domingo, 30 de novembro de 2008

Torneio Aberto do Xadrez de Rua


Olá amigos, o blog tem a honra de cobrir os acontecimentos enxadrísticos que ocorreram ontem (sábado) no tradicional local de xadrez ao ar livre, Xadrez de Rua.

Histórico

Era uma vez, alguns enxadristas de internet que, um dia, resolveram se encontrar e jogar pessoalmente. Sugeriram um local de conhecimento de um deles, no Bairro do Ipiranga, e foram jogar. O local escolhido foi à calçada da tradicional ROTISSERIE E RESTAURANTE DO MÁRIO, pertinho do Museu do Ipiranga. Nascia, assim, a ASSOCIAÇÃO DE JOGADORES DE XADREZ DE RUA, em atividade desde o final de 2000. Com a divulgação pela internet e pelo charme do local, o XADREZ DE RUA se transformou no 1o. Clube de Xadrez a céu aberto da Cidade de São Paulo. Venha você também participar com a gente. A nosso idéia é fazer amigos, divulgar o xadrez para todos, tomarem cerveja, contar piadas, e... Bem... Também jogamos xadrez.


Palavras do presidente do xadrez de Rua, Armando Bernardi.


Estamos sempre juntos, as 4as. Feiras (a partir das 18:00) e aos sábados (a partir das 15:00).. Praça Min. Fagundes Filho, em frente ao HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO – IPIRANGA.

Dados do torneio


Local: Calçada da Cantina do Mário
Data: 29/11/2008
Hora: 16:00
Ritmo: 21min
Rodadas: 5
Árbitro: José Roberto Otatti
Participantes: 30 jogadores
Rating: FPX Dinâmico
Organização: Associação dos Jogadores de Xadrez de Rua

O torneio


Visão geral da 1º rodada

O torneio apesar de aparentemente ser amador, já que é intitulado como xadrez de rua, não tinha nada de amador, pois vários jogadores do circuito paulista comparecerão ao evento como Vinicius Saito (2233), o candidato a mestre Bruno Morado (2147), AI Edmundo Aoyama (2136), Arthur Farias (2064) e fora alguns jogadores muito forte também que se inscreveram mais não podem comparecer como Felipe Massarioli (2289) e Lindolfo Silva (2265).

Na 1º rodada, enfrentei o adversário, Luiz Martins (1900). Vulgo conhecido nas redondezas do xadrez de rua como “Jack”, comecei jogando na mesa 5 e depois de alguns lances, percebi que o modo de mover as peças era familiar. Sofrendo vários ataques no roque pequeno do rei, fui obrigado a sacrificar uma qualidade, mas fiquei com um peão mais. Mesmo assim, ainda fiquei meio sufocado e olhando para os lados, vi que o Rodrigo Camargo (Tikal) estava observando atentamente a partida, foi quando conseguir aplicar um tático e recuperei a vantagem da qualidade e agora fui eu que fiquei com a vantagem da qualidade. Depois quase no final do jogo, conseguir aplicar uma dupla ameaçar na dama e no peão do rei que já estava sendo ameaçado pelo bispo. Enfim, Jack não pode segurar mais o ataque e entregou a partida. Como disse acima, o estilo do Jack era familiar e era mesmo, o cara é tio do Tikal.

Também na 1º rodada, Gregão tinha uma difícil partida com o também residente de Diadema, Arthur Farias e também conseguiu empatar numa partida bem equilibrada no inicio ao fim com apuro de tempo para os dois.

Fato engraçado

Após a dura partida logo no inicio da 1º rodada, acreditem os dois que estavam se matando na partida, foram tomar alguns goles de cerveja. Isso que é espírito esportivo.




Na 2º rodada, enfrentei o meu carrasco em torneios do SESC Interlagos, Vinicius Saito (2233). Desta vez jogando de brancas joguei com muita cautela, mas também joguei rápido para não ficar apurado como sempre. Depois de varias trocas, ficamos o tempo todo tentando dominar o centro e ganhar o peão de ambos que estavam isolados. Pedi varias vezes empate, por causa da mesma quantidade de material e ainda por estar parecida a posição, mas ele não aceitou. Morado que estava jogando contra o Diogo Lima na 1º mesa, levou uma peia daquelas que nunca vi alguém fazendo isso com ele, tadinho do moradinho.




Por incrível que pareça, deixei o Saito apurado nesta posição acima e ainda com tempo de 13segs e eu tinha 3min, mesmo assim aceitei empatar, pois eu jogo chess e sabia que nas outras partidas, o Saito vai pensar duas vezes se vai aceitar o meu pedido de empate.




Na 3º rodada, por causa do empate com o Saito e por que o Grego empatou também com o Arhur, tivemos os meus adversários só que agora trocados. O Grego falou que estava louco para jogar comigo para descontar a peia que levou no Franco Montoro 2008, disse que éramos somente nós dois ganharmos nossas partidas que na 3º rodada, o confronto seria inevitável. Arthur Farias (2064) era um adversário conhecido já que jogamos umas três partidas, sendo que empatei somente uma e o resto havia perdido. Desta vez, num dia inspirado joguei uma Defesa Caro Kan bem sucedida, onde obtive êxito na tomada de dois peões e ainda fiquei com posição superior. Mais tarde, até recuperou um dos peões, só que havia trocado forçado quase que todas as peças, restando apenas um final de peões com bispo e cavalo. Como podem ver na foto acima, Saito estava só observando a partida, devia estar ganho contra o Grego. Não deu outra, Grego perdeu a partida para o Saito e eu venci com peão promovido na oitava, é Arthur a cerveja não lhe fez bem.

Aprendizado

“Se beber não jogue xadrez e se jogar não beba”




Na penúltima rodada, enfrentei o companheiro do AAS, Gregório Sartori (2015). Tínhamos jogado apenas uma vez, sendo que venci quase perdido. Desta vez, Greg estava inspirado, pois estava com 3 em 3 e ainda me venceu numa partida aparentemente perdida para ele, já que levo um golpe tático na abertura perdendo um cavalo limpinho. Parabéns Greg, você jogou muito, estava também num dia inspirado e olha que não capivarei em nenhuma partida.

Na ultima e decisiva rodada, enfrentei o adversário Bruno Monteiro (1928). Em 10 lances, havia conseguiu aplicar 2 golpes táticos seguidos no que resultou na derrota do meu adversário que gentilmente entregou a partida. Mas os olhos estavam mesmo na foto acima, nas 3 primeiras mesas. O CM Bruno Morado conseguiu se recuperar e venceu a partida acima ficando com 4/5. A partida da mesa 1, Diogo (CDR) VS Greg (AAS). Os dois são amigos e os clubes por onde jogam também são parceiros em torneios por equipe e ainda estavam inspirados naquele dia, pois estavam invictos e não podiam empatar, pois deixaria a decisão do torneio para os milésimos. Diogo havia vencido todas as partidas de forma esmagadora e Greg também venceu de forma convincente. Não deu outra a partida foi bem disputada, mas Greg não resistiu o terrível ataque das pretas de Diogo. Na mesa 3, o AI Aoyama também mostrou o favoritismo e venceu a sua partida, realizando 4/5 e também assim com o Morado, perdeu para o campeão invicto com 5/5, Diogo Lima.

Destaques

1. Para o campeão, Diogo Lima, que estava conferido a premiação de 40% da arrecadação do torneio.




2. Para a recuperação do CM Bruno Morado, que ficou com o vice também ganhando a sua premiação de 30%.




3. Para o desempenho do Greg que representou o AAS brilhantemente ficando na 3º colocação e ganhando a premiação de 20%.




4. Para atuação do Arbitro internacional, Eduardo Aoyama que ficou com a 4º colação ficando com a premiação de 10%.



5. Para kezys Tumenas, que ganhei o sorteio de um ano grátis para jogar no IXC, o maior site de jogos de xadrez do Brasil. Foi o cara certo, pois é viciado no xadrez pela internet e joga muito bem o ritmo blitz.

Classificação Geral


Obs: Clique na imagem para ampliar.
Outras informações

Blog Xadrez de rua (
Clique aqui)
Comunidade xadrez de rua (
Clique aqui)
Blog do Morado (
Clique aqui)

4 comentários:

  1. Beeela cobertura... ótimas fotos... pra chegar em mim agora só falta o título de CM... xD, brincaderas a parte... muito boa cobertura, e diga-se de passagem a qualidade das coberturas vem crescendo...

    abçs

    ResponderExcluir
  2. Prezado Grande Reiner.


    A sua resenha, além de técncia é bastante consistente.

    De fato, o Xadrez de Rua tem esse ambiente que vc. presenciou: receptividade, a estrutura de uma casa tradicional e competente, a amizade entre os seus frequentadores e... xadrez.

    Vc. sabe que o Xadrez de Rua é a sua casa. Venha quando desejar e puder. A qualidade está aumentando a cada dia (apesar do Grego, Juca, etc..).

    Não sei se foi dito, mas o AAS nasceu dentro do XR por iniciativa do Gregão e seus asseclas, à época, meros meliantes traficantes de Maria-Mole no Museu do Ipiranga. Algo como os meus filhos, atualmente. Os membros iniciais do AAS se conheceram e formaram esse laço de amizade, a partir do Xadrez de Rua. Mas já fomos indiciados por Formação de Quadrilha, em razão do fato.

    Em suma, agradeço a sua gentileza e o empréstimo da sua competência enxadrística, que abrilhantaram o nosso evento.

    Seja bem-vindo...

    PS: O Xadrez de Rua não tem Presidente. Só Chefe da Quadrilha...

    ResponderExcluir
  3. Duas vezes? umas vinte....uuhahuaauhahuahua, q cara orgulhoso....mas vlw por aceitar o empate, já q foi proposto tanta vezes né? rsrsrssrsrsrsrsrsr..mas na proxima vou jogar desse jeito tb, pra ver se dá certo, fugindo da teoria.........e parabéns pela cobertura do torneio, ficou muito boa, melhor q a do nosso amigo cm.........

    ResponderExcluir
  4. Muito boa cobertura!

    Realmente, ontem, em conversa com a Ana Rothebarth, relatamos novamente os fatos tão felizes ocorridos na Famosa Calçada!

    Tanto Ela, quanto eu, tivemos boas lembranças!

    Espero voltar a jogar por ai!

    Foi uma enorme honra!

    Grande Torneio!

    Só pra registrar, Greg, meus parabéns! Tem representado bem o AAS! Já o Grego, fez o que todos esperavam!

    Ah, o Reinier tb!

    Abraços!

    Rafael Pimentel
    www.cxguaira.blogspot.com

    ResponderExcluir