terça-feira, 23 de maio de 2006

Festival gigante de xadrez

Bem amigos da rede enxadristica, em ritmo da copa do mundo estive presente no maior festival de xadrez do Brasil no Sesc Itaquera, São Paulo. No período de 18 a 21 de maio a sexta edição do Festival Gigante de Xadrez, que teve cerca de 2 mil participantes nas categorias de Base, absoluto e por equipes. A novidade desse ano foi que os emparceiramentos não foram divulgados da forma habitual, e sim os jogadores viam suas mesas em telões, idéia que teve boa aceitação pelos participantes, técnicos e professores. A nova sistemática causou alguma dificuldade no primeiro dia de competição, pois eram as categorias de menor idade, mas nos dias posteriores ficou bem mais fácil e rápido para todos.

Nivaldo Troiano foi o diretor da prova, enquanto Estevão Tavares Neto comandou a equipe de arbitragem. A equipe Jungle Boys Chess esteve presente juntamente com outras 56 equipes num total de 168 jogadores, destacamos algumas equipes das quais tenho afinidade que são equipes fortes e que tem tradição no circuito paulista entre elas: CXSP, Esquadrão do Xadrez, Copi Chess, Sos Adão, Suzano entre outras. Aparentemente éramos a equipe favorita ao titulo ou pelo menos ficar no pódio, não por causa de mim é claro, mas pelos 2 tabuleiros que eram: Estácio Limberg e Diogo Nakasawa. Eu era o 3º tabuleiro e o nosso amigo Vitor Quaia era o reserva. Mas aconteceu o inesperado, chapolin não pode vir por motivos particulares, assim diminuindo muito as nossas chances de ficar pelo menos no pódio. Por volta das 10:30, começara a 1º rodada e tivemos que mudar os tabuleiros subindo todos de posição. Logo após a quarta rodada, 4 equipes lideravam o torneio: Esquadrão do Xadrez, CXSP, Suzano e incrivelmente a nossa com 1,5 de diferença da primeira equipe. Agora na penúltima rodada, pegamos a fortíssima equipe do Suzano e deu a lógica, 2 a 1 pra eles. Até essa rodada estava invicto com 4 em 4 juntamente com o Diogo que permaneceu invicto até o ultima rodada com 5,5 em 6. No final, ficamos em 11º lugar com 11,5 de 56 equipes, o que é razoável.
Quero destacar a equipe do Copi Chess que ficou com 12,5 ficando assim em 7º lugar, levando a medalhas por ser a 4º melhor equipe do absoluto, parabens ao Andre, Roverso e Grego pelas suas atuações. As equipes campeãs foram Esquadrão do Xadrez (1º), EXFG B(2º) e CXSP (3º) do MI Martinez que fez uma simultânea no evento mostrando novamente sua força de mestre.

Classificação Final
http://paginas.terra.com.br/noticias/galeriadexadrez/notaschess/2006/TIM.htm

2 comentários:

  1. bixo! volta pra Manaus eh q eh!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela atuação no
    SESC.

    E principalmente pela motivação
    e organização dos torneios de Xadrez do E C SÍRIO!!

    Pessoas como você Reinier, e o
    Moisés, ainda me motivam para
    a nobre arte do XADREZ

    ResponderExcluir