segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

I Aberto xadrez de Rua – 2009

Visão Geral (ao fundo, o grande analista de xadrez, Sr. Luis de Paula)

Olá amigos, em mais um evento diferente modalidades no circuito de xadrez paulista (duplas, simultânea, match), participo do torneio rápido (21min) patrocinado e organizado pelo Xadrez de Rua juntamente com a Cantina do Mário.

Dados do torneio

Local: Cantina do Mário (Ipiranga)
Data: 14/02/09
Horário: 16h
Rodadas: 5
Ritmo: 21min
Participantes: 26
Árbitro: José Roberto Ottati

O torneio

Bruno Morado (Boné) VS Jorge Fakhouri

Na 1º rodada, quase todos do AAS (Grego, Tikal, Japinha, Reinier e Jorge) venceram suas partidas, exceto o último mencionado, que teve o azar de cair no emparceiramento com o nº 2 do torneio, o ex-CM Bruno Morado (depois o moradinho explica no comentário).

AAS venceram na 1º rodada

Na 2º rodada, o AAS lado a lado agora nas mesas 4 a 6, enfrento o amigo e compatriota, Robson Somekawa, mais conhecido como Japinha. Jogando de pretas, fui para cima como sempre, mas desta vez mais cauteloso já que conhecia bem o jogador sentando a minha frente. Mas prevaleceu o tático das pretas, pois japinha estava fora de ritmo, ainda bem. Aos demais AAS, Gregão perdeu, Tikal e Jorge venceram.

AAS VS Forasteiros (Não parece foto de balada)

Na 3º rodada, os únicos remanescentes das tribos AAS, CDR São José e xadrez de rua, Tikal e Reinier, pularam direto para as mesas 1 e 2, enfrentando os Tops, Bruno Morado e Ricardo Paoluccci. Resultado, peia no AAS, ou melhor, uma morte rápida e sem dor.

A lista de Schindler

Na penúltima rodada, enfrentei o lendário do blitz, Mauricio Schindler. O jogador já é conhecido por seus ataques agressivos e pela “moderação” na cevada, tive alguns confrontos no centro cultural e pude comprovar mesmo o fato. O único problema do nosso amigo, é que pegou o cara errado para entrar no tático agressivo, pois passei o caminhão (anotou a placa, Mauricio?) e venci a partida com apuro de tempo 6min! (apuro, porque numa partida de 21min é raro chegar nesse tempo, os únicos que conseguiram foram o Saito e agora o Schindler).

Rodada final, as 3 primeiras mesas

Na ultima e decisiva rodada, 2 jogadores estavam com 0,5 pontos a mais que os demais, Morado e Paolluci. Mais uma vez o AAS volta às cabeças e agora como reforço do Nilson (CDR). É claro que a possibilidade de vencer o torneio para nós era quase que impossível, mas pelo menos um iria ficar entre os 3 primeiros lugares e levar a premiação do torneio. Tikal pegou outra pedreira pela frente, o forte Paolucci e acabou sendo de novo “aniquilado” pelo forasteiro. Agora restava apenas a chance de ficar entre os primeiros, eu e Nilsão. Nilson era freguês no ping lá no centro cultural, sendo da ultima vez ficou me devendo 5 (brincadeira que Nilson fazia quando o jogador perdi, fica devendo o outro e pagava assim que dava o troco). Mas desta vez, Nilson se deu bem e venceu a partida, ficando com 4/5 e levando o titulo de vice-campeão do torneio.

Em resumo

Fiz 3/5 e era o 10º na listagem inicial e acabei ficando em 9º de 26 jogadores. Para falar como tava forte o torneio, olha o resultado dos amigos Aasianos:

06º Colocado: Rodrigo “Tikal” Camargo – 3/5
09º Colocado: Reinier “Mogli” Freitas – 3/5
14º Colocado: Christian “Grego” Avgoustopoulos – 2,5/5
17º Colocado: Jorge Fakhouri Filho – 2/5
20º Colocado: Robson “Japinha” Somekawa – 2/5

Destaques


1. Para o organizador e agora vestido a caráter (olha a camisa do XR), Armando.


2. Para a experiente arbitragem de José Roberto “Otatico”



3. Para o Buffet a vontade patrocinada pela Cantina do Mário aos jogadores.


Classificação geral e crônica XR > Clique aqui <

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

III Match AAS VS E.C Sírio


Olá amigos, em mais um evento diferente neste ano (torneio de duplas e a simultânea), participo do match amistoso e preparatório para o interclubes 2009 contra o Esporte Clube Sírio.

Retrospecto dos Matches - Sírio

2007 - No 1º Match, não pude participar devido estar jogando um torneio de pré-seletiva para a simultânea com o GM Mequinho, logo não posso dizer com muitos detalhes os fatos ocorridos no torneio, só sei que o AAS perdeu.

2008 – No 2º Match perdemos novamente de 3,5 a 2,5, sendo que eu empatei com o amigo e cronista também, Rafael Sampaio (
ver crônica).

2009 -...

Dados do evento
Local: E.C Sírio
Data: 07/02/09
Horário: 16:00
Ritmo: 1h20min KO
Diretor e árbitro: Rodolpho Fares

Os confrontos



Em resumo


Nós (AAS) achávamos que íamos levar uma “peia” (surra) da equipe do Sírio, mas aconteceu algo inesperado que até ocasionou numa tempestade, naquela tarde de sábado, o AAS enfim ganhava pela 1º vez o match de 3 a 2.

Resultados

1. ½
2. 0 – 1
3. 1 -0
4. ½
5. 1 - 0

Destaques


1. Para o empate do André Fernandes, que retorna ao xadrez com tudo empatando com Bezerra, forte jogador paulistano.



2. A luta “pesada”, Grego e Saito.


3. O confronto de gerações, Godelli e Delmo.


4. A dura e posicional partida de Greg e Décio.



5. A arte de enrolar no tempo, com 20min do meu tempo e derrubando a seta do nosso amigo Sérgio Almeida.

A partida



Enviada gentilmente por André Fernandes para análise do leitor se realmente foi vantajoso o empate.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Simultânea com MF Luciano Maia



Olá, Amigos

Em mais uma jornade de 2009, o blog com o intuito de mostrar e divulgar as diversas modalidades do xadrez, participa da simultânea com o MF Luciano Maia (2332). O evento tem a organização da organização de enxadristas do Ipiranga, mais conhecida como “ Xadrez de Rua”, do amigo e jogador Armando.

Retrospecto de simultâneas

1º Simultânea – MI Dragan Stamenkovic - 54 Lances – Derrota - 2006
2º Simultânea – GM´s Vescovi, Leitão e Milos – 41 Lances – Derrota - 2006
3º Simultânea – MI Antonio Resende - 45 Lances – Derrota - 2006
4º Simultânea – GM Mecking – 31 Lances – Derrota - 2007
5º Simultânea – MF Luciano Maia - ? - 2009

Conceito

Para os queridos leitores leigos da área, simultânea com o nome diz, está em mostrar um situação em que um único jogador pode enfrentar x jogadores ao mesmo tempo.

Recorde Mundial


O recorde anterior pertence à GM Susan Polgar. Foi fixado numa exibição, numa simultanea em Palm Beach, Flórida, em julho de 2005. 326 jogos (309 vitórias, 14 empates, 3 derrotas) em 16 horas e 30 minutos.

No caso,a GM Polgar quebrou quatro registos internacionais, incluindo: maior número de partidas jogadas em simultaneo (326, com 309 vitórias, 14 empatadas e perdeu 3); mais jogos consecutivos (1131); maior número de vitórias em jogos, e maior percentagem de vitórias (96,93%). Além disso, ela teve que andar mais de 15 km!!!

Dados do evento

Local: Xadrez de Rua
Data: 31/01/2009
Horário: 16:30
Participantes: 11 jogadores
Rodadas: 2

A simultânea



Na 1º rodada de 11 partidas ministradas pelo MF Luciano Maia, estava ao lado do amigo Kezys Tumena e o amigo e integrante do AAS, Rodrigo “Tikal”. Joguei uma partida posicional, sem muitos descuidos, mas aos poucos o mestre foi pressionando e pressionando até conseguir uma boa posição e enfim vencendo após 30 poucos lances (sorry, perdi a anotação). Ainda bem que não fui o 1º e nem o único a perder, pois todos os 11 perderam suas partidas.

Na 2º rodada, já um pouco cansado, pedimos revanche ao mestre que gentilmente cedeu a nossa solicitação. Desta vez, não respeitei mesmo, fui para cima como se fosse um jogador qualquer com H5 de pretas! Depois de vários lances, ficou assim a partida:


Sacrifiquei a torre e pedi empate!


Nas outras simultâneas, cheguei a ficar empatado no final da partida, mas sempre era "enrolado" pelos mestres. Desta vez, segundo o próprio Maia, estava ligeramente superior e mesmo assim pedi empate para garantir. Ainda, Luis "Jack" Martins, Rodrigo Martins (o Tikal) e Kezys Tumenas conseguiram empatar. É claro que ninguém venceu.
Crônica do Armando, XR - Clique aqui