domingo, 30 de novembro de 2008

Torneio dia zumbi dos palmares – GXBG


Olá amigos, no ritmo alucinante de torneios na véspera do fim de ano, participo de mais uma etapa dos feriados do Borba Gato, O dia da consciência negra.

Histórico

Zumbi dos palmares – O líder negro de todas as raças.

Atualmente, o dia 20 de novembro, feriado em mais de 200 cidades brasileiras, é celebrado como Dia da Consciência Negra. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade. Hilda Dias dos Santos incentivou a criação do Memorial Zumbi dos Palmares.

Veja mais: Wikipédia.

Dados do torneio

Local: Galeria do Borba Gato
Data: 20/11/2008
Hora: 15:00
Rodadas: 6
Ritmo: 16min
Árbitro: Sérgio Melo

O torneio

Chegando um pouco mais cedo do que o de costume, já que em paralelo estava ocorrendo à final dos circuitos do feriado, onde os meus amigos Vinicius Catozzo, Rafael Zakowicz e Bruno Morado tinham que enfrentar a dura tarefa de vencer os MI Mauro Amaral e Leandro Perdomo, além da MF Suzana Chang, Gianni Baraldi e Antonio Vallejos.

Mais o torneio aberto também tinha suas “estrelas” como Ângelo de Leon, Eduardo Marques, Hideo Suzuki o pessoal de Diadema, Vinicius Saito, Albano Agostinho e Alessandro Bezerra. Fora isso, tinha várias jogadores tradicionais do Borba Gato como Marcos Willian, Pablo Salermo, Bronislaw Tondowski e demais jogadores.


Na 1º rodada, enfrentei o adversário tradicional em torneios do Borba, Demetrio Brocco. Fugindo sempre da teoria na abertura, tentei aplicar como o de sempre algum tático para poder facilitar a minha vida no final de jogo, mas o tático foi tão bom, pois Brocco acabou perdendo a dama.


Na 2º rodada, enfrentei também um adversário tradicional, Marcos Willian. Diferente dos meus resultados com o Demetrio (8 vitorias) estava inferior com Willian (2 derrotas e 1 empate). Quem leu a crônica anterior (veja), sabe que iria utilizar uma estratégia nada agradável que utilizei com o Marcos Jorge (Bob), o xadrez falado. Comecei logo pedindo empate, alegando que sempre Marcos estragava o meu torneio e eu ainda ficando na sua frente na classificação, mas ele não queria empatar. Novamente pedindo empate, usando o mesmo argumento e até que enchi tanto o saco que ganhei 2 peões. Até ia empatar com ele, sacanagem vencer assim, mas como já tinha feito isso comigo e ainda o Melo ficou vendo a partida se teria algum acordo, fui obrigado a vencer a partida e desabar de vez o nosso amigo, que depois daquela partida, só perdeu.


Na 3º rodada, enfrentei o tradicional adversário, Alan Nunes. Os meus resultados estavam superior com 1 empate e vitoria (um torneio on-line organizado pela Federação AM). Mas daquele tempo pra cá, Alan melhorou muito o seu xadrez e ainda a sua família tem tradição como seu pai Adilson e sua irmã Agatha com a sua inseparável tartaruga de pelúcia. Com este lance na foto acima, Alan pensou cerca de 10min, podem acreditar e olha que o ritmo do torneio era 16min. Quem conhece Alan, sabe que o cara quase que “dormi” em suas analises e só joga na certeza dos lances, por isso a melhora no xadrez.


Mas depois de vários lances, fomos para um final, onde tive a chance de vencer se tivesse avançado o peão, mais Alan conseguiu uma posição de empate embora tivesse uns 10segs no tempo e eu com 6min, até podia enrolá-lo no tempo, mas o Alan é gente boa e aceitei o empate.


Na 4º rodada, enfrentei mais um tradicional adversário, Albano Agostinho. Os meus resultados com o Albano estavam bons (2 vitorias) e logo vi que poderia vencer mais uma no torneio. Depois de vários lances, do meio para o final de jogo, fiquei com peão a mais e posição aparentemente superior e ainda um pouco melhor no tempo. Mas ai veio o meu pior problema, a ansiedade. Tenho dificuldade nessa parte, por que quero logo arrematar uma partida que parece que to ganho e ai que me lasco. Não deu outra, albano me venceu e enfim perdi minha invencibilidade até então.


Na penúltima rodada, enfrentei um novo adversário, Pablo Salermo. Antes de iniciar o torneio, Kezys havia jogado varias partidas ping com ele e perdeu todas no jogo e no tempo (por incrível que pareça, já que Kezys tinha 2300 na internet no ritmo de blitz). Joguei uma com ele para vingar o Kezys e venci aparentemente fácil, mas pude constatar um jogador frio e calculista. Agora na partida oficial, jogamos uma partida bem posicional e rápida. Até ganhei um peão, mas Salermo recuperou a vantagem e ainda aumentou com um peão a mais. Jogamos até o final de torres e numa posição meio estranha, acabei levando mate 2.


Na última rodada, enfrentei também um novo adversário, João Carlos. Fui com tudo para cima, pois era tudo ou nada para ganhar uns pontinhos de rating, já que a premiação não tinha mais chances. No meio de jogo, acabei acertando um tático e venci a partida.

Em resumo

Fiquei em 15º de 36 participantes, fazendo 3,5/6, perdendo apenas para o campeão Albano Agostinho que estava num dia inspirado e para o 6º colocado Pablo Salermo. Joguei com jogadores de rating médio de 1888 e ganhei mais 4 pontinhos no rating que está agora por volta dos 1897, já que ultimo havia ganhado 2 pontos.

Destaque

1. Para MI Mauro de Souza, que venceu de forma invicta a final dos circuitos dos feriados, apenas cedendo 2 empates ao MI Leandro Perdomo e MF Suzana Chang.

2. Para Vinicius Catozzo, que foi vice-campeão perdendo apenas para o campeão MI Mauro de Souza.

Classificação Geral – Aberto (
Clique aqui)
Fechado (
Clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário