segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

III Torneio de duplas - GXBG


Olá amigos,

Com muitas saudades de vocês e é claro de jogar xadrez, participo do meu 1º torneio de 2009 em mais um grande evento com organização e arbitragem do sempre e fiel ao xadrez, Sérgio Melo.


Mas antes de iniciarmos mais uma jornada por 2009, temos que lembrar que dia 25/01 é aniversário de São Paulo e são 450 anos de existência. Para mostrar a minha grande simpatia pela cidade que me acolhe, abaixo um pequeno vídeo após ter chegado a meio de uma chuva forte que mais tarde se transformou num dos principais cartões postais de São Paulo, a terra da garoa.

Dados do torneio

Local: Casa Amarela
Data: 25/01/2009
Horário: 14h30min
Ritmo: 20min
Rodadas: 5
Participantes: 88 jogadores

O parceiro



O torneio de duplas é tradicional no script do blog, em 2006 joguei no Sírio com o amigo Wilson Maciel e fiz 3/7, em 2007 joguei com o ex-campeão brasileiro, Marcos Capucci e fiz 3,5/5 terminando invicto no torneio. Em 2008, joguei com o amigo Jorge Fakhouri e fiz 3/6. Agora em 2009, convidei o amigo e diretor do depto de xadrez do CDR São José, Christian Avgoustopoulos (Grego).

O Torneio

Moema

Na 1º rodada, enfrentamos a equipe de Moema, composta por Washington Luis e Simanis Novickis. Acho que é 10º vez que enfrento o Simanis e deve estar uns 10 a 1 para mim nos confrontos. Pensava que iria aplicar mais um tático na abertura como sempre faço, mas tivemos uma partida bem posicional e depois troca de golpes táticos, mas tarde alguns sacrifícios para ambos e enfim com um peão na 7º e inevitável a promoção da rainha, venci a dura e inicial partida do torneio. Grego que estava assistindo, teve uma partida tranqüila e posicional do jeito que ele gosta e venceu a partida também.


São Miguel Paulista

Na 2º rodada, enfrentamos a equipe São Miguel Paulista. Até então não conhecia os jogadores, mas no dia anterior (sábado) o 1º tabuleiro da equipe, Luís da Mata foi campeão do torneio do Borba Gato e inclusive com o MI Mauro de Souza. Grego e eu jogamos com ninguém, lutamos até o fim e perdemos com nunca. Mas era justo 1 a 1, estava completamente empatado ambas partidas, mas grego levou um tático e eu perdi para Cleber Moreira posicionalmente um final teoricamente empatado de bispo de cores opostas. Não é a toa que a equipe é forte, pois era o 3º maior rating do torneio e ficaram em 2º lugar na classificação geral.


Jardim das Oliveiras

Na 3º rodada, enfrentamos a equipe de Jardim das Oliveiras. Composta por Edvan de Jesus e Saulo Lima, aparentemente achávamos que seria mole o confronto, pois o raitng médio da dupla era de 895. Mas jogando, vimos que o negocio ia ser bem mais difícil e foi mesmo. Grego conseguiu arrematar a sua partida de forma convincente e enquanto eu comecei bem atacando como sempre, dificultando o espaço do adversário. Mas do meio do jogo para o final, levei 2 táticos seguidos e acabei perdendo a partida. Eles foram bem ao torneio e ganharam até medalhinhas.


São Mateus

Na penúltima rodada, enfrentamos a equipe São Mateus. Composta por Jonny Modesto e José Elielson, a nossa equipe estava “doida” para encontrar novamente o 2 a 0 e assim jogamos com tudo em cima dos adversários. Enfim consegui aplicar um ótimo tático ganhando uma dama limpinha e assim venci minha partida rapidamente. Ao contrario de mim, grego passou um mal bocado durante a partida, devido o jogador dificultar com uma serie de ataques e contra jogo posicional bem aplicado. Mas ao estilo grego, de milho e milho a galinha enche o papo, Grego venceu também sua partida e assim nos reencontramos novamente com o 2 a 0.


Pirituba

Na ultima e decisiva rodada, enfrentamos a equipe de Pirituba. Composta pelos irmãos Vallejos, o engraçado que enfrentei com o Jorge Fakhouri ano passado na ultima rodada também. Daquela ultima vez, havia perdido para o Vallejos “Bom” e desta vez enfrentei o Vallejos “Mau” e tínhamos que ganhar de qualquer jeito para sonhar em ficar entre as 5 melhores equipes do torneio. Não podia ser mais emocionante, na mesa 6 lutávamos bravamente com o top 7º do ranking das duplas e foi mesmo até o final. Grego não resistiu ao terrível ataque do Adolfo e acabou perdendo a partida.

Prêmio de beleza



Aqui peço permissão para fazer uma pausa afim de tentar explicar o que houve com o pobre Antonio vallejos. Nem eu acreditei até chamei o Melo para registrar o fato com uma bela duma foto mostrando... Até perdi a palavra, alguém pode me explicar o ocorre na foto acima?

Ajuda dos universitários:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mate_de_Philidor

Em resumo

E com isso, terminamos em 13º de 44 equipes com 6/10, sendo 3/5 do grego e 3/5 meus. Ainda, grego ganhou 9 pontos e eu ganhei 6 de rating também.

Destaques


1. Para o Bicampeonato da equipe Jardim Paulista, dos amigos Vinicius Catozzo e Marcos Jorge.


2. Para o desempenho da equipe Sumaré, composta pelos amigos Jorge Fakhouri e o mais novo integrante do AAS, Armen Proudian que fez 4,5/5.


Classificação e fotos - Site Borba Gato >
Clique aqui>

10 comentários:

  1. Alguma indagações a serem respondidas tb. pessoalmente, na 1a. oportunidade em que encontrar o Grego, provavelmente, no Xadrez de Rua:
    1) Se ele fez 3/5, por que foi o 3o. melhor 1o. tabuleiro ?? Ele subornou alguém ?? (o Sérgio, com certeza, não. Se faz alguma oferta expúria ao Grande Sérgio, corre o risco de ir pra cadeia).
    2) O que acaonteceu com o Magnificentíssimo Ivan Nogueira e com a excelente Albano ??
    3) O Morado deixou o xadrez que joga na Colombia ?? O xadrez do garoto foi sequestrado pelas FARCS ???
    4) e última... Será que vai da praia, amanhã ??

    ResponderExcluir
  2. Brilhante consideração do amigo Armando do xadrez de Rua que percebeu como ninguém o “Jogo dos 4 erros”, mas como foram citados os nomes de Melo, Grego, MF Ivan, Albano e Morado deixo aqui o espaço para esta grande discussão levantada pelo nosso amigo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda cito, mais 2 erros:

    - Como fialho ter feito 5/5, já que perdeu para o mais novo integrante do AAS, Armen Prourdian.
    - E mais, Armen fez 4,5/5 e não 3,5/5.

    ResponderExcluir
  4. Bom gente...

    verdad q depois q voltei das merecidas férias de fim de ano (iniciadas após o SulAmericano na BOLIVIA e ñ Colombia) ñ tnho tido tão bons resultados como antes, mas estou em fase de recuperação, e nesse interbairros nem fui tão mal assim, se analisarmos adversário por adversário verificaremos q jguei com 5 oponentes q possuem elo fide e que empatei com doi q tinham mais rating (Fernando Barbosa [2043] e Vinicus Catozzo [2062]) e ganhei de Guilherme A. Cirilo (1807) e Tatiane Coelho (1841), e somente na última rodada me equivoquei com um pessimo calculo numa ptd q tinha peão e ataque a mais, e acabei perdendo para Chead Abdalla (1896), mas sendo esse o terceiro torneio do ano, ainda tenho um bom tempo para me recuperar ants dos "torneios objetivos", sendo eles: paulista e brasileiro s16.

    Mas Armando pod tr certeza q para o torneio do XR ja vou estar em forma novament! XD


    Até mais,
    BrMR!

    ResponderExcluir
  5. Olá:
    Esclareço ao Xadrez de Rua: o Grego fez 4 em 5, e não 3, e ganhou nos desempates. Quanto ao Fialho, já houve a devida retificação, e o melhor segundo tabuleiro ficou com o Saulo da Silva Lima, do Jardim das Oliveiras, que venceu todas e ganhou no desempate final.
    As correções já estão na página.
    Muitos jogadores de bom nível jogaram abaixo do esperado, e por terem sido apenas 5 rodadas, qualquer vacilo é prejuízo certo na posição final.
    Mas valeu o bom espírito esportivo de todos e com 86 participantes (afora os familiares acompanhantes)tudo transcorreu tranqulamente.
    Sergio Melo

    ResponderExcluir
  6. Grande Melo, tá ficando bacana a discussão amigável dos amigos e para apimentar mais, abaixo:

    - Já que o Grego fez 4/5 e eu 3/5, por que a soma não bate de 4+3=7 e no site estamos com 6?

    ResponderExcluir
  7. Mais pimenta:

    - Segundo, os amigos Jorge Fakhouri e o próprio inocente, Armen Prourdin citaram que Fialho perdeu para Armen e assim ele fez 4,5/5 e não 3,5/5.

    ResponderExcluir
  8. Preclaro Sergião...

    Reitero aqui, os meus respeitos e admiração a sua combativa pessoa. Nas batalhas pelo xadrez, aonde vc. estiver, estarei lutando junto com seus exércitos.

    Maravilhoso torneio...

    Caríssimo Morado.

    Devo-lhe desculpas pela brincadeira e pela péssima lembrança geográfica sul-americana. De qualquer modo, se não foram as FARCs, pode ter sido o inofensivo e famigerado Chá de Coca, amplamente tomado naquelas paragens...

    Reinier.
    Parabéns pelo brilhante trabalho de divulgação via esse simpático e divertido Blog.

    ResponderExcluir
  9. Em pempo........

    Se o Grego fez 4 / 5 em um torneio desse nível, não valeria um Antidopping, Sergio ???

    ResponderExcluir
  10. rsrsrsrss... eu queria tr tomado chá de coca la, mas nem consegui...

    e qto a confusão entre Colombia e Bolivia ta perdoado. XD


    BrMR

    ResponderExcluir