sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Retromogli 2009



Olá, amigos

Após uma pausa nas crônicas e por consequência os torneios, venho anúnciar minhas "férias enxadrísticas", pois estarei visitando a minha terra natal no período de dezembro e somente voltando em janeiro.

A pausa é bem vinda, já que este ano foi o ano das quebras de recordes do blog pelo fato de ultrapassar 20mil acessos em todo Brasil desde a sua criação em meados de 2006. E outro recorde foi a inspiração do herói mogliano de escrever e narrar uma média de um evento por semana todos os meses com 45 crônicas em 2009, 16 a mais do que o ano passado que foi 29.

Fora isso, graças ao uso da tecnologia, este ao aderi ao recurso do "google analytics" que é uma espécie de relatório detalhada dos visitantes que acessam uma página, no meu caso um blog.



Abaixo um panaroma dos admiradores e amigos que apoiaram e vibram com as aventuras do menino da selva (eu, de manaus) na selva de pedra (sampa).

Cobertura Regional

15 Países: Brasil, EUA, Portugal, Canada, Suíça, Japão, Alemanha, Itália, Hungria, França, Colombia, Bulgaria, India, Angola e Holanda.

117 Cidades: Sao Paulo, Santo Andre, Rio de Janeiro, Osasco, Santos, Sao Caetano Do Sul, Campinas, Ribeirao Preto, Goiania, Brasilia, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife, Sao Jose Dos Campos, Porto Alegre, Sorocaba, Bariri, Curitiba, Florianopolis, Apucarana, Aracaju, Sao Carlos, Joao Pessoa, Navegantes, Braganca Paulista, Sao Vicente, Porto, Belem, Maceio, Campo Grande, Caxias Do Sul, Cascavel, Floriano, Blumenau, Vitoria, Thunder Bay, Bauru, Aracatuba, Fortaleza, Natal, Coimbra, Andalusia, Jundiai, Dourados, Washington, Sao Jose Do Rio Preto, Tokyo, Paranagua, Novo Hamburgo, Londrina, Suzano, Sao Luis, Cuiaba, Macae, Niteroi, Presidente Prudente, Ouro Branco, Sao Joao Da Boa Vista, Poti, Sao Domingos de Rana, Barranquilla, Barbacena, Franca, San Francisco, Botucatu, Nova Odessa, Juiz de Fora, Montes Claros, Naples, Porto Velho, Uberaba, Plovdiv, Cafelandia, Camarillo, Bangalore, Criciuma, Lisbon, Someren, Puteaux, Tupa, Sao Leopoldo, Avare, Pully, Pindamonhangaba, Chantilly, Sobral, Bage, Teresina, Fernandopolis, Glendale, Rio Do Sul, Araraquara, Indaiatuba, Santa Maria, Los Angeles, Ponta Grossa, Budapest, Akron, Nova Friburgo, Uberlandia, Santarem, Denver, Chapeco, Pelotas, Zurich, Almada, Assis, Alfenas, Canoinhas, Limeira, Abidjan, Guarulhos, Frankfurt am Main, Luanda e Joinville.

* Países e cidades estão por ordem de acesso ao blog.

Cidades e clubes

É parece incrível saber quantas pessoas passaram pelo blog de diferente cidades e até mesmo países! Será por que adicionei o blog para .com e sem querer acharam no google?

E ainda o que surpreende é fato de existir tantos locais pra pratica do xadrez em diferentes clubes como podem ver abaixo os torneios que participei deste ano divididos por entidades e ordenados pelo qual mais frequentei:

Galeria de Xadrez Borba Gato (GXBG)




III Torneio de duplas - GXBG
46º, 47º, 48, 49º, 50º, 51º e 54º Torneio Memorial Júlio Guerra
IV Torneio Aberto de Páscoa
IV Torneio Aberto Corpus Christi

E.C Sírio



8º, 9º, 11º, 12º e 14º Torneio de xadrez
Match AAS X Sírio
Aberto Wilson Maciel
Torneio Pensado Interno


CDR São José



I Torneio interno pensado
I Torneio interno relâmpago – CDR São José
AAS, 6 anos de existência
Pré-interequipes - Liga de Xadrez
II Torneio interno pensado
Match AAS X Diadema

Cidades fora da capital SP



2º, 3º, 4º e 5º etapa Blitz – São Bernardo dos Campos
Dia do trabalho e Municipal - Diadema
V Etapa Municipal - Guaíra
73º Jogos Abertos do interior - São Caetano

Centro cultural Vergueiro



1º Aberto Centro Cultural Vergueiro
1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º etapa Blitz

Clube de Xadrez de SP (CXSP)




1º, 2º, 3º e 4º etapa Blitz semanal
1º e 2º etapa rápido semanal

Liga de xadrez



Torneio “Israel, vice-campeão olímpico” – Clube Macabi
IV Torneio Aberto - Clube Monte Líbano
VI Memorial “Maria Aparecida Guimarães” - GXBG
4º Torneio por equipe - Clube Macabi

Federação Paulista de Xadrez



Interclubes
21min Etapa Dinâmico - CDR São José
21min Etapa Dinâmico - Santos
Copa Franco Montoro


SESC SP



4º etapa mensal SESC Interlargos
9º Festival Gigante de Xadrez SESC Itaquera

Xadrez de Rua



Simultânea com MF Luciano Maia
I Aberto xadrez de Rua

Eventos avulsos



Jogos da cidade
Virada Esportiva

Clube Atlético Paulistano



 2º etapa CAP
Clube Armênio



II Aberto clube Armênio “Tigran Petrosian”

* A maioria dos eventos acima estão em detalhes o blog, basta pesquisar em crônicas anteriores.

Conquistas moglianas



Como viram foram muitos e muitos eventos que participei em diferentes modalidades e ritmos como duplas, equipe, rápido, relâmpago, match, simultânea, desafio e organização.

E "atirando para tudo que é lado é claro que alguma coisa iria acerta e acabou dando certo, pois quebrei outro recorde que foi a quantidade de premiação de 16 conquistas, uma a mais do que o ano passado, mas se for contar que foi a 1º vez que ganhei premiação em dinheiro (2x na GXBG) e que alguns torneios como CAP, CXSP e SBC que são torneios que só premiam somente na final do granprix, o recorde foi bem maior.

Então como diz o ditado "Mais vale uma imagem do que mil palavras", poderão ver as humildes conquistas do herói no albúm "Conquistas Moglianas".

Agradecimentos e previsão 2010



Gostaria de agradecer as cidades de diferentes localidades que passaram por aqui, além dos clubes e pessoas que me ajudaram nesta jornada de passar minhas impressões hoje dos bastidores paulista, digo hoje, por que amanha posso estar ai na sua cidade jogando ou participando de algum evento, assim fazendo uma cobertura do local.



As previsões pra 2010 são boas em parte, a parte boa que me sinto menos capivara e pronto pra tirar o rating FIDE e a parte ruim, é que devido ao estar como o foco no trabalho, mas precisamente na minha empresa a Streamanager e assim jogarei poucos torneios neste próximo ano.

Mas outra notícia boa, este ano escrevi o meu 1º artigo que foi sobre o xadrez na web e uma nota triste sobre o saudoso diretor do depto. do Sírio, Rodolpho Fares e foram temas que repercutiram muito e assim, estarei escrevendo novos artigos de diferentes temas pra preencher a lacuna das crônicas de alguns torneios.

Bom, é só pessoal!!! Abraços, feliz natal e um ótimo ano novo a todos, é que deseja esse "curumin" paulista.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

54º Torneio Memorial JG – GXBG


Olá amigos, em pleno dia de comemoração dos meus 23 anos e 12 meses, venho mais uma vez narrar as dependências do memorial Júlio Guerra, 10º etapa do ano e 54º edição desde a sua criação.

Agora me perguntam: Que foto é essa? Bom, neste domingo caloroso de 30º em pleno feriado do dia da república (15.11), ninguém queria ficar em casa e todo mundo foi participar do circuito solidário (inscrição apenas de 1 kg de alimento) nas sub-prefeitura de Sto. Amaro, a casa amarela.

Teve tanta gente, que conforme o folder que estabelece o limite de 50 jogadores (só tem espaço para 25 mesas no local), onde foi priorizado as inscrições via web pelo e-mail contato@gxbg.com.br e uma “cambada” de jogadores renomados tiveram que “pegar o beco” como o pessoal de Diadema (Bezerra, Albano, Cassius) e os amigos suínos do AAS (Grego, Juca, Greguinho, Japa). Fora os líderes do circuito solidário, Paulo César e o Dr. Rubens Trindade.

Dados do evento

Local: Casa Amarela (Sto. Amaro)
Horário: 14h

Ritmo: 16min

Rodadas: 6

Participação: 50

Arbitragem: Sérgio Melo


O torneio



Parte da superlotação foi devido a vários jogadores escolares, inscritas pelo professor e forte jogador, Luis da Mata. E é claro que ele aproveitou e brincou também no evento que não é bem do seu nível de força. Fora isso, mais um jogador também poderiam atrapalhar a vida do herói mogliano, o atual campeão dos jogos Brasileiros de Policiais e Bombeiros, Wladimir Zampronha.

É claro que também tenho o enrolão e já classificado para a grande final do grupo A da casa amarela, Tales Dohani que também tava na briga do pódio.

As rodadas

Bom, sendo o nº 4 do torneio (1960) atrás dos jogadores citados acima, vou começar a narrar às partidas que tiveram mais de 5 lances (porque a 1º ganhei de WO e a 2º foi mate pastor).


A imagem acima mostra uma posição da partida do ex-campeão Lasker contra um jogador desconhecido chamado Thomas, jogada em 1912 em Londres. É claro que não joguei brilhantemente que nem o velho Lasker que deu mate 8 com direito a lance mortal com roque grande 0-0-0.

Solução: 1. Dxh7+ Rxh7 2.Cxf6+ Rh6 3.Ceg4+ Rg5 4.h4+ Rf4 5.g3+ Rf3 6.Be2+ Rg2 7.Rh2+ Rg1 8.0-0-0#

O que quero citar é que na partida contra o Oliveira, consegui a façanha de dar mate também rocando grande e isso começou com sacrifício de bispo com 3 lances forçados.


Na 4º rodada, o “bixo” tava pegando, pois todos os invictos com 3/3 (com exceção da pequena Tiffany 2,5) se enfrentaram nas 3º primeiras mesas.

Tales teve azar no emparceiramento e caiu logo com o da Mata e não teve chance. Zampronha, o nº1 do torneio perdeu para o um jogador sem rating, mas é conhecido pelo banco de dados do blog (veja). Na verdade era um combate clássico entre jogadores do SBC, onde o MI Oséias conseguiu a façanha de vencer o GM Zampronha.

Bom, eu tive mais sorte ou azar, por que a pequena Tiffany não é nada fácil e eu já havia perdido pra ela na casa amarela, mas dei o troco enrolando como sempre. Mas desta vez, joguei seguro e ganhei com peças a mais com direito a mate. Conselho a jogadora “Estando perdida a partida, abandone e evite jogar até o final levando mate, isso só capivara faz”.


Na 5º rodada, somente 2 jogadores estava com 4/4, pois na mesa 2 o prof. Da Mata havia empatado com o seu pupilo Vitor da Silva. E pra decidir quem assumiria o torneio, não tem coisa melhor jogando de brancas e com a camisa do AAS (edição 2006, valeu Juca). E logo na abertura, perdi um peão como sempre, mas conseguir montar um plano de jogo com um ataque mortal e tomara que o nosso MI Oséias não veja. Então foi o que aconteceu, ataque com cavalo, dama e torre na ala do roque pequeno do Rei, não sendo possível segurar a posição. É amigos, Moglisan com 5/5 e líder isolado do torneio, será que conseguirei vencer o torneio mesmo com fortes convidados como Luis da Mata e Wladimir Zampronha?


Última e decisiva rodada, enfrento de pretas o forte jogador da Mata na mesa 1 jogando pelo empate para vencer o torneio. E fora isso, tinha uma penca de jogadores que poderia chegar aos 5 pontos e a briga para entrar no pódio ficaria para os critérios de desempate.

A minha partida foi boa, joguei a velha Eslava e estava empatada desde a abertura até o final de torres com bispos de cores oposta e 3 peões pra ambos. Mas ai, o nosso herói como não sabe jogar final teórico empatado, sempre perde (neste fim de ano vou estudar final e se cuidem). Mas gostei da partida e foi à partida que joguei mais, embora a derrota.

Premiação


Fico feliz de está ao lado de grandes jogadores como Luis da Mata (campeão com 5,5/6) e Wladimir Zampronha (vice-campeão 5/6) e também pela 3º colocação com 5/6, tendo liderado o torneio na última rodada. E fora isso, ainda ganhei 1 ponto de rating e melhorei a minha classificação dos 8 finalistas, devo ficar em 2º na classificação geral devido ausência de Paulo César e o Dr. Rubens Trindade.

Classificação e fotos > GXBG <

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

9º Festival Gigante de Xadrez SESC Itaquera

Olá amigos, neste corrido fim de semana (7 e 8/11) participei das atividades do tradicional festival gigante de xadrez do SESC Itaquera, nas modalidades individual absoluto e por equipe.
Dados do evento


Local: SESC Itaquera
Data: 7 e 8/11/09
Hora: 10h
Ritmo: 10min
Rodadas: 6
Participação individual: 55
Participação Equipe: 29
Arbitragem: Equipe AI Estevão

Retromogli
A minha 1º participação no evento foi em 2006, tinha recém chegado à cidade da garoa e já tinha criado o blog que na época era denominado como “Jungle Boy Chess” e com o intuito de divulgar o blog, montei uma boa equipe com Estácio Limberg, Diogo Nakasawa, eu e Victor Quaia. Mesmo com ausência do Estácio que por motivos pessoais (sono) não pode comparecer, a nossa equipe ficou na 11º posição dentre 56 na classificação geral. Veja crônica >moglichessClassificação geral >sescsp<
Categoria Individual

Tivemos uma quantidade razoável para um torneio individual para um único dia, cerca de 76 jogadores. Com ótimo espaço disponibilizado pelo SESC e com direito a emparceiramento das rodadas no telão.
Alguns destaques do circuito paulista como: Jorge Hassen, Diego Estanislaw, Jorge Pereira, Tales Dohani, Paulo César, e o amigo do AAS, o pianista Leandro Roverso.
Na última rodada, por incrível que pareça Paulo César Vasconcelos estava com os incríveis 5/5 e disputava o título com Diego Estanislaw que acabou sendo derrotado pelo imbatível PC que venceu o torneio com 6/6 (detalhe que ele havia vencido também com 6/6 a categoria sub16).

Ah, o herói mogliano teve um azar no emparceiramento e acabou pegando logo na 2º rodada, o talentoso Estanislaw e numa dura partida consegui arrancar um empate de pretas. E na 4º novamente de pretas, perdi no final empatado para Tales Dohani (oh, bixo enrolão) que logo na abertura tinha “cedido” a torre com direito a tomar com xeque de graça, mas o capivara mogliano não viu e mereceu mesmo ter sido enrolado. Mas acabei terminando em 6º lugar com 4,5/6 e vencendo todas de brancas.
Classificação Final <Individual>
Categoria por Equipe
Com 25 equipes (cerca de 80 jogadores) no evento, que apesar de ter caído um bastante quanto à quantidade (devido à gripe suína e alteração das datas), o torneio ganhou em qualidade como a presença ilustre do MF Ivan Nogueira. 

Como vocês podem ver na foto da visão da 1º rodada, o mestre Ivan enfrentou uma adversária “casca grossa”, a campeã do feminino absoluto individual do FG deste ano, a belíssima Ana Vitoria que venceu invicta com 5/5, mas se forem ver na classificação final, ela aparece em 2º lugar atrás da sua irmã mais nova ambos com 4,5 e nem preciso falar que ela foi tentar ajudar a irmã mudando a vitória para empate e acabou sendo prejudicada devido aos critérios de desempate.


É sempre bom disputar um torneio por equipe e este ano foram cinco participações, sendo que destas participações da equipe, somente em uma conseguir jogar com a equipe clássica MC (Pré-interequipes) e já tivemos ilustres convidados como Armen Proudian, Tales Dohani, Sediney Jr. e agora o reforço no 1º tabuleiro, o forte jogador de Diadema, Vinicius Saito (o japa de óculos). O nosso 3º tabuleiro, Jorge Fakhouri, infelizmente não pode comparecer devido à realização do ENAD.


Além disso, tivemos mais uma equipe do AAS e que equipe hein! Composta por MF Ivan Nogueira, os suínos Juca e Roverso. E já estavamos com o pé direito no pódio, mas ainda tinha algumas equipes que poderiam atrapalhar como:

A tradicional equipe “Esquadrão do xadrez” desta vez composta por Vinicius Catozzo, Marcos “Bob”, Jorge Hassen e Luis Carlos Rodrigues. (detalhe que Catozzo e Bob foram convidados por Hassen, mas no fundo eles são AAS).

A forte equipe de Diadema composta por Alessandro Bezerra, Albano Agostinho e Venâncio Mesquita.

E mais 2 equipes do colégio Bartolomeu, como a “G” composta por Tales Dohani, Paulo César Vasconcelos, Pedro Paulo e Luan Ribeiro.

E por último e não menos fraca, a equipe Bartolomeu “A” composta por Fernando Barbosa, Diego Estanislaw e Daniel Awoki.

Em resumo

A nossa equipe ficou na 4º posição, atrás de fortes equipes como Diadema, Esquadrão do
xadrez e da equipe campeão, AAS “A”.
Detalhe que tivemos o confronto das nossas equipes na última e decisiva rodada, sendo que tínhamos que tentar ganhar desta forte equipe para melhorar a posição na classificação e com empates de Saito e Diogo, ficou mais perto a vitória do match.
E pra decidir o match, o clássico Roverso e Reinier (RR), onde o herói numa difícil partida se deu melhor, assim vencemos o match por 2 a 1, onde fomos a única equipe que conseguiu vencer a equipe campeã.

A atuação da equipe foi 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Com desempenho individual:

- Saito 5/6 (2 empates)
- Diogo 4/6 (2 empates e 1 derrota)
- Reinier 4/6 (2 derrotas)

Total: 13/18pts.

Classificação Final: <Equipes>

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Franco Montoro 2009


Olá amigos, é com grande satisfação que venho por este canal de informações do xadrez paulista, narrar (ao menos tentar) os bastidores deste grande e tradicional evento do reino de Caíssa, Franco Montoro 2009, edição XI.

Retromogli


Já é a minha 4º participação neste grande torneio por equipe do circuito paulista. E nestes anos, sempre representei a agremiação, o clube e maior nação de amigos enxadristas, o AAS (em breve o site http://www.sitedoaas.com/).


E graças ao bom “Suíno”, nas equipes que participei sempre fiz bons desempenhos e ajudei a equipe na quebra dos recordes como:

2006 – Equipe AAS R4 – 11,5 – 3/6 (3º tabuleiro)

2007 – Equipe AAS R3 – 12,5 – 4/7 (3º tabuleiro)

2008 – Equipe AAS B- 12,5 – 3,5/7 (1º tabuleiro)


E até então, o AAS ainda não tinha colocado as mãos nas medalhas e troféus nas categorias especial, livre, sub2150, feminino, sub18, sub 14 e escolar, mas levou em 2008 como a maior delegação do torneio.


Equipes AAS e parcerias



Novamente o AAS veio pra abalar o torneio e com várias parcerias com CDR São José, E.C. Sírio, Diadema e outros admiradores, logo a incrível presença de 16 equipes (favoritos a novamente a premiação de maior delegação).


E não foi maior, por que tivemos as baixas de equipes masculina e feminina dos nossos queridos amigos de Guaíra.


* Poderão ver alguns de nossos personagens das equipes citadas acima no álbum do Picasa.


1º Desafio do AAS


Como viram no álbum, viemos mesmo para quebrar e levar tudo que tiver disponível de premiação com ajuda inédita de 3 mestres de xadrez como o MI Dragan Stamenkovic, MF Ivan Nogueira e a volta do talentoso “Chapolin”, MF Estácio Limberg.


Mas nem tudo pode ser perfeito e isso eu falo, por que num equivoco ou esquecimento da nossa diretoria do AAS que ficou responsável pelas inscrições de nossos atletas (mais 50 jogadores de 16 equipes), acabou esquecendo-se do detalhe do “Rating Médio” da equipe AAS CDR São José B, composta por Marcos Bob, MF Estácio Limberg, Vinicius Catozzo e Rafael Zakowicz que acabou caindo na “jaula dos leões” na categoria especial do torneio composta pelos 8 maiores Rating médio.

Dados do evento



Local: E.C. Pinheiros (Av. Faria Lima)

Data: 01/11/09

Período: 10h às 20h

Ritmo: 21min

Rodadas: 7

Participantes: 106 (livre) e 8 (especial) equipes

Organização e Arbitragem: FPX


O evento


O evento contou com a presença de vários jogadores renomados do circuito da capital e de outras cidades do interior de SP ou até mesmo de outros estados como MG. Além disso, estava “recheado” de mestre por todo lado tanto na especial como na categoria livre. Abaixo algumas equipes que faço questão de destacar como:


A volta da lenda viva do xadrez brasileiro, o MI Helder Câmara pela equipe AMPM composta pelo MI Alexandru Sorin Segal e Gilberto De Nucci.

* Veja o novo site e o retorno das crônicas do MI HC.



A volta também da equipe tradicional do circuito do xadrez paulista, o CXSP que estava representando a comunidade de Heliópolis, onde estão fazendo um bonito trabalho filantrópico com as crianças e a equipe é composta por MI James Mann de Toledo, Celso Villares de Freitas, Cristiana Fiusa Carneiro e José Augusto de Oliveira.

* Veja o novo site e o retorno das atividades no site do CXSP.


As rodadas do herói mogliano


AAS São José H x Estrutura de Peões (mesa 23)


A minha equipe deste ano é composta por Tales Dohani (2137), Diogo Leite (2047), eu (2071) e Sediney Jr. (2051), Rating médio da equipe 2086, 23º pela ordem de força das 106 equipes. Adotei o mesmo esquema no torneio da liga por equipe (veja crônica) quanto à folga dos jogadores e assim o 1º a descansar foi o Tales.

1º rodada, teoricamente a nossa equipe tinha obrigação de vencer o match, já que puxamos no emparceiramento e conseguimos o bom resultado de 3 a 0.

Placar Final: 3 a 0.


Equipe Objetivo Santos X AAS São José H (mesa 10)


2º rodada, Diogo Leite (greguinho para os íntimos) descansou conforme a regra da equipe. Enfrentamos uma equipe de “futuros talentos” de crianças de santos e mesmo assim conseguimos vencer o match num confronto duro, onde tivemos uma perda no 2º tabuleiro.


É amigos, o herói mogliano acabou perdendo uma partida que "dando" um peão na abertura para buscar algum golpe tático, o pequeno Leo jogou firme forçando as trocas, rumo ao final praticamente ganho de peões e não dando chances ao mogli.


Placar Final: 1 x 2.



AAS São José H x AXPG Dreams (mesa 6)


3º rodada, o herói que tomou um “tombo” irá ter seu descanso. Acabei escapando do massacre da minha equipe que levou 3 a 0 da equipe AXPG Dreams, nem em sonhos poderíamos ver este duro placar. Juca até lutou bravamente e endureceu a partida indo pra um final empatado, mas foi obrigado a força devido a perda dos 2 tabuleiros da equipe e acabou perdendo também.

Placar Final: 0 x 3.

GDCX B X AAS São José H (mesa 22)


4º rodada, agora Juca descansa depois da trágica rodada anterior da equipe. Pegamos a tradicional equipe do grupo de discussão do clube de xadrez (MG) composta nesta rodada Paulo Sunão, Luiz Borbely e Ivan Carlos.

Novamente fui o 1º a vencer num final de peões passados e juntos com torre apoiando. O mais engraçado que o Greguinho também venceu num final parecido e restava agora saber como Tales iria enrolar o nosso amigo Sunão num final também de peões e torre. E não teve jeito, acabou empatando mesmo.

Placar Final: 0,5 a 2,5.

AAS São José H x João Moyses (mesa 14)


5º rodada, Tales acabou mais uma vez descansando devido a regra que após todos folgarem pelo menos 1 vez, folga aquele com pior desempenho no momento. Enfrentamos uma equipe com nível parecido com a nossa, acho que seria a 1º equipe que brigaríamos de igual para igual. Mas ai, o nosso 1º tabuleiro Greguinho não conseguiu segurar o peão a menos e final de torres, assim foi o 1º derrotado. Só que Juca não deixou barato e deu mate 3 no 3º tabuleiro, mesmo com 2 peões a menos.


A responsabilidade de vencer o match acabou ficando ao herói que enfrentava o típico jogador de rua (xadrez por intuição) e acabamos numa partida totalmente bagunçada (já estava me animando, por que é nessa bagunça que crio alguns táticos), mas acabamos ficando numa posição de empate com dama, torre e peões. Digo empate, por que o meu adversário ficou dando xeques e xeques e como não queria empatar, acabei forçando. E acabei entrando num final de peão que não é minha especialidade e assim, perdemos o match.


Placar Final: 1 a 2.


Bartolomeu 2 Fem X AAS São José H (mesa 19)


Na 6º rodada, estávamos com sangue nos “zoios” e tínhamos que meter 3 a 0 e ainda vencer o último match para fazer 14/21 no geral, para ao menos entrar na premiação do sub2150. E infelizmente para as meninas de Bartolomeu, vencemos facilmente a equipe e agora jogaríamos tudo ou nada na ultima rodada.

Placar Final: 0 a 3.


Veja Bem x AAS São José H (mesa 8)


Última e decisiva rodada, o herói mais uma vez descansa e aposta todas as fichas do Juca Bala, que no momento é o melhor pontuado da equipe com 4/5. Tínhamos que fazer 3 a 0 pra sonhar com o pódio, mas para passar o “carro” (palavras de Juca) nesta equipe seria difícil, pois são conhecidos do Centro Cultural Vergueiro, equipe Veja Bem ( gíria do Koga) composta por Sérgio Mazetto, Koga e o deficiente visual André Resende “que tudo vê”.


Pra vocês verem o equilíbrio das equipes, houve 2 atropelamentos no 1º e 2º tabuleiro, Tales que não viu a “cor das peças” e Koga que mesmo abrindo bem os olhos de japonês não viu o mate do Diogo com 2 torres e dama.


Bem, o placar estava 1 a 1 e a decisão ficou para o 3º tabuleiro, onde Juca enfrentava uma inédita partida com um deficiente visual (vocês não sabem como é difícil), abaixo o vídeo da decisão.

Desempenho individual

A nossa equipe AAS São José H fez 13/21 e ficou com a 21º posição de 106 equipes, sendo que éramos a 23º força do torneio. 4 V, 2 D e 1 empate nos match´s e os desempenhos individuais ficaram assim:


1º Tabuleiro: Tales Dohani - 2,5/5 = 50%

2º Tabuleiro: Diogo Leite - 3/5 = 60% (2 partidas no 1º tabuleiro)

3º Tabuleiro: Reinier “mogli” - 3/5 = 60% (2 partidas no 2º tabuleiro)

4º Tabuleiro: Sediney “Juca” – 4,5/6 = 75%


Desempenho equipes


AAS São José B – 13 pts – 3º (especial)

AAS São José P – 16 pts – 3º

AAS São José J – 16 pts – 4º

São José Diadema A – 13,5 pts – 13º

CDR São José Dama e Rei – 13,5 pts – 17º

AAS São José H – 13 pts – 21º

São José B – 12 pts – 33º

AAS São José A – 11,5 pts – 37º

São José zenxadrista – 11 pts – 46º

AAS São José C – 11 pts – 51º

Sírio São José C – 10,5 pts – 53º

Sírio São José A – 10,5 pts – 54º

Sírio São José B – 9,5 pts – 70º

AAS São José F – 9,5 pts – 71º

São José A – 9,5 pts – 73º


Premiação


Em geral, todas as equipes fizeram seus papeis e suas expectativas, sendo 3 delas foram excepcionais e assim levaram o caneco como:


AAS São José B composta por Marcos Bob, MF Estácio Limberg, Vinicius Catozzo e Rafal Zakowicz – 3º lugar na especial.


AAS São José P composta por MI Dragan Stamenkovic, MF Ivan Nogueira, Vinicius Saito e Leandro Roverso – 3º lugar absoluto na livre.


AAS São José J composta por João Danilo, Jorge Fakhouri, Armen Proudian e Bernardo Vizzoto – Campeã Sub2150 e melhor sub18 também.


Graças à competência do nosso presidente Grego, vencemos mais uma vez o caneco de maior e melhor delegação do torneio.


Classificação Final > Site da FPX <

Fotos > Picasa <

Vídeos > Youtube <