando de mais um evento promovido pelo tradicional Clube Borba gato, dirigido e arbitrado por Sérgio Melo, Torneio aberto do dia do trabalhador (Ver crônica Torneio dia do Trabalho na GXBG).

Dados do torneio

Local: Espaço Borba Gato – Santo amaro
Data: 01.05.08
Arbitro: Sérgio Melo
Ritmo: 16 min KO
Rodadas: 6
Grupo: B
Participantes: 26

Novamente joguei no grupo B, pois além de ter mais chances de ser campeão a inscrição para participar era somente 1 kg de alimento não – perecível e outra o grupo A estava muito forte mesmo tendo simultaneamente o grande evento que ocorria em registro-SP que distribuía várias premiações, jogadores destaque no grupo A: MI Mauro de Souza, Cajal, Vinicius Catozzo, Zampronha, Alessandro Rodrigues (Paulista).

O grupo B também possuía seus jogadores de elite como: O pequeno Abdalla José Lucas, Diogo Oliveira, Vinicius Lacerda, Gabriel pereira e outros.

Resumo das rodadas

Na 1º rodada, joguei contra Gabriel Pereira. Sabia que seria difícil a partida já que Gabriel vem melhorando e crescendo cada vez mais seu xadrez, como aconteceu durante o jogo fiquei inferior no meio do jogo, mas faltou “malicia” do nosso amigo para arrematar a partida e acabou levando um tático e assim perdendo a partida.

Na 2º rodada, joguei contra Hérico Migoranci. Não conhecia o adversário, mas nem por isso o subestimei, mas o nosso amigo Hérico entre num “relâmpago” comigo logo na abertura e como todos sabem o meu ritmo preferido é quanto menos tempo melhor e fora isso entre no tático, que beleza não deu outra, venci mais uma.

Na 3º rodada, joguei contra Rubens Mesquita. Novamente, comecei “esmagando” na abertura só que não soube arrematar e de novo fiquei perdido, mas desta vez perdido mesmo, pois havia perdido 3 peças! Ainda bem que o nosso amigo não joga rápido e acabou caindo o tempo. Ufa! Ganhei mais uma.


No fundo: Rubens VS Reinier e na Frente: Lucas Abdalla VS Willian Souza

Na 4º rodada, joguei contra Francisco Ribeiro. Não conhecia o adversário, mas como podem observar ao lado da minha partida na foto acima, ele estava jogando e vi que o cara possui é duro na queda, ou seja, mais uma partida difícil viria por ali. Como disse, a partida foi vencida por mim com muita dificuldade sendo arrematada no final por causa de único peão a mais.


Reinier Freitas VS Lucas Abdalla

Na 5º rodada, já líder do torneio enfrentei o jogador mais forte pelo rating (1876) do grupo B, Lucas Abdalla. Lucas vem de uma família de enxadristas como o Avô, pai e o mais forte, Luis Guilherme Abdalla. Logo de inicio ofereci empate, pois assim poderia levar o torneio mais tranqüilo, já sabia que pela idade do Lucas que não ia aceitar, pois queria é mesmo enfrentar alguém de igual para igual. A partida foi jogada em ritmo de relâmpago e estilo tático e logo na abertura levei um tático que poderia resultar na minha derrota, mas com um contra jogo igualei rapidamente e num sacrifício de torre, dei perpetua no Abdalla. Só assim consegui empatar com o jovem enxadrista.

Na ultima e decisiva rodada, joguei contra Diogo Oliveira. Já tinha jogado contra ele no torneio aberto do Sesc Interlagos e levei um perpetua, mesmo não levando o perpetua a partida já estava empatada. Não queria arriscar, foi então que comecei a calcular os milésimos medianos (total dos pontos dos adversários – maior e menor pontuação) e vi que poderia ganhar do Abdalla, caso ele igualasse a minha pontuação de 5 em 6. Logo, empatei sem jogar contra Diogo que também queria ficar entre os 6 primeiros para ganhar premiação. Mas tudo deu errado, pois os meus adversários perderam e os do Abdalla venceram, além de ele mesmo ter ganhado à última, assim vencendo o torneio com o melhor critério de desempate do que eu, que fiquei com o vice.


Willian Souza (3º lugar), José Lucas Abdalla (1º lugar) e eu em 2º lugar.

Destaques

1. Para a vitória e a colocação de Vinicius Catozzo, que venceu campeão do torneio do grupo A, MI Mauro Souza e ficou em 3º lugar num torneio muito forte.

Classificação geral

Site Borba Gato > Clique aqui <

Torneio Mensal Sesc Interlagos 4ºetapa

Campeão Absoluto da 4º etapa

Olá amigos, participando de mais etapa do torneio do Sesc Interlagos, a 4º etapa estava repleto de jogadores conhecidos do circuito paulista como: Vinicius Saito “O matador do Sesc” e Bruno Morado (vice-campeão brasileiro sub16).

Dados do torneio:

Local: Sesc Interlagos
Data: 30.04.08
Arbitro: Albano Agostinho
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 5
Participantes: 30

Resumo do torneio

Fiz 3 em 5, sendo 2 vitórias, 2 empates 1 uma derrota pra o Saito (novamente uma partida boa), Jorge fez 3,5 em 5, sendo 2 vitórias e 3 empates, destaque para o empate com o Saito.

Classificação dos 3º primeiros

1. Bruno Morado
2. Vinicius Saito
3. Ítalo Rossi

Pessoal, não consegui ter acesso aos resultados do torneio, abaixo algumas fotos do torneio!

Diego Vs Reinier Freitas

Reinier Freitas Vs Vinicius Saito

Destaques

1. Para o inicio na modalidade da minha irmã que ganhou uma medalha de participação.

Susy Fernanda de O. Freitas (Jane do AM)

2. Para a performace de Gabriel Pereira que a cada vez mais cresce o seu xadrez, chegou a disputar o 1º lugar na mesa 1º com Bruno Morado.

Gabriel Pereira (Campeão sub14)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Campeão Absoluto da 4º Etapa do CAP

Eu mostrando uma variante da alapim p/ Cristiana

Dados do torneio

Local: Clube Paulistano
Data: 26.04.08
Etapa: 4º
Arbitro: Norma Adília
Ritmo: 15 min KO
Rodadas: 5
Participantes: 25

Na 1º rodada e 2º rodada, peço desculpas por não lembrar direito os nomes dos jogadores e nem as partidas, mas posso afirmar com certeza que foram partidas duras e somente vencidas por mim no final do jogo.

Na 3º rodada, joguei contra João Paulo Oba. Logo de inicio começamos a jogar rápido e entramos em pouco segundos depois num jogo altamente tático, que acabou com um mate incomum logo na abertura: Mate de cavalo. Nem eu acreditei no mate que o Oba levou, mas foi devido estarmos jogando muito rápido, novamente acho que foi por causa do futebol que a criançada joga antes e depois das partidas e por isso ficam aceleradas nos jogos.

Na 4º rodada, joguei novamente com a Cristiana Carneiro. Desta vez, ela me confessou que não gosta muito de jogar taticamente e que estuda sempre para cair em posições teóricas posicionais. Não deu outra, logo na abertura levei o jogo para o estilo tático, mas Cristiana jogou muito bem e escapou de vários ataques meus de brancas. Parecia que a partida iria empatar mais num único erro da Cristiana, acabou levando um lance que decidiu favoravelmente a partida para mim.

Na última e decisiva rodada, mais uma vez enfrentei o meu amigo Jorge, só desta vez o ângulo era diferente já que eu dependia somente do empate para ser campeão e Jorge tinha que ganhar de qualquer jeito torcer pelos resultados das partidas das mesas abaixo. Ofereci empate, mas ele não aceitou ai não teve jeito tivemos de jogar para valer e novamente com a abertura dele a zurketot. Depois de alguns lances e lances, pedi novamente empate, desta vez estava com um peão de vantagem e Jorge viu que era a melhor decisão.

Enfim ganhei mais uma etapa do grand-prix do clube paulistano de xadrez e passei o Bernardo na liderança do circuito.

Destaques

1. Bernardo (sub12) que foi vice-campeão do torneio e também pelo vice na liderança do grand-prix.

2. O encontro de gerações do Sr. Edmundo e a pequena Vescovi.

3. Os convidados Victor Lee e Sérgio Alves do Clube Alphaville de xadrez.

Sérgio Alves (Alphaville) e Leonardo Ortega