segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

III Torneio de duplas - GXBG


Olá amigos,

Com muitas saudades de vocês e é claro de jogar xadrez, participo do meu 1º torneio de 2009 em mais um grande evento com organização e arbitragem do sempre e fiel ao xadrez, Sérgio Melo.

video


Mas antes de iniciarmos mais uma jornada por 2009, temos que lembrar que dia 25/01 é aniversário de São Paulo e são 450 anos de existência. Para mostrar a minha grande simpatia pela cidade que me acolhe, abaixo um pequeno vídeo após ter chegado a meio de uma chuva forte que mais tarde se transformou num dos principais cartões postais de São Paulo, a terra da garoa.

Dados do torneio

Local: Casa Amarela
Data: 25/01/2009
Horário: 14h30min
Ritmo: 20min
Rodadas: 5
Participantes: 88 jogadores

O parceiro



O torneio de duplas é tradicional no script do blog, em 2006 joguei no Sírio com o amigo Wilson Maciel e fiz 3/7, em 2007 joguei com o ex-campeão brasileiro, Marcos Capucci e fiz 3,5/5 terminando invicto no torneio. Em 2008, joguei com o amigo Jorge Fakhouri e fiz 3/6. Agora em 2009, convidei o amigo e diretor do depto de xadrez do CDR São José, Christian Avgoustopoulos (Grego).

O Torneio

Moema

Na 1º rodada, enfrentamos a equipe de Moema, composta por Washington Luis e Simanis Novickis. Acho que é 10º vez que enfrento o Simanis e deve estar uns 10 a 1 para mim nos confrontos. Pensava que iria aplicar mais um tático na abertura como sempre faço, mas tivemos uma partida bem posicional e depois troca de golpes táticos, mas tarde alguns sacrifícios para ambos e enfim com um peão na 7º e inevitável a promoção da rainha, venci a dura e inicial partida do torneio. Grego que estava assistindo, teve uma partida tranqüila e posicional do jeito que ele gosta e venceu a partida também.


São Miguel Paulista

Na 2º rodada, enfrentamos a equipe São Miguel Paulista. Até então não conhecia os jogadores, mas no dia anterior (sábado) o 1º tabuleiro da equipe, Luís da Mata foi campeão do torneio do Borba Gato e inclusive com o MI Mauro de Souza. Grego e eu jogamos com ninguém, lutamos até o fim e perdemos com nunca. Mas era justo 1 a 1, estava completamente empatado ambas partidas, mas grego levou um tático e eu perdi para Cleber Moreira posicionalmente um final teoricamente empatado de bispo de cores opostas. Não é a toa que a equipe é forte, pois era o 3º maior rating do torneio e ficaram em 2º lugar na classificação geral.


Jardim das Oliveiras

Na 3º rodada, enfrentamos a equipe de Jardim das Oliveiras. Composta por Edvan de Jesus e Saulo Lima, aparentemente achávamos que seria mole o confronto, pois o raitng médio da dupla era de 895. Mas jogando, vimos que o negocio ia ser bem mais difícil e foi mesmo. Grego conseguiu arrematar a sua partida de forma convincente e enquanto eu comecei bem atacando como sempre, dificultando o espaço do adversário. Mas do meio do jogo para o final, levei 2 táticos seguidos e acabei perdendo a partida. Eles foram bem ao torneio e ganharam até medalhinhas.


São Mateus

Na penúltima rodada, enfrentamos a equipe São Mateus. Composta por Jonny Modesto e José Elielson, a nossa equipe estava “doida” para encontrar novamente o 2 a 0 e assim jogamos com tudo em cima dos adversários. Enfim consegui aplicar um ótimo tático ganhando uma dama limpinha e assim venci minha partida rapidamente. Ao contrario de mim, grego passou um mal bocado durante a partida, devido o jogador dificultar com uma serie de ataques e contra jogo posicional bem aplicado. Mas ao estilo grego, de milho e milho a galinha enche o papo, Grego venceu também sua partida e assim nos reencontramos novamente com o 2 a 0.


Pirituba

Na ultima e decisiva rodada, enfrentamos a equipe de Pirituba. Composta pelos irmãos Vallejos, o engraçado que enfrentei com o Jorge Fakhouri ano passado na ultima rodada também. Daquela ultima vez, havia perdido para o Vallejos “Bom” e desta vez enfrentei o Vallejos “Mau” e tínhamos que ganhar de qualquer jeito para sonhar em ficar entre as 5 melhores equipes do torneio. Não podia ser mais emocionante, na mesa 6 lutávamos bravamente com o top 7º do ranking das duplas e foi mesmo até o final. Grego não resistiu ao terrível ataque do Adolfo e acabou perdendo a partida.

Prêmio de beleza



Aqui peço permissão para fazer uma pausa afim de tentar explicar o que houve com o pobre Antonio vallejos. Nem eu acreditei até chamei o Melo para registrar o fato com uma bela duma foto mostrando... Até perdi a palavra, alguém pode me explicar o ocorre na foto acima?

Ajuda dos universitários:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mate_de_Philidor

Em resumo

E com isso, terminamos em 13º de 44 equipes com 6/10, sendo 3/5 do grego e 3/5 meus. Ainda, grego ganhou 9 pontos e eu ganhei 6 de rating também.

Destaques


1. Para o Bicampeonato da equipe Jardim Paulista, dos amigos Vinicius Catozzo e Marcos Jorge.


2. Para o desempenho da equipe Sumaré, composta pelos amigos Jorge Fakhouri e o mais novo integrante do AAS, Armen Proudian que fez 4,5/5.


Classificação e fotos - Site Borba Gato >
Clique aqui>