domingo, 24 de fevereiro de 2008

35º Torneio Memorial Júlio Guerra

Olá, amigos

No ritmo de torneios "borbagatoguense", fui participar do tradicional torneio memorial Júlio guerra que todo ano ocorre na Casa Amarela organizado pelo Borba Gato. Pesquisando na internet, na verdade mais a agenda do Grande Newton Arruda, vi que teria o torneio do memorial e que estarei de folga do trabalho. Até ai tudo bem, mas verifiquei que o torneio seria dividido em 2 grupos: A e B (Jogadores com rating até 1800). Aproveitando que nos últimos torneios de 2007 jogados no Borba fui mal, assim caindo meu rating Borba para 1800 redondos, aproveitei para me inscrever no grupo B mesmo tendo o risco do pessoal da A me "zoar" por está jogando num grupo fácil. Na verdade queria mesmo era aparecer no clube de xadrez, o site.

Desta vez, foi minha vez de convidar o meu amigo e integrante da equipe do AAS, Jorge Fakhouri. Chegando ao evento junto com Fakhouri, fui logo conferir os jogadores inscritos no grupo B e vi que alguns jogadores iriam dá trabalho: Simanis Novickis, Alan pereira, Rubens Passo, Gabriel Pereira.

Quanto ao Grupo A, estava bem acirrada a disputa embora não tivesse nenhum mestre, o nível do torneio estava altura como alguns jogadores: Marcus Torsani, Marcus William, Arthur Farias, Rafael Zakowich, Valdinei Fialho e Vinicius Catozzo, que mais uma vez teria que suar muito para ganhar novamente mais uma etapa dos torneios realizados pelo Borba Gato.

Nas mesas 1, estava Vinicius Catozzo no Grupo A e eu no grupo B, lado a lado os amigos enfrentando 6 rodadas de 16 min com diferentes adversários a fim de chegar ao topo máximo do torneio, o 1º lugar.

Na 1º rodada, joguei com Giorgio Roberto (s14). Aparentemente achava que se tratava de um iniciante, mas prometi a mim mesmo que não iria subestimar nenhum jogador e iria jogar sério todas as partidas. Logo no inicio, Giorgio tentou psicologicamente me abalar citando "Pow você é jogador profissional, já ganhou várias medalhas e tal...", iniciando a partida, Giorgio começou a atacar duramente e mostrando que de iniciante não tinha nada, mas depois de tanto ataque que deixou suas peças penduradas, acabei ganhando a minha 1º partida.

Na 2º rodada, joguei com Luis Carlos (ABS). Já tinha jogado com ele em outros torneios do Borba e tinha levado a melhor, mas nem por isso poderia subestimar o adversário. Depois de vários lances, fiquei com peão na 6º com peça a mais no final de dama e torre, mas por incrível que pareça não consegui arrematar a partida e tive que enrolar no tempo, para ganhar 2º partida.

Na 3º rodada, encontro dos rating 1800, Reinier Freitas e Rubens Mesquita (ABS). Jogando de brancas, iniciei uma série de ataque na ala Rei e depois de uns vinte e poucos lances arrematei a partida com combinações e sacrifícios. 3º rodada, com 3 em 3 e já liderava com 0,5 a mais o torneio.

Na 4º rodada, me deparei com o professor do Borba Gato, Simanis Novickis. Acho que é o jogador que mais enfrentei em torneios realizados pelo Borba Gato, tendo um score um pouco favorável para mim. Depois de lances e lances, chegou uma situação onde estava planejando uma cravada na dama do Simanis que acabou levando por está focando no ataque que estava forte. Com dama a mais, ficou fácil para o mogli levar mais uma!

Na 5º rodada, joguei a partida mais difícil do torneio com Alan Pereira (ABS). Jogo duro e com bons lances para ambos, sendo destaque para Alan que salvou sua dama de vários ataques que quase resultou na captura da peça. Jogamos até ao final do tempo, onde ambos apurados e com partida empatada, levei a melhor no tempo, mas elogiei meu adversário pela boa partida. Agora com 5 em 5, estava mais perto do título, mas tinha que ganhar a última para garantir.

Na última partida, enfrentei Gabriel Pereira (s14). Gabriel estava invicto com apenas um empate. Sabia que a partida seria dura, pois já tinha o enfrentado no torneio de duplas e mesmo com apuro de tempo por causa do atraso, Gabriel deu trabalho para ganhar e também por que se ganhasse poderia ser campeão. Jogando de pretas, Gabriel partiu pra o ataque de tudo que é jeito, mas foi apenas com a dama, não desenvolvendo a abertura e acabou sofrendo de ameaças devido à captura do peão b2.

Vinicius Catozzo vence o grupo A e Reinier Freitas vence o grupo B, invictos!!!

OBS: Maior Destaque ao Catozzo por está voltando à forma dos 2220 conforme comprovam os torneios realizados no Borba Gato, onde ficou em 1º em torneio e em 2º (Atrás apenas de MI) nos torneios de feriados, ganhou o torneio de duplas e mais o Memorial Julio Guerra.

Apelido de superman devido a mecha de cabelo ou pela força do xadrez?

Classificação Geral

Site Borbagato

Nenhum comentário:

Postar um comentário