terça-feira, 1 de março de 2011

Interclubes 2011 e III Etapa FAX

Olá amigos, antes de narrar mais uma epopéia dos bastidores do xadrez amazonense, vou abrir um espaço para comentar sobre a luta que ocorre no momento que participo da 3 etapa do circuito de xadrez rápido da Federação Amazonense de Xadrez.

Interclubes 2011

12 e 13/03 no Clube Pinheiros

Simultaneamente estou participando do maior torneio interclubes (até mesmo do Brasil) que iniciou nesta sábado (26/02) em São Paulo. 

AAS - Agremiação Athletica Suína

Digo simultaneamente por que estou inscrito na equipe AAS C representando a cidade de Guaíra, mas só irei participar em "corpo" somente nas 3 últimas rodadas das 7 prevista no torneio que ocorrerá no final de semana após o carnaval (12 e 13/03). 

A boa notícia que nas 3 categorias do torneio, nossas equipes estão jogando muito e tem chances matemática de entrar no pódio ou até mesmo serem campeãs no caso da B e C, sendo que a última citada estou participando e torcendo para os amigos e integrantes da equipe: Bruno Terra, Paulo Rezende, Fabrício e Gregório Sartorio, TVP e Laís Pimentel que estão segurando todas as expectativas e estamos na classificação parcial após a 4° rodada (4 tabuleiros) com 11,5/16 e em 4° lugar.

Na 5° rodada enfrentaremos na mesa 1, a fortíssima equipe do clube de xadrez de SP e já vou estar lá pra ajudar nossos amigos enfrentando de brancas o amigo no 3. tabuleiro o AI Edmundo Aoyama.

* Maiores informações: Site FPX

III Etapa do Rápido - FAX

Sala da Federação Amazonense
É amigos, tá quente o cenário do xadrez amazonense se contarmos que este ano apareceram 2 clubes (fora o AJAX que retornou em 2009) neste ano próspero de atividades em 2010, o CXM (clube de xadrez de Manaus) e o IDEAL (Clube pertinho do Teatro AM), sendo que estou participando ativamente do CXM onde o forte é mais partidas Blitz.

E na FAX não poderia ser diferente, como podem ver estamos na 3 etapa do rápido e no feriadão do carnaval vamos ter nosso 1° IRT (infelizmente estarei em SP 07 a 14/3). Veja como está a classificação parcial após a II etapa:

Líder atual e diretor do evento
1 Andrey M. Souza Neves 25,5 pontos
2 Sebastião Mousse 23,5
3 Fabiano Bezerra 23,5
4 Mikhael Iwanon 16,0
5 Roberto Rocha 16,0
6 Reinier Freitas 13,0
7 Hugo Bernardino 9,0
8 Lazaro Miranda Carvalho 7,0
9 Sergio Cardoso Farias 7,0
10 Elismar Benayon 6,5

Sufoco logo na 1° rodada
Nas 2 primeiras bati na trave e nesta etapa tenho que me recuperar de qualquer jeito e foi o que fiz! Na 1° rodada na mesa 10 puxo um jogador veterano dá época que a Sede da FAX era no Clube Luso no centro da cidade (nem tinha nascido, rs). E logo na abertura meio estranha o meu adversário travou a partida e no meio de jogo após uns 20 lances estava tecnicamente empatada e não dava para entrar nenhuma peça para ambos lados! 

E ai fiquei pensando "Putz para quem queria melhorar na classificação parcial e entrar no pódio pra pegar uma medalha e um dinheirinho, empatar logo na 1°?". Foi aí que entrou o modo "enrolachess", resolvi brindar uma qualidade e depois deu a loucura de sacrificar uma peça com um blefe que poderia me dar uns 7 peões! A tentativa deu certo e conseguir levar para um final onde eu tinha um bispo e 7 peões contra 2 bispo e 1 peão, acabei ganhando no sufoco e com o tempo apurado, ufa!

Reinier e Mousse
Pulando direto para 3° rodada (acabei ganhando tão rápido na 2° que nem deu pra tirar foto, rs), novamente enfrento o n°3 e na mesma mesa de sempre, o Sebastião Alberto Mousse Neto e novamente o mesmo resultado, rs. Detalhe que desta vez fiz o carinha suar e me ganhou num erro no final, onde ele mesmo me disse que eu estava "ligeramente" superior, numa hora dessa eu ganho!

Meu amigo me desculpa, ok?
Na 4° rodada, enfrentei o Hélio Souza e precisa de qualquer jeito o ponto para me recuperar da derrota na rodada anterior. Iniciamos a partida e joga pra lá pra cá e entramos num final de damas e peões tecnicamente empatado de novo! E ai ele me oferece empate por causa do apuro no tempo (ainda tinha uns 5 min dos 21), como vi uma possível sequência de mate atribuído ao uma fraqueza no tempo do meu adversário, recusei o empate e tentei dar o mate mais sem vergonha do mundo. Não é que deu certo? Dei Mate, mas fiquei com  vergonha e olha que já fiz coisa pior dentro da legalidade das leis do xadrez é claro, rs.

6 ° rodada, a hora do vamos ver!
Pulando direto para última rodada (na 5° me vinguei do Mikael como podem ver na última crônica minha tristeza) e na mesa 2, enfrento o Paulo Isaac que até então estava invicto e estava retornando as atividades após 3 anos sem praticar (juvenil da minha época). 

Jogando de brancas (minha cor favorita, rs) forcei a partida para entrar no tático ( Interessante que nossos adversários foram quase os mesmos inclusive a derrota para o Mousse) e foi o que aconteceu, detalhe que Isaac também é chegado numa partida assim. E aí, chegou uma hora na abertura que ameacei um bispo, ele dá um contra-golpe ameaçando mate e eu contra-contra ataco defendendo o mate e ainda ameaçando outra peça! Pensa que acabou? Nada estava apenas começando...

Na mesa 1, a disputa do título estava entre Renan e Mousse, onde Renan cedeu apenas um empate para Roberto Rocha e o legal que ambos jogadores ganharam do temível Líder Andrey Neves que estava lá pra baixo, rs.

Bom, voltando a minha partida que estava cheia de emoções onde eu vencendo ficaria com 5/6 e entraria enfim para o pódio, por isso que tinha que ter cuidado apesar de ficar já ganho como citei acima. Mas o "inacreditável xadrez clube" acontece, Paulo consegue uma sequência brilhante e se salva do mate, recupera a peça e fomos para um final igual de peões com bispo e torre! Só que aí teve seqüelas do ataque na abertura que foi um ganho de tempo que tive no relógio e no jogo, onde acabei ganhando uns 3 peões no final, sendo que ele até segurou a posição com ameaças de mate, sacrifícios para empatar e até mesmo afogar o Rei! Mas como tinha mais tempo, joguei tranqüilo e arrematei a partida de uma por todas.

Serious Chess: Mousse em 3°, eu com o vice e Renan o grande campeão
É amigos, confesso que corri por fora como poderão ver nos milésimo na classificação abaixo, mas xadrez é assim mesmo, como dizem por aqui "Sou o Luck Player = Jogador sortudo".

Ganhando mais 13 pts no circuito e ficando com 26pts, que segundo o regulamento o jogador ganha pts como se fosse formula 1 e mais os pontos que fez no torneio. Engraçado que ganhei o total de pts somando a 1 e 2 etapa, rs. Agora é aguardar a FAX disponibilizar a classificação parcial após as 3 etapas e agora só teremos em abril a próxima.

Classificação final - FAX

Um comentário:

  1. Estou divulgando no meu blog de xadrez e viagens o Tata Steel: http://quelugarbonito.blogspot.com/search/label/Xadrez

    ResponderExcluir