sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Torneio dia da República – GXBG


Olá amigos, participo desta vez de mais um torneio válido pelo circuito de feriados tradicional do Clube Borba Gato, o dia da República. Com visual novo (com cavanhaque) devido o meu aniversário ser no dia posterior e para ver se me dá uma sorte nas partidas (sorte no equilíbrio dos meus adversários, por que xadrez mesmo, não tem sorte).

Dados do torneio

Local: Galeria Borba Gato
Data: 15/11/2008
Hora: 14:30
Rodadas: 7
Ritmo: 16min
Árbitro: Sérgio Melo

O torneio

Na 1º rodada, enfrentei o Klaus Gotz. Segundo Sérgio Melo, ele é a esperança do GXBG e sem dúvida, primeiro que já tem nome de mestre e segundo que comprovei no momento que joguei numa partida bem posicional e acabei vencendo a partida, pois Klaus ficou muito apurado no tempo, mas se fosse numa partida pensada, acho que não levaria a melhor.

Na 2º rodada, enfrentei o nº1 do torneio (maior rating) André Cajal. Pulando direito para mesa 1, acabei chegando atrasado (cerca de 6min), depois da partida com Klaus, fui almoçar num barzinho ao lado do clube. Sabia que o adversário era um jogador rápido tanto na hora de mover a peça como no raciocínio rápido e sempre atacando com golpes táticos e armadilhas e que esses 6min perdidos iram me custar caro. Então, logo que cheguei à mesa, fomos de cara para uma partida rápida e tática na abertura, se fosse jogar com cautela, Cajal iria aproveitar o meu tempo perdido e me vencei no tempo. Depois de vários lances, passamos da abertura e fomos para um final que aparentemente estava ganho para mim, por incrível que pareça fiquei com dois peões a mais, sacrificados pelo Cajal. Mas acabei empatando com por perpetua do Cajal.


Na 3º rodada, enfrentei o Marcos Willian. Novamente (acho que deve ser a 4º partida, sendo que empatei somente uma e o resto ele ganhou) enfrentei no Borba e como o de sempre começamos a jogar uma partida “falada” e que me resultou uma torre perdida numa combinação tática que resultou novamente na minha derrota. Ainda te pego Marcos com o mesmo recurso utilizado que usei contra o Marcos Jorge (Bob), o xadrez falado.




Na 4º rodada, enfrentei o Artur Casteliano. É a primeira vez que o enfrento e como estava com sede de vingança do Willian, parti para cima sem medo de ser feliz no que resultou uma peça ganha num tático na abertura, mas comecei a inventar de mais e devolvi a peça, ficando empatada a partida, ainda bem que o Artur ainda está começando na vida enxadrística e com facilidade, consegui vencer no final promovendo o peão e em seguida mate de dama.


Na 5º rodada, enfrentei o Adolfo Vallejos. Acho que é a 2º vez que o enfrento em torneio oficial, por que joguei varias vezes lá no centro cultural de SP em amistosos. Até resultou numa brincadeira que faço com o nome dele, eu soletrou mais ou menos assim o sobrenome dele, “Valhelho, Valhelho” e ele fala que eu pareço um papagaio. Então, brincadeiras a parte, a partida foi boa na abertura, mas no meio de jogo resolvi complica mais a partida deixando varias brechas que foram muito bem aproveitadas pelo Adolfo que acabou vencendo com um tático e ameaçando mate 2.


Na penúltima rodada, enfrentei o Carlos Negrete. Também era a 1º vez que o enfrentava e joguei com mais cautela. Fiquei superior na abertura e teve um ponto que prendi sua dama, quase que perdida, mas acabei de descuidando e ele conseguiu escapar. Acabamos indo para um final bem interessante como podem ver abaixo:

Jogam as brancas e ganham!


Acabei empatando seguindo a linha de bispo toma peão! E o certo mesmo era bispo toma cavalo.



Na ultima rodada, enfrentei Fernando Laurentino. Mais um jogador novo que enfrento, acho que neste torneio do Borba foi o que mais enfrentei jogadores pela 1º vez. O jogador apesar do baixo rating de 1674 jogou muito bem até o final, mas novamente o tático prevaleceu e venci mais uma partida.


Resumo do torneio


Esperava fazer 4,5/7, apesar de estar empate ganho o Negrete, acho que compensa o empate com o Cajal e ainda mesmo tendo feito 4/7, ganhei mais dois pontinho rating e assim cada vez mais perto dos 1900.


Classificação e fotos - GXBG (Clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário