quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Virada Esportiva – SP 2007

Bem amigos da Rede Mogliana de xadrez, volto em grande estilo ao cenário paulista com a iniciativa da prefeitura de São Paulo e os clubes Liga de xadrez e Borba gato que organizaram uma série de eventos enxadrísticos dentro da virada esportiva que ocorreu aconteceu nos dias 21,22 e 23 de setembro em vários locais espalhados pela cidade. Entre os eventos realizados estão: O torneio do metro largo treze, a simultânea com o GM Mequinho e o Campeonato interbairros de duplas, onde participei e abordarei alguns acontecimentos de cada evento.

Metro Largo Treze - Historicamente

Devido à participação de vários torneios de xadrez desde março/2006, fui levado aos quatros cantos da cidade de São Paulo e algumas cidades como: Poá e Jundiaí. Agora em um novo local (acho que conhecido por poucos): O metro Largo Treze.

Pesquisando e fuçando alguns sites de metro e trem, achei alguns fatos interessantes sobre o metro Largo Treze:

- A cor da linha 5 é Lilás
- Vai abranger os bairros de Capão Redondo, Capela do Socorro, Campo Limpo, Rio Pequeno, Grajaú, Piraporinha, extremo de Santo Amaro e redondezas, além de municípios limítrofes, como Embu, Taboão e Itapecerica da Serra.
- Os novos trens incorporam as mais modernas tecnologias disponíveis no momento, apresentando alguns dispositivos inéditos na rede ferroviária brasileira. Será O CC5 possui painéis retro projetados, rede de "work stations" sistema aberto e gestão integrada de operação e administração. A transmissão de dados, voz e imagens são feitas por fibra ótica.

Fato curioso

- A estação Santo amaro é sustentada por um tabuleiro de concreto é sustentado por estais, ancorados em um único pilar de 64 metros de altura.


TORNEIO ABERTO DE XADREZ ESTAÇÃO DO METRÔ

Bem, deixado o papo histórico, voltamos às crônicas. O primeiro torneio que participei no período da virada esportiva foi realizado no dia 22 de setembro nas dependências do metro largo treze, local escolhido para massificar e facilitar ao público leigo o acesso aos jogadores durante a competição. A arbitragem coube a competência mais uma vez para Sérgio Melo, Presidente do Borba gato e grande incentivador do xadrez. O evento teve a participação de 48 jogadores, entre eles: Giani Baraldi, Tatiane Coelho, Chow Man Man e outros. A premiação do evento, além das medalhas, era classificar os 10 melhores para a Simultânea do GM Henrique Mecking.

Na 1º rodada, me deparei logo com o forte jogador do Borba gato, Chow Man Man. Conhecia o jogador de épocas e sabia que era irmão de MF, mas não o temi e no decorrer da partida fui perdendo e sacrificando meus peões, tudo pelo ataque é claro e num descuido do Man Man ameacei mate 1, assim ganhando minha primeira partida.

Na 2º rodada, tem um fato curioso, antes de começar a 1º partida fiquei jogando uns pings para aquecer antes de iniciar o torneio e nesses pings acabei jogando com uma moça que se ofereceu para jogar. Jogamos duas partidas, ganhei as duas no sufoco e no tempo. Voltando a 2º rodada, vejo na lista de emparceiramento que iria jogar com a Tatiane Coelho, forte jogadora paulista e adivinha quem senta a minha mesa, a mesma jogadora com quem joguei relâmpago. Desta vez, seria difícil enrolar no tempo a nossa amiga, mas para minha felicidade Tatiana não estava num dos seus melhores dias e entregou um cavalo na abertura para mim, assim facilitando a minha segunda vitória no torneio.

Na 3º Rodada, mais um fato curiosos, assim como a Tatiana coelho, joguei relâmpago com outro jogador antes de iniciar o torneio, Jorge Fakhouri filho. Mas o meu adversário, já o conhecia no centro cultural de vergueiro ou São Paulo (aguardem em breve a crônica “Xadrez, centro cultural de SP”) e já tinha um score bem favorável ao nosso amigo, mas no decorrer da partida, Fakhouri jogou melhor o final e levou a melhor numa partida decidida no final com os dois apurador no tempo.

Na 4º rodada, joguei novamente com Sr. Ojar Laipnieks (clube pinheiros), encontro que já virou clássico do oldkiller (ver crônica “Torneio Tiradentes na GXBG”). Sempre partidas demoradas, sendo determinada o vencedor no apuro de tempo, mas uma vez enrolei nosso amigo Ojar no tempo.
Na última rodada, estava com 3/4 e pelos meus cálculos acho que com 3,5 em 5 dava para classificar entre os 10 melhores e jogar a simultânea com o GM Mequinho. No emparceiramento, vi que ia jogar com um velho conhecido do Clube Macabi e Borba gato, Simanis Novickis. Pedi empate antes de jogar porque sabia que era pariu duro e que as nossas forças eram equilibradas, se bem que levava vantagem no nosso match e também que a minha meta era jogar com a lenda do xadrez brasileiro: Mequinho. Mas para minha surpresa, Simanis não aceitou minha oferta e tivemos que nos “sangrarmos até o fim”. Novamente, conseguir ganhar pelo descuido do nosso amigo e dei mate 1 igual ao do Chow Man Man (C3 e dama3).
Ufa! Vitória suada em cima do Simanis e me classifiquei em 4º lugar com 4/5 jogando com jogadores de rating médio de 1830. Após derrota, Simanis disse que poderia ganhar do mequinho graças ao meu estilo tático e imprevisível, Mequinho se prepare, pois Mogli, a lenda do xadrez amazonense acabará com a Hegemonia que dura 31 anos em simultâneas.Classificação Final – 10 finalistas da simultânea

01 ENATO R. QUINTILIANO, 1833 4.5
02 LUIS ESPINOSA PEREZ, 1760 4.5
03 ROBERTO CARLOS HENGLES, 1784 4
04 REINIER OLIVEIRA FREITAS, 1781 4
05 WILLIAN SOUZA CIANFA, 1796 4
06 LUCIANO LEMES, 4
07 JORGE FAKHOURI FILHO, 1808 3.5
08 CARLOS NEGRETTI JR, 1832 3.5
09 GIANNI BARALDI, 1932 3.5
10 DANIELLE SENA MOURA, 1804 3.5


Patrocinio AAS

Como vocês viram, estava representando a equipe do AAS (Associação atlética suína) do meu amigo Grego usando a camisa do interclubes como desculpas por ter ido ao match realizado entre Sirio X AAS.

Um comentário:

  1. Olha só! Além de comentar sobre o xadrez, Reinier mostra de forma interessante pontos significativos sobre nossa grande cidade, a terra da garoa, da pizza de domingo e do interessante e artístico caos urbano!

    Pena que o unico evento da virada esportiva de xadrez que participei, vc não estava. Eu e Oreia, juntamente com outro amigo dele de Guaira jogamos uma etapa do 21 da FPX, no Baby Barione, onde saimos todos com mais de 50% dos pontos! hehe

    E fico contente de ao menos ter dado cano em nossa equipe no macth contra o Sírio usando nossa camisa...ahuuhauhauhauhauhauha

    Vlw Reinier, RRRRRRRRRRumo ao FM!

    ResponderExcluir