domingo, 22 de setembro de 2013

Taça da independência 2013 - AJAX

Olá amigos,

Após exatamente 9 meses e 15 dias (parece um nascimento de um bebê ou será um renascimento do blog) sem atualizar o blog, embora houve uma tentativa frustrada de atualizar no maior evento que já tivemos na região o Zonal 2.4 da FIDE (Clique aqui), onde estava começando a entrar na moda dos vídeos narrados como os do famoso e ativo cronista Joaquim de Deus (veja seu blog e canal do youtube), vejam minhas tentativas de Videolog abaixo:

Meu canal no youtube: www.youtube.com/Reimogli




Bom, vamos ao que interessa e como os leitores assíduos já sabem, costumo fazer uma retrospectiva de torneio tradicionais que jogo como a "Taça da independência" e assim vamos aos fatos:

"Wikimogli"

O torneio da taça da independência embora atualmente o clube AJAX (veja o site) vem organizando desde 2010, é um dos poucos se não único torneio absoluto por equipe do AM (tem escolar, industriário  servidor público e outros, mas não aberto), era organizado pelo ex-presidente da federação AM, Magalhães Neto, desde a década de 90 (comecei a minha vida enxadrística no final de 99) e se não me falha a memória a última etapa teve em 2003.

O torneio é uma comemoração ao dia 07 de setembro, dia da independência do Brasil (veja mais).

"Retromogli"

Complicado buscar minha participações neste grande evento de 2003 para trás, até por que tem poucos registos e naquela época a web ainda era uma criança e também a minha memória era.

Vamos focar nos 4 anos que os novos organizadores do AJAX vem realizando:

2010


Premiação geral com a presença do criador do torneio Magalhães Neto (camisa totalmente branca)
e do atual presidente da Fax, Marcos Oliveira (camisa vermelha)
Achei bem bacana a galera do AJAX ter convidado a lenda viva Magalhães e também a presença da FAX com o presidente da época Marcos Oliveira, que além de um grande gestor foi campeão com a equipe "Cruzeiro" composta por ordem: Sandro Dinelly (camisa preta), Roberto Rocha (cabeludo) e Marcos defendendo o 3º. tabuleiro, foram campeões fazendo 13 pontos.

A minha equipe ficou com o vice composta por ordem: Sebastião mousse, Reinier Freitas e David Barroso, onde fizemos 12 pontos.

Estava com todo o gás, pois vinha de uma recém conquista do 1º. Circuito do AJAX (observem na foto, estou de camisa azul e na época era magro) e acredito que foi a primeira vez que entro na premiação da taça.

Classificação geral do evento com 11 equipes e 33 jogadores. (clique aqui)


2011


Dragões da independência Vs Florão da América
Não mencionei, mas com a nova organização do AJAX, os nomes das equipes tinha que ser montadas com o tema do "Hino Nacional", ideia de um dos diretores do clube da cidade nova, Sr. Carlos Sotero. Devido a edição de 2010, o AJAX conseguiu vários patrocinadores algo raro para esta modalidade e ainda mais em Manaus.

A minha equipe deste ano mudou e desta vez os membros são por ordem: Fabiano Bezerra, Sandro Dinelly e Reinier Freitas. 

Detalhe que neste torneio, só perdi uma partida e foi justamente para a então promessa juvenil Victor Gabriel (veja na foto), mesmo assim não foi bastante para levar o caneco máximo ficando novamente com o vice e a grande campeã foi a equipe "Independência ou morte" composta por ordem: David Barroso (membro da minha equipe de 2010) e os irmãos Sousa, Clóvis e Martin.

Classificação geral do evento com 13 equipes e 52 jogadores. (Clique aqui)


2012

Com 2 vices nas costas, onde tentei mudar os membros, tentei mudar o nome da equipe e nada, sempre na trave! Desta vez, tentei usar o espírito de equipe que aprendi nos torneios em SP (para quem não sabe, joguei torneios de 2006 a 2010 por lá) e chamei a promessa juvenil e futuro campeão estadual absoluto de xadrez, Ronnie Stone (sim, ele foi campeão AM Abs deste ano), como podem ver na foto a equipe usando o "manto sagrado":

Entenda melhor o que é esse tal de manto sagrado do AAS?

Franco Motoro: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010
Interclubes: 2007 e 2008, 2009, 2010, 2011

Equipe Impávido Colosso composta por:
Sandro Dinelly, Darkenwald Rebouças e Ronnie Stone
Ai vocês estão se perguntando: Ué, cade tu Mogli? Pois é, como o amigo Stone não havia confirmado no sábado mesmo tentando diversas vezes ligar, acabei chamando de última hora o amigo e membro da minha equipe de 2011, Sandro Dinelly. 

O problema que ao chegar ao local me deparo com Ronnie Stone e para não ficar o clima chato, optei por sair da equipe e jogar com as meninas numa equipe não competitiva e assim adeus premiação, mas se a equipe IC ganhasse algo ficaria satisfeito.

Mas lembrei que mesmo tendo jogadores que tem resultados individuais expressivos, jogar por equipe é outros quinhentos e sem experiência, os jogadores juvenis não aguentaram a pressão e amargaram com a 6º. posição com 11,5/18.


Polêmica meus amigos, sem humor e teremos um tom sério agora! Como disse, montei uma equipe com as meninas só mesmo para brincar já que não teríamos chances de ganhar alguma premiação e logo na 1º. rodada venci rapidamente, também nosso 3º. tabuleiro e restava nossa colega ganhar sua partida, fiquei acompanhando e vantagem pra cá e pra lá, eis que surge um lance que até meus reflexos não conseguiu se segurar e vou até mostrar mais ao menos a ideia do lance:


O adversário da nossa colega jogando de brancas me faz o lance, onde acabei no reflexo interferindo na partida dizendo "Que isso rapaz!". Sei que é errado, mas não consegui evitar. Aos curiosos, lanço a pergunta: Brancas jogam e dão mate! (só na cabeça daquele rapaz).

Bom, apesar da minha interferência de voltar o lance, o jogo segui e o rapaz ganhou a partida, assim vencemos de 2 a 1 o Match. Mas o rapaz não conformado com o ponto, resolve informar ao árbitro do evento o Sargento da Aeronáutica Daniel Leite e o mesmo vem me advertir que não pode interferir na partida e que eu já era veterano de torneio, até ai tudo bem, mas tirar 0,5 da equipe? 

Premiação do circuito de 2010,
uma tabuleiro com caricatura atrás
Ai eu não aceitei, bate boca pra lá e pra cá, o Sargento resolve eliminar a equipe do torneio!!! Prejudicando as meninas iniciantes de continuar jogando e olha que o clube sempre fala "Torneio amistoso promovendo a amizade" e para não quem não sabe o que é AJAX (Associação dos jogadores amigos do xadrez). 

Como não tinha o que discutir, pedi para a equipe ser ressarcida com o valor da inscrição e o árbitro não queria ceder, falei então que não ia arredar o pé dali e o torneio ficou parado. Depois de uns 20 min, um dos membros da diretoria do Clube me dá o dinheiro por debaixo dos panos e assim vou embora e levando a minha premiação do bicampeonato do circuito AJAX de 2012.

Classificação geral do evento com 30 equipes e 90 jogadores. (clique aqui)


2013

O discípulo e o mestre
Esse ano pensei que não ia jogar pelo episódio do ano passado, mas como recebi um convite via Facebook de um dos diretores do clube (acredito que ele deve ter mandado geral e acabei recebendo por engano) e assim tinha um respaldo legal para está no evento.

Apesar de ter começado com a foto dos 2 elementos da minha equipe, titulados como Dark e Sandro, não era a equipe original que tinha formado para levar de uma vez por toda o caneco máximo deste ano.

Premiados do I Aberto de Xadrez Rápido FIDE: D/E: Victor Gabriel (Melhor juvenil),
Reinier Freitas (3º), MN Andrey Neves (1º) e Rudson Peixoto (2º)
Havia convidado com experiente e não tão aposentado, Rudson Peixoto (que ficou com o vice no 1º. Aberto de Xadrez Rápido FIDE 2013) e assim eu conseguiria convencer a volta do "The best of the World" e ex-presidente da FAX, Marcos Oliveira. 

Com a formação do Rudson no 1º. tabuleiro e Marcos no 3º. tínhamos chances reais de sermos campeões, mas como alegria de capivara dura pouca, Rudson recebeu uma convocação do trabalho e Marcos desistiu da equipe, assim me restava no final da sexta-feira (sim, um dia antes do evento) de arrumar 2 bons tabuleiros e sendo que a maioria dos melhores do AM já estavam inscritos no torneio.

O primeiro que me veio a cabeça foi o Sandro Dinelly, por já ter jogado com ele uma vez e sei que é um bom jogador neste tipo de ritmo, mas tive que ter bastante argumento e o golpe fatal foi ter o informado que "seus 3 amigos" de ping nos sábados, montaram uma equipe e além de não o convidar nem o informaram, ai o homem ficou com sangue nos olhos e topou entrar na equipe "Bate forte" (este ano o AJAX optou por nomes livres ao evento, mas dando a opção também de montar com nomes referente ao hino).

Resta o 3º. tripulante, pesquisando na rede web acabei descobrindo um comentário de uma certa enxadrística aposentada que tinha interesse e era nada mais nada menos que a WMF Thalita Cincinato (Mestra). Falei com ela via whatsapp e parecia que tinha conseguido formar a equipe, parecia... (continua)

No sábado, novamente tentei confirmar ligando, mandando mensagens e nada de retorno, foi quando pensei "Déjà vu?", será que vai acontecer igual a 2012? Por garantia, nem vou tentar chamar outro membro e vou ver se consigo na hora outro companheiro, mas já pensava que íamos ficar fora da briga.

Chegando no evento com o amigo Sandro Dinelly, tentamos arrumar membros e pesquisa pra lá e cá, eis que surgi outro aluno do mestre, Hugo Benardino, que informa que Dark estava a caminho e que nem sabia qual equipe ia jogar e também nem sabia o local do evento (o homem chegou com a seta acionada de mototáxi ), mas conseguimos ganhar facilmente o Match de 3 a 0 devido nós sermos a 2º. equipe por ordem de rating AJAX acabamos puxando uma equipe iniciante, mas não eramos mesmo deste nível e acredito que estamos entre a 4º. e 6º. força do torneio.

Equipe bate forte fatura o bronze!!!
Apesar de várias dificuldades como:

1. Voltar ao clube que quase fui expulso.
2. Montar a equipe e arrumar novos membros em menos de 24hs antes do evento.
3. Chegada atrasada de um dos membros.
4. Até o regulamento tive que apelar, pois nos primeiros critérios de desempate ficamos em 4º. e ai "Epaaaaaaaaaaaaaaa" rodei a baiana e exigi o regulamento, onde acabamos com o bronze mais suado da história.

Parabéns "Xadrez Capivara" que foi mais humilde no nome do que a gente e faturaram o evento.

Equipe bate forte (ou apanha forte?) composta por:
Sandro Dinelly, Darkenwald Rebouças e Reinier Freitas

Não me desestabilizei com os vários imprevistos e joguei o meu melhor torneio por equipe de todos os tempos e fiz 4,5/5 no 3.º tabuleiro, mas enfrentando duros jogadores como o jogador pai da promessa juvenil Victor Gabriel, o Elson Farias e também com o AA (já era para ser regional) e jogador veterano Alterlan Sabino. Dark e Sandro, fizeram 3/5 perdendo para jogadores com força de campeões AM e campeões sim AM como o Mestre FIDE Renan Reis e Roberto Rocha.

Ah, esqueci de mencionar que além da mudança de poder usar nome livre para as equipes, também houve outras mudanças como:

1. No ritmo, que era 10min e passou a ser 15min.
2. Na rodada, que era 6 e passou a ser 5.
3. No lance irregular, que era 1 e passou a ser 3.
4. No emparceiramento, que era no Swiss Perfect e passou a ser no Swiss Manager.

Equipes campeões da taça da Independência:
Xadrez Capivara (1º), Clava Forte (2º) e Bate Forte (3º) 
Classificação final das 17 equipes e outras estatísticas como:

- Fui o melhor 3.º tabuleiro empatado em tudo com o Levy Salviano com 90% de aproveitamento.
- Se fosse por classificação geral individual, ficaria empatado do 3º ao 5º colocado.

Chessresults - Clique aqui
Crônica do AJAX em breve no site: www.ajax-cidanova.com
Canal do youtube do AJAX: www.youtube.com/ajaxcidadenova

6 comentários:

  1. Continue atualizando o blog, mogli. Ele é bem divertido. ;)

    ResponderExcluir
  2. Grande Jungle boy, faltou o manto sagrado nos integrantes da equipe, e o nome AAS! Eram mais 200 pontos de rating!

    Parabéns pela cronica e pela performance!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pepeu (jungle boy) pela atitude! Realmente este foi o Independência mais sofrido, emocionante e desgastante que já participei. Falarei por mim: conseguimos um humilde terceiro lugar, mas com gosto de primeiro (é assim que me sinto diante de tantas barreiras)!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente heim (Ronnie)

    ResponderExcluir