terça-feira, 26 de abril de 2011

Competições Abril e invasão Manauara em SP

Há se a preguiça falasse...
Olá amigos,

Mais tarde do que nunca, volto pra narrar os bastidores do xadrez amazonense (que cresce cada vez mais) nesse período do mês de abril na capital amazonense e invasão atípica da equipe manauara em São Paulo.

AJAX - 5 e 6 Etapas do 4 Circuito

Tinha dado um tempo nas competições no AJAX como sabem devido a estar iniciando uma nova empreitada no novo clube de Manaus o CXM que deu uma paradinha após a 4° etapa, pois o anfitrião estar muito ocupado nos plantões médicos (Dr. Hudson) e diante disso, cá eu novamente na Cidade Nova.

Mikael Iwanon, o Russo Amazonense

Após vencer com certa vantagem o 1° circuito no AJAX, tendo possibilidade também de ter vencido o 2°, pois não fui 2 etapas e acabei ficando em 3° e no 3° circuito fui campeão de 3 das 4 etapas que participei, sendo que no total eram 6 e assim ficando com o vice com 1 ponto a menos do campeão Mikael

Foto  AJAX - Lázaro Miranda venci a 5° etapa
E aí meu deu um certo desânimo e com a coincidência de também participar de outra inauguração de clube (CXM) e então tomei a decisão de não participar mais das etapas  do AJAX agora no 4° Circuito. 


Mas, apareceu um certo jogador de fora direto de piauí e começou a "patinar" no AJAX mesmo com jogadores locais duros como Mikael (atual campeão), Nahuel e Sandro que devido a uma briguinha no clube CXM do qual fazia parte, começou a frequentar mais o AJAX.

Foto AJAX - 5° Etapa Reinier Freitas
E diante disso, como o Piauí havia ultrapassado a barreira dos 2000 no AJAX (2100 é mestre lá, rs) e se aproximado do meu rating que tinha parado nos 2044 (maior do AJAX, sei que o Nahuel um dos diretores do AJAX odeia que eu fique lembrando isso, mas é fato), resolvi participar testando novamente a força do jogador até então desconhecido, digo novamente, pois na penúltima etapa do 3° Circuito na última rodada acabei jogando com ele e como já era campeão mesmo perdendo, resolvi "brincar" um pouco na abertura e tomei na "cabeça".

Agora abaixo os links direto das postagens sobre as etapas que participei e pude testar a força de Lázaro, sendo que o 3° confronto ofereci empate sem jogar, pois ele já era campeão com o resultado e no placar atual está 2,5 a 0,5 pra ele. Alguns podem entender que fiquei com medo, mas na verdade queria mesmo garantir uma medalha e o rating, que por incrível que pareça ainda conseguir ganhar 4 pontos e agora estou com 2048 (na 5° etapa, fui gana e enfrentando o Lázaro, perdi ficando em 4°, mas não houve mudança no rating).


Circuito Amazonense de Xadrez Rápido - 4° Etapa

Onde está o Mogli?
De volta as atividades da Federação, mas desta vez não na sede na vila olímpica de Manaus e sim no mais novo clube de xadrez, o Ideal Clube, que fica localizado bem no centro da capital amazonense próximo ao Teatro Amazonas.

O evento teve participação recorde neste ano com 38 jogadores que marcaram tanto em quantidade como qualidade, pois vem participando jogadores campeões amazonenses absolutos  como Renan Reis (atual e maior rating FIDE da região AM), Andrey Neves (5x campeão AM), Roberto Rocha, Leonardo Gadelha e outros que tem força de ser campeão AM como Alberto Mousse.

Tava difícil me manter entre os 5 melhores do Amazonas, embora consegui o feito de ficar em 2° na última etapa sendo que "fugi" de alguns jogadores fortes e o que não consegui  escapar acabei perdendo, foi o caso do Mousse que vem me massacrando quase todas as etapas, rs.

Será que consegui novamente a façanha?
Apesar de estar na foto da premiação dos jogadores entrei de penetra, pois fiquei na 6° posição dos jogadores que fizeram 4,5/6, o meu foi o pior critério de desempate, mas ninguém dos 4,5 estavam no local e aí resolvi pelo menos entrar na foto, rs.

Apesar disso, acredito que fui bem no torneio visto que dei novamente uma canseira no jogador mais "sabonete" do AM, o mestre Andrey Neves que sempre nos finais passando por apuro no tempo e no jogo, consegue reverter a situação e ganhar as partidas. E o empate, foi um maldito perpétua onde já tinha vantagem de uma torre a mais! A única partida que fiquei mal mesmo foi contra o clássico do AJAX, Nahuel Arenillas que me massacrou na abertura, mas não soube arrematar dando chances ao héroi mogliano que esse não perdoa, rs. 


Invasão Manauara em SP


Achei esse vídeo no bom e sempre atualizado com ótimas fotos, vídeos do Blog do Velho Joca (Joaquim de Deus) para quem ainda não conhece, vale a pena visitar o Xadrez e Torneios. O vídeo acima mostra os bastidores do Clube de Xadrez de São Paulo (já fui até webmaster do site, rs) e aparece um dos amazonense, o mestre Andrey Neves que não foi muito bem no torneio visto que estava muito forte como relata Renan Reis também webmaster do site da FAX, veja:

"O amazonas foi representado por  7 jogadores no Aberto do Brasil - Bienal Prof. João Braga, que aconteceu de 20 a 24 de Abril no Clube de Xadrez São Paulo, reunindo um total de 185 jogadores (5 GMs, 7MIs e 15 MFs) e ..."

* Veja a matéria na intriga no Site da FAX

Como viram no post do Renan, o desempenho dos 7 amazonense não foi tão bem, visto que Renan e Andrey, únicos com rating FIDE acabaram perdendo pontos e o restante fizeram menos que 50% dos pontos do torneio.

Melhor jogador sem fide do aberto
Com exceção de Mikael Iwanon que foi destaque sendo o melhor jogador sem fide classificado tendo bons resultados com jogadores expressivos do circuito paulista de xadrez.

Equipe Amazonense no CXSP
Mas é isso aí, o importante que demos um grande passo para adquirir experiências, rating FIDE, blocos e aos poucos iremos sendo reconhecidos na capital do xadrez do Brasil.