sábado, 13 de outubro de 2007

Simultânea com a lenda viva do xadrez brasileiro, GM Henrique da costa Mecking "O mequinho”

Olá, dando seguimento à jornada enxadristica na virada esportiva em SP. Como todos sabem há pouco mais de 1 ano em SP pude freqüentar e conhecer vários locais, torneios e MF, MI e GM´s. Também como alguns sabem lá no amazonas o pessoal do xadrez tem muita vontade de conhecer o circuito de xadrez paulista, assim como os Mestres de xadrez brasileiros.

Morando em SP, pude viver todos estes desejos: Torneios, conhecendo mestres e participando da várias simultâneas com MF, MI e GM. Na simultânea dos GM´s brasileiros, já joguei de uma só vez com 3, sendo eles: GM Gilberto Milos, GM Rafael Leitão e o nº1 do ranking de xadrez brasileiro, GM Giovanni Vescovi (ver crônica “Enfrentando 3 Grandes Mestres”). Com o torneio do largo 13, onde me classifiquei em 4º lugar e ganhando uma vaga para disputar uma simultânea com nada mais e nada menos que umas das lendas vivas do xadrez brasileiro ou até mesmo mundial “GM Henrique Costa Mecking, o mequinho.



Mogli X Mequinho

O local não podia ser melhor (pelo menos para mim, já que moro perto) em frente ao MASP, no Parque Trianon no dia 22 às 14h do dia 23 de setembro. O Árbitro da simultânea mais uma vez Sergio Melo (haja fôlego).
Os 20 enxadristas que enfrentaram Mequinho foram selecionados através dos torneios largo treze e Jabaquara, ambos organizados dentro de estação de metro.
Confesso que devido à presença de Mequinho, o xadrez teve mais força no cenário jornalístico através de jornais como Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde e nas redes de televisão como ESPN e rádios como a CBN.

Fato curioso


Há 31 anos em simultâneas abertas, o grande mestre não perdeu se quer uma partida e ao longo da carreira de simultânea cedeu alguns empates.

Fato engraçado

Durante a simultânea, mequinho disse que após o desafio iria autografar seu livro que lançou recentemente “Como Jesus Salvou a Minha Vida”, onde conta sua experiência desde quando descobriu que possuía uma doença fatal, onde teve que se ausentar do xadrez durante muitos anos. Rodeado de diversos fãs, mequinho se deparou com uma “fã desesperada” que insistia em alto tom que o mestre autografasse seu livro, várias vezes incomodando os jogadores, a segurança teve que entrar em ação para barrar a inconveniente “fã desesperada”.

GM Henrique da costa Mecking - Reinier Alex de O. Freitas

Simultânea virada esportiva 2007 (10), 23.09.2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário