quinta-feira, 23 de outubro de 2008

43º Torneio Memorial Júlio Guerra


Olá amigos,

Em mais uma crônica (até agora 53º crônicas), novamente nas dependências da casa amarela organizado pelo Clube Borba Gato com direção de Sérgio Melo com intuito de arrecadar alimentos para doação filantrópica e promover o xadrez amador.

Mapa do torneio

Dados do torneio


Local: Casa Amarela
Data: 19/10/2008
Hora: às 14:00
Ritmo: 16 min
Rodadas: 6
Árbitro: Sérgio Melo

Já classificado para a final do grupo B (rating até 1800) que será no final do ano, onde os finalistas de cada etapa se enfrentaram na conquista de prêmios e troféus, agora tento também classificar no grupo A e aumentar um pouco mais o meu rating que agora está por volta dos 1886.

Na 1º rodada, como sempre, cheguei atrasado e acabei ficando como bye ausente (0,5 ponto de graça).



Na 2º rodada, enfrentei David Rangel. Nunca havia jogado com o jogador, mas logo que sentou na mesa, fez um gesto mais ou menos assim "Ah não, vou enfrentar esse cara", com esse pensamento ficou fácil de vencê-lo e ganhar mais um pontinho.


Na 3º rodada, enfrentei Rodrigo Rodrigues. Como sabem, na última vez que joguei contra ele e estava ganho, mas fiz o possível para perder. Desta vez, além da revanche tinha também o gosto de vingança, pois na 2º rodada havia ganho do amigo e iniciante no xadrez, Jefferson Corrêa. Com dica do Sérgio Melo, joguei como se fosse relâmpago e forcei o tático do inicio ao fim, onde venci facilmente com um taticozinho ganhando uma peça limpinha.

Na 4º rodada, enfrentei Rubens Trindade. Acho que foi em 2006, quando jogamos e ele me venceu com tempo apuradissimo de 10 seg. Desta vez, jogamos posicional o tempo todo até ele ficar apurado (como sempre), mas foi devido eu ter forçado o jogo inteiro alguns táticos e atacar pontos debilitados deixado pelo nosso amigo. Enfim venci uma partida boa para análise que é uma pena, pois eu não lembro de nenhuma partida!.


Na 5º rodada, já na mesa 1, enfrentava o invicto Marcos Willian. Jogamos uma partida falada do ínicio ao fim e acabei realizando lances superficiais até o ponto de Marcos, aplicar mate 4 e vencer a partida. Desta vez, Marcos jogou bem posicional e estava no seu dia, já que era a sua única chance de vencer está etapa e assim poder jogar contra os vencedores de outras etapas do memorial Júlio Guerra - Grupo A.


Na 6º rodada, enfrentei o amigo e conhecido de partidas, Bronislaw Tondowski. Era uma partida difícil, pois era tudo ou nada para ambos jogadores e também tinha o lado emocional, já que conheci e o vejo quase todos os dias lá no centro cultural vergueiro. Felizmente para mim, Broni estava meio abalado emocionalmente, pois havia entregado o jogo na penúltima rodada contra o Sebastião Santos, que segundo o Broni, tocou numa peça e jogou com outra, para não haver discussão, entregou a partida. Enfim, venci a partida contra o amigo Bronislaw e assim acabei ficando em 3º lugar, perdendo para o Trindade nos milesímos o vice.



Então, com 4,5 pontos sendo 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota para o campeão, ganhando mais alguns pontos e alcançando enfim os 1900 no Borba Gato, que não é nada fácil para quem está pensando.

Curiosidade

O engraçado é que serei um dos finalista do grupo B com rating até 1800, sendo que estou com 1900, ainda bem que aproveitei quando tinha abaixo de 1800 para se classificar no Memorial Júlio Guerra.

Destaques

1. Para Marcos Willian, que mereceu e será mais um finalista do seleto grupo A do Júlio Guerra.

2. Para os amigos do centro cultural, Jefferson e Caio, que foi o 1º torneio oficial que participavam e que embora são iniciantes da modalide, a cada dia estam melhorando o seu xadrez.

Classificação Geral >Clique aqui<

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Jogos da primavera Diadema 2008


Olá amigos,
No mais tardar, atualizo o blog com a crônica, Jogos da Primavera Diadema 2008. A divulgação do torneio foi feita no sábado (11/10) no premiação do torneio da N.Sª de Aparecida no GXBG pelo amigo Albano Agostinho.

O torneio além de comemorar o ínicio da primavera (se é que existe no Brasil), também estava prestigiando o dia da criança (12/10), mas o torneio tinha a sua categoria sub-18 e absoluto a parte, onde tradicionais jogadores da região estavam como Saito, Bezerra, Farias, Venâncio, Farias e outros demais.

Localização do torneio


Dados do torneio

Local: Poli Esportivo Airton Sena
Data: 12/10/2008
Horário: 14:00
Ritmo: 21 min
Árbitro: Cassius Alexandre
Organizador: Albano Agostinho


Pensava que iria jogar um torneio repleto de criancinhas, onde venceria facilmente o torneio, mas como descrevi acima, o torneio estava repleto de jogadores fortes e conhecidos do circuito paulista com ratings que chegavam 2200. Apesar disso, conseguir fazer mais que 50% dos pontos com 3/5, tendo 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, acabei ficando em 9º lugar empatado com o 5º lugar na pontuação e ganhando uma medalhinha para não dar uma viagem a toa, mas valeu pela viagem e por ter conhecido mais uma cidade daqui se SP através do xadrez como Poá, Jundiaí, São Caetano, São José dos Campos e Diadema.



Parabéns ao Albano pela organização do torneio com o apoio da prefeitura e junto com a arbitragem do experiênte Cassius Alexandre.


Ps.: Dessa vez não fui enrolado pelo Saito, que toda vez me enrola nas etapas no Sesc Interlargos. Brincadeiras a parte, valeu Saito por ser leitor assíduo do Blog.

Fotos do torneio



Campeão Sub10 - Aline Rodrigues


Campeão Sub14 - Hugo Alberto


Campeão sub18 - Paulo César


Arthur Farias (3º lugar), Alessandro Bezerra (Campeão) e Vinicius Saito (Vice)

Classificação Geral = Sub 18 e absoluto >Clique aqui<>Clique aqui<

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Torneio Aberto N.Sª Aparecida

Olá, amigos

Novamente nas dependências do Clube Borba Gato, to quase virando sócio, participei de mais uma etapa do tradicional circuito de feriados, Dia da N.Sra. Aparecida.

Novidade no blog
Agora toda crônica que terá um link ou imagem da localização do evento enxadristico que estarei participando.

Localização do torneio via maplink >Clique aqui<

Dados do torneio

Local: Galeria Borba Gato
Data: 11/10/2008
Horário: 14:00
Ritmo: 16 min
Árbitro: Sérgio Melo

Cheguei bem atrasado desta vez por volta das 15:15, no inicio da 2º rodada, a minha sorte é que durante a ida ao clube encontrei o amigo João Batista e num acordo amistoso, resolvemos empatar.


Com 1 ponto na 3º rodada, sendo 0,5 do bye ausente e 0,5 do empate com o Batista, enfrentei o Joaquim de Deus. Quem é leitor assíduo do blog, sabe que enfretei o Joaquim em 2 partidas sendo uma em Poá e a outra no próprio Borba Gato, sendo a última que fiquei ganho e recusei o empate, mas perdi levando mate! Agora era a revanche, jogando de brancas parti para cima do adversário atacando de tudo que é forma, dobrando torres e disparando os bispos e cavalos na ala do roque pequeno do rei, mas joaquim conseguiu ganhar minha dama e numa série de trocas ficou assim: Joaquim com Dama, torre e 4 peões e Eu com 2 torres, 1 bispo e 5 peõs, com detalhe que as torres estão na 6º dobradas na vertical e o Joaquim apurado, no que acabou ele aceitando o meu pedido de empate.


Na 4º rodada, enfrentei o Fernando Barbosa. Até então não o conhecia, mas como na última rodada havia ganho do Rafael Zakowicz, embora o ponteiro do relógio do Rafa estava "viciado", mesmo assim há de respeitar o Barbosa, pois deixou o Rafa apurado embora estava ganho na partida. Então a partida seria sabor de vingança de ter ganho do meu amigo Rafa e mesmo de pretas, fui para cima e com final quase perdido para mim, apliquei um "táticozinho" e venci Fernando Barbosa.


Na 5º rodada, Enfim peguei o "enrolão" Antônio Vallejos. Jogamos uma partida como de costume cheia de amardilhas e golpes táticos como no relâmpago que sempre jogamos no centro cultural de vergueiro. Depois de vários lances, cheguei no final de damas com peão a mais e com tempo de sobra, enquanto Vallejos estava apurado e tentando alguma forma de me enrolar, foi o que conseguiu entrando numa posição empatada de Rei peão contra Rei, claro que faltou conceitos de finais da minha parte que até uma criança de 10 anos viu que eu ganhava!.

Na 6º rodada, nem acreditava que ainda estava invicto no torneio, peguei o também iniciante a crônista do blog Xadrez Amador, o CM (Candidato a mestre) Bruno Morado. Embora Morado estivesse meu "abatido" por ter perdido para o Catozzo, ele "brincando" me venceu de forma tranquila e olha que novamente fui para cima, só que desta vez não obtive êxito.


Na última rodada, enfrentei o sempre adversário em torneio no GXBG, Demetrio Brocco. Todas nossas partidas, sempre é bem disputada e definida no final com tempo apurado e tudo mais, só que desta vez, Demetrio fez o que não podia fazer: Ganhar uma peça minha limpinha na abertura. Todos que jogam relâmpago comigo no centro cultural, sabem que com uma peça a menos jogo muito mais agressivo e tático, foi o que deu, acabei dando mate 4 no Demétrio com ataque combinado de Dama, Torres, Bisbo e Cavalo.

Enfim, joguei um bom torneio fazendo 4/7, sendo 4 empates, 2 vítorias e 1 derrota jogando com adversários de rating médio de 1932 e ganhando mais 10 pontinhos no rating, assim indo para 1886 e ficando em 13º lugar de 42 participantes.

Classificação Geral - GXBG >Clique aqui<

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Luderia e Consciência de xadrez


Olá amigos,

Como disse, o blog está sendo atualizado ao ritmo "relâmpago", com uma série de crônicas de torneios realizados nos meses de agosto e setembro.

Novo local de eventos enxadristícos



Neste último torneio, conheci um novo local para os adeptos da modalidade: A Luderia. Mas diferente dos outros tantos locais que já visitei, a Luderia era realmente o local dos jogos, já que é um espaço adaptado para pessoais que gostam do entreterimento com relação a jogos, que ao todos são mais de 400 tipos de variedades nacionais e internacionais.

Dados do torneio
Local: Luderia
Data: 13/09/2008
Horário: 11:00
Ritmo: 15 min
Organizador: Edy Sakita (Consciência do xadrez)
Árbitro: Diogo Nakasawa


O torneio me chamou atenção que além de premiação em medalhas e troféus, tinha ainda tabuleiros, jogos e relógios para os jogadores. Confesso que fiquei com ar de "favorito", pois não conhecia quase nenhum jogador a não ser os jogadores escolares e de categoria que sempre estão participando de torneios.



Mas novamente o "fantasma" do azar rondou minhas partidas e acabei ficando em 3º lugar, o que não é ruim, pois enfim ganhei meu 1º jogo de xadrez profissional de ótima qualidade.

Parabéns a Lucy, proprietária do local, pelo excelente espaço e conforto que proporcionou ao xadrez junto com a parceria da consciência do xadrez. Esperamos que mais torneios deste gênero seja realizado no local, pois o xadrez é um dos "pais" dos jogos. Leia também as impressões da Lucy no blog sobre o torneio > Clique aqui <