segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rápido e Relâmpago Amazonense 2010

New Look para o torneio
Olá amigos, após um mega evento que participei no circuito paulista no mês passado (veja), volto para narrar os tradicionais torneios do Amazonas que ocorre uma vez ao ano que visa apontar os melhores jogadores no ritmo rápido e relâmpago do xadrez Amazonense.

Alguns podem até achar graça, por que esse título não vale muito e para a maioria o que vale são os resultados do pensado e rating FIDE que oferece título oficiais de mestres em xadrez, mas aqui o pessoal dá tanta importância que para vocês terem uma idéia o torneio nem vale premiação em dinheiro, prêmio ou classifica para algum evento importante, só mesmo medalhas!

Congresso Técnico do Rápido
Dados do evento

Local: Vila Olímpica de Manaus
Data: 27 e 28/11 - Rápido e Relâmpago
Horário: 15h
Rating: CBX
Ritmos: 25min e 5min
Rodadas: ° e 7 (ida e volta)
Árbitro: Alterlan Sabino
Diretor do torneio: Andrey Neves

Dia 27 - O Rápido

Renan Reis 2245 FIDE
Após o breve pronunciamento e tira-dúvidas do congresso técnico, dava a largada ao torneio no ritmo rápido que provavelmente é o mais forte do ano, com ausência apenas de Renan Reis que se consagrou tricampeão Amazonense Absoluto no pensado que terminou dia 21/11 (veja a classificação final).

1° Rodada e o meu adversário já aguardando (boné) - 1961
E já na mesa 7, sendo puxado como sempre, enfrento o pequeno e nem tanto, Hugo Benardino (parecido com o nome do forte MI Carioca) que joga há mais tempo do que muita gente inclusive do que eu, para se ter uma idéia dizem os boatos que ele jogava de fraldas! 

Era uma boa ocasião para descontar a derrota numa das etapas do AJAX, onde sem reconhecer o Benardino (faz uns 7 anos que eu não o via) por causa do boné e altura, pensei que era um "capi" e acabei tomando uma "lavada". Mas desta vez, o herói mogliano jogou tranquilo e atacou no que sabe melhor, a seta. E não teve outra, vitória e rumo ao título do rápido.

2° Rodada,  meu amigo Levy Salviano (1951) (tadinho)
Bom, vocês devem tá perguntando por que adicionei "tadinho" na legenda da foto acima, pois bem irei narrar o duro sofrimento do amigo...

Levy, jogador experiente e forte do xadrez Amazonense não tem tido êxito diante do herói neste ano, segundo o próprio jogador a minha estratégia é que "Fico perdido logo na abertura e deixo um monte de possibilidades de ganho na partida e assim o jogador fica pensando demais como "aniquilar" o nosso herói e fica apurado no relógio e ai começa o contra-ataque fulminante que termina com a vitória do tio aqui". 

E não foi diferente, onde logo na abertura sacrifiquei uma torre (dei de presente na verdade) pela "super iniciativa" já que possuía vantagem jogando de branca, só que num erro de cálculo acabei perdendo também uma cavalo e aí fiquei pensando 15min para decidir se tinha algum recurso ou se abandonar era o melhor refúgio...

Mas devido ao um gesto do nosso amigo Levy que levantou da mesa e ficou acompanhando em pé e olhando a minha desgraça (rindo) e quando enfim decido jogar o meu lance, ele simplesmente vem ao tabuleiro e JOGA EM PÉ o seu lance (me lembrou o mesmo gesto do Venâncio no Sesc Itaquera) e aí resolvi esquecer que tinha 2 peças a menos e no meio de jogo aproveitei que ele estava me "zuando" para enrolar no tempo que era o único meio de vencer a partida. Passado alguns lances e como ele ainda não tinha "rocado" e suas peças (torre e cavalo) não jogavam, por incrível que pareça com a dama e bispo fiquei enchendo o saco até ele ficar apurado no tempo e mais uma vez, SETA!!!. 

3° Rodada: WMF Talita (1993) e e 4° Rodada: Iwanon (1962)
É amigos, a vida não está fácil para o nosso herói que com 2/2 já na mesa 3, enfrenta a nossa WMF Talita Cincinato. Como ambos jogamos rápido e com estilo parecido de jogar, ou seja, a partida tinha que acabar em mate com cheio de tático na abertura, meio e final de jogo. Foi uma boa partida, onde teve um momento que sacrifiquei e acabei tomando um sacrifico em cima do meu! Perdi bonito, eu diria.

Já na mesa 6, peguei o "Russo Amazonense", Mikael Iwanon. Jogamos várias partidas no decorrer do ano e o placar segue: 3 a 2 para mim, sendo 2 empates. Detalhe que o nosso amigo recentemente esteve participando da Final AM, onde somente 12 jogadores disputavam e foram classificados através de torneio eliminatórios (até tentei entrar pro grupo seleto, mas na 1° Semi-final, fiquei em 6°

Voltando a partida, após o troca o troca de peças, chegou num final de damas e 2 torres com alguns peões pra cada, ou seja, materialmente empatado a não ser que o Russo teve que abandonar por causa do "zug" e qualquer coisa que fosse fazer levava combinação de mate ou perca da dama pela torre.

Last round contra o amigo Jordan Gomes (1931)
Na 5°e decisiva rodada na mesa 4, onde praticamente o pódio estava formado e tinha várias mini-decisões como:
  1. Mesa: WMF Talita (3,5) e Andrey Neves (4,0) - Chances de título
  2. Mesa: Roberto Rocha (3,0) e Sandro Dinelly (3,5) - Chances de título
  3. Mesa: Alberto Mousse (3,0) e Clóvis Sousa (3,0) - Chances de entrar no pódio
  4. Mesa: Jordan Gomes (3,0) e Reinier Freitas (3,0) - Chances de entrar no pódio
  5. Mesa: Fabiano Bezerra (3,0) e Daniel Leite (3,0) - Chances de entrar no pódio
Bom, o favoritismo de levar o torneio rápido era mesmo do atual campeão do Regional Norte Andrey Neves que venceu a WMF Talita e a tirou do pódio. Na mesa 2, Roberto se recuperou após ter levado "pastor avançado" do Jordan e terminou o torneio com 4/5, tirando Sandro que tinha chances matemática de ser campeão e também saindo do pódio e o "cabeludo rocha" tava na espera dos outros resultados que poderiam até mesmo o tirar do pódio.

Na mesa 3, mais uma vez assim como as primeiras mesas, confirmou o favoritismo e Alberto Mousse atual campeão do Zonal AM termina o torneio com 4/5 batendo no Clóvis "Curumin", mas nada confirmado para entrar no pódio.

Pelos meus cálculos se eu ou Jordan vencer, ficamos com o vice do xadrez Rápido AM. Mas devido a ter um compromisso marcado (casamento e levando a amada), já ofereci logo de empate para terminar pelo menos entre os 10 melhores do AM, mas Jordan recusou e aí fiz a seguinte oferta "Se eu tomar 2 peões, você aceita empate?", sendo que iríamos jogar que nem relâmpago (tinha feito isso com o Saitek em SP e deu certo,rs). 


Bom, jogamos bem a partida e logo na abertura cheio de "táticos traiçoeiro" do Jordan e aí fui conseguindo escapar e tomando os peões com muito cuidado para não levar ataque de mate. Trocando algumas peças e evitando o ataque fatal, o resultado conforme combinado e nos "matamos" saindo do pódio.

Daniel "Moleque" Leite, vice-campeão
É amigos, com uma possibilidade remota após vencer Fabiano Bezerra e por uma série de resultados, o jogador que menos tinha chances de entrar no pódio e ainda ficar com o vice por causa dos milésimos, era Daniel Leite do clube (AJAX).

Daniel até teve uma entrevista exclusiva, onde poderão conhecer mais sobre o "Uma surpresa multifacetada"


Juiz Stone ao lado do campeão invicto 5/5 Andrey Neves e o árbitro Sabino
Eu terminei na 7° colocação com o humilde rating de 1673 CBX dos 32 jogadores que participaram, sendo que tive chances de ser vice-campeão do torneio.

Dia 2 - O Relâmpago

1° rodada com o amigo que está voltando, Martin Paulus (1941)
Apesar de cortarem minha cabeça na foto acima (oh mikael), novamente puxado na mesa 7, estava confiante para pelo menos entrar no pódio, já que nos "amistosos da seleção" onde se reuniam Roberto, Sandro, Fabiano, Levy, Mousse e cia, sempre ficava entre os 3 melhores pontuados ou até mesmo ganhava alguns torneio de blitz.

Mas logo na 1° rodada, acabei tropeçando contra Martin que me venceu com 1,5 a 0,5, sendo que na 2° partida de volta de pretas, tinha tudo pra ganhar no tempo, mas acabei cometendo lance irregular e como sabem no relâmpago, perde na hora!

Penúltima rodada, TOP 4?
É amigos, como não tem fotos e também não lembro de tantos detalhes (até por que demorei bastante pra atualizar o Blog, rs), vamos direto para a 6° e penúltima rodada, onde consegui uma recuperação incrível e enfim consegui chegar na mesa 1, diante do campeão do Regional Norte e recentemente do Rápido AM, Andrey Neves. 

Estava com 7/10 e poderia enfim ganhar o Blitz AM. Ao meu lado, o meu amigo e discípulo do golpe "Dragão Sonhador" Jordan Gomes enfrentava uma parada dura contra a WMF Talita que é uma "pingueira assumida" dos sites de xadrez online. 

Como diz o velho ditado "Joguei como nunca e perdi como sempre" e foi verdade, até tive  uma testemunha ocular (Ramsés Arenillas, campeão do 2° AJAX) que viu toda a partida e comprovou que em ambas eu estava ganho.

A primeira perdi na seta num final empatado de Rei e peão, onde o meu estava na casa da promoção e detalhe que no meio de jogo, Andrey me ofereceu empate e olhei a partida vi que tava melhor tanto no jogo como no tempo e recusei. E a outra, com jogo ganho e no tempo também no final, faço a capivarada do ano: Meu cavalo faz um "L" gigante, lance irregular e dava adeus ao título. Jordan se deu mal também, levou 2 coros da Talita.

Jordan Gomes, 3° Colocado do Blitz Amazonense

Apesar do coro da última rodada, Jordan se recuperou e venceu Mikael, ficando assim com 9,5/14, melhor resultado do que Alberto Mousse (dois 4° lugares, rs).

O mestre Andrey que na última rodada, cedeu um ponto a Fabiano Bezerra que não tinha chances pra nada e só tirou o título de Neves passando para Talita que fez 12/14, perdendo somente para o vice.

Eu até que fui bem no torneio, apesar das derrotas na penúltima rodada dei uma recuperada e "cacetei" o amigo Sandro que já estava triste de tanto apanhar e terminei com 9/14, ficando em 5° lugar e assim entre os 5 melhores jogadores de Blitz do AM.

Classificação Final > FAX