sábado, 27 de fevereiro de 2010

A despedida do herói mogliano de sampa – Parte 2


Olá amigos, se passou cerca de um mês desde o inicio desta difícil crônica direto da selva de pedra sobre a minha despedida dos bastidores do xadrez paulista e em pleno interclubes paulista 2010, tradicional torneio por equipe.

Peço desculpas pela demora, mais esse negócio de mudar de vida e se adaptar novamente toma bastante tempo como casa, transporte, trabalho, telefone e internet, família e etc. Venho terminar a 2°e final parte agora direto da selva original na qual reservei um espaço para esclarecimento, agradecimentos e futuro do blog.

Esclarecimento aos leitores


Na sexta-feira 05/02/10, 2 dias antes da viagem, fui me despedir do pessoal do Xadrez de Rua de Tatuapé, também como na 1°parte da crônica, um dos pontos para a prática do xadrez ao ar livre. O local é o berço enxadrístico do meu amigo e parceiro de equipe Diogo Leite, fora o pessoal gente fina como seu tio Paulo Lima, o cabeleireiro Toninho, Onias, Venâncio Mesquita, Mauricio Schindler, a lenda viva Jorge Hassen e outros carismáticos jogadores.

O tio do Diogo, Paulo Lima (leitor assíduo do blog), tocou num assunto importante que foi pedido de esclarecer os motivos que levaram o herói Mogliano a voltar para aldeia (Manaus-AM) e deixar claro se iria largar a brincadeira de narrar os bastidores dos torneios que participara.

Então, vou tentar resumir os motivos separando por 3 categorias:

 Profissional


- Como sabem na ultima crônica do ano, o Retromogli 2009, começando em meados de outubro uma nova empreitada que é ter meu próprio negocio (a Streamanager). E durante as férias em dezembro em Manaus, aproveitei a visita para sondar algum contato na área que a minha empresa atua. Para minha felicidade, dia 15/01/10 recebi um contato de interesse em uma parceria numa grande empresa da região.

Familiar

- Nas férias em dezembro em Manaus, relembrei de como é bom ter a familiar por perto, pois nos 4 anos em que vivi em SP somente minha esposa esteve ao meu lado e recentemente o quadro da família aumentou com a chegada do Max, o cão cachorro. Assim, pesou muito a volta pra Manaus para ficar mais perto da família que não é pequena (tenho 12 irmãos). 

Social

AAS - Franco Motoro 2008

- Por mais que eu tenho amigos e colegas em vários campos da minha vida, sem dúvidas é no xadrez que possuo a maioria tanto em qualidade como em quantidade. A imagem acima mostra tudo, mas do que amizade, uma família.

- A federação amazonense de xadrez (FAX) este ano terminará o mandato do meu grande amigo Marcos Oliveira que recentemente se tornou pai como poder ver na crônica Babychess. E nestes 4 anos em SP, aproveitei bem a estada e participei cerca de 100 eventos oficiais de xadrez seja como jogador, cronista, professor e coordenador (veja um pouco no blog moglichess desde a 1° crônica em 2006). E com isso, vou encarar o desafio de candidatar a presidência da FAX com o intuito de aplicar a experiência adquirida no maior pólo enxadrístico do Brasil, São Paulo.


Agradecimentos aos amigos


É sempre bom ter cautela quando vamos tocar num assunto delicado como à parte de agradecimentos, já que se eu esquecer alguém ou engrandecer demais uns e outros podem acabar em morte, rs.


Brincadeiras a parte, realmente é complicado falar sobre o assunto e depois de muita reflexão, resolvi fazer um pequeno plágio do nosso saudoso Raul Seixas com a música “Eu nasci há 10 mil anos atrás” e adaptar a letra com os jogadores, clubes e entidades por onde passei nestes 4 anos em SP:

Eu vivi, eu vivi
Há 4 anos em São Paulo
Eu vivi há 4 anos
E não tem nada neste mundo que eu não saiba demais


Eu vi o maior torneio das Américas, o Continental
Eu vi a renovação do maior clube de xadrez do Brasil, o CXSP
Eu vi os melhores jogadores do Brasil nos jogos aberto no interior em SP
Eu vi a despedida do tabuleiro da vida de grandes nomes como Bere e Fares
Eu vi a jovem promessa Christian (grego) assumir os deptos do CDR São José e E.C. Sírio
Eu vi um manauara assumir a CBX, Pablyto Robert


Eu vi o surgimento de vários blogs de xadrez do blogspot
Eu vi o blog do MI Krikor se tornar o mais visto do Brasil
Eu vi a criação do blog que mudou o xadrez paulista, o Underground, comandado por Salama e Cirilo
Eu vi o surgimento da rádio xadrez comandado por Tiago Augusto dos Santos, André Fernandes e Leandro Salles
Eu vi a renovação do blog de santos comandando por Janderson, João Danilo e Miguel
Eu vi o uso da nova tecnologia formspring.me (pergunte-me) ser usado por Fier e genialmente usado como entrevista pelo Xadrez Santista

Eu vi a expansão do AAS no circuito paulista e dominando o interclube
Eu vi o grego com as orelhas vermelhas após uma partida
Eu vi o Juca passando o carro nos jogadores
Eu vi a gentileza do amigo Fakhouri diante dos adversários
Eu vi o oreia enrolando jogadores completamente perdido na partida
Eu vi o catozzo se apurando no tempo e ganhando no final
Eu vi o saito dando aula de bispo e cavalo mau no final
Eu vi o Venâncio e Albano gritando “Mateeeeee”


Bom, com certeza esqueci alguém ou de vários fatos, na verdade não esqueci, somente não consegui encaixar nessa tentativa desastrosa de rimar a musica, rsr. Abaixo alguns nomes que me veio na cabeça e faço questão de anunciar publicamente o meu agradecimento e se caso cometer alguma fatalidade, vou tentar me redimir postando no comentário desta crônica.

Jogadores



- Moisés Arruda
- Christian Avgustopoullos, Grego
- Venâncio Mesquita, Pecho D'cabra
- Jorge Fakhouri e Diogo Leite / AAS
- Catozzo, Rafa e Bob / AAS
- Juca, Roverso, Japa e Greg / AAS
- Rafael Pimentel, Oreia / Blogs de xadrez
- André Fernandes e Tads / Rádio xadrez
- Salama e Cirilo / Xadrez Underground
- Renan Andrade / Xadrez Guarulhense
- Nilson Farias, Balboa e Carlúcio / CDR São José
- Vinicius Saito, Bezerra e Artur / Diadema
- Tales, Paulo César e Marcos Willian / GXBG
- Armando, Tikal e Jack / XR Ipiranga
- Mazetto, Koga, Bronislaw e André / CCV
- MF's Ivan, Estácio e Caldeira
- MI's Mauro, Perdomo, MI Krikor

Dirigentes, árbitros e editores


- Rodolpho Fares / E.C. Sírio
- Sérgio Melo/ GXBG
- Gerson Peres / Clube de xadrez on-line
- José Roberto Ottati / CDR São José
- Milton Matone / Macabi
- Norma Padilha / CAP
- Celso Freitas / CXSP
- AI Marius
- AI Estevão Tavares Neto
- AI Mauro Amaral
- AN Cassius Alexandre

Clubes e entidades


- CDR São José
- E.C. Sírio
- GXBG
- CAP
- CXSP
- CCV
- SESC Interlagos
- Virada esportiva
- XR Ipiranga
- XR Tatuapé
- Xadrez Santista
- Liga SBC

Futuro do blog


Havia citado na crônica do retromogli 2009 que iria me dedicar mais a escrever artigos diversos sempre com referência ao xadrez, mas jogando alguns bons torneios de vez em quando. Agora em Manaus, a coisa muda um pouco devido à talvez assumir a FAX ou no mínimo entrar na coordenação de eventos da entidade e assim dando ênfase mais a parte de gestão no xadrez. 

Quanto ao blog, mudei o titulo para “Xadrez Manauara” dando reinicio as informações e aventuras que o herói mogliano irá passar e mostrar aos amigos e admiradores que neste mundo a fora conquistei. E na próxima vez que nos encontrarmos através de canal de informações será para narrar a conquista do interclubes 2010 pelo AAS, onde estou inscrito em uma das equipes favoritas ao titulo da categoria C (AAS Bispo Mau) e enfim poderei levar uma premiação do torneio que busco há 3 anos e sempre batendo na trave, AGORA VAI!!

2 comentários:

  1. Felicidades na nova empreitada

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Grande Décio e já pedindo mils desculpas, abaixo os agradecimentos também ao quarteto fantástico do sírio:

    - Wilson Maciel
    - Décio Ashcar
    - Ivan Dau
    - Heraldo Klein

    Abs

    ResponderExcluir