quarta-feira, 23 de julho de 2008

VII Torneio de inverno de xadrez


Olá amigos, mais uma vez nas dependências do clube Borba Gato no Santo Amaro, fui participar do tradicional torneio de inverno organizado e arbitrado por Sérgio Melo. O torneio estava diferente dos eventos que ocorrem no tradicionalmente, no modo eliminatório.

O torneio esta dividido em duas etapas eliminatórias, onde os 6º primeiros de cada etapa se classificam para a grande final valendo medalhas, troféus e o premio de um relógio analógico de xadrez.

Dados do Torneio

Local: Galeria Borba Gato
Data: 12.07.08
Arbitro: Sérgio Melo
Ritmo: 16 min KO
Rodadas: 6
Participantes: 28

Na 1º rodada, joguei contra Rubens Basso. A principio estava com ar de vitória sobre o amigo, pois já tinha jogado com ele e sempre ganhava com certa facilidade, mas desta vez acabei menosprezando de mais a partida e fui trocando as peças e levando para um final empatado e quase perdi por tentar forçar a partida, mas o nosso amigo aceitou o empate. Detalhe, ele tem 200 pontos de rating a menos do que o meu!

Na 2º rodada, joguei contra Danilo Belderrain. Desta vez joguei com mais cautela e comecei a pressionar de brancas até num erro do nosso amigo que entregou uma peça limpinha e abandonou a partida, facilitando a minha vida.

Na 3º rodada, Joguei contra Luiz Espinosa. Sabia de antemão que a grande parte dos jogadores de origem espanhola tem estilo de agressividade o jogo através de golpes táticos e Espinosa não era diferente, jogamos uma partida “sangrenta” até ao final com muitos táticos e com muito esforço num final eletrizante, acabei ameaçando mate 3 e ganhando a partida.

Na 4º rodada, joguei contra Sérgio Leon. Até então o jogador era desconhecido para mim e acho que por uma parcela também dos participantes que ali estava presente. Detalhe curioso, é que o amigo Bronislaw Tondowski logo no inicio do torneio, havia comentado que o Sérgio tinha cara de “jogador de xadrez” e iria surpreender muita gente e não deu outra, na nossa partida que foi bastante complicada para mim dá abertura ao final, o desconhecido jogador pensava muito, refletia a cada lance meu e reagia sempre com a melhor jogada, até tentei enrola-lo, mas Sérgio com sua frieza e jogador calculista venceu a partida de forma excelente.

Na 5º rodada, joguei contra João Vieira. Sabia que o jogador pensava muito nos lances e que poderia aproveitar isso como vantagem no tempo. Depois de vários lances na abertura e mudanças da teoria, resolvi sacrificar uma torre e assim perdendo uma qualidade no material, mas no posicionalmente do meu bispo que por sinal estava muito bom, fiz o Vieira pensar mais ou menos uns 10 min num único lance (lembrando que a partida era de 16 min) e não deu outra, acabei enrolando a partida mesmo com uma qualidade a menos.

Reinier Freitas Vs João Vieira

Na ultima e decisiva rodada, com 3,5 em 5 enfrentei também com a mesma pontuação e rating parecido e ainda amigo de torneios, Bronislaw Tondowski. Quem ganhasse a partida estaria praticamente classificado para a grande final, ou seja, ficaria entre os 6º melhores do torneio. O “polaco” estava muito bem no torneio e havia ganhando de jogadores fortes como Marcos Willian e Daniel tedi, sabia que a partida seria dura. Como estava de brancas, comecei a atacar de tudo que é forma e acabamos entrando numa espécie de “ataque fegatello” só que na ala da dama. Bronislaw se defendeu e atacou de tudo que era forma, mas não resistiu o ataque frontal das brancas, onde o Rei das pretas foi parar em a2!

Quadro jogador



Classificação Final >clique aqui<>

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Julio Guerra – 5º Etapa do GXBG

Olá,

Conforme tinha citada na última crônica, irei comentar um pouco sobre o tradicional torneio de domingo que ocorre todos os meses organizados pelo Borba Gato com o intuito de promover a ação filantrópica por meio de doações de alimentos a uma instituição carente, O Memorial Júlio Guerra.

Dados do Torneio:

Local: Casa Amarela – Santo amaro

Data: 15.06.08
Arbitro: Sérgio Melo
Ritmo: 16 min KORodadas: 6
Grupo: A+B
Participantes: 17

Desta vez não houve separação dos grupos A (Acima de 1800) e grupo B (Até 1800), pois houve uma participação bem inferior como o de praxe na casa amarela. Os favoritos no torneio eram João Batista e Marcos Willian que são “residentes” do BG.

Mas o inacreditável aconteceu naquele domingo, Batista logo na 2º rodada, perde para André Magalhães que até então não tinha xadrez para ganhar do fortíssimo e experiente João Batista e, além disso, Marcos Willian perde para Francisco Ribeiro e para o delírios dos capivaras (inclusive eu), enfim poderíamos ter uma chance de vencer o torneio.

Então, Batista e Willian estavam fora da disputa de ser campeão do grupo A do Memorial Júlio Guerra e agora os olhos estavam em volta para André Magalhães que tinha ganhado também do Fernando Torres e por incrível que pareça, eu, Reinier Freitas que estava com 3 em 3, assim na penúltima rodada quem ganhasse no confronto de lideres, não tinha mais ninguém para segurar.



Magalhães Vs Freitas


Na penúltima rodada, enfrentei o Líder do torneio, André Magalhães. A partida começara e eu de brancas comecei o ataque frontal em cima da ala de piões da dama e forçando as trocas rápidas das peças e levando para um final posicionalmente superior para mim, mas num descuido no jogo, acabei levando fatalmente um lance que ameaçava mate 2! Enfim, acabei perdendo e perdendo a chance também de ter ganhado o grupo A (ganhei 1º etapa do grupo B, Ver crônica
35º Torneio Memorial Júlio Guerra).

Na ultima rodada, André pegou um jogador não favorito do torneio e venceu facilmente, assim vencendo o memorial com 5 em 5. Mas o vice, a briga seria boa, pois enfrentei o meu maior carrasco em torneios abertos (6 derrotas em 6 partidas), João Batista. Era a chance para diminuir um pouco esse placar, pois estava jogando bem o torneio e tava com sede de revanche. A partida começou e o jogo do João Batista (que parece um pouco com o do personagem lendário do centro cultural vergueiro, Nelson – Xadrez moleque) iniciava bem complicado com uma série de ataque (e olha que ele tava de pretas) e eu só me defendia o quanto podia, mas o inacreditável aconteceu, Batista levou uma ameaça de cavalo na dama, que também ameaçava inevitavelmente um duplo na torre e daí para frente começou a cair tudo no jogo do Batista que jogou um pouco apático, pois o Batista que conheço não se ganha facilmente. Enfim, venci o meu maior carrasco e conquistei o 2º lugar isolado do pessoal com 4 em 5.



Classificação e fotos – GXBG >
clique aqui<

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Evento Promocional de xadrez: Nárnia 2


Olá Amigos,

Estou de férias do trabalho/faculdade/xadrez, mas mesmo assim joguei 2 torneios que irei comentar no Blog no mês de julho.

Mas antes, vou comentar uma pequena passa e relevante de um evento promocional. para divulgar o lançamento do filme "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian", a Disney realizou uma ação inusitada na cidade de São Paulo. A empresa levou ao vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) um grupo de esgrimistas, jogadores de arco e flecha e de xadrez para dar aulas aos interessados que estavam passando pelo local.

Entre a equipe de coordenadores da modalidade de xadrez estava um conhecido jogador do circuito paulista, Ademar Evangelista (Aquele que me ganhou em 5 lances no paulista universitário).


Ademar ensinando a garotada no MASP.

Claro que aproveitei a ocasião para descontar a pancada que levei do Ademar no universitário. Jogamos 1 partida sem relógio e acabamos empatando depois de quase 40 min.


Fora isso, o evento foi um sucesso e ganhei junto 3 ingressos com camisas para assistir à pré–estréia do filme com pipoca e tudo!