segunda-feira, 28 de novembro de 2011

3º semanal do 6º circuito AJAX

Olá amigos, 




Com a pausa na Federação Amazonense de Xadrez (FAX) após a a Final do Circuito Rápido, retorno ao Clube AJAX que está em seu 6º circuito desde o seu recomeço em meados de 2010.

Digo retorno, pois após o 3º circuito fui dando uma parada devido ao excesso de torneio que a FAX estava promovendo mais no ritmo pensado e participei de 1 ou 2 etapa nos circuitos seguintes.

Agora volto para narrar mais uma etapa emocionante com participações especiais e novamente o desempenho autor deste blog está cada vez mais decadente...Férias antecipadas?

3º Semanal do 6º Circuito

Marcus Ruan quer ser meu pupilo?
Iniciando como nº1 e vencendo Marcus Ruan na rodada inicial não podia ser melhor, mas algo me dizia que ia levar "coro" de novo até por que dei uma mini-enrolada no amigo, rs. 


Como podem ver ainda estou com o uniforme da SEDUC devido ter participado do JOSPAM (Jogos do Servidor Público) que ocorreu na manha deste dia e após o almoço conseguir convencer alguns "veteranos de guerra" como:
  • Marcos Oliveira - Ex-presidente da FAX e o cara que me colocou nessa vida...
  • Os irmão souza - Martin e Clóvis que foram destaques Juvenis e encerram por causa do Poker, ops digo, por causa do trabalho público e concursos (fazem certo!)
E no último momento, aparece 2 personalidades importantes do Xadrez, os finalistas do rápido, Fabiano Bezerra e Sandro Dinelly (que ganhou a vaga pelas ausências) que trocaram a final pela etapa do AJAX que é bem mais emocionante e barata, rs. 


Iwanon que está concorrendo ao título também deste circuito, preferiu jogar a final do rápido e foi bem ficando em 3º lugar ganhando seus R$ 10,00, mas o que importa é que ele é em tese "o terceiro melhor do Estado neste ritmo".

P.s: Marcos Oliveira dá um coro daqueles no Bezerrachess!! O retorno do Jedi? Vamos ver os acontecimentos a seguir.


Na 2º rodada já peguei o "curumim" do Clóvis e numa dura partida partida com seta caindo como sempre dos meus adversários, conseguir empatar com o * na mão! 

Nahuel que a cada dia aumenta seu nível de jogo drasticamente vence o eterno campeão do JEAS Martin Paulus e assumi o posto da mesa 1.


Na 3º rodada, teve o confronto dos curumins e da equipe do La Salle, onde acabaram num justo empate. Mas como podem ver ali atrás na mesa 2, enfrento o amigo e derrubador de seta do !W!@$ (esse sim joga pra isso), Sandro Dinelly que me "engrupi-ou" e levou a melhor e assim me deixando mais distante do pódio e do meu belo rating acima de 2000.


Na 4º rodada, joguei a partida mais estranha do mundo (da minha parte), pois joguei bem na abertura e no meio de jogo acontece um negócio estranho:
  • Dei xeque ameaçando a torre do Hudson ao mesmo tempo, só que poderia voltar a torre tirando as 2 ameaças, mas ele não viu e fez um "quase gesto de abandono" e aí do nada viu o lance e voltou atrás, mas olhando pra mim com aquela cara "E aí vai deixar voltar?"  Acabei deixando mesmo estando um pouco cansado pra continuar numa dura partida.
Foi aí que no final de jogo ficamos apurado e ai peça para cá e pra lá, acontece outro caso estranho:
  • Acabei dando xeque e tirando minha torre cravada e em seguida ainda cai meu tempo! Perdi a partida pensei...Eis que Hudson fala "Você ganhou a partida" tomei um susto, mas falei que não e que ele era o vencedor. Mas ficou no disse e disse, até que aceitei pelo menos o empate oferecido gentilmente pelo recém árbitro da CBX.


Na 5º rodada, quem lembra do "Onde está o Wally?" no qual altero para "Onde está o Mogli"  onde era pra tá ali na mesa 3 na luta contra o também cronista do AJAX Hécio, mas acabou sendo voraz a minha partida onde rapidamente meu adversário resolveu ir tirar fotos do torneios, rs.

Vejam só "The Best of the World The Universe Chess" (isso tudo é o apelido do Sr. Marcos Oliveira) já na mesa 1 e o único invicto com 4/4, onde havia vencido o diretor do AJAX Nahuel que lutava com unhas e dentes para manter o título em casa devido o ataque dos forasteiros! 


Mas alegria de capivara dura pouco e acabou levando um coro do curumim que salvou a honra do seu irmão Martin que havia também perdido para o TBOTWTUC (sigla do apelido).


Na última rodada, Nahuel e Marcos com 4/5 disparavam rumo ao pódio máximo da etapa, enquanto eu e Fabiano lutávamos pra chegar aos 4 pontos e assim ficando pelo menos em 3º lugar.



Novamente enfrento meu "mestre" Sr. Marcos Oliveira, digo isso por que o enfrentei numa das etapas do circuito rápido da FAX e o venci tranquilamente barrado seus "táticos mirabolantes", só que desta fez não conseguir segurar o ataque e no fim do jogo com todos olhando e levei uma sequencia de mate inevitável!




Nahuel vence Clóvis e segundo ele "usando o meu manual do enrolachess" e nos critérios de desempate com Sr. Marcos se consagra mais uma vez campeão da etapa e assim encaminhando pra o Bi do circuito AJAX.


Foto da galera (tava mesmo pedindo pra levar chifre, rs)
* Toda as fotos foram tiradas do site AJAX. Maiores informações desta etapa, acessem aqui.

6 comentários:

  1. Esses torneios perdem muita importância sem a participação do maior rating do clube! vc sabe "eu sou eu"

    MIkha. hohoho

    ResponderExcluir
  2. Bom post. É importante esses relatos dos torneios q ocorrem em nosso Estado, pois, desta forma estamos contribuindo para o desenvolvimento do xadrez na região. O xadrez Amazonense somos nós , jogadores q se divertem com o xadrez, é nós q devemos alavancar este nobre esporte. Temos a ferramenta em mãos e ela se chama união. Unidos temos + chance d vencer. Devemos deixar dissabores d lado e fazer funcionar esta engrenagem.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em participar da etapa do AJAX... Me faz lembrar os velhos tempos do Parque Dez... É uma pena que neste nobre Clube tenhamos enxadristas que não merecem o nosso respeito. Eu sempre respeitei o Xadrez e quem quer estar nesse meio, precisa respeitar e se dar o respeito também. Entendo que isso é de berço... Talvez ausente para alguns... Meus sinceros votos de vida longa para este Clube e para os seus Associados, em especial aos comandantes, que o fazem com tanto carinho e respeito aos visitantes. Abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. boa Renier... entretanto ainda está de pé o meu pedido ..abraços irmão !

    ResponderExcluir
  5. Estamos no aguardo da postagem do 4° Semanal, q com cerveja terá boas crônicas ...rs

    ResponderExcluir