quinta-feira, 22 de abril de 2010

Retornando as atividades no Amazonas

Olá amigos, 


Após exatamente 1 mês e 15 dias desde o último post sobre o interclubes Paulista 2010, venho informa-los que Moglichess tanto o Blog como o autor volta as atividades enxadristicas com grandes novidades!

Política na Federação


Termina neste mês de abril o mandato do meu amigo Marcos Oliveira que tanto contribuiu para o xadrez Amazonense e na nova chapa que irá assumir por 4 anos a FAX será presidida pelo anterior vice-presidente, Antenor Braga que chamou 4 diretores para preencher as vagas de diretoria. E ainda, após mais de 50 anos o estatuto da Federação será alterada, dentre os itens a ser atualizado está o adicional de mais 2 diretores e ai que eu entro.

Com a experiência adquirida nos 4 anos em SP jogando mais de 100 torneios oficiais, espero passar e ajudar a federação nesta nova empreitada. A minha função será de implantar xadrez nas escolas e clubes, dando suporte de gestão, pedagógico e operacional.

Torneios 2010

A demora da atualização do blog foi devido a pouca oferta de torneios promovidos pela FAX e os poucos que estão no calendário 2010 (veja) são de categorias de base e universitários, mas a FAX não tem culpa no cartório, devido temos somente um local oficial com estrutura básica para organizar torneios e acolher os jogadores, onde localiza-se na Vila Olímpica de Manaus.

O 1° evento torneio que participei em 2010 foi graças a iniciativa do atual campeão amazonense absoluto Renan Reis, juntamente com ajuda dos jovens jogadores Jordan Gomes e Clóvis Ely que tiveram o apoio da FAX cedendo a sala de jogos.

O torneio intitulado como "Serious Chess", ocorreu no dia 20/02 e contou com a presença de 34 jogadores entre eles: O pentacampeão amazonense Andrey Neves, o atual campeão amazonense Renan Reis e o campeão do Babychess (veja) Sandro Dinelly.


Fiz 4/6 e acabei ficando com a 7° colocação (de novo? fiquei em 7° no babychess), onde perdi somente para o vice-campeão do evento, Andrey Neves e para a jovem promessa e grande amigo, Jordan Gomes. o campeão foi Renan Reis, invicto com 6 pontos seguido de Andrey Neves e Sebastião Mousse. 

Ah, ganhei 20 pontos e agora possuo o rating rápido AM de 1820.

Maiores informações veja no site da FAX -III Serious Chess-

1° Missão como coordenador da FAX


Com a iniciativa de Nahuel Arenillas, retomamos o antigo projeto de montar um clube oficial no bairro da Cidade Nova, onde os idealizadores Carlos Sotero e Daniel Leite começaram com o título provisório de AJAX (associação dos jogadores amadores de xadrez), onde realizaram diversos torneios intitulados como "Rua O".


A I etapa do AJAX foi um sucesso! Tivemos a presença de 12 jogadores entre eles a experiência de Carlos Sotero, Antony Franco, João Nunes, Ramsés Arenillas e Charles Paz.


A disputa foi acirrada e mesmo arbitrando o evento tive a felicidade de vencer com sorte ganhando nos milésimos do anfitrião Nahuel Arenillas.

Maiores informações veja no novo site do AJAX -I Etapa Blitz-