segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

I Aberto xadrez de Rua – 2009

Visão Geral (ao fundo, o grande analista de xadrez, Sr. Luis de Paula)

Olá amigos, em mais um evento diferente modalidades no circuito de xadrez paulista (duplas, simultânea, match), participo do torneio rápido (21min) patrocinado e organizado pelo Xadrez de Rua juntamente com a Cantina do Mário.

Dados do torneio

Local: Cantina do Mário (Ipiranga)
Data: 14/02/09
Horário: 16h
Rodadas: 5
Ritmo: 21min
Participantes: 26
Árbitro: José Roberto Ottati

O torneio

Bruno Morado (Boné) VS Jorge Fakhouri

Na 1º rodada, quase todos do AAS (Grego, Tikal, Japinha, Reinier e Jorge) venceram suas partidas, exceto o último mencionado, que teve o azar de cair no emparceiramento com o nº 2 do torneio, o ex-CM Bruno Morado (depois o moradinho explica no comentário).

AAS venceram na 1º rodada

Na 2º rodada, o AAS lado a lado agora nas mesas 4 a 6, enfrento o amigo e compatriota, Robson Somekawa, mais conhecido como Japinha. Jogando de pretas, fui para cima como sempre, mas desta vez mais cauteloso já que conhecia bem o jogador sentando a minha frente. Mas prevaleceu o tático das pretas, pois japinha estava fora de ritmo, ainda bem. Aos demais AAS, Gregão perdeu, Tikal e Jorge venceram.

AAS VS Forasteiros (Não parece foto de balada)

Na 3º rodada, os únicos remanescentes das tribos AAS, CDR São José e xadrez de rua, Tikal e Reinier, pularam direto para as mesas 1 e 2, enfrentando os Tops, Bruno Morado e Ricardo Paoluccci. Resultado, peia no AAS, ou melhor, uma morte rápida e sem dor.

A lista de Schindler

Na penúltima rodada, enfrentei o lendário do blitz, Mauricio Schindler. O jogador já é conhecido por seus ataques agressivos e pela “moderação” na cevada, tive alguns confrontos no centro cultural e pude comprovar mesmo o fato. O único problema do nosso amigo, é que pegou o cara errado para entrar no tático agressivo, pois passei o caminhão (anotou a placa, Mauricio?) e venci a partida com apuro de tempo 6min! (apuro, porque numa partida de 21min é raro chegar nesse tempo, os únicos que conseguiram foram o Saito e agora o Schindler).

Rodada final, as 3 primeiras mesas

Na ultima e decisiva rodada, 2 jogadores estavam com 0,5 pontos a mais que os demais, Morado e Paolluci. Mais uma vez o AAS volta às cabeças e agora como reforço do Nilson (CDR). É claro que a possibilidade de vencer o torneio para nós era quase que impossível, mas pelo menos um iria ficar entre os 3 primeiros lugares e levar a premiação do torneio. Tikal pegou outra pedreira pela frente, o forte Paolucci e acabou sendo de novo “aniquilado” pelo forasteiro. Agora restava apenas a chance de ficar entre os primeiros, eu e Nilsão. Nilson era freguês no ping lá no centro cultural, sendo da ultima vez ficou me devendo 5 (brincadeira que Nilson fazia quando o jogador perdi, fica devendo o outro e pagava assim que dava o troco). Mas desta vez, Nilson se deu bem e venceu a partida, ficando com 4/5 e levando o titulo de vice-campeão do torneio.

Em resumo

Fiz 3/5 e era o 10º na listagem inicial e acabei ficando em 9º de 26 jogadores. Para falar como tava forte o torneio, olha o resultado dos amigos Aasianos:

06º Colocado: Rodrigo “Tikal” Camargo – 3/5
09º Colocado: Reinier “Mogli” Freitas – 3/5
14º Colocado: Christian “Grego” Avgoustopoulos – 2,5/5
17º Colocado: Jorge Fakhouri Filho – 2/5
20º Colocado: Robson “Japinha” Somekawa – 2/5

Destaques


1. Para o organizador e agora vestido a caráter (olha a camisa do XR), Armando.


2. Para a experiente arbitragem de José Roberto “Otatico”



3. Para o Buffet a vontade patrocinada pela Cantina do Mário aos jogadores.


Classificação geral e crônica XR > Clique aqui <

2 comentários:

  1. Grandee Mogli...

    Belo torneio, mas, uma correção deve ser feita: até a última rodada, tinhamos 3 lideres com 3,5/4, além de mim e do Paolucci o Saito tbm tinha seus 3,5...

    De resto muito bom o post...

    ResponderExcluir
  2. Carismático Reinier.

    Antes de mais nada, devo agradecer a sua presença em nossos eventos. Também já o fiz, em relação ao Morado, Saito, Paolucci e até o cachaceiro do Cassius.

    Os nossos torneios tem cara de Xadrez de Rua, mas são realizados por pessoas de bom caráter e razoável apreciação. Nós não assaltamos ninguém, no 1o. encontro.. Esperamos poder contar com todos, sempre.

    O "charm" do XR está nas pessoas que o frequentam, além do espaço bastante aprazível.

    Devo dizer que os seus comentários enxadrísticos são incomensuravelmente superiores aos meus, senão por qualquer outra razão, pelo fato de eu não saber porra nenhuma de xadrez. Espero que vc., o Morado e o Saito, possam continuar analisando as condições técnicas de nossos torneios. Eu só encho linguiça...

    De resto, vamos para o 7o. Abero, ainda com data indefinida, mas que acontecerá.

    Abraços.

    ResponderExcluir