sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Atividades enxadrísticas - Junho/Julho

Olá amigos,

Com diz o ditado “A justiça tarda mais não falha”, quero registrar que tá cada vez mais complicado manter a atualização do blog que já possui mais de 4 anos de existência e é devido a vida profissional, mas que apesar da demora venho narrando constantemente as minhas impressões enxadrísticas e agora dos bastidores do circuito amazonense, isso por que narrei mais de 100 crônicas durante a minha estadia de 4 anos no maior circuito de xadrez brasileiro, São Paulo.

Bom esclarecimentos a parte, vamos voltar ao foco que é acompanhar a trajetória do herói mogliano e visão in loco dos eventos.

Semifinal AM 2010




Como citei na ultima crônica, no mês de junho participei da seletiva da semi-final AM com disputa de três vagas na final que deve ocorrer por volta de setembro.


PS.: Poderão acompanhar partidas e maiores informações no site da FAX.

Em resumo

Os premiados da 1 Semi-Final Amazonense
Como é de praxe de todo mal perdedor, a minha desculpa dos 3/6 e por sorte ficando em 6° lugar ganhando uma medalhinha bonitinha (veja nas conquistas moglianas), se deve a não prática constante do ritmo pensado que é bem diferente dos ritmos rápidos e relâmpagos, aonde venho praticando demasiadamente no AJAX (até que venho colhendo louros, rs.) e outro motivo também foi que os jogadores dos quais fui derrotado pela ordem:


- Alan Roberto que subestimei logo na abertura e fiquei mal durante todo o jogo.

- Leonardo Gadelha, que pensava que era um jogador posicional, mas que logo na abertura me surpreendeu com sacrifício de cavalo e fora isso, o homem é forte mesmo e até foi campeão amazonense absoluto.

- E por último não menos importante, Clóvis Sousa que é um amigo do peito e não pude jogar com sangue nos olhos.

AJAX – Junho e Julho

1. VI Etapa


Visão do clássico da VI etapa do AJAX: Nahuel VS Reinier.

Como viram nas ultimas etapas do AJAX, o herói mogliano começou bem vencendo 3 etapas seguidas e ai foi caindo 6° e 4° colocação. Precisava dar uma reerguida para tentar sonhar com a conquista do 1° circuito que está previsto para termino após 10 etapas. 

Bom, comecei bem já empatando com o campeão amazonense absoluto de 2007, Roberto Rocha. Como observaram na imagem acima, novamente enfrentei o vice-líder do circuito Nahuel Arenillas que também vinha de resultados negativos e mais uma vez caiu diante do herói mogliano que também mais uma vez teve que enrolar o coitado do argentino mesmo com dama a menos e utilizando o poder da SETA!


O campeão Roberto com a premiação da camisa com o brasão do clube.

E não deu outra, fiquei em 2° lugar podendo ter vencido nos milésimos do Roberto Rocha se tivesse ganhado a ultima rodada do jogador experiente que também está voltando aos tabuleiros Alterlan Sabino, que completou o pódio.

* Maiores informações sobre a V etapa, acessem o site do AJAX.

2. VII Etapa


Presença do ilustre campeão do regional norte e amigo, Sebastião Mousse.

A VII etapa teve algo inesperado proposto pelos organizadores, onde foi estabelecido o ritmo de 5min (relâmpago) no formato shuring (todos contra todos) e detalhe teve 14 participantes, ou seja, 13 partidas!


Bom, como estava inspirado e em clima de copa do mundo (com a camisa da seleção brasileira) comecei que nem um foguete e fiz 10/10, batendo até no Roberto Rocha campeão da etapa anterior (detalhe na imagem que estávamos jogando bem rápido que nem a máquina conseguiu registrar, rs).


Mais como diz o velho ditado “Nadei, nadei e morri na praia”, após as 10 partida começou a decair o desempenho empatando com o João Nunes (terceiro colocado no circuito) e perdendo para Jordan Gomes que ficou com o vice e na última rodada (veja imagem do inicio deste tópico), partida decisiva para o titulo da etapa que acabou ficando para o merecido campeão mousse, que venceu invicto empatando somente com Antony Franco e Levy Salviano.

* Maiores informações sobre a V etapa, acessem o site do AJAX.

3. VIII Etapa

Nesta última narração dos eventos de junho e agora julho, vindo de 2 pódios com prata e bronze respectivamente, havia voltado aos louros da premiação mesmo com presenças ilustres de jogadores federados.


E mais um visitante ilustre e promessa do xadrez AM, o jogador juvenil e finalista 2010, Mikael Iwanon que já conseguiu a façanha de empatar como o líder do circuito e maior rating do AJAX (1932), rs.


E esse empate me fez falta, pois devido à derrota ao campeão desta etapa Roberto Rocha, fiquei na dependência do resultado entre Mousse e João Nunes, sendo que era só o Mousse vencer e ficar com o titulo com Roberto em 2° e ai que eu entrava com melhor milésimo que Iwanon na 3° posição, mas não foi o que aconteceu, pois João Nunes (o bomberman) venceu o imbatível Mousse e tomou o vice na marra.

* Maiores informações sobre a V etapa, acessem o site do AJAX.

Em resumo

Sai do rating 1902 da V etapa para 1932 na VIII, ainda ficando em 2°, 3° e 4° lugar respectivamente e liderando o circuito com 57 pontos, 24 a mais do que o vice-líder, Nahuel Arenillas.

Próximos eventos

No mês de agosto, haverá mais 2 etapas e assim encerrando o 1° circuito do AJAX e pela 1° vez no AM (acho que até mesmo na região norte) haverá um aberto do Brasil registrado devidamente na CBX com premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e valendo rating FIDE (internacional), mas o herói não poderá participar como jogador, pois irei fazer uma crônica in loco do evento com direito a fotos, vídeo e algumas partidas, aguardem!