sábado, 1 de dezembro de 2007

UNIP - I Campeonato Interno Absoluto de xadrez



Olá Amigos,

Na recém volta a SP direto do amazonas, no sábado (24) fui participar do I Campeonato Interno Absoluto de Xadrez. Pelas pesquisas que fiz achava que ia levar esse torneio nas costas, pois depois do Grande Mestre e nº. 1 brasileiro de xadrez, Giovanni Vescovi jogar pela Unip e ganhar todos os torneios que participava, achava que não tinha mais ninguém da elite do xadrez na competição. 


Mas estava enganado, chegando ao Clube de xadrez de SP, me deparei com 4 jogadores que já tinha jogado em torneios a fora: Arthur Farias (Forte jogador do ABC), o enfrentei no Sesc Itaquera e FM 2006, onde empatei e perdi; Tatiane Coelho (campeã paulista e brasileira universitária de 2007), a enfrentei na casa amarela e no largo 13, onde perdi e ganhei; Janine Martinez (filha do MI Carlos Martinez), a enfrentei num evento amistoso organizado por mim no juvenil brasileiro de 2005, onde ela bateu em todos os jogadores do AM e por ultimo Thiago Ferreira (integrante da Seleção Campineira, que foi vice-campeã da categoria até 21 anos, nos 71º Jogos Abertos do Interior), com esse adversário ainda não tinha jogado e não conhecia sua força até então.

E/D: Arthur Farias, Tatiane Coelho, Janine Martinez e Thiago Ferreira
Atlética Unip - Universidade Paulista
A competição contou com a participação de estudantes dos diversos Campus da capital e também do interior do estado, cerca de 17 jogadores e o grande objetivo era não apontar que era o melhor jogador da Unip, mas arrecadar alimentos que serão doadas para a comunidade Geração Nova, do jardim Aeroporto que a atlética da universidade paulista apoia.

O diretor da modalidade enxadrística coube a competência e experiência do Arbitro internacional Estevão Tavares Neto e a arbitragem da federação paulista, Eduardo Passos Pereira.
Thiago Vs Reinier
Na 1º Rodada, fui emparceirado com a jogadora Thais Marchiori, que não compareceu no torneio e acabei ganhando de WO, assim me ajudando e prejudicando o 1º ponto já que no critério de desempate me deixaria para trás na briga pela premiação do torneio. Os outros fortes jogadores ao titulo ganharam facilmente as suas partidas.

Na 2º rodada, novamente Arthur, Tatiane e Janine ganharam rapidamente suas partidas mostrando que realmente tinha chances ao titulo de campeão da Unip. Mas para completar a lista dos favoritos, joguei com Thiago Ferreira, que ainda não sabia que o mesmo já era jogador de torneios. Não deu outra, jogamos uma partida complicada da abertura até ao final do jogo, estávamos cercados pelos favoritos do torneio, já que um de nós perdendo estaria fora teoricamente da briga pelo título. Com muito esforço e atenção concentrada até nos últimos lances, devido a ganhar 1 peão no meio de jogo, acabei ganhando do forte jogador Thiago Ferreira, que depois de analise pós-morte, no meio de jogo para o final eu tinha lance decisivo para ganhar a partida.

Na 3º rodada, depois de uma grande partida com Thiago, tivemos o encontro dos favoritos, Arthur Vs Reinier e Janine Vs Tatiane. Sabia que com Arthur o combate seria duro e cansativo, jogamos igual à abertura, mas no meio de jogo numa combinação múltiplas de golpes e contra-jogo, acabei calculando mal e perdi uma peça. Mesmo assim, lutei até o final e dei um pouco de trabalho ao nosso amigo, tentando dar um “xeque carrapato”, mas não teve jeito e acabei perdendo novamente para Arthur Farias. Depois da nossa partida, fomos olhar a partida Janine e Tatiane, que por sinal tinha terminado primeiro que a nossa, sendo a vencedora a Janine que superou a campeã brasileira universitária Tatiane Coelho.

Na 4º rodada, achava que tinha chances mínimas ao titulo, mas para minha felicidade Arthur e Janine se pegaram e empataram rapidamente, pois ambos jogam muito rápido. Ganhei minha partida, assim como Thiago e Tatiane.

Na ultima rodada, o torneio estava emocionante, pois para eu ser campeão teria que ter uma serie de fatores: Tinha que ganhar da Janine, Arthur tinha que perder para Thiago e Tatiane teria que perder para um jogador desconhecido do meio e alem disso tinha que torcer pelos critérios de desempate com Thiago, ou seja, muito difíceis às combinações e a esperança era mínima. 

Mas por incrível que pareça, Janine encurralou sua Dama sozinha e acabou perdendo para mim, Tatiane Coelho que não estava nos seus melhores dias, acabou perdendo e nisso os olhos ficaram em volta da mesa 1º: Arthur Vs Thiago. A partida foi bastante equilibrada e trancada da abertura ao final, depois de muita luta e briga por peões isolados, Thiago vence Arthur e o torneio que foi emocionante do inicio ao fim ficaria a mercê dos critérios de desempates.

Depois fiquei tirando fotos do local e esperando ansiosamente o resultado que qual fosse já estava feliz por ter ficado entres os 1º da competição. Então, depois de quase 15 min de espera foi anunciado pelo AI Estevão o mais novo campeão do I Torneio da Unip de xadrez: Reinier Freitas, Mogli.



A foto não está muito boa (Celular) mais este ai sou eu com o AI Estevão
Fiquei muito feliz pelo campeonato, que foi o mais importante para mim até hoje em SP. Agradeço ao Estevão que me informou o torneio e pela divulgação que fizeram no site da unip.

Atlética Unip : http://www.atleticaunip.com.br/destaques_3.php?id=259



Nenhum comentário:

Postar um comentário